GIRO DE NOTICIAS














Investigadores isolam amostras de DNA em local de queda de avião




A promotoria de Marselha, na França, anunciou neste domingo (29) que investigadores conseguiram isolar amostras de DNA de 78 indivíduos distintos no local da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses. Elas serão agora comparadas com amostras de DNA fornecidas pelos familiares das vítimas para identificação.
Ainda segundo a fonte, a abertura de uma estrada para o acesso de veículos ao terreno onde estão os destroços está em andamento e deve ser concluída até a noite de segunda-feira (30). Com isso, será possível retirar as partes maiores da cabine, que não podem ser retiradas via transporte aéreo.

Desde que o desastre ocorreu na terça-feira, as equipes de busca estão trabalhando para coletar todas as provas possíveis para identificar os corpos. Dado o estado dos restos mortais e o relevo do local, muito acidentado, a tarefa está sendo muito difícil.
Restos humanos foram transportados até o momento também de helicóptero para Seyne-les-Alpes.
A polícia nacional instalou um laboratório, em um lugar secreto, onde "cerca de cinquenta médicos legistas, dentistas forenses, a polícia nacional que trabalha na identificação, e técnicos de investigação" que se mobilizam "para poder devolver os corpos de vítimas a suas famílias o mais rapidamente possível", afirmou à AFP Patrick Touron, vice-diretor do instituto de investigação criminal da polícia civil.
"Por causa da degradação dos corpos", qualquer elemento pode ser útil: impressões digitais, joias e elementos de identidade encontrados no local, segundo ele.
"É preciso levar em conta que nos desastres, tradicionalmente, 90% das identificações são feitas pelos dentes", mas no caso específico do Germanwings A320, por meio de DNA.




De topless, ativistas protestam contra líder da extrema-direita francesa




De topless, ativistas do Femen protestaram neste domingo (29) contra a líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, no momento em que ela votava no segundo turno das eleições regionais em Henin-Beaumont, norte da França.



Neste domingo são esperados 44,6 milhões de eleitores. A participação será um fator-chave para o segundo turno das eleições locais. No primeiro, há uma semana, apenas metade dos 43 milhões de eleitores convocados compareceram às urnas.

Há uma semana, o partido de extrema-direita foi a segunda força mais votada (25%), atrás apenas do partido UMP do ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy e seus aliados centristas (28,75%), e à frente dos socialistas (21,5 % dos votos).
Ao votar na cidade de Henin-Beaumont (norte), onde o FN controla a prefeitura, a líder do partido, Marine Le Pen, afirmou que espera "várias dezenas" de cargos nos conselhos gerais, que regem os departamentos.
Pela primeira vez, o FN tem a chance de ganhar em vários departamentos, especialmente no Vaucluse (sul), cuja capital, Avignon, é reduto de Marion Maréchal-Le Pen, sobrinha de Marine Le Pen e uma das figuras mais promissoras do partido.








Combates perto de zona petroleira no Iêmen deixam mais de 30 mortos




Confrontos entre combatentes tribais sunitas e rebeldes xiitas perto de uma região petrolífera no sul do Iêmen deixaram pelo menos 38 mortos neste domingo (29), segundo fontes de segurança e tribais.

Os combates se iniciaram quando membros das tribos atacaram uma posição dos rebeldes huthis em Nuqub, perto da região petrolífera de Usaylan na província de Chabwa, relataram as fontes.
"Os huthis e seus aliados perderam cerca de 30 homens em combate e mataram oito membros das tribos" sunitas, informou uma fonte da área de segurança.
Estes confrontos ocorreram enquanto a coalizão de países liderados pela Arábia Saudita realizava bombardeios contra os huthis, que conseguiram comprometer o governo do presidente do Iêmen, Abd Rabo Mansour Hadi, após tomarem a capital, Sanaa, em janeiro.




Menina síria comove ao erguer as mãos ao confundir câmera com arma



Uma menina síria de quatro anos teria levantado as mãos para o alto como se estivesse se rendendo ao confundir uma câmera fotográfica como uma arma. A imagem comovente foi compartilhada pela fotojornalista Nadia Abu Shaban no Twitter.

Na legenda da foto, Nadia diz que a criança pensou que o fotógrafo estava com uma arma quando apontou a câmera para clicá-la. Compartilhada no Imgur (site de hospedagem de fotos), a imagem foi visualizada por mais de 1,8 milhão de pessoas.

A guerra na Síria completou neste mês quatro anos e sem uma perspectiva de fim, com um balanço humanitário dramático. Segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), o conflito provocou mais de 215 mil mortes.
Quase quatro milhões de pessoas fugiram da Síria, incluindo um milhão que buscara refúgio no vizinho Líbano. No país, mais de sete milhões de sírios abandonaram suas casas e quase 60% da população vive na pobreza







Milhares de pessoas vão às ruas da Tunísia em protesto contra terrorismo




Milhares de pessoas foram às ruas da Tunísia neste domingo (29) para protestar contra o terrorismo internacional, uma manifestação de união nacional que só não foi apoiada pela Frente Popular, partido esquerdista que representa a quarta força no Congresso do país.
Convocados pelo governo e por líderes religiosos, os manifestantes partiram da histórica praça de Bab Saadoun, em direção ao museu Bardo, local do atentado que no último dia 18 de março matou 21 pessoas, 20 delas turistas estrangeiros.
"Hoje é um dia para dizer que que na Tunísia somos livres, que o terrorismo não poderá abalar nosso país e a nossa liberdade", disse à Efe uma das manifestantes.

Centenas de bandeiras do país foram levadas pelos participantes do protesto, acompanhado por helicópteros do Exército tunisiano, e gritavam "terrorismo fora da Tunísia".
Somaram-se à passeata o presidente do país, Beji Caid Essebsi, acompanhado de líderes árabes e europeus, fortemente escoltados, como o presidente da França, François Hollande, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.
Concluído o trajeto, Essebsi inaugurou uma placa em homenagem aos mortos na entrada do museu, onde centenas de pessoas voltaram a gritar 'liberdade para a Tunísia' enquanto mostravam cartazes com os nomes dos 21 turistas mortos.
No último dia 18 de março, três terroristas invadiram o estacionamento do museu e abriram fogo contra um ônibus no qual viajavam cerca de 40 turistas. Depois, eles se atrincheiraram no interior do local e foram mortos pelas forças especiais da Polícia Nacional. Um deles, no entanto, conseguiu fugir e ainda está sendo procurado pelas autoridades locais.
Apesar de o atentado ter sido reivindicado pelo Estado Islâmico (EI), o governo da Tunísia acusa a Brigada Okba Ibn Nafaa, ligada à Al Qaeda do Magrebe Islâmico (AQMI) e que vive refugiada nas montanhas de Chaambi, na fronteira com a Argélia, de ser responsável pelo ataque.
Pouco antes do início da manifestação, a Tunísia divulgou que a Guarda Nacional conseguiu abater na madrugada deste domingo nove integrantes do grupo, em uma operação realizada na região de Gafsa.
Segundo fontes oficiais, o líder da organização e mentor do ataque contra o museu Bardo, Lokman Abou Sakher, foi morto na ação.







Avião derrapa durante pouso e deixa passageiros feridos no Canadá




Um Airbus A320 da Air Canada saiu da pista durante o pouso no Aeroporto Internacional de Halifax, no Canadá, neste domingo (29), e pelo menos 23 pessoas foram hospitalizadas com ferimentos leves - informou a empresa e uma fonte aeroportuária.
A aeronave realizava um voo doméstico e vinha de Toronto (centro) com 137 pessoas a bordo e "saiu da pista durante o pouso em Halifax" (leste), disse a companhia aérea em sua conta no Twitter.
A Air Canada não ofereceu explicações sobre as causas do incidente, mas uma forte queda de neve era esperada em Halifax durante a noite de sábado. Um alerta de neve foi emitido pelo serviço meteorológico canadense, que também alertou para a visibilidade reduzida.
De acordo com a companhia aérea, 23 feridos foram levados para o hospital, enquanto o porta-voz do aeroporto Stanfield de Halifax, Peter Spurway, disse que havia 25 pessoas hospitalizadas, nenhuma delas em risco de vida.
Algumas horas depois do acidente, apenas cinco feridos permaneciam no hospital, disse Spurway.
O avião levava 132 passageiros e cinco tripulantes, que logo após descer da aeronave acidentada tiveram de esperar quase uma hora na neve antes de serem atendidos, como denunciado por um dos passageiros.




"Havia umas duas pessoas ensanguentadas. Elas foram capazes de sair (do avião), mas o pior é que nos deixaram uma hora do lado de fora, na neve", contou Lianne Clark ao canal Canadian Broadcast Corporation.
Ela acrescentou que muitos deles deixaram o avião "porque tinha começado a vazar combustível e sentimos medo".
Spurway ressaltou que a secretaria de segurança dos transportes do Canadá abriu uma investigação para determinar as causas do acidente.
As imagens mostram a aeronave imobilizada com a parte da frente danificada em uma pista coberta por uma espessa camada de neve.








Operação da PM-RJ na Mangueira deixa quatro mortos neste domingo



Uma operação do Batalhão de Choque (BPChoque) acabou com quatro mortos na madrugada deste domingo (29), na Mangueira, após confronto. O grupo foi baleado e três deles já chegaram mortos ao Hospital Souza Aguiar, no Centro. O outro morreu logo depois de dar entrada no local, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  Em nota, a PM não informou se os quatro seriam suspeitos. O caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão).
Além do confronto, houve apreensões e ao menos uma pessoa foi detida. Fuzis, pistolas, granadas, carregadores e munições foram capturados. A ação teve o apoio do setor de inteligência da UPP Mangueira.








'Era um garoto da paz', diz prima de estudante morto em boate de SC




Era um garoto totalmente da paz, não queria briga", disse na manhã deste domingo (29) uma prima do universitário carioca Diogo Cuiabano Medeiros, de 25 anos, morto com um copo de vidro em uma casa noturna sertaneja de Florianópolis. A mulher, que pediu ao G1 para ter seu nome preservado, afirmou que a família está em choque. "É inacreditável, ele (o suspeito) fez para matar."
O crime aconteceu por volta das 4h40 deste sábado (28), no banheiro da casa noturna Fields, no centro da Capital. O advogado do estabelecimento, Cláudio Gastão da Rosa Filho, contou que um faxineiro que estava no local testemunhou o assassinato.

Ele contou que Diogo esbarrou em Leonardo dos Passos Pereira, de 21 anos, na saída do banheiro. Segundo o relato, Diogo teria pedido desculpa, mas o rapaz quebrou um copo de vidro na parede e atingiu o pescoço do estudante.
Diogo foi atendido por um socorrista da casa noturna, mas morreu antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
"Ele era uma pessoa supertranquila, um amigão", disse o estudante de medicina Thiago Panizzi, que estudou com Diogo no colégio. Nas lembranças, um garoto cheio de amigos que gostava de jogar bola no recreio. "Foi uma tragédia. Eu ainda não estou acreditando que isso realmente aconteceu."








Polícia troca tiros com suspeitos de assaltos a banco no RN e sete morrem




Sete homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assaltar bancos morreram em confronto com a polícia do Rio Grande do Norte na madrugada deste domingo (29) na cidade de Currais Novos, região Seridó potiguar. A ação, feita por policiais da Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Deicor) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), foi realizada por volta das 2h às margens da BR 226, na entrada da cidade. Os suspeitos ainda não foram identificados.

De acordo com a polícia, os homens que estavam em dois carros e quando viram os policiais abriram fogo. Os policiais reagiram. Sete suspeitos morreram e um foi preso. Esse homem preso disse que é taxista e que havia sido sequestrado pelo grupo e obrigado a dirigir.
No interior dos veículos, foram encontrados explosivos e armas de fogo de diversos calibres, entre elas pistolas, revólveres e escopetas de calibre 12.
A Polícia Civil deve se pronunciar sobre a operação nas próximas horas..








Rota mata um suspeito de roubo e prende outro na Zona Sul de SP





As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), grupo de elite da Polícia Militar (PM), matou um suspeito de roubo e prendeu seu comparsa durante suposta troca de tiros, na noite de sábado (28), na Zona Sul de São Paulo.
De acordo com a corporação, policiais militares abordaram a dupla por volta das 23h, quando ela tentava levar a moto de um entregador em frente a pizzaria onde ele trabalha, na Rua Juan de La Cruz, no Jardim Jabaquara.

Em seguida, segundo a PM, os dois criminosos atiraram contra a Rota, que revidou. Um suspeito foi atingido, mas morreu quando chegou para atendimento no Pronto Socorro Sabóia. O outro suspeito se entregou e foi preso em flagrante.
O entregador de pizzas não foi ferido. Ele reaveu sua moto. O caso foi registrado no 35º Distrito Policial (DP), no Jabaquara.
Nos dois primeiros meses deste ano, a Rota foi o grupamento da PM que mais matou pessoas suspeitas de crimes no estado de São Paulo durante operações neste ano, segundo dados de janeiro e fevereiro da Ouvidoria da Polícia. Foram 12 mortes à bala atribuídas a Rota.







Carreta com carga de álcool tomba e pega fogo na BR-116, em Conquista




Um carreta carregada de álcool anidro, caracterizado por ter quase 100% de pureza, tombou e pegou fogo na manhã deste domingo (29), em um trecho urbano da BR-116, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 9h30, e o fluxo de veículos no local foi deslocado para o anel rodoviário sem gerar congestionamento.
Durante operação de resgate, o condutor do veículo, que sofreu ferimentos leves durante o tombamento, relatou que perdeu a direção da carreta em uma curva. A vítima foi socorrida por agentes da ViaBahia, concessionária que opera a rodovia, e encaminhada para uma unidade hospitalar da região.
O motorista do veículo contou que saiu do estado de Minas Gerais e seguia para o município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A carreta continua no local do acidente.














'Não respirava', diz sargento da PM que salvou filha de colega no ES



Um diz após salvar a filha do colega de farda, que se engasgou com o leite da mãe, o sargento Luiz Vilaça, da Polícia Militar do Espírito Santo, foi visitar a pequena Luiza, de 12 dias, neste sábado (28). "Ela não estava respirando", disse o sargento ao relembrar do socorro. O pai da menina, o cabo Biazzi, estava trabalhando e ouviu a ocorrência pelo rádio do carro da polícia, mas não imaginou que podia ser a própria filha.

Luiza Aguiar, que tem 12 dias de vida, se sufocou enquanto dormia em cima da barriga da mãe, após ser amamentada, por volta das 18h30 desta sexta-feira, na casa da família, em Coqueiral de Itaparica. Desesperada, a mãe, Marta Aguiar, pediu que um vizinho a levasse para o Hospital Infantil de Vila Velha, já que o marido estava trabalhando.
A mãe relembra os momentos de desespero."De repente vi que começou sair do nariz dela leite coalhado, vi que estava se engasgando. Coloquei na posição, bati nas costas dela e vi que não estava voltando, não estava reagindo. Desci as escadas correndo, gritando, pedindo ajuda aos vizinhos", relatou a mãe.




No caminho, chegando ao hospital, eles encontraram um carro da patrulha da comunidade e pediram socorro aos policiais. O sargento Luiz Vilaça estava entrando no veículo no momento. "Pediu ajuda, falou que a filha estava morrendo, que não estava respirando, e realmente não estava mesmo. Me entregou a criança e prosseguimos o mais rápido possível para o hospital", disse Vilaça.
Eles foram ao Hospital Hinfatil de Vila Velha onde a criança recebeu todos os socorros. "Ele mesmo pegou a neném, levou ela lá pra sala, colocou em cima da maca, foi na a boquinha dela e puxou. Os enfermeiros colocaram de lado e ela chorou, começou a respirar. Comecei a chorar e todo mundo aplaudiu", relatou a mãe. 
O pai, o cabo Biazzi, estava trabalhando, ouviu a história pelo rádio e não imaginava que se tratava de Luiza. "Alguém ligou para o meu celular e avisou que minha filha havia sido socorrida de sufocamento. Na hora, eu lembrei da ocorrência que tinha escutado anteriormente no rádio, liguei uma coisa com a outra e fui correndo para o hospital", disse o pai.
O sargento Luiz Vilaça, que carregou a bebê nos braços até o hospital, diz emocionado que a menina tem o nome semelhante ao dele. "Mais uma coisa, o nome dela é Luiza e o meu é Luiz. Coincidentemente ela tem o meu nome só que no feminino", disse Vilaça.
Quando foi encontrar a recém-nascida e o colega de trabalho, na manhã deste sábado (28), os dois se abraçaram. "Meu amigo, muito obrigado!", disse o cabo Biazzi. "Agora os laços serão mais profundos", afirmou o pai.
A mãe disse que sempre será grata pelo salvamento. "Foi um anjo do senhor, estamos muito felizes. Ela nasceu de novo", destacou Marta.











Operário acha ossada humana que estaria há 12 anos enterrada em fossa




Uma ossada humana foi encontrada enterrada na fossa de uma empresa em Campo Grande no sábado (28). O delegado Enilton Zalla, da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), acredita que o esqueleto estava soterrado há pelo menos 12 anos por conta dos vestígios. Havia próteses de silicone e uma calcinha com os ossos, o que indica que a vítima pode ser mulher.
O material foi encontrado por volta das 13h (de MS) na avenida Tiradentes, bairro Taveirópolis. Zalla relatou que um empregado da empresa estava retirando areia da fossa quando achou a ossada a aproximadamente dois metros de profundidade. Os ossos estavam divididos em três sacos de ração de cachorro que tinham, na data de fabricação, o ano de 2003. Isso, conforme o delegado, indica a antiguidade do soterramento.




Pela estatura da bacia, pelo tamanho do fêmur, pelo crânio, era uma mulher que não devia ter mais de 1,75 metro. Parecia que o crânio tinha sinal de pancada”, detalhou o delegado, destacando que a morte pode ter sido violenta.
A Polícia Civil e a perícia recolheram o material e o levaram para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol). Lá, será feito levantamento para identificar a vítima. “O Imol vai fazer tentativa de identificação pela arcada dentária e extrair DNA para guardar e tentar identificar”, disse o delegado.
Zalla relatou que o silicone tinha número de série, fator que pode ajudar na identificação da vítima.
O caso será encaminhado para a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios (DEH). O delegado orienta que pessoas que tiverem parentes desaparecidos desde 2003 entrem em contato com a polícia pelo 190.
De acordo com Zalla, o proprietário da empresa declarou que mudou-se para o local em 2009. Antes disso, a informação é de que havia um canil no local.







Atingidos por cheia usam canoa como meio de transporte, em Rondônia




O Rio Madeira chegou até a casa de muitos moradores do Bairro Balsa, localizado na região central de Porto Velho , e já impede que o transporte de casa até a rua seja feito a pé, carro ou moto. A comunidade que vive às margens da Avenida Farquar, que tem grande fluxo de veículos e pessoas,  apela para a canoa como meio de transporte.
O Rio Madeira reduziu 14 centímetros e chegou a 16,64 metros nesta sexta-feira (27), em Porto Velho, conforme a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM). A cota está 38 centímetros mais baixa que a registrada na última segunda-feira (23), quando o rio atingiu 17,02 metros. A média histórica para 27 de março é de 15,34 metros, mas em 2014, quando aconteceu a cheia histórica, nesta mesma data a água atingiu 19,66 metros.




O morador Jorge Moreira Santos, de 74 anos, diz que todo ano a água sobe, mas nada se compara com a cheia do ano passado, que chegou ao pico de 19,74 e deixou quase 30 mil pessoas desabrigadas. Segundo ele, todos na comunidade possuem uma canoa, porque é o meio de transporte mais viável quando o rio começa a subir.
"Fazemos uma 'trepeira' e redobramos o cuidado. Nunca pensei em sair de casa, até a cheia do ano passado. Agora o perigo está constante, tem dias que parece maré, o rio sobre rápido, nunca foi assim. Uma hora tá cheio, outra hora esvazia", lamenta seu Jorge que é um dos atingidos pela cheia e também aguarda a entrega de um apartamento no residencial Orgulho do Madeira, prometido pelo Governo do Estado às famílias desabrigadas na cheia de 2014.

O funcionário público Raimundo Silva, de 34 anos, diz que mora no Bairro Balsa desde que tinha 1 ano de idade e nunca pensou em sair. Ela relata que quando era pequeno, os parentes e amigos iam tomar banho no lago e lamenta o fato de hoje haver tanto lixo e poluição.
"A água, para a gente, nunca foi de assustar, mas agora é diferente. Ano passado eu sabia que ia subir, mas não do jeito que foi", diz.
De acordo com Silva, é comum que uma grande cheia aconteça no período de dez anos. "Deu uma em 1976, outra em 1986 e outra em 1997. A última foi a do ano passado, e só nesta eu tive minha casa atingida e pensei em me mudar", lamenta o morador.














Comentários

Postagens mais visitadas