GIRO DE NOTICIAS







Polícia investiga crime passional ou ação de milícia na morte de delegada


A Polícia Civil do Rio investiga a hipótese de crime passional ou da ação de milicianos para a morte da delegada adjunta da 36ª DP (Santa Cruz),Tatiene  Damaris Sobrinho Damasceno Furtado, como mostrou o RJTV. Ela foi encontrada em sua casa na Rua Lomas Valentinas, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Policiais da Divisão de Homicídios estavam no local por volta de 14h45.
Segundo a Polícia Militar, não havia sinais de arrombamento, no imóvel. O corpo da policial não tinha marcas de tiros, nem facadas. Havia, no entanto,muitos hematomas, o que, de acordo com os investigadores, poderia indicar que ela lutou com o assassino antes de ser morta.
A hipótese de crime passional não está descartada porque, pelas caracaterísticas do homicídio, o assassino pode ser uma pessoa que ela conhecia. Outra possibilidade é a de vingança: a área onde a delegada morava é dominada por milícias.


Agentes da divisão afirmaram que o corpo, aparentemente, não tinha marcas de tiro ou facadas, mas apresentava hematomas. Segundo informações de inspetores de polícia, a delegada estava sofrendo ameaças de um grupo de milicianos. Ainda segundo agentes da Polícia Civil, a Divisão de Homicídios convocou os delegados da região onde Damaris foi encontrada morta para uma reunião em caráter emergencial.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a Divisão de  Homicídios  instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte da delegada. Às 16h40, estava sendo realizada perícia no local. Ainda de acordo com a nota, equipes da delegacia estão em busca de testemunhas e imagens de câmeras de segurança da região que possam ajudar nas investigações. Por enquanto, nenhuma hipótese para o crime é descartada, de acordo com a corporação.
Tatiene entrou na Polícia Civil, em 2005, como papiloscopista. Em 2008, ela foi aprovada no cargo de delegado de polícia. A delegada trabalhou na 34ª DP (Bangu) e 35ª DP (Campo Grande) e, desde agosto desse ano, atuava como delegada assistente da 36ªDP (Santa Cruz). Todas as unidades ficam da Zona Oeste, região que concentra grupos de milicianos. Damaris trabalhou em investigações como a que apurou o rompimento de uma adutora na Zona Oeste em 2013.


Corpo de professor de História é enterrado em cemitério na Baixada


O corpo do professor de História Michael Cordeiro da Silva, de 31 anos, foi enterrado na tarde desta quinta-feira (23), no cemitério Jardim da Saudade, em Edson Passos, Mesquita, na Baixada Fluminense. Após a família buscar o corpo no Instituto Médico Legal, no Centro do Rio, o corpo foi levado para o cemitério, onde foi sepultado.

Nesta quarta-feira (22), horas após o Corpo de Bombeiros encontrar um corpo na Praia da Reserva, no Recreio, Zona Oeste do Rio, a família de Michael Cordeiro da Silva, de 30 anos, desaparecido desde o dia 15, foi até o Instituto Médico Legal (IML), no Centro, e reconheceu que o corpo era mesmo do professor de História.

"A bermuda que ele estava usando, verde e com listras pretas, é a desse corpo que foi encontrado hoje às 6h30. É ele", afirmou um familiar do jovem, que não quis gravar entrevista. "Queremos agora é agilidade para tentarmos acabar logo com esse sofrimento", disse ontem um dos familiares.






Defesa Civil do Estado vai contratar 20 caminhões-pipa para Itu



O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou a Defesa Civil do Estado a contratar, de forma emergencial, 20 caminhões-pipa para distribuição de água à população de Itu (SP). A cidade enfrenta racionamento de água há oito meses.
Em visita a Glicério (SP) nesta quinta-feira (23), o governador falou sobre a estiagem no estado e a ajuda para Itu (veja vídeo ao lado). “A seca é a maior dos últimos 84 anos e atingiu muito o oeste e o norte de São Paulo, além do sul de Minas. Estamos garantindo o abastecimento em todos os municípios operados pela Sabesp, inclusive a região metropolitana, e alguns municípios que são das prefeituras e serviço autônomos. Tambaú (SP) ajudamos com recursos, caminhões-pipas, tubulações, engenharia. E Itu (SP), foi liberado 20 caminhões-pipa e estamos mandando também água da Sabesp, apesar de ser um serviço da prefeitura”, diz Alckmin.
De acordo com nota do Palácio dos Bandeirantes, no início da tarde desta quinta-feira, "embora o abastecimento de água na cidade seja responsabilidade de uma empresa privada, sob gestão do município, é atribuição da Defesa Civil atuar nesse tipo de situação para atender a população da cidade". O contrato emergencial, no valor de R$ 2 milhões, vai durar 30 dias e será prorrogado se houver necessidade.


A Defesa Civil também comprou sete caixas flexíveis que serão espalhadas pela cidade. As caixas funcionarão como postos de distribuição de água. A decisão foi tomada na manhã de quinta-feira após reunião entre secretário da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel José Roberto de Oliveira, e o prefeito de Itu, Antônio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze). A  Sabesp também enviou um engenheiro da empresa para dar consultoria aos técnicos da empresa privada responsável pelo abastecimento na cidade.
Na quinta-feira (22), o Procurador Geral da Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, solicitou informações da Prefeitura de Itu (SP) e da concessionária responsável pelo abastecimento de água na cidade, a Águas de Itu, sobre o abastecimento de água na cidade depois que recebeu a visita de dois parlamentares eleitos pela região.

O deputado federal José Olímpio e o deputado estadual Rodrigo Morais pediram a intervenção estadual na cidade por conta dos problemas envolvendo a falta de água. Durante reunião realizada nesta manhã na Promotoria, em São Paulo, os parlamentares levaram ofícios, que já foram protocolados no Ministério Público de Itu.
Além da intervenção, os deputados também pedem a tarifa zero na conta de água. Há quase nove meses, os moradores de Itu sofrem com a falta de abastecimento de água, já que a estiagem prolongada fez baixar o nível dos manaciais.
A reunião durou uma hora e meia. A assessoria de imprensa do Procurador Geral de São Paulo não divulgou o conteúdo do encontro e nem as medidas que o órgão irá adotar, mas confirmou que houve a conversa com os deputados. Os parlamentares contaram que o procurador quer uma solução rápida e negociada, para levar água até as torneiras.


Justiça condena a 36 anos de prisão padrasto acusado de matar criança


A Justiça condenou a 36 anos de prisão o padrasto acusado de matar o enteado de 2 anos porque o menino não parava de chorar. O júri popular do padrasto foi realizado na Câmara Municipal de Potirendaba (SP) nesta quinta-feira (23). O crime aconteceu em 2012, em Nova Itapirema, distrito de Nova Aliança (SP).  O advogado de defesa do réu já entrou com pedido de recurso.
O réu foi a júri popular e chegou a Câmara escoltado pela Polícia Militar. Ele veio do presídio de Andradina (SP) onde aguardava o julgamento desde o dia da morte do enteado. O julgamento estava previsto para começar às 13h, mas por falta de energia na Câmara, o júri começou atrasado em uma hora e durou menos de três horas. O promotor dispensou as testemunhas de acusação e apenas as testemunhas de defesa prestaram depoimento.

O caso chocou a região e deixou os moradores revoltados. O homem teria confessado o crime e alegou que a criança chorava demais, por isso, bateu sua cabeça contra uma parede. A família suspeitava que as agressões acontecessem há meses.
A criança teria morrido depois de ter sido espancada e abusada sexualmente pelo padrasto, de 22 anos. Os dois estavam sozinhos em casa no momento da agressão, enquanto a mãe da criança trabalhava fora. O acusado foi preso em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil. A mãe também foi detida na época, prestou depoimento, foi liberada, mas perdeu a guarda definitiva de outro filho, hoje com cinco anos.



Os 80 indiciados por ataques em SC já passaram por presídios, diz polícia



A Polícia Civil informou que os 80 indiciados por envolvimento na terceira onda de ataques em Santa Catarina já tiveram passagens pelo sistema carcerário do estado e do país. Segundo o delegado da Divisão de Repressão ao Crime Organizado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Procópio Silveira Neto, alguns tiveram participação nos dois atentados anteriores. Além disso, entre os indiciados e suspeitos de ordenar os ataques estão detentos da Penitenciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Eles serão responsabilizados pelos crimes de participação em organização criminosa e associação ao tráfico


Para Silveira Neto, os órgãos de segurança pública têm conhecimento que a origem do problema está no sistema prisional. "Temos conhecimento de onde se encontra o problema e o que fazer para resolvê-lo, só que a origem dele foge ao nosso âmbito de atribuição. A gente tem que resolver o problema na segurança, mas a origem dele está em outro lugar", comentou ele.

"A maioria das pessoas que praticaram os ataques foi identificada. Boa parte estava dentro do sistema prisional, boa parte foi presa durante o procedimento de investigação e alguns ainda se encontram soltos. Alguns, não só já tiveram participação nas outras investigações, como também foram condenados por atuar em organização criminosa", acrescentou.
Os ataques em Santa Catarina começaram no último dia 26 de setembro. Três novos atentados na noite de terça (21) interromperam o período de quase uma semana sem este tipo de ocorrência no estado. Com isso, o número de ataques subiu para 113, de acordo com a PM em relatório divulgado na manhã desta quarta (22).

O inquérito policial foi entregue à Justiça nesta quinta-feira (23). As investigações foram concluídas na quarta (22). A Deic apurou a participação de uma organização criminosa do estado nos atentados, enquanto que as ocorrências pontuais eram averiguadas pelas delegacias das cidades onde eram registrados os casos. As investigações ocorreram de forma integrada entre os setores de inteligência das polícias Civil e Militar.
"Temos um grupo de monitoramento de inteligência que envolve todas as forças de segurança pública, inclusive até nível federal. No momento que surge a necessidade de tomar uma medida mais enérgica, como a que foi tomada, a gente já tem mapeado onde estão as pessoas e como vamos agir. Isso facilita e faz-se a conclusão do inquérito com muito mais rapidez", disse o delegado.



Justiça condena pai que engravidou a filha sete vezes em Riachão, MA

O homem identificado como Martins da Conceição foi condenado à pena de 32 anos e seis meses de prisão, por estupro contra a própria filha,desde quando ela tinha menos de 14 anos. De acordo com a sentença, ele teria sete filhos com ela. Maria da Conceição Rodrigues, esposa de Martins, foi absolvida das acusações.
Conforme denúncia do Ministério Público, Martins abusou da filha com uso de violência física e psicológica e grave ameaça, de forma livre e consciente. A menina também teria sido sequestrada e submetida a cárcere privado, além de maus tratos. As mesmas condições foram impostas aos filhos-netos.
De acordo com o MP, os fatos só vieram a público por causa de uma denúncia anônima feita ao Conselho Tutelar de que na fazenda Ipanema, em Riachão, havia um pai que abusava sexualmente de sua própria filha há vários anos e, inclusive, com ela já teria sete filhos, o que foi imediatamente comunicado à autoridade policial.
A polícia e o conselho tutelar foram até o endereço da denúncia, que é distante, quase inacessível. No local, foi constatada a situação de extrema pobreza, com crianças privadas de saúde, educação, moradia e dos demais direitos necessários ao desenvolvimento. A vítima, mãe das crianças, também estava no local, além de sua mãe, também denunciada, Maria Rodrigues da Silva. Todos foram conduzidos até a delegacia de polícia.
Conforme a denúncia, embora muito temerosa em um primeiro depoimento, a vítima contou a situação de penúria e de total desconhecimento e contato com o mundo exterior. Demonstrando muito medo, fragilidade emocional e temor em tocar no assunto, ela acabou revelando que o primeiro homem que a abusou sexualmente foi seu tio, atualmente falecido, e depois Martins da Conceição. Desde então, ela afirmou que vem sendo abusada sexualmente pelo próprio pai e confirmou que ele é o genitor de seus sete filhos.
"(...) Do seu modo, interrogado em sede policial, o denunciado Martins da Conceição, friamente confessou que abusou sexualmente de sua filha desde criança e as relações sexuais que mantinha com ela durante todo esse tempo resultaram no nascimento de 7 (sete) crianças, tendo a vítima engravidado pela primeira vez quando tinha apenas 15 (quinze) anos de idade. Igualmente, confessou que sempre privou a vítima e seus filhos/netos de liberdade, alimentação, saúde, educação e moradia digna, e que a segunda denunciada tinha plena consciência de todas as condutas delituosas praticadas por ele (...)", destaca a denúncia.
Martins da Conceição foi condenado à pena de 25 anos de reclusão, aplicada ao crime de estupro continuado, mais a pena de 7 anos e seis meses de prisão relativos aos crimes de seqüestro e cárcere privado, resultando em pena total de 32 anos e seis meses de prisão. A pena deve ser cumprida em regime fechado, na Penitenciária de Balsas.
Em virtude da grave situação de saúde de Martins da Conceição, atualmente agraciado pela substituição da prisão preventiva por cautelar de prisão domiciliar, o processado poderá apelar em liberdade.




Polícia indicia missionário por morte de jovem afogado em batismo no RS


A polícia indiciou nesta quinta-feira (23) por homicídio culposo o missionário suspeito de ser o responsável pela morte de um adolescente de 15 anos durante uma cerimônia de batismo em Restinga Seca, na Região Central do Rio Grande do Sul. O corpo de Rafael Carvalho foi encontrado por pescadores quatro dias depois de o jovem desaparecer em um ritual religioso da Igreja Evangélica Senhor Jesus Cristo, realizado em 19 de setembro às margens do Rio Jacuí.
A delegada Elisabete Shimomura, responsável pelo caso, concluiu que o religioso foi imprudente, o que resultou na morte do adolescente. Foram ouvidas sete testemunhas que estavam no local, familiares do menino e os responsáveis pela igreja a que pertencia o missionário.
Em depoimento à polícia, a mãe da vítima disse que não sabia que o filho seria batizado, mas apenas sua filha participaria da cerimônia. O missionário que realizava a cerimônia também falou com a polícia em setembro, sendo em seguida liberado. O pastor responsável pela igreja também deu esclarecimentos e disse não saber que o batismo seria feito no local.
O jovem foi enterrado no dia 24 de setembro no túmulo que ajudou o pai a construir. "Sempre achei que eu ia morrer e eles iam me enterrar. Quando nós fizemos aquele buraco, ele me disse 'pai faz um para mim junto'. E eu disse 'não filho, vocês vão enterrar nós. Olha a crueldade da vida", declarou o pai Idelmar Carvalho, na ocasião.



Idoso compra celulares pela internet e recebe coco e refrigerante na Paraíba


Um idoso de 70 anos, tentado pela oferta de celulares iPhone 6 em promoção em um site de compras, resolveu efetivar a compra com um depósito de R$ 8 mil e o parcelamento de outros R$ 10 mil referentes a dez aparelhos. Mas a surpresa veio com a chegada da caixa do Sedex: no lugar dos celulares, havia um coco verde e uma garrafa de refrigerante de 1,5 litros. O caso foi parar na 12ª Delegacia Distrital e a Delegacia das Defraudações de João Pessoa.
Na manhã desta quinta-feira (23), a vítima foi à Delegacia das Defraudações prestar depoimento e dar mais subsídios ao delegado sobre o caso. De acordo com o depoimento da vítima à polícia, toda a negociação foi feita por um neto dele, de 17 anos, que encontrou os produtos à venda e motivou o avô a fazer a compra.

Segundo o delegado encarregado do caso, Lucas Sá, a compra foi efetivada no site de classificados online OLX no dia 16 de outubro e quatro dias depois chegou pelo Sedex a caixa contendo o coco e a garrafa. Não há informações sobre a razão da compra deste número de aparelhos. Cada aparelho foi oferecido por R$ 1,8 mil, quando o preço médio é R$ 3 mil.
Por meio da assessoria de imprensa o site OLX informou que "não participa nem interfere nas negociações realizadas no site, pois é uma plataforma de classificados online gratuita que possibilita a negociação direta entre vendedores e compradores". A empresa informou ainda que está à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário e que preza pela segurança dos usuários.
Lucas Sá confirmou que vai enviar uma cópia do processo para a Polinter do Rio de Janeiro para que a Polícia Civil investigue, já que a conta bancária do beneficiário é do estado fluminense. “A fraude pela internet foi consumada no Rio de Janeiro e a conta bancária do beneficiário é daquele estado, por isso, o procedimento criminal vai ocorrer lá. No entanto, o processo civil vai transcorrer aqui na Paraíba, onde a vítima mora”, frisou.
O delegado também explicou que a polícia tem o número pelo qual a vítima trocou mensagens com o possível responsável pela venda. “No depoimento, a vítima nos deu elementos mais consistentes sobre a compra e onde possivelmente ocorreu. Ao constatar que não tinha recebido os objetos comprados, ele tentou contato com o responsável pela venda, mas foi bloqueado do aplicativo de troca de mensagens por celular”, frisou.



Mais de 100 pacientes aguardam por cirurgia ortopédica no PS de Cuiabá


Cento e cinco pessoas aguardam por uma cirurgia ortopédica no Pronto-Socorro de Cuiabá, sendo 68 casos considerados de emergência. Alguns pacientes estão à espera da operação há mais de 30 dias. Superlotada, a unidade de saúde abriga, nos corredores, 39 pessoas em macas improvisadas. No total, há 228 internados, sendo 105 do interior do estado. 
O pedreiro Augustinho Ribeiro de Souza tem um irmão que está internado no PS da capital há 32 dias. Os dois moram em São Félix do Araguaia, a 1.159 km da capital. “A gente só teve um começo de tratamento, mas não deram conta e encaminharam a gente pra cá pra Cuiabá. [Se ficasse lá] Corria o risco de perder a perna”, relatou.

A transferência do município a Cuiabá foi feita por avião, paga pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Cuiabá, foram realizadas cirurgias na canela, joelho e tornozelo. Mas o procedimento cirúrgico no fêmur, quebrado em quatro partes, ainda não foi realizado. “A posição que eles tinham dado era pro dia 16 de janeiro de 2015. Daí eu fui na assistente social e eles anteciparam pro dia 4 de novembro”, contou Souza.

O secretário de Saúde de Cuiabá reconhece o problema da lotação. E diz que o número de acidentes tem crescido. “A cada 1h40, nós temos um paciente entrando aqui vítima de algum acidente ortopédico. A única forma de desafogarmos o atendimento de Cuiabá é melhorar primeiro a estrutura do interior do estado ”, disse Werley Silva Peres.
A Secretaria estadual de Saúde (SES) informou que as cirurgias ortopédicas já são realizadas em unidades referências no estado, pra poder atender o interior. Hoje, são mil cirurgias por mês, só nos hospitais próprios do estado.
“Algumas situações de alta complexidade, o paciente, o fluxo é pra capital sim. O município recebe por isso, o seu teto financeiro é composto com recursos de municípios de todo o estado. Então, a questão da pactuação é pactuária e decidida com todos os secretários municipais”, disse Huark Correa, secretário-adjunto da SES.






Comentários

Postagens mais visitadas