GIRO DE NOTICIAS









Inteligência dos EUA subestimou militantes na Síria, diz Obama


As agências de inteligência dos Estados Unidos subestimaram a atividade do Estado Islâmico dentro da Síria, que se tornou um "marco zero" para jihadistas globalmente, disse o presidente Barack Obama em entrevista ao canal de televisão "CBS" transmitida neste domingo (28).
Além disso, os EUA superestimaram a capacidade do exército iraquiano de enfrentar os grupos militantes, disse Obama em entrevista gravada na sexta-feira (26), dias após o presidente defender a intervenção na Organização das Nações Unidas.
Citando declarações do diretor de inteligência nacional, James Clapper, Obama reconheceu que a inteligência dos EUA subestimou o que está acontecendo na Síria.

Militantes islâmicos se esconderam quando o exército dos EUA enfrentou a Al-Qaeda no Iraque com a ajuda de tribos iraquianas, disse ele.
"Mas ao longo dos últimos anos, durante o caos da guerra civil síria, onde essencialmente você tem grandes fatias do país completamente desgovernadas, eles foram capazes de se reconstituir e tomar vantagem desse caso", disse Obama.
"Então isso se tornou um 'marco zero' para jihadistas em todo o mundo", acrescentou.



Japão confirma a morte de 4 pessoas por erupção vulcânica


A morte de quatro pessoas surpreendidas no sábado (27) por uma erupção vulcânica na região central do Japão foi confirmada neste domingo (28), anunciou a emissora pública NHK.
Mais de vinte pessoas estão em um estado de parada cardíaca, de acordo com os serviços da prefeitura.

A morte dessas quatro pessoas foi certificada uma vez os corpos transportados pelos serviços de emergência até a parte inferior do Monte Ontake, que subitamente entrou em erupção no sábado à tarde.
As quatro pessoas declaradas mortas são homens, indicou a NHK, sem informar outros detalhes.
Um porta-voz da polícia da província de Nagano informou no início do dia que 31 pessoas foram encontradas 'em parada cardíaca perto do topo' do Monte Ontake.
As equipes de resgate falam de "parada cardíaca" para se referir às vítimas que não apresentam sinais vitais. Este termo é comumente usado pelas autoridades japonesas até que os médicos forneçam atestados de óbito.


No entanto, apenas as quatro vítimas confirmadas puderam ser levadas para baixo.
As equipes de resgate precisaram suspender as operações devido ao aumento da concentração de enxofre.
O vulcão entrou em erupção neste sábado, expelindo enormes nuvens de fumaça e pedras que mataram uma mulher e feriram pelo menos 34 pessoas – 12 de maneira grave. Cerca de 250 praticantes de caminhadas, que tentavam subir o vulcão quando a erupção ocorreu, ficaram inicialmente presos nas encostas. Mas a maioria conseguiram descer, e 40 tiveram que passar a noite em abrigos perto do topo.

Outras sete pessoas vivas foram resgatadas em três viagens, disse o oficial do Ministério da Defesa, Toshihiko Muraki. Todos estão conscientes e puderam caminhar, embora os detalhes de suas condições de saúde não estejam claras, disse.
Este raro acontecimento, o primeiro em 35 anos, surpreendeu quase 300 montanhistas e turistas neste início de outono particularmente favorável à prática de caminhada.
O vulcão continua a expelir vapor neste domingo, e ainda há o risco de cinzas, alertou o serviço de meteorologia japonês.
O solo e as casas foram completamente cobertas por uma espessa camada de cinzas, de até 20 cm, em uma paisagem lunar, segundo imagens divulgadas pela televisão.
A prefeitura pediu aos moradores para não se aproximar do vulcão, cujo acesso foi restringido, e a usar máscaras na região em questão, que pode ser expandida de acordo com os ventos.
No momento não há projeções de lava.
A última grande erupção do Monte Ontake remonta a 1979, quando o vulcão cuspiu mais de 200.000 toneladas de cinzas, segundo a imprensa local. Uma erupção de menor magnitude também ocorreu em 1991 e este vulcão também é responsável por vários terremotos em 2007.



Em encontro com Bento XVI, Papa Francisco defende valor dos idosos


O Papa Francisco reiterou neste domingo (28) em uma grande cerimônia na Praça de São Pedro o valor e importância dos avôs e idosos para a sociedade, algo que defendeu desde do início de seu pontificado.
O Vaticano celebrou a chamada "Festa dos Avôs" com uma cerimônia que começou com o testemunho de várias famílias e um discurso do Papa, e prosseguiu com uma missa.
Francisco começou seu discurso agradecendo a presença do Papa emérito Bento XVI.

"Eu sempre gosto muito dele aqui, no Vaticano, porque é como ter o avô sábio em casa", manifestou.
Durante a homilia, o pontífice insistiu na importância dos idosos também para o futuro da sociedade ao lembrar a passagem bíblica do encontro da Virgem Maria e sua idosa prima Isabel, que também esperava um filho.
"O futuro de um povo representa necessariamente este encontro: os jovens dão a força para fazer o povo avançar, e os idosos robustecem esta força com a memória e a sabedoria", asseverou.
Francisco explicou, além disso, "que há gerações de jovens que, por complexas razões históricas e culturais, vivem mais intensamente a necessidade de se independizar de seus pais, quase de se libertar do legado da geração anterior".
E advertiu que "se o encontro não for recuperado, não se alcança um novo equilíbrio fértil entre as gerações, se chega a um grave empobrecimento do povo, e a liberdade que prevalece na sociedade é uma falsa liberdade, que quase sempre se transforma em autoritarismo".



Principal sindicato de pilotos anuncia fim de greve na Air France


O sindicato majoritário dos pilotos da companhia aérea Air France, em greve há duas semanas, anunciou neste domingo (28) o fim de seu movimento, o mais longo da história da empresa, sem conseguir satisfazer suas reivindicações.

"As condições para um diálogo social não foram reunidas. Decidimos assumir nossas responsabilidades retirando o movimento de greve", declarou à AFP o porta-voz do sindicato SNPL, Guillaume Schmid.
O líder sindical indicou que "as discussões prosseguirão em um clima mais sereno".
A informação foi confirmada por outra organização de pilotos. “Posso confirmar que o SNPL decidiu colocar um fim na greve”, disse Julien Doboz, porta-voz de outro sindicato da Air France, o SPAF, à Reuters.
A paralisação, motivada pelo desenvolvimento pela Air France de uma filial de baixo custo, a Transavia, fez com que metade dos aviões da companhia permanece em solo desde o início do conflito, em 15 de setembro.
Com 54% dos pilotos em greve, a companhia previu garantir apenas 45% dos voos neste domingo.
A normalização dos voos deverá acontecer nos próximos dois ou três dias.
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, não tardou a comemorar o fim da greve, depois de pressionar o sindicato nos últimos dias.

A última rodada de negociações entre a direção da Air France e os pilotos teve início sábado à noite e terminou neste domingo, às 4h, com um "texto que não nos convenceu", segundo o porta-voz sindical.
A companhia francesa, a segunda maior empresa de transporte aéreo da Europa, atrás apenas da alemã Lufthansa, estima que a greve tenha causado um prejuízo de entre 15 e 20 milhões de euros por dia.
A companhia aérea quer se expandir no mercado de voos de baixo custo e captar as 'oportunidades de crescimento' que esse segmento pode oferecer.
Já os pilotos de Air France temem que o plano de expansão da filial de baixo custo Transavia na Europa venha acompanhado de demissões, à medida que a empresa aumente suas bases fora da França e contrate pilotos em outros países e com outras condições trabalhistas.
Além disso, temem a imposição ode condições de trabalho menos vantajosas, como mais horas de serviço e salários mais baixos.
A direção do sindicato propôs o abandono do projeto de desenvolvimento da filial e em nenhum momento quis ceder na questão do contrato único.
"Fizemos concessões sobre as condições de trabalho, mas gostaríamos que todo mundo conservasse um contrato Air France", declarou Schmid à AFP.
O Estado francês possui uma participação acionária de 16% no grupo Air France-KLM, e o governo não parou de pressionar as partes por um acordo que acabasse com esta greve, cada vez mais impopular na França.
Neste domingo, Valls pediu para que a companhia aérea retomasse, "o mais rápido possível, o seu desenvolvimento, nomeadamente através da sua filial Transavia France, que representa uma vantagem inegável no mercado de baixo custo crescente".
O desenvolvimento de uma filial de baixo custo é considerada estratégica pela direção da companhia e especialistas do setor para garantir o futuro do grupo, em restruturação financeira há três anos
Nos últimos dias, Valls criticou uma atitude "egoísta" dos pilotos e pediu-lhes para renunciar a um contrato único, incompatível com o modelo de baixo custo




Acidente com veículo deixa mortos durante espetáculo na Holanda


Um "monster truck", um veículo 4x4 com rodas muito grandes, desviou de sua trajetória durante uma apresentação neste domingo (28) no leste da Holanda e atingiu o público, matando três pessoas e ferindo pelo menos 15 outras, segundo a imprensa local.
Dois adultos e uma criança morreram, enquanto que cinco feridos estão em estado grave, informou a televisão pública holandesa, citando Hans Gerritsen, prefeito de Haaksbergen, cidade onde acontecia o evento.
Vídeos publicados no Youtube mostram como o veículo perdeu o controle após passar por cima de vários carros amassados


Muitos helicópteros, ambulâncias e viaturas da polícia foram enviados para o local, assim como os serviços de emergência alemães. cuja fronteira é muito próxima, informou a televisão pública holandesa NOS.






Tensão na Ucrânia se intensifica antes de retirada de tropas no leste


O exército ucraniano vigiava atentamente neste domingo (28) o cumprimento de uma trégua com os separatistas pró-russos no leste do país, pouco antes de uma retirada de combatentes das duas partes que irá permitir a criação de uma zona desmilitarizada.
As partes em conflito iniciaram no sábado, às 18h (12h no horário de Brasília), um período de 24 horas em que devem respeitar escrupulosamente o cessar-fogo para iniciar uma retirada gradual de seus combatentes.
No entanto, neste domingo (28), explosões foram ouvidas por volta das dez horas da manhã (4h00 de Brasília) no centro de Donetsk, a principal cidade no leste da Ucrânia nas mãos dos separatistas, segundo a prefeitura local.
A prefeitura também disse sábado à tarde que um civil havia sido morto por um morteiro lançado contra sua residência.
Por sua vez, o exército ucraniano indicou neste domingo (28) que vários "grupos armados fora do controle" estavam atirando contra as suas posições, sem causar vítimas. No sábado, as forças armadas indicaram a morte de um de seus agente nas 24 horas anteriores.
Apesar desses incidentes, a violência está longe da intensidade que ainda prevalecia na semana passada antes do último acorde de Minsk.

Desde então, pelo menos 44 civis e soldados morreram, de acordo com uma contagem da AFP. Desde o início do conflito em abril, cerca de 3.200 pessoas foram mortas, segundo a ONU.
Em 20 de setembro, Kiev, Moscou, os separatistas pró-russos e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) assinaram um acordo provisório em Minsk que prevê a retirada das armas pesadas a ao menos 15 km da linha de frente, o que dará lugar a uma zona tampão de 30 km de extensão.
Em virtude deste acordo, fica proibido sobrevoar a região, e todos os combatentes estrangeiros devem partir da Ucrânia.

Uma vez respeitada a trégua de 24 horas, "os observadores, que estão quase prontos, irão" para a zona tampão, segundo o general russo Alexander Lentsov, negociador-chefe de Moscou.
"Nós identificamos os setores em que eles irão trabalhar, em ambos os lados da linha divisória", explicou ao canal de televisão Ukrayina o general russo.
Na área haverá observadores ucranianos, russos, da OSCE e dos separatistas, acrescentou.
Enquanto a situação é estável no terreno, politicamente este não é o caso.
Os separatistas, que controlam uma área de cerca de 230 km ao longo da fronteira com a Rússia, rejeitaram a proposta de Kiev de conceder à região um "estatuto especial". A área representa 3% do território ucraniano, e 9% de sua população.





Casal é encontrado morto em micro-ônibus na Zona Norte de SP


Um casal foi encontrado morto dentro de um micro-ônibus na Avenida Inajar de Souza, no Jardim Peri, na Zona Norte de São Paulo, na madrugada deste domingo (28). Segundo a PM, por volta das 3h, os corpos de um homem e uma mulher foram localizados com lesões causadas por arma de fogo.
A PM ainda não tem informações do que teria motivado o crime. O caso foi registrado no 72º Distrito Policial, na Vila Penteado, e encaminhado ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).



Corpo de jovem que sumiu após sair para fazer aborto é velado no Rio


O corpo de Jandira Magdalena dos Santos está sendo velado no cemitério de Ricardo de Albuquerque, no Subúrbio do Rio, neste domingo (28). Segundo irmã da jovem, as filhas de Jandira e a mãe não irão ao enterro. “Minha mãe está sedada. Estamos sentindo o que todo pai e toda mãe estaria sentindo e queria que não julgassem a Jandira. Ela já pagou por isso, pagou com a vida dela", desabafou Joyce Magdalena, ressaltando que acredita no trabalho da polícia e da Justiça e espera que em breve o falso médico seja preso.
O pai de Jandira, Samuel Cruz, não se conforma com o estado em que o corpo da filha foi encontrado. "O que mais me revolta é terem mutilado a minha filha", desabafou ele durante o velório. Ainda de acordo com Cruz, uma semana antes da Jandira fazer o aborto ela ligou para ele. "Me prontifiquei a ir junto", disse o pai, que mora na Região dos Lagos e não recebeu mais ligação da filha. Ainda segundo ele, o mais angustiante durante o último mês foi a demora para confirmar se o corpo encontrado carbonizado era mesmo o de sua filha e o a liberação do corpo para o enterro.


Jandira desapareceu depois de procurar uma clínica de abortos na Zona Oeste da cidade. A jovem tinha 27 anos e estava grávida de quatro meses. Segundo Joyce, nos próximos dias a mãe de Jandira deve dar entrada na Justiça para pedir a guarda das duas netas, que já moravam com ela e com a filha. O velório é realizado na capela A do cemitério.
Amigos também estão inconformados com a morte brutal da moça. “Para mim ela não era só uma amiga, era como se fosse uma irmã. Significava muito para mim e para toda a minha família”, disse a estudante Alessandra Amaral, que está com uma camiseta com o rosto de Jandira estampado.






Comentários negativos sobre união gay viram caso de polícia em Miraí


“Até onde vai o respeito ao próximo? O nosso direito de ir e vir?”, questionou a pedagoga Tatiani Arcanjo de Oliveira, de 33 anos, que registrou boletim de ocorrência motivada por comentários negativos em uma rede social após o compartilhamento de notícias sobre o casamento dela com a companheira Lumara Kery Rodrigues, de 22. Elas se casaram em Miraí, na Zona da Mata, sendo o primeiro casamento gay realizado na cidade.
A repercussão da união na rede social teve vários compartilhamentos de apoio, mas os negativos fizeram Tatiani procurar a Polícia Militar (PM) na quarta-feira (24). “Esse acontecimento foi triste, é muito ruim quando nos deparamos com pessoas que se acham no direito de julgar o próximo. Qualquer outra pessoa que sofra falta de respeito deve denunciar. O respeito ao próximo é o mínimo que esperamos da humanidade”, afirmou.
Uma das pessoas compartilhou uma notícia com a frase: “Vamos orar pra Deus guardar o futuro de nossa crianças”. “Eu quase não acreditei no que estava lendo. Li também algo que me deixou satisfeita: ‘não concordo, porém respeito’. Isso sim é uma opinião consciente. Não peço que nos aceitem, porém o respeito ao ser humano é a minha índole acima de tudo”, comentou.


O casal desconhece quem fez os comentários e representou na Polícia Civil contra cinco pessoas. Os envolvidos são das cidades de Muriaé e Juiz de Fora, na Zona da Mata, e do Rio de Janeiro, segundo Tatiani.
A assessoria da Polícia Civil informou que os suspeitos serão ouvidos por carta precatória, quando delegados de suas respectivas cidades colhem os depoimentos. O caso está sendo tratado como injúria. "Agora é esperar por justiça. Eu espero que essas pessoas aprendam de uma maneira nada bacana a respeitar o próximo e a vida alheia", disse Tatiani.
Militante há seis anos, Tatiani trabalha na Organização Gay de Muriaé, que busca promover a cidadania e a efetivação dos direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais da cidade. “Luto pela causa, defendo com unhas e dentes. Sou contra todo e qualquer tipo de preconceito. Não seria eu se não fizesse o boletim. Conhecemos muitas pessoas que não entendem nossa luta, que vêm com argumentos ainda mais preconceituosos. Isso nos mostra mais uma vez que a luta não pode acabar”, destacou.




Caminhão pega fogo na BR-020 e parte de rodovia é interditada na BA


Um caminhão pegou fogo na manhã deste domingo (28), no Km-188 da BR-020, no município de Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A pista foi parcialmente interditada e, até por volta das 15h, não havia sido liberada.
A PRF informa que só estava o motorista no veículo e ele não sofreu ferimentos. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter as chamas. O trânsito permanece lento na região, informa a PRF. O caminhão levava um carregamento de madeira.



Ataque a ônibus pode ser vingança por morte de suspeito, diz PM


A Polícia Militar (PM) afirmou que cerca de dez homens podem ter participado da ação criminosa que ateou fogo em ônibus de transporte coletivo em São José na manhã deste domingo (28) por vingança a morte de Cesar Machado, de 33 anos, em confronto com o 7º Batalhão da PM de São José durante a madrugada. Este foi o terceiro atentado a ônibus deste final de semana na Grande Florianópolis.


Segundo a tenente-coronel chefe do setor de comunicação da PM, Claudete Lehmkuhl, dois homens em uma moto atiraram em residências e posto de trabalho de três policiais entre 2h e 3h deste domingo, em São José. Nenhum policial ficou ferido.
Em ronda no bairro Serraria de São José, às 3h40, uma guarnição avistou os suspeitos e houve troca de tiros. Machado faleceu e um segundo rapaz de 19 anos foi encaminhado pelo Samu para atendimento médico.
Na manhã deste domingo, Conforme o relato do motorista ao Corpo de Bombeiros, os homens que atacaram o ônibus da empresa Biguaçu, linha Auracária, alegaram cometer o crime em 'justiça pela morte de um amigo'. A PM confirma a hipótese, mas reforça que as investigações sobre as motivações do ataque ainda estão em andamento.
Coronel Claudete ainda alega que o setor de Inteligência da Polícia Militar está em alerta desde sexta-feira (26) por informações de ameaças e planos de atentado contra policiais civis e militares. Na sexta, dois ônibus foram incendiados, um em Palhoça e o outro em Biguaçu. Entretanto, os três atentados ainda não podem ser correlacionados, afirma a PM.




Policial civil é morto em frente ao prédio onde morava em Paulista, PE


Um policial civil foi assassinado, na noite do sábado (27), na porta da casa onde morava, no bairro do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Segundo testemunhas, ele havia entrado com o carro na garagem do prédio e tinha voltado para fechar a grade do portão quando foi atingido pelos disparos. O policial era lotado na Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado.

De acordo com vizinhos, que preferiram não se identificar, o policial morava sozinho no apartamento. Eles ressaltaram que a rua tem pouco movimento, dando a sensação de insegurança. O crime ocorreu por volta das 21h30. Neste domingo (28), ainda era possível ver marcas de sangue no chão.
O Instituto de Criminalística (IC) esteve no local e fez a perícia. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). O corpo do policial civil foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), bairro de Santo Amaro, no Recife.



Jovem é condenado a 18 anos por matar mulher em Caldas Novas, GO


O auxiliar de pet shop Jonathan Novaes, de 24 anos, foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão em regime fechado pelo assassinado da jovem Marcela Souza de Lima. O crime ocorreu no dia 17 novembro de 2012, em Caldas Novas, no sul de Goiás, na mesma época em que era realizado o festival sertanejo Caldas Country daquele ano. A vítima, que na época tinha 22 anos, foi atingida por um tiro na cabeça. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Ela e o esposo moravam em Itumbiara, também no sul do estado, e viajaram para a cidade turística para comemorar o aniversário de um ano de casamento. Eles tinham saído para jantar no Bairro Bandeirantes, quando Marcela foi atingida

A Polícia Militar fez buscas na região e prendeu Jonathan em flagrante logo após o crime. Ele afirmou que estava armado, mas negou que tenha efetuado os disparos.
Emocionados, vários familiares da garota acompanharam o julgamento. O pai dela, Valter José de Lima, achou a punição exemplar e lamentou que a filha tenha sido vítima da violência.
"Foi o que ele mereceu. Se ele é réu primário e é o que está na lei, a gente tem que aceitar. Tem que andar armado é coma Bíblia, com as coisas de Deus. Com as coisas do mundo tem que deixar para lá para não destruir uma família como a minha foi destruída", afirma.



Sprinter capota com banda de forró e mata sanfoneiro de 20 anos no RN


Um acidente de trânsito ocorrido no final da noite deste sábado (28) no município de Paraú, na região Oeste potiguar, matou um dos componentes da banda de forró Bota Boneco, de Natal. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Acreismael Platini dos Santos Marreiro, de 20 anos. Ismael Platini, como era mais conhecido, era o sanfoneiro da banda. Treze pessoas estavam em uma Sprinter, que capotou após descer uma ribanceira às margens da RN-233.
"Além do rapaz que morreu, um outro componente da banda foi socorrido ao hospital, mas aparentemente não corria risco de morte".


Ainda de acordo com o cabo, o acidente aconteceu após a Sprinter cruzar uma ponte que dá acesso à cidade. "Logo depois tem uma curva fechada. O motorista disse que perdeu o controle da direção. Daí o veículo passou direto na curva e desceu um barranco capotando várias vezes", afirmou Canindé.
Na última postagem que Ismael fez na página dele, no Facebook, o sanfoneiro disse que a banda estava seguindo para um show na cidade de Triunfo Potiguar, que fica vizinha a Paraú. “#‎Partiu‬ destino a mais um show com o forro bota boneco em ‪#‎triunfo‬ RN, vamos q vamos boneco !!!! Deus no comando sempre !!! Fuiiii” (SIC), escreveu.






Comentários

Postagens mais visitadas