CAMPEONATO BRASILEIRO




VITÓRIA EM CASA CHEIA, CRUZEIRO FATURA O TETRA-CAMPEONATO EM SUA HISTÓRIA





O Cruzeiro é o melhor time do Brasil pelo segundo ano consecutivo. O período de hegemonia da Raposa no futebol brasileiro começou com a contratação de Marcelo Oliveira, técnico que mostrou serviço no Coritiba, mas chegou a Belo Horizonte-MG sob forte desconfiança da torcida. Hoje o treinador se tornou um dos ídolos do time, atingindo o auge da carreira com o título de 2014, conquistado dentro do Mineirão.



O treinador com passado no arquirrival Atlético-MG provou ser profissional, e indicou contratações que encaixaram como uma luva no Cruzeiro. Essa é a receita de sucesso do tetracampeonato, que foi conquistado com bastante folga em cima da concorrência. Prova disso, é que os cruzeirenses assumiram a liderança do Brasileiro na sexta rodada e não perderam mais a ponta da competição.
Restam ainda duas rodadas para o fim do Brasileiro, mas, assim como fez em 2013, o Cruzeiro confirmou o título de forma antecipada, mais uma prova da força da Raposa. Dono do melhor ataque do campeonato, a equipe celeste ficou com a taça mostrando um futebol envolvente, que foi atrapalhado pelo desgaste do excesso de jogos, mas o melhor time do Brasil superou o cansaço e foi novamente coroado com a taça.



O título de 2014 é o quarto dos celestes, campeões em 1966, 2003, ano da Tríplice Coroa com o time comandando pelo craque Alex e a última conquista foi a da temporada passada. Em 2014, os grandes destaques da equipe são: os armadores Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, que foram, inclusive, lembrados para a Seleção Brasileira. O goleiro e capitão Fábio também foi peça fundamental no tetracampeonato.
O time base do Cruzeiro campeão de 2014 foi o seguinte: Fábio; Ceará, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno. Jogadores como o jovem Mayke e os atacantes Marquinhos e Alisson também podem ser considerados titulares já que houve uma espécie de revazamento na equipe, por ordem tática ou por lesão.


Os números do Cruzeiro no Brasileiro não deixam dúvidas sobre o mérito da Raposa para levantar a taça. Em 36 jogos, a equipe comandada por Marcelo Oliveira venceu 23 partidas, empatou em sete oportunidades e perdeu apenas seis vezes, somando incríveis 76 pontos, faltando ainda dois jogos para o fim da competição.
Um dos trunfos da equipe mineira para não dar chances aos rivais foi o fator casa, com os celestes vencendo quase todos os jogos no Mineirão, empurrado pela torcida que apoiou o time desde o início do Brasileiro. O time de Marcelo Oliveira soube usar bem o mando de campo, e perdeu apenas uma partida no Gigante da Pampulha, o clássico contra o arquirrival Atlético-MG. A parceria entre a torcida e o time foi fundamental para os celestes dispararem na ponta da competição sem ter o título ameaçado.




MESMO SEM O TITULO O SÃO PAULO GARANTE A LIBERTADORES


Cansado pelo excesso de jogos e viagens, além de se preservar para a semifinal da Copa Sul-americana de quarta-feira, contra o Atlético Nacional, da Colômbia, o São Paulo mandou a campo um time quase todo reserva para encarar o Santos, tendo Rogério Ceni como única exceção. Mesmo assim, a equipe de Muricy Ramalho venceu o clássico na Arena Pantanal, em Cuiabá, por 1 a 0, graças a gol do jovem Boschilia.



Único clube que começou a rodada com a chance de tirar o título do Cruzeiro, o Tricolor viu a equipe celeste levantar a taça com antecedência, mas o triunfo no clássico garantiu a classificação para a próxima Copa Libertadores da América. Já o Peixe chega a nove jogos sem vitória e cumpre tabela nos dois jogos restantes do Campeonato Brasileiro.


Na próxima rodada, a penúltima do Brasileirão, o Santos recebe o Botafogo na Vila Belmiro, às 17 horas de domingo. No mesmo dia e horário, o Tricolor recebe o Figueirense no Morumbi. Antes disso, porém, o São Paulo decide uma vaga na final da Copa Sul-americana contra o Atlético Nacional, quarta-feira, às 22 horas, também no estádio da capital paulista.




FLUMINENSE EMPATA E VER LIBERTADORES DISTANTE


Para continuar sonhando com uma vaga na Copa Libertadores de 2015, o Fluminense visitou o Sport neste domingo, às 17 horas (de Brasília), em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Longe do risco do rebaixamento, os pernambucanos queriam manter a sequência de vitórias. Na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, os visitantes conseguiram um empate em 2 a 2 aos 46 do segundo tempo, mas ficaram longe das primeiras posições.


No primeiro tempo, o anfitriões do confronto se saíram melhor e tiveram mais chances. Mike marcou o primeiro tento, aos 10 minutos. O Fluminense reagiu e empatou a partida com um gol contra de Éwerton Páscoa. Mas o Sport conseguiu terminar a primeira parcial à frente do marcador, já que aos 39 minutos, Joélinton fez o segundo dos donos da casa.


Na volta dos vestiários, o Sport decidiu segurar o marcador, mas chegou com perigo ao ataque adversário. Enquanto isso, o Fluminense, com mudanças tentou pressionar para conseguir o gol de empate, e deixou o marcador igual aos 46 mninutos, com um golaço de Fred.
Com o resultado, a equipe carioca ficou com em sétimo lugar com 58 pontos, longe do G-4. Enquanto isso, o Leão da Ilha do Retiro ficou no décimo posto da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, com 48 pontos.
Na próxima rodada, o Flu recebe o Corinthians no domingo, 30 de novembro, às 17 horas (de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Enquanto isso, o Sport visita o Criciúma no sábado, 29 do mesmo mês, às 19h30 (de Brasília), no estádio Heriberto Hulse.




FLAMENGO EMPATA E CRICIUMA É O PRIMEIRO REBAIXADO


Lanterna do Campeonato Brasileiro, o Criciúma decretou seu rebaixamento para a Série B neste domingo, ao empatar por 1 a 1 com o Flamengo, em São Luís. Com o resultado, os catarinense chegaram a 30 pontos e não podem mais sair da zona da degola faltando duas rodadas para o fim da competição. Já os rubro-negros, com 50, já estão em ritmo de férias, pensando na próxima temporada.



No primeiro tempo, os cariocas foram melhores e foram para o intervalo com a vantagem no placar após gol de Elton, seu primeiro com a camisa rubro-negra. Já no segundo tempo, o Criciúma melhorou e conseguiu o empate com Cleber Santana.
Na próxima rodada, o Flamengo vai receber o Vitória, que briga contra a degola, no sábado, na Arena da Amazônia. No mesmo dia, o Criciúma apenas cumpre tabela contra o Sport.




FIGUEIRENSE VENCE ESCAPA E CRIA DILEMA PARA O VITÓRIA


Mesmo sem fazer um bom jogo, o Figueirense conseguiu bater o Vitória na tarde deste domingo por 2 a 0 e, de quebra, garantiu a permanência na elite do futebol brasileiro por mais uma temporada. Os gols do jogo foram marcados por Pablo, um na primeira e o outro na segunda etapa.



O atacante, inclusive, foi o grande destaque do jogo, uma vez que foi quem mais buscou o gol durante os noventa minutos. Além de se garantir na Série A, o resultado positivo da equipe catarinense ajuda também o Palmeiras, que não entra na zona de rebaixamento ao final da rodada.
O Vitória, por sua vez, volta a perder após duas rodadas e se vê em uma situação complicada nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. A equipe baiana não conseguiu atuar de forma precisa na partida e os erros de passe foram decisivos – muito mais que o jogo do adversário - para o resultado.




CORINTHIANS VENCE E FICA PRÓXIMO DA PRÉ-LIBERTADORES


O Corinthians contou com um gol do seu principal jogador para vencer o Grêmio em Itaquera, na noite deste domingo. De volta ao Brasil após defender o Peru em dois amistosos com o Paraguai, o centroavante peruano Paolo Guerrero anotou aos 37 minutos do segundo tempo e deixou o seu time muito próximo de confirmar a vaga na Copa Libertadores da América de 2015.





Com 66 pontos ganhos no Campeonato Brasileiro, o Corinthians reassumiu a terceira colocação e tem boa vantagem em relação ao Internacional (63), ao Atlético-MG (61 e com a possibilidade de ir à Libertadores através da Copa do Brasil) e ao próprio Grêmio (60). No próximo domingo, poderá ratificar a classificação diante do Fluminense, no Maracanã. Os gremistas visitarão o ameaçado Bahia no mesmo dia, na Arena Fonte Nova.




CORITIBA VENCE E ULTRAPASSA O PALMEIRAS NA TABELA


Sem nenhuma qualidade, o Palmeiras mostrou neste domingo ter um vergonhoso padrão: perder por 2 a 0. Pela quarta rodada seguida, o time sofreu a derrota pelo mesmo placar. Desta vez, foi para o Coritiba, no Couto Pereira, e o time fica a um ponto e uma posição da zona de rebaixamento, com apenas dois jogos a fazer pelo Campeonato Brasileiro.
Resultado que foi fruto, mais uma vez, do péssimo elenco montado pela diretoria do presidente Paulo Nobre para representar o clube na temporada de seu centenário. Dorival Júnior teve que escalar quatro volantes e Valdivia, claramente sem condições físicas de entrar em campo. Mesmo assim, o Verdão não saiu perdendo no primeiro tempo porque o árbitro viu falta em Lúcio para anular gol de Zé Love.



Valdivia saiu no intervalo e a defesa voltou a falhar. Zé Love aproveitou sobra na área para, enfim, abrir o placar aos nove e Alex, aos 25, mostrou qualidade que não existe em ninguém no Palmeiras, ao passar nas costas da zaga e entregar o gol para Joel. O Palmeiras ainda contou com Fernando Prass para não ser goleado, mas não escapou dos gritos de “olé”.
Estacionado com 39 pontos, o Verdão está a apenas um ponto e uma posição do Vitória, que está na zona de rebaixamento. Na penúltima rodada, o Palmeiras encara o Internacional, no Beira-Rio, às 19h30 (de Brasília) deste sábado, para tentar se salvar. O Coxa, respirando a três pontos da faixa de descenso, visita o Atlético-MG às 19h30 do próximo domingo.




CHAPECOENSE VENCE E BOTAFOGO VIVE DE APARELHOS


Se não vencer os dois jogos que faltam e torcer contra pelo menos três adversários, o Botafogo estará na Série B do Campeonato Brasileiro em 2015. É com essa pressão que o Alvinegro carioca fecha a partida contra a Chapecoense, em Chapecó, pela 36ª rodada da competição. A partida acabou em 2 a 0 para os donos da casa, com dois gols do atacante Leandro, ambos na segunda etapa.


Fazendo uma péssima partida, a equipe permaneceu com 33 pontos e vê o Palmeiras – primeira equipe fora da zona de rebaixamento – seis pontos à frente. Já a Chape chega aos 42 pontos e fica muito próxima de garantir a permanência na Série A.
Na próxima rodada, a Chapecoense terá pela frente o campeão Cruzeiro, na Arena Condá, no domingo. O Botafogo entra em campo no mesmo dia, contra o Santos, na Vila Belmiro.





CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1 Cruzeiro7636237664362870
2 São Paulo6936209758382063
3 Corinthians66361812645252061
4 Internacional6336196114839958
5 Atlético MG61361710950361456
6 Grêmio60361791035221355
7 Fluminense583616101055381753
8 Atlético PR5036148144141046
9 Flamengo4836139144146-544
10 Sport4836139143344-1144
11 Santos4736138153935443
12 Figueirense4636137163544-942
13 Goiás4436128163437-340
14 Chapecoense4236119163639-338
15 Coritiba41361011153742-537
16 Palmeiras3936116193255-2336
17 Vitória3836108183749-1235
18 Bahia3436810182840-1231
19 Botafogo333696213146-1530
20 Criciúma3136710192552-2728







Comentários

Postagens mais visitadas