GIRO DE NOTICIAS






Ciclone Hudhud deixa três mortos e 370 mil desabrigados na Índia


O ciclone Hudhud provocou pelo menos três mortes e muitos danos materiais neste domingo (12) na costa leste da Índia, onde mais de 370.000 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas.
Hudhud, considerado um 'ciclone extremo', atingiu às 11h30 (3h de Brasília) o estado de Andhra Pradesh (sudeste), com ventos de até 200 km/h, segundo a Agência de Meteorologia Indiana (IMD).
'Três pessoas morreram esta manhã', disse Natrajan Prakasam, funcionário do serviço de gestão de catástrofes de Andhra Pradesh.
Duas pessoas morreram na queda de árvores e uma terceira no desabamento de um muro, segundo Prakasam.
O ciclone deve afetar nas próximas horas o estado vizinho de Orissa.
A Marinha indiana anunciou em um comunicado que os navios estão posicionados na costa com médicos, botes infláveis, helicópteros e material de socorro.
A costa leste da Índia e de Bangladesh sofre com a temporada de ciclones, que vai de abril a novembro.
No Japão, o tufão Vongfong seguia neste domingo para as principais ilhas do país, depois de ter deixado 23 feridos no sul do arquipélago.
O Vongfong atingiu as ilhas de Okinawa (sul) durante o fim de semana, antes de avançar para as ilhas de Kyushu e Hunshu, onde deve chegar na manhã de segunda-feira, de acordo com a agência meteorológica japonesa.



Putin ordena retirada das tropas russas da fronteira com a Ucrânia


O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou ao ministro da Defensa a retirada das tropas da fronteira com a Ucrânia, informou o Kremlin, poucos dias antes de uma reunião com o presidente ucraniano.
'O chefe de Estado determinou ao ministro da Defesa que comece a transportar as tropas de volta para suas bases permanentes', anunciou o Kremlin.
A ordem envolve 17.600 soldados, que participaram em manobras militares na região de Rostov, na fronteira com a Ucrânia.
O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, recebeu a ordem depois de informar sobre o fim do treinamento de verão no distrito militar do sul, informou o Kremlin.
A reunião entre Putin e o ministro da Defesa aconteceu depois que o chefe de Estado participou em um encontro do Conselho de Segurança Nacional.
Putin se reunirá com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, na próxima sexta-feira em Milão, à margem de um fórum Ásia-Europa.
Poroshenko afirmou que os dois abordarão a frágil trégua estabelecida no mês passado entre Kiev e os separatistas pró-Rússia do leste do país.



Seis escolas são queimadas no sul da Tailândia


Seis escolas foram total ou parcialmente destruídas no sul da Tailândia devido a incêndios criminosos, segundo a polícia, provocados por supostos integrantes da insurgência muçulmana, informou neste domingo (12).
Os ataques ocorreram de madrugada em cinco escolas do distrito de Thung Yang Daeng e em outro do distrito de Mayo, todos eles na província de Pattani.
Cinco colégios ficaram totalmente destruídos e tiveram que suspender as aulas. Uma escola escapou da destruição toal depois que moradores conseguiram apagar o fogo, segundo o jornal "The Nation".
Cerca de 6.000 pessoas morreram pela violência nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat desde que o movimento separatista islâmico aumentou sua atividade em janeiro de 2004.
Os atentados com armas leves e explosivos e os assassinatos se repetem quase diariamente nesta região de maioria muçulmana e etnia malaia, apesar do desdobramento de cerca de 40 mil integrantes das forças de segurança e a vigência do estado de exceção.
Escolas e professores são alvos frequentes dos insurgentes, que os consideram instrumentos ao serviço da maioria budista da Tailândia.
Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país, e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Patani, anexado pela Tailândia há um século.



Chile reforça monitoramento de vulcão por aumento de atividade


O Chile reforçou o monitoramento do vulcão Copahue, localizado na fronteira com a Argentina, devido ao aumento da atividade vulcânica - mas a região ainda não precisou ser esvaziada.
"O monitoramento técnico está nas mãos do Observatório Vulcanológico do Sul e é permanente. Esse monitoramento será reforçado", disse neste domingo (12) Gilda Grandón, diretora da Oficina Nacional de Emergência (Onemi) da região de Biobío, a 520 km ao sul de Santiago.
Grandón explicou ainda que sobrevoos serão realizados sobre o Copahue para complementar a informação passada pelas câmeras instaladas ao redor do vulcão de cerca de 2.967 metros de altura, compartilhado por Chile e Argentina.
No sábado (11) foi registrado um aumento da nuvem de cinzas do Copahue, que chegou a 3,6 mil metros de altura e uma cor "cinza escura que evidencia a presença de material particulado, somado a uma sequência de tremores adicionais", indicou um informe do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), que determinou elevar o alerta de amarelo para "alerta laranja técnico".
A Onemi determinou manter o alerta amarelo e descartou até o momento realizar evacuações da população, já que a fumaça e as cinzas não causaram maiores problemas em função do vento, explicou Grandón.
Em maio de 2013, Chile e Argentina decretaram alerta vermelho e a evacuação de cerca de 3 mil pessoas em ambos os países para prevenir contra uma eventual erupção do Copahue.
Após o episódio, Onemi e o Sernagemoin mantêm em alerta amarelo a zona do vulcão desde junho de 2013.






Primeiro resultado de suspeita de contaminação por africano deu negativo.
Nova amostra será colhida domingo e resultado do teste sairá segunda (13).


O Ministério da Saúde não vai desmobilizar o protocolo de prevenção contra o ebola até que a segunda amostra de sangue do paciente Souleymane Bah, suspeito de ter sido contaminado pelo vírus, seja analisada e seu resultado divulgado na segunda-feira (13). A informação foi repassada neste sábado (11) pelo ministro Arthur Chioro, em Brasília.
Mais cedo, o governo divulgou que o paciente com suspeita de ebola não está contaminado. A confirmação deve ocorrer depois que o segundo exame comprovar a ausência do vírus.
“Como o primeiro resultado deu negativo, nossa expectativa é que o próximo também dê”, disse Chioro. A segunda amostra será colhida neste domingo e enviada ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, responsável pelo primeiro teste.
O estado clínico de Bah, de 47 anos, é considerado estável e não houve manifestação de sintomas. O guineano está em "isolamento total" no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ). Ele poderá ter alta segunda, caso o exame dê negativo.
O protocolo citado pelo ministro significa manter o paciente isolado e monitorar quem teve contato com ele. O aparato será desarticulado se o novo teste não der positivo.



Suspeito de assalto morre após ser espancado por grupo em Salvador


Um homem suspeito de assalto morreu após ter sido espancado por populares no bairro do Pau Miudo, em Salvador, na tarde deste sábado (11), segundo informações da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Liberdade).
O crime aconteceu na Rua Eufrosina Miranda, por volta das 13h40. Outro homem apontado como comparsa da vítima também foi espancado por moradores.
De acordo com a 37ª CIPM, os policiais chegaram ao local e já encontraram os dois suspeitos feridos. Os próprios policiais socorreram as vítimas até Hospital Ernesto Simões Filho, no Pau Miúdo.
Um deles, no entanto, morreu antes de chegar à unidade de saúde. O outro foi levado com ferimentos graves. Não há informações sobre o estado de saúde dele.
Os policiais da 37ª CIPM não conseguiram identificar os autores do linchamento. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Padre morto era extorquido e trocou mensagens com suspeito, diz polícia


O delegado Marcelo Sansão, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), disse, em coletiva à imprensa na tarde deste sábado (11), que o padre Francisco Carlos de Souza, achado morto no bairro de Stella Mares, em Salvador, foi extorquido por três meses por Robson de Souza Oliveira, 26, conhecido como "Tito". Ele e André do Amaral, 28 anos, o "Andrezinho", suspeitos de envolvimento no crime, foram presos na cidade de Igrapiúna, na sexta-feira (11), e já foram transferidos para Salvador.
Segundo Sansão, o suspeito teria reclamado quando o padre começou a negar a entrega do dinheiro. "Os autores tentavam forçar novos valores, valores mais altos. Houve a negativa e, consequentemente, o crime foi realizado", afirmou o delegado. Uma terceira pessoa suspeita está foragida. A polícia relata que o celular da vítima, achado no local do crime, tem registros de mensagens e ligações entre o sacerdote e um dos suspeitos.


O delegado acrescenta que o pároco fez diversos saques bancários antes do crime. O tipo de relação que eles mantinham, no entanto, não foi informada. Momentos antes de ser morto, o religioso foi visto correndo por uma avenida pedindo socorro. "A praia estava deserta, não teve como ter sucesso no pedido de socorro. O primeiro golpe foi perpetrado pelo André, mas uma permanência maior do Robson do cenário após a saída do André do local", detalhou.




Mulher atropela seis pessoas durante festa e depois foge em Cubatão


Seis pessoas foram atropeladas por uma mulher em Cubatão (SP), na madrugada deste domingo (12). Segundo informações de testemunhas e da polícia, duas pessoas permanecem internadas após o incidente.
Segundo Jonathan André Rocha, de 26 anos, as pessoas estavam em uma festa, no bairro Vila Natal. "Estávamos na calçada, em uma festa de aniversário, quando um carro em alta velocidade passou pelo local e atropelou todo mundo, o susto foi muito grande", explica.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, outros dois carros também foram atingidos após o acidente. A suspeita do atropelamento abandonou o veículo que dirigia fugiu sem prestar socorro. Revoltados, moradores apedrejaram o carro.
A ocorrência foi registrada na Delegacia Sede de Cubatão como lesão corporal culposa e fuga de local do acidente. As seis vítimas foram encaminhadas ao Pronto Socorro Municipal, sendo que duas delas ainda permanecem internadas.


Homem é preso após cair de moto e fugir com carro do resgate em Jundiaí


Um rapaz de 25 anos foi preso depois de furtar uma caminhonete da concessionária AutoBAn, que administra o sistema Anhanguera-Bandeirantes, e provocar uma série de acidentes na madrugada deste domingo (12), em Jundiaí (SP). 

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o cobrador Adilson Ribeiro Coelho trafegava de moto pela Rodovia dos Bandeirantes, no sentido interior, quando sofreu um acidente na altura do quilômetro 47. Equipes de resgate da concessionária foram acionadas para prestar socorro à vítima.
O policial que atendia a ocorrência relata que, enquanto checava os dados pessoais do motociclista, ele saiu correndo da ambulância, entrou em uma caminhonete da AutoBAn e fugiu pela rodovia, sendo seguido por viaturas da Polícia Rodoviária.
Um quilômetro depois, o cobrador bateu em um veículo, mas continuou a fuga. Na altura do quilômetro 50 o rapaz atravessou o canteiro central e passou a fugir na outra pista, no sentido capital. O cobrador chegou a atingir outro carro e só parou cerca de cinco quilômetros depois, quando capotou.

Ferido, o rapaz foi atendido no hospital São Vicente de Paula, em Jundiaí. Ele passou pelo teste do bafômetro, que não acusou a ingestão de álcool.
Segundo a polícia, o rapaz disse que tentou fugir porque tinha usado drogas e não queria ser preso. O delegado estipulou uma fiança de cinco salários mínimos, que não foi paga. O cobrador foi levado ao centro de triagem de Campo Limpo Paulista.
Os outros motoristas envolvidos nos acidentes provocados pelo motociclista não ficaram feridos.


Clientes da TIM em 6 regiões de SP ficam sem sinal após pane


Clientes da operadora de celular TIM estavam sem sinal neste domingo (12), após uma queda de energia nas proximidades do polo tecnológico da empresa, em Santo André, no ABC. Por conta do problema, os usuários dos DDDs 11, 13, 14, 15, 16 e 18 enfrentavam dificuldades para efetuar e receber chamadas e também para acessar a internet.
A TIM informou que a pane começou por volta das 10h. O desligamento inesperado de subestações de energia na região metropolitana de São Paulo prejudicou o funcionamento de equipamentos e do centro de alta tecnologia que atende à demanda de processamento de dados e sustentação dos sistemas internos da empresa.
O site da operadora, assim como algumas das centrais de atendimento, também foram afetados e estavam foram do ar neste domingo. Por meio de nota, a TIM afirmou que equipes de manutenção trabalhavam no local para reestabelecer o sinal e os serviços o mais rápido possível. Até as 16h o problema ainda persistia.
Ao todo, a área dos DDDs afetados concentra mais de 650 municípios. Além da capital paulista, estão entre eles: Santos, Bauru, Marília, Sorocaba, Jundiaí, Itapetininga, Suzano, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Franca, Araçatuba, São Carlos e Araraquara.




Ônibus com crianças cai de ponte e deixa morto e feridos no Sul de MG


Pelo menos uma criança morreu e outras 24 ficaram feridas após um acidente com um ônibus da Prefeitura de Ibituruna (MG) na manhã deste domingo (12), que iria para um passeio comemorativo ao Dia das Crianças. Segundo a Polícia Militar, a vítima fatal é um garoto de 8 anos, cujo nome ainda não foi informado. Ele e as outras crianças iriam para o “Passeio Ciclístico da Serra Negra”, que acontece anualmente na zona rural do município, quando o veículo caiu de uma ponte de aproximadamente 6 metros e foi parar dentro de um rio.
As crianças feridas foram levadas para hospitais da região pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros. Uma criança gravemente ferida precisou ser transferida de helicóptero do Hospital de Nazareno (MG) para um hospital em Belo Horizonte (MG) e três pacientes aguardam transferência para o Hospital de São João Del Rei (MG).
Um adolescente de 14 anos e o avô de uma das crianças, Geraldo Messias, de 68 anos, conhecido como Dico,  foram atendidos e encaminhados ao Hospital de São João Del Rei, onde estão internados em observação, mas não correm risco de morte. 
O motorista do ônibus ficou gravemente ferido e foi removido para um hospital na capital mineira. O vereador de Ibituruna José Nogueira da Silva (PP), de 43 anos, também estava no ônibus e fraturou um braço. Ele foi levado para o Hospital de São João Del Rei.
Dois pacientes que tiveram ferimentos leves devem pernanecer internados no Hospital de Nazareno, sem previsão de alta. Uma criança foi atendida, medicada e já recebeu alta. No Hospital de Bom Sucesso, 19 crianças foram atendidas  medicadas e liberadas.
A perícia da Polícia Civil foi chamada até o local do acidente e ainda não há informações sobre as causas do acidente. O ônibus foi removido pela prefeitura da cidade.


Vítima estava embriagada e foi socorrida após 4h em Carmo de Minas.
Ele precisou ser resgatado pela rede pluvial que mede 15 metros.


O trabalhador rural Diego de Oliveira, de 29 anos, passou por um susto na madrugada deste sábado (11) em Carmo de Minas (MG). Ele e um amigo estavam embriagados e retornavam para casa a pé às margens da BR-460, quando caiu em um bueiro de cinco metros de profundidade. Ele foi resgatado pelos bombeiros após 4h preso na tubulação.
Diego conta que ele e o amigo Lucas Alves Queiroz haviam bebido uma garrafa de pinga e decidiram parar para descansar. Eles sentaram em uma mureta e pegaram no sono. Foi quando Diego se desequilibrou e caiu no bueiro.

“Quando eu vi já estava lá em baixo, sentindo muita dor no corpo inteiro”, conta o trabalhador. Lucas afirma que estranhou quando acordou e não viu o amigo. “Acordei, não vi ele do lado e achei que ele tivesse ido embora. Daí escutei um gemido e vi que ele estava dentro do buraco”, diz.
Os bombeiros tiveram que resgatar Diego pela rede pluvial, que mede 15 metros de comprimento. Ele foi imobilizado, colocado em uma maca e retirado pelas manilhas. Apesar do susto, ele teve apenas arranhões nos braços e nas costas.
Depois do ocorrido, Diego prometeu ficar longe da bebida. “Eu não vou beber mais, parei com a pinga”, afirma.



PM registra mais dois atentados em SC; foram alvos Araranguá e Lages


Santa Catarina registrou mais dois atentados na madrugada deste domingo (12): no Sul do estado e na região da Serra. Com esses ataques, subiu para 108 o número de casos confirmados desde o último dia 26 de setembro, conforme relatório da Polícia Militar atualizado às 9h desta manhã. Ninguém saiu ferido.
Em Araranguá, no Sul, houve uma tentativa de incêndio por volta das 2h28 no pátio de uma empresa que realiza serviços para a PM do município. Segundo a polícia, um Golf escapou do local e deixou um galão de gasolina em chamas, que foi apagado por um funcionário do estabelecimento. A PM informou ainda que os criminosos derramaram combustível em algumas motocicletas apreendidas, mas o fogo não se espalhou.
Quase uma hora antes, por volta das 1h36, em Lages, na Serra, suspeitos passaram num Uno branco e jogaram um coquetel molotov na casa de um agente prisional no bairro Conte. Conforme a polícia, a garrafa quebrou, mas não chegou a pegar fogo.
Até a manhã deste domingo (12), foram realizadas 24 apreensões de materiais suspeitos, totalizando 130 ocorrências relacionadas a terceira onda de atentados em Santa Catarina. A PM também prendeu 58 pessoas e apreendeu 18 adolescentes. Além disso, um agente prisional aposentado foi assassinado na frente de casa e dois suspeitos mortos em confronto.


CIDADESNº DE ATAQUES
Agrolândia1
Araranguá2
Balneário Camboriú1
Balneário Piçarras1
Balneário Rincão1
Biguaçu1
Blumenau5
Camboriú3
Campos Novos2
Chapecó3
Criciúma4
Florianópolis18
Gaspar2
Governador Celso Ramos1
Guaramirim1
Imbituba1
Itajaí5
Itapema3
Ituporanga1
Joinville9
Lages4
Laguna3
Navegantes3
Palhoça10
Penha1
Rio do Sul2
São Bento do Sul1
São Francisco do Sul2
São José6
Tijucas2
Tubarão6
TOTAL106






Homem sofre parada cardíaca e morre durante meia maratona em MS


Um homem de 30 anos sofreu um parada cardiorrespiratória fulminante e morreu durante a prova dos 21 quilômetros da meia maratona Volta das Nações, em Campo Grande, na manhã deste domingo (12).
A vítima, Juliano Batista, veio junto com o irmão, Reinaldo Francisco da Silva, de Várzea Grande, em Mato Grosso, para participar da corrida de rua. Ele estava descendo a avenida Hiroshima, a pouco mais de um quilômetro da linha de chegada da prova, quando sofreu a parada cardiorrespiratória.

Assim que começou a passar mal, a organização acionou a ambulância do evento, que prestou os primeiros atendimentos, sendo o trabalho em seguida realizado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O homem chegou a ser entubado durante a tentativa de reanimação, mas ele não resistiu e morreu no local.
O irmão da vitima, também atleta, chegou ao local logo depois de Batista começar a passar mal. Ele ficou muito abalado com a morte.










Comentários

Postagens mais visitadas