Previsões para fevereiro pioram e sistema indica cenário de racionamento de energia Sudeste/Centro-Oeste teve o segundo pior janeiro de chuvas para energia desde 1931
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) revisou a expectativa de aumento de carga de energia no Brasil em fevereiro para uma alta de 15% e o custo de operação do sistema elétrico superou o primeiro patamar de déficit de carga nas regiões Sudeste/Centro Oeste e Sul, numa sinalização de que há necessidade de redução de carga de energia de cerca de 5%.
O aumento de 15% de carga esperada para o Brasil em fevereiro foi divulgado pelo ONS no final da sexta-feira (7) e é mais do que o dobro da estimativa da semana passada, de que a carga subiria 7,1% neste mês na comparação com fevereiro de 2013.
Já o custo marginal de operação médio para a região Sudeste / Centro Oeste e Sul superou o primeiro patamar que indica custo déficit de energia, de R$ 1.364,42 por MWh (megawatt-hora), e necessidade de reduzir até 5% da carga.
Para esta semana, esse custo de operação do sistema está em R$ 1.691,39 por MWh para as regiões Sudeste/Centro Oeste e Sul. "Na semana de 8 a 14 de fevereiro, a previsão é de que ocorra chuva fraca em pontos isolados das bacias dos rios Uruguai e Jacuí. Nas demais bacias hidrográficas de interesse do SIN (Sistema Interligado Nacional) predomina a estiagem", informou o ONS no Sumário Executivo do Programa Mensal de Operação para esta semana.
Comentários
Postar um comentário