GIRO DE NOTICIAS






Manifestantes de Hong Kong anunciam retirada de alguns protestos


Os manifestantes pró-democracia de Hong Kong anunciaram neste domingo (5), antes que expirasse o ultimato do governo, a retirada de alguns locais de protestos, apesar de continuarem com o movimento ao redor de prédios do executivo local.
Os manifestantes que ocupavam há uma semana o bairro comercial de Mong Kok deixarão esse lugar e se unirão aos do bairro dos ministérios, anunciou o Occupy Central, principal coalizão pró-democracia, em seu Twitter.
Também foi anunciado que será aberta para a circulação uma das principais artérias, a Lung Wo Road, até agora bloqueada, para permitir que milhares de pessoas retornem na segunda-feira ao trabalho, depois de uma semana de paralisação em função das manifestações e de dois dias de comemorações da festa nacional chinesa.
No entanto, a decisão não foi imediatamente obedecida pelos estudantes, o outro grande grupo por trás do movimento.
Um jornalista da AFP em Mongkok indicou que alguns manifestantes foram embora, mas muitos continuavam determinado em seu protesto.
De fato, a Occupy Central indicou, um pouco mais tarde, que a Lung Wo Road, brevemente evacuada, foi outra vez ocupada.
O chefe do executivo local, Leung Chun-ying, considerado uma 'marionete' de Pequim pelos manifestantes que há uma semana pedem maiores liberdades políticas, havia lançado durante a noite um ultimato para que os militantes se dispersassem e voltassem para casa.
Leung Chun-ying expressou a determinação das autoridades para 'tomar todas as medidas necessárias para restabelecer a ordem pública'.
'É preciso permitir que os 7 milhões de habitantes de Hong Kong votem para uma vida e o trabalho normais', afirmou.
O chefe do executivo local, Leung Chun-ying, considerado pelos manifestantes uma marionete de Pequim, deu um ultimato para a dispersão dos protestos até segunda-feira (6).




Presa por tentar ver jogo de vôlei masculino faz greve de fome no Irã


Uma britânica-iraniana entrou em greve de fome numa prisão de Teerã para protestar contra sua prisão por tentar assistir a um jogo de vôlei masculino, informou o site da oposição Kalame neste domingo (5).
A prisão de Ghoncheh Ghavami irritou as mulheres iranianas que dizem que ainda estão à espera de reformas por mais liberdade prometidas pelo clérigo pragmático Hassan Rouhani, quando foi eleito presidente no ano passado.
Ghavami, 25, foi presa em 20 de junho, do lado de fora do estádio Azadi, em Teerã, onde foi participar de uma manifestação exigindo que as mulheres sejam autorizadas a entrar para assistir ao Irã jogando contra a Itália em um jogo do campeonato internacional.
As mulheres iranianas na República Islâmica estão proibidas de assistir a determinados eventos esportivos masculinos, como futebol e vôlei.
Ghavami foi liberada logo depois, mas dias depois foi presa novamente, quando foi chamada de volta para recuperar itens que foram confiscados quando ela foi detida pela primeira vez.
O grupo de direitos humanos Anistia Internacional diz que ela está detida na prisão de Evin, que tem uma reputação de brutalidade, e passou um tempo na solitária.
Kalame disse que ela está em greve de fome há cinco dias.
A Grã-Bretanha expressou consternação com a sua detenção, que ocorreu um pouco antes da prisão em julho de Jason Rezaian, um repórter iraniano-americano para o Washington Post, e sua esposa, Yeganeh Salehi, que havia trabalhado como correspondente para o jornal National. Eles estão presos sem acusação.
O Irã não reconhece a dupla cidadania, e os trata como iranianos.
A Grã-Bretanha não tem nenhuma presença diplomática permanente no Irã desde que estudantes radicais invadiram e saquearam sua embaixada em dezembro 2011, mas disse que tem planos de reabrir a embaixada em breve. Os Estados Unidos não têm relações diplomáticas diretas com o Irã.



Procuradoria Geral mexicana investiga desaparecimento de estudantes


A Procuradoria Geral da República (PGR) do México confirmou neste sábado (4) que assumiu a investigação sobre o desaparecimento de 43 estudantes na cidade de Iguala, algumas horas depois da descoberta de fossas clandestinas com restos humanos.

O diretor da Agência de Investigação Criminal, Tomás Zerón, disse que especialistas legistas estão no estado de Guerrero para realizar os testes científicos que permitam determinar a identidade dos corpos.
Além disso, "um grupo de investigadores e agentes do Ministério Público Federal especializados estão a caminho da entidade".
Por sua vez, o titular da Subprocuraduria Especializada de Investigação em Delinquência Organizada, Rodrigo Archundia, assinalou que há "elementos suficientes" para que a Procuradoria Geral assuma o caso.
Além disso, confirmou que várias pessoas vinculadas com o desaparecimento de 43 alunos da Escola Normal Rural de Ayotzinapa (dedicada à formação de professores) há uma semana em Iguala já foram postas à disposição do Ministério Público federal.



Polícia remove corpo que pode ser de suspeito de matar jovem em Londres


A polícia britânica acredita que um corpo encontrado em um parque em Londres pode ser o do principal suspeito da morte da adolescente Alice Gross, cujo corpo foi encontrado na semana passada.
O corpo em decomposição foi encontrado no parque Boston Manor, no oeste de Londres, no sábado, e recolhido pela polícia. Oficiais disseram que ele ainda não foi identificado.
Autoridades acreditam que ele pode pertencer a Arnis Zalkalns, principal suspeito da morte de Alice, de 14 anos, desaparecida em 28 de agosto e cujo corpo foi encontrado no rio Brent na terça-feira.
Ela havia sido vista pela última vez caminhando por um canal em Londres. Zalkans, de 41 anos, foi filmado andando de bicicleta minutos depois, no mesmo caminho, no dia em que ela desapareceu.
"Apesar de nenhuma identificação normal ter sido feita, indicações iniciais sugerem que o corpo pode ser de Arnis Zalkalns", disse um porta-voz da Metropolitan Police.
O corpo foi levado para um necrotério em Londres e a autópsia deverá durar dois dias devido à "natureza complexa" da investigação, disse a Scotland Yard.
Zalkalns foi visto pela última vez em sua casa em Ealing em 3 de setembro. O letão passou sete anos preso em seu país natal por esfaquear sua mulher até a morte antes de se mudar para a Grã-Bretanha em 2007.
Exames também deverão ser realizados no corpo de Alice já que a autópsia foi inconclusiva.
Após a descoberta do corpo de Alice, os pais da jovem, Rosalind Hodgkiss e Jose Gross, disseram: "Por que qualquer pessoa gostaria de machucá-la é algo que estamos tentando entender".
"A Alice era uma filha e irmã amorosa e muito amada... linda por dentro e por fora."
Moradores perto do parque expressaram preocupação com a descoberta de um corpo tão perto deles. "Eu gostava desse parque, mas acho que não é mais seguro", disse uma mulher de 57 anos, que deu apenas seu nome inicial, Zahra.
"Eu fiquei bem triste sobre Alice Gross, eu não consegui dormir quando o corpo foi encontrado".



Resgate no vulcão Ontake no Japão é cancelado devido a tufão


A chegada de um poderoso tufão ao Japão obrigou as autoridades a cancelar por enquanto as operações de busca no monte Ontake, cuja erupção deixou até o momento 51 mortos e 13 desaparecidos.
De acordo com a EFE, é possível que as operações sejam canceladas no domingo (5), já que se calcula que o tufão passará perto da região onde se encontra o vulcão logo pela manhã.

Por enquanto a Agência Meteorológica do Japão prevê cerca de 120 milímetros de chuva acumulada até a segunda-feira (6).
As fortes precipitações junto com a grande quantidade de cinza que sai do vulcão elevam o risco de deslizamentos de terra, por isso que as autoridades também puseram em alerta as localidades de Kiso e Otaki, ao pé do vulcão.
Por sua vez, três dos quatro corpos encontrados no sábado (4) pelas equipes de resgate perto do monte foram identificados e correspondem a três dos 16 montanhistas dos quais não tinham notícias desde a erupção no dia 27 de setembro, o que deixa por enquanto 13 pessoas ainda desaparecidas.
Entre os três identificados (todos homens), está Terutoshi Nagayama, um estudante de ensino fundamental de apenas 11 anos procedente da cidade de Aichi.
O Ontake, o segundo maior vulcão do Japão com 3.067 metros de altura e situado a cerca de 100 quilômetros da cidade de Nagoia, entrou em erupção no sábado passado enquanto centenas de montanhistas estavam em sua base e no alto fazendo caminhada.
Sabe-se que cerca de 250 conseguiram deixar a região sozinhos ou foram retirados, 69 dos quais sofreram ferimentos.
Independentemente que possa haver mais vítimas no alto do Ontake, sua erupção já é a que mais perdas humanas provocou no Japão desde 1926, quando houve 144 mortos e cerca de 210 feridos pela explosão do monte Tokachi, na ilha de Hokkaido (norte do país).




Novas denúncias de desaparecimento de corpos em cemitério são feitas


Novas denúncias de desaparecimento de restos mortais de cemitério de Cubatão, na Baixada Santista, surgiram nesta sexta-feira (3). Um morador, que prefere não se identificar, afirma que não sabe onde o corpo do pai está. Os restos mortais desapareceram após ele pagar quase R$ 300,00 ao cemitério para comprar um ossário e para a exumação e transferência do corpo.
Além dele, a dona de casa Isabel Ramos Tarelho de Barros diz que os restos mortais da mãe também desapareceram. “Eu quero saber onde estão os ossos da minha mãe para poder pelo menos colocar ela em um lugar. A administração do cemitério não sabe ou não quis me informar onde está o corpo. Perguntei, fui lá duas vezes e não me informaram”, afirma.
De acordo com ela, o corpo deveria estar numa campa perpétua da família, que teria sido vendida pelo próprio tio, um ex-servidor que trabalhava no cemitério. “No dia 13 de maio eu fui até o cemitério e lá tinham dois pedreiros construindo no mesmo local. Perguntei para eles quem havia autorizado aquela construção e eles me mandaram falar com um rapaz chamado Raimundo, fui falar com ele e ele me disse que a campa havia sido vendida por esse meu tio. Ele disse para eu falar com a administração, que me informou que a campa havia sido doada”, diz.
Cinco pessoas já denunciaram o sumiço de restos mortais de parentes do cemitério de Cubatão. Na quarta-feira (8) outras pessoas devem depor, entre elas os coveiros que trabalham no cemitério. Os trabalhos da Comissão Especial de Ver (CEV) devem ser concluídos dentro de duas semanas, depois disso um relatório será encaminhado ao Ministério Público. “Apuramos o que de fato aconteceu em cada caso porque não foi apenas um corpo que sumiu. Nós já temos indícios que restos mortais de cinco pessoas tenham sumido do cemitério de Cubatão”, conclui o relator da CEV, Adeildo Heliodoro



Filho caçula de Manoel Carlos morre em Nova York


Pedro Almeida, filho caçula do autor Manoel Carlos, morreu aos 22 anos em Nova York. A causa da morte teria sido mal súbito. Ainda não há informações sobre quando ocorreu a morte, nem sobre velório ou enterro.
O autor já havia perdido dois filhos, Ricardo, em 1988, em decorrência de complicações do vírus HIV, e Manoel Carlos Jr., em 2012, de ataque cardíaco.
Pedro é filho de sua terceira mulher, Beth, com quem é casado. Ele ainda é pai da atriz Julia Almeida e de Maria Carolina.



Dois são baleados próximo à escola onde ocorre votação em Salvador


Duas pessoas foram baleadas próximo à Escola Técnica Estadual Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga I, um dos locais de votação de Salvador, no final da manhã deste domingo (5). Segundo a Centel, as vítimas foram uma criança de três anos e um homem.
De acordo com informações da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ São Cristóvão), o crime aconteceu por volta das 12h em uma área de invasão localizada atrás do colégio. Não houve correria por parte dos eleitores que estavam no local, segundo a polícia.


A polícia ainda não tem informações sobre a autoria do crime. As vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, foram socorridas por uma unidade do Samu.
A criança foi encaminhada para o Hospital Menandro de Farias. O homem foi levado para outra unidade médica da região. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Ainda de acordo com a 49ª CIPM, apesar do crime, a votação na Escola Newton Sucupira ocorre normalmente.



Mais sete ataques são registrados na madrugada do domingo de eleições


Mais sete ataques foram registrados na madrugada deste domingo (5) em Santa Catarina. O relatório divulgado pela Polícia Militar durante a manhã contabiliza 84 ataques em 27 cidades catarinenses. Pelo menos 35 ônibus já foram incendiados nessa terceira onda de atentados do estado. 


Os ataques iniciaram no dia 26 de setembro. Pelo menos oito bases policiais foram alvo e 22 casas de agentes de segurança já foram atacadas. Cinco viaturas, 12 veícucos particulares e 35 ônibus foram incendiados. Segundo a Polícia Militar, 43 pessoas foram presas e 11 suspeitos foram apreendidos. A polícia também apreendeu 15 materiais que suspostamente seriam utilizados em ataques.

Neste domingo de eleições, soldados do exército estão realizando patrulhas na ruas de algumas cidades catarinenses. 



CIDADESNº DE ATAQUES
Aranranguá1
Balneário Camboriú1
Balenário Piçarras1
Balenário Rincão1
Biguaçu1
Blumenau3
Camboriú2
Campos Novos2
Chapecó2
Criciúma3
Florianópolis18
Gaspar2
Governador Celso Ramos1
Imbituba1
Itajaí3
Itapema2
Ituporanga1
Joinville8
Lages3
Navegantes1
Palhoça10
Rio do Sul2
São Bento do Sul1
São Francisco do Sul2
São José6
Tijucas2
Tubarão4
TOTAL84





Padre capota carro na BR-101 após rezar missa no ES


O padre Jairo Antônio de Souza sofreu um acidente de carro na BR-101 na noite de sexta-feira (3), na altura de Jucu, em Viana, região Metropolitana de Vitória. O padre ficou ferido e foi encaminhado para um hospital particular em Cariacica, na mesma região. Segundo o hospital, o padre permaneceu em observação até este sábado (4), recebeu alta médica e já está em casa.
De acordo com a concessionária que administra a via, Eco-101, uma roda do carro do padre se soltou e o veículo capotou várias vezes no quilômetro 310.

Segundo a Arquidiocese de Vitória, o padre estava na capital do Espírito Santo, onde realizou uma missa na preparação para a festa de São Francisco, em Jardim da Penha, e voltava para Guarapari quando se envolveu em um acidente. O carro capotou várias vezes e o padre desmaiou, sendo socorrido pela Polícia Rodoviária Federal.
O padre administra a paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, em Meaípe, Guarapari. Ele contou à Arquidiocese que se recupera bem e que retornará em breve às atividades na paróquia.





Comentários

Postagens mais visitadas