GIRO DE NOTICIAS






França tratará de funcionária da ONU com Ebola


A França recebeu a funcionária de uma agência da ONU que foi contaminada pelo vírus Ebola em Serra Leoa, neste sábado (1º) anunciou o Ministério da Saúde francês.
"Essa pessoa, que trabalha em Serra Leoa na luta contra o Ebola, foi alvo de uma retirada sanitária medicada e segura por avião especial", informou o Ministério em um comunicado.
A paciente foi colocada "em isolamento de alta segurança em um quarto no Hospital de Instrução das Forças Armadas Begin (Saint-Mandé)", perto de Paris, completa a nota.
"Não há outro caso confirmado de Ebola no território francês", frisou o Ministério.




Presidente da Ucrânia pede que Putin não reconheça eleição de separatistas


O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, afirmou neste domingo (2) que as eleições separatistas no leste do país são ilegítimas e pediu que o governo russo não reconheça o resultado dos votos, segundo informou a agência de notícias Reuters. As eleições na região são realizadas neste domingo e devem escolher os presidentes e os representantes dos Parlamentos das regiões separatistas. Elas acontecem em um momento de aumento dos combates.
Poroshenko classificou as eleições como "uma farça, [conduzida] sob barris de tanques e metralhadoras" que violaram uma série de acordos conhecidos como Protocolo de Minsk, que selaram o cessar-fogo de 5 de setembro entre os rebeldes e Kiev.
"Eu conto com a Rússia para não reconhecer essas chamadas eleições porque elas são uma clara violação ao Protocolo de Minsk de 5 de setembro, que também foi assinado por um representante da Rússia", disse o presidente ucraniano em um comunicado.



Mulher é condenada a 1 ano de prisão no Irã por tentar ver jogo de vôlei


Um tribunal do Irã condenou a um ano de prisão uma mulher com dupla nacionalidade, iraniana e britânica, por tentar ver uma partida de vôlei, o que viola as leis de segregação que proíbem mulheres de assistir a eventos esportivos masculinos, informou seu advogado neste domingo (2).

"Hoje, o presidente do tribunal me mostrou a sentença, na qual minha cliente é condenada a um ano de prisão", disse à agência de notícias ILNA Mahmoud Alizadeh Tabataí, o advogado da jovem detida, Ghoncheh Ghavami.
Ghavamí, de 25 anos, estudante de Direito na Universidade de Londres e graduada na Escola de Londres de Estudos Orientais e Africanos (SOAS), foi detida em 20 de junho após ir com várias ativistas dos direitos das mulheres a uma partida da seleção iraniana de vôlei no estádio Azadi de Teerã.


As jovens se manifestaram fora do centro esportivo exigindo liberdade para que as mulheres possam comparecer como público a este tipo de evento.
Várias delas foram detidas pelas Forças de Segurança e liberadas sob fiança após poucas horas, mas Ghavami retornou à delegacia dez dias depois para reivindicar seus objetos pessoais e voltou a ser detida.

Ela é acusada de "propaganda contra o Estado" e passou parte de sua detenção em uma cela de isolamento na prisão de Evin, no norte de Teerã.
Segundo a imprensa britânica, ela começou uma greve de fome em 1º de outubro, que durou 14 dias, o que foi negado pelas autoridades judiciais iranianas.
Ela foi julgada no dia 14 no Tribunal Revolucionário de Teerã.
Sua detenção provocou o início de uma campanha internacional exigindo sua libertação.
A plataforma www.change.org recebeu uma campanha intitulada #FreeGhonchehGhavami (Libertem Ghoncheh Ghavami), já assinada por mais de 700 mil pessoas e a organização Anistia Internacional também pede sua libertação.



Sobrinho de padre revela fotos 'esquecidas' de Che Guevara


Oito fotos originais tiradas de Ernesto "Che" Guevara logo após a sua morte foram reveladas recentemente, quando se completa quase meio século (47 anos) da morte do revolucionário sul-americano.

Elas foram mantidas em uma casa de família na aldeia Castilistar, na província espanhola de Zaragoza.
Foi Luis Cuartero, missionário espanhol na Bolívia naquela época, que levou as fotos para a Espanha, poucos dias após a morte do guerrilheiro.
Depois de ter sido fuzilado no vilarejo boliviano de La Higuera, na Bolívia, o corpo de Che foi levado em um helicóptero para o hospital em Vallegrande.
Lá, Che foi exposto na lavanderia do hospital, para que os jornalistas e correspondentes estrangeiros pudessem se certificar de que o revolucionário latino-americano estava efetivamente morto.
"Tinha uma barba negra e rala, cabelos longos e crespos e a sombra de uma cicatriz em seu rosto" descreveu o jornalista britânico Richard Gott, que conhecera Che na vida e conseguiu identificar o corpo.


As fotos guardadas por Luis Cuartero são desses dois dias em que o corpo de Che ficou exposto no local.
"Meu tio chegou a Espanha de barco para casar meus pais entre o fim de outubro e o começo de novembro de 1967", lembra Imanol Arteaga, sobrinho de Cuartero, à BBC Mundo.
Che Guevara havia sido morto pelo Exército Boliviano alguns dias antes, em 9 de outubro de 1967. Ao chegar, o sacerdote contou à sua irmã que tinha dado as fotos a um jornalista francês.




Israel aprova pena de 20 anos para pessoas que lançarem pedras


O governo de Israel aprovou neste domingo (2) um endurecimento de penas para pessoas que lançarem pedras, que agora podem ser punidas com até 20 anos de prisão.

A decisão foi tomada no meio de uma escalada da tensão em Jerusalém, impulsionada pelas visitas de radicais judeus à Esplanada das Mesquitas.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, analisou neste domingo na reunião semanal do Conselho de Ministros os recentes distúrbios em Jerusalém, e destacou que o país está tomando ações vigorosas contra terroristas e lançadores de pedras, bombas incendiárias, rojões ou fogos de artifício.
"Tudo isso tem como objetivo restabelecer a calma e a segurança em toda Jerusalém. Ordenei um reforço em massa e que sejam empregados meios adicionais a fim de garantir a lei e a ordem na capital de Israel", disse o primeiro-ministro.
"Radicais islâmicos estão divulgando a falsa informação de que estamos tentando danificar a Mesquita de Al Aqsa e empregar a violência para impedir os judeus de irem ao Monte do Templo (ou Esplanada das Mesquitas). Não permitiremos que isso ocorra. Estamos comprometidos em manter o status quo", acrescentou.
O primeiro-ministro pediu que os deputados israelenses também trabalhem para reduzir a tensão nos arredores da Esplanada das Mesquitas.



Causa de explosão de nave 'turismo espacial' só em um ano


A investigação sobre o acidente com a nave espacial da Virgin Galactic que explodiu sexta-feira no deserto de Mojave, na Califórnia, pode levar cerca de um ano, disse Christopher Hart, chefe da agência de segurança de transportes dos Estados Unidos.
Hart afirmou, porém, que a Virgin Galactic está autorizada a fazer mais voos de teste, enquanto a investigação está em andamento.


As autoridades já iniciaram as investigações para descobrir o que causou a explosão da SpaceShipTwo, projeto precursor de "turismo espacial".
A explosão da SpaceShipTwo matou um dos pilotos - Michael Alsbury, de 39 anos - e deixou o outro gravemente ferido.





Após chuva de sábado, Cantareira cai menos


O nível do Sistema Cantareira caiu de 12,2% para 12,1% apesar da  chuva de 19,1 mm registrada entre a tarde de sábado (1º) e a madrugada deste domingo (2). De sexta-feira (31) para sábado, o reservatório caiu 0,2 pontos percentuais.
O Sistama Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo, também registrou um recuo de 0,4 pontos percentuais, passando de 39,2% para 38,8%.

De sábado para domingo, os sistemas Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro também registraram queda. O sistema Rio Claro teve a maior redução: foi de 43% para 42,2%. No Alto Cotia, o nível caiu de 30,2% para 30%, No Rio Grande, ele passou de 68,8 para 68,5.


Mais da metade das nascentes na região de Rio Preto secou, diz estudo


A estiagem está mostrando um de seus lados mais trágicos: nascentes de vários rios importantes da região noroeste paulista desapareceram e várias outras estão secando. Pesquisadores da Unesp da região de São José do Rio Preto (SP) visitaram mais de 50 nascentes e córregos e alertaram para a importância da preservação.
Segundo eles, onde a água nascia em abundância, agora nem sinal dela. Em 2003, os pesquisadores recolheram amostras de dezenas de córregos e nascentes do interior de São Paulo. Agora, eles voltaram a esses locais e constaram que a situação piorou muito. “Em uma década de diferença, conseguimos quantificar que 81% desses riachos anteriormente mostrados, perderam qualidade aquática de maneira geral e perderam volume de água”, explica a pesquisadora Lilian Casatti.
Das 54 nascentes documentadas na pesquisa, 34 têm menos da metade de água que tinham há dez anos. O estudo também aponta que 29 fontes de água estão secas. É o caso da nascente do rio São José dos Dourados, um dos mais importantes rios da região noroeste de São Paulo. Até pouco tempo atrás, a área toda era coberta de água, mas a nascente simplesmente desapareceu e deu lugar a um caminho tomado pelo lixo.

Na nascente do rio Preto, quase não dá para ver a água atualmente. No lugar cresceu uma vegetação típica de terrenos assoreados. “Nesses dez anos, a gente teve um grande assoreamento, que é a descida de terra das partes mais altas para as mais baixas, provocando a redução do volume de água nas minas”, explica a pesquisadora Jaqueline Zeni.
Segundo os especialistas, o que faltou na maior parte das minas que secaram são as chamadas matas ciliares. A pesquisadora explica que elas funcionam como os cílios, que protegem os olhos da poeira. No caso dos córregos, elas impedem que terra, areia e outros sedimentos acabem bloqueando a saída da água nas nascentes.
“Manter a vegetação do lado desses riachos, reflorestar esses riachos é o primeiro passo para a gente tentar inverter essa situação, que é preocupante. A gente tem que começar a plantar árvores do lado desses riachos para poder colher água senão vamos enfrentar mais situações extremas como já estamos vendo”, finaliza Jaqueline.




Filho mata pai enforcado com corrente de cachorro no ES


Um jovem de 26 anos foi preso, suspeito de matar o pai enforcado com uma corrente de cachorro, na manhã deste domingo (2), no bairro Santa Rita, Vila Velha, no Espírito Santo. Segundo a polícia, o filho ainda atingiu o pai com uma faca no pescoço. O crime aconteceu dentro da casa da vítima. O jovem foi autuado por homicídio qualificado e vai ser encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.


Leonardo Ferreira Costa de 26 anos confessou o crime à polícia. Ele disse que não será perdoado por ter tirado a vida do pai, o aposentado Ely Rocha da Costa, de 62 anos. "Eu não mereço perdão pelo que eu fiz. Na verdade eu não queria bater no meu pai, eu fiquei com medo. Eu não sei, eu estava drogado, eu peguei a corrente e apertei o pescoço dele. Eu uso crack, tentei me livrar e não consigo. Meu pai não tinha dinheiro", explicou.

De acordo com o delegado Breno Andrade, Leonardo estava sob o efeito de entorpecentes 

vizinha do pai. A vítima ficou inconformada e disse que ia comunicar a vizinha sobre o acontecido. Nesse instante, o próprio filho pegou uma corrente do cachorro e estrangulou o pai dele. Com o pai dele já falecido, o autor achou que o pai ia acordar. Então, ele pegou uma faca e cortou o pescoço da vítima, garantindo o óbito", disse.
Após ter matado o pai, Leonardo tirou uma botija de gás de casa e tentou vender para traficantes em troca de pedras de crack. "Ele próprio confirma que também tentou se matar, cortando o pulso, mas não conseguiu. Ele ligou para se entregar para a polícia pela manhã. Pelo estado do corpo, a gente acredita que tenha ficado algumas horas ali depois de morto", afirmou o delegado Breno Andrade.





PMs trocam tiros com criminosos na Vila Cruzeiro; um suspeito morreu


Um suspeito morreu e o outro ficou ferido durante um confronto na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio na noite deste sábado (1º). Segundo informações da UPP, uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e duas equipes do Grupamento Tático de Polícia de Proximidade (GTPP) da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Parque Proletário estavam em patrulhamento quando foram recebidos a tiros por três criminosos armados.
Os dois suspeitos atingidos foram socorridos para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Um dos baleados não resistiu aos ferimentos e faleceu. O outro seguia internado sob custódia neste domingo (2).
Ainda de acordo com a assessoria da UPP, uma equipe policial da UPP Parque Proletário socorreu uma mulher baleada na perna, na Rua 29, no Parque Proletário. Ela também foi levada para o Hospital Getúlio Vargas.
No local do confronto, os policiais encontraram duas pistolas, dois carregadores de pistola, 16 munições e cinco cartuchos de calibre 762, seis cartuchos de munições calibre ponto 40, uma armação de fuzil AK 47 e um punho de fuzil calibre 762.
Uma equipe policial da UPP Vila Cruzeiro realizou um cerco no local conhecido como Beco do Coqueiro, por ali ser um ponto de fuga do Beco da Rua 23, e encontrou com criminosos armados que atiraram contra os agentes. Os PMs revidaram e os bandidos fugiram. Eles deixaram cair uma sacola contendo dois carregadores de fuzil calibre 762 carregados com 37 munições, dois carregadores de pistola calibre ponto 45 contendo 13 munições e um rádio comunicador. A ocorrência foi registrada na 22ª DP (Penha).




Bombeiros encontram corpo de 2º adolescente afogado em BH


O Corpo de Bombeiros encontrou, no meio da manhã deste domingo (2), o corpo do segundo adolescente de 13 anos, no Córrego do Onça, em Belo Horizonte. O corpo dele e do amigo estavam debaixo d'água, e foram encontrados com um método de busca chamado de "busca às cegas", em uma parte do córrego próximo ao Aeorporto da Pampulha.

O segundo jovem estava a cerca quatro metros de distância do amigo. Na sexta-feira (31), eles nadavam no córrego quando não conseguiram voltar para a margem. Eles desapareceram no bairro São Tomás, na Região da Pampulha, e foram achados no bairro São Bernardo, ao lado.
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Belo Horizonte.




Caminhonete desgovernada invade cemitério em Ibirubá, RS


Uma caminhonete desgovernada invadiu um cemitério evangélico na manhã deste sábado (1) em Ibirubá, no Noroeste do Rio Grande do Sul. No momento do acidente, trabalhadores que faziam a limpeza e manutenção dos túmulos estavam no local, mas ninguém se feriu.
O motorista disse que perdeu o controle do veículo. Ninguém ficou ferido. Foi preciso um caminhão-guincho para retirar a caminhonete de cima das sepulturas.






Comentários

Postagens mais visitadas