CAMPEONATOS ESTADUAIS
O Morumbi recebeu apenas 9.226 torcedores na tarde desse domingo, viveu um protesto fúnebre antes da bola rolar e teve um São Paulo melancólico durante toda a primeira etapa do duelo contra o Red Bull Brasil. Tudo mudou com a entrada de Valdívia, aos 19 minutos da etapa final, depois dos poucos presentes nas arquibancadas tanto insistirem. O meia-atacante mexeu com o jogo e foi fundamental para a vitória de virada por 3 a 1 do Tricolor.
O resultado garantiu a equipe são-paulina na liderança do grupo B do Campeonato Paulista, com 17 pontos, dois a mais que o São Caetano. Por isso, o Azulão terá de enfrentar o São Paulo como mandante no próximo fim de semana, quando as quartas de final serão abertas, enquanto o Tricolor, no meio de semana seguinte, jogará em casa para definir a vaga às semifinais.
Neste domingo o Palmeiras demonstrou a força de seu elenco. Mais uma vez atuando com uma equipe quase toda reserva, o Verdão venceu o Ituano por 3 a 0, com dois gols de Gustavo Scarpa, que fez seus primeiros pelo clube, e outro do garoto Fernando, também inédito. O resultado garantiu o Verdão como primeiro colocado geral do Campeonato Paulista após o final da fase de grupos do Estadual.
O Corinthians encerrou a sua participação na fase de grupos do Campeonato Paulista com uma vitória por 2 a 0 sobe o Botafogo-SP, com um gol de cabeça do zagueiro Henrique e outro de cobertura do volante Gabriel, na tarde deste domingo, em Ribeirão Preto. O resultado deixou o time de Fábio Carille na segunda posição geral do Estadual.
Com 23 pontos ganhos, na liderança do grupo A, o Corinthians só teve campanha inferior à do rival Palmeiras, que somou 26 no C. O Botafogo-SP computou 16 na chave D e também se classificou à etapa de mata-mata
O adversário do Corinthians nas quartas de final será o Bragantino, que somou os mesmos 17 pontos do Ituano, mas computou um gol de saldo a mais. O primeiro jogo será disputado provavelmente no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, com a volta marcada para Itaquera.
Já o Botafogo-SP terá outro grande clube alvinegro pela frente. Jogará contra o Santos, primeiro como mandante e depois visitante, na expectativa de surpreender e alcançar as semifinais.
Antes de se preocupar com a sequência do Campeonato Paulista, contudo, o Corinthians voltará as suas atenções à Copa Libertadores da América. Na noite de quarta-feira, receberá o Deportivo Lara, da Venezuela, na Zona Leste de São Paulo.
Com time reserva, o Santos perdeu para o eliminado São Bento por 3 a 1 neste domingo, na Vila Belmiro. O Peixe marcou com Arthur Gomes. Marcelo Cordeiro, Lúcio Flávio e Fábio Bahia fizeram para a equipe de Sorocaba.
No primeiro tempo, o alvinegro teve a bola nos pés, mas pouco assustou. A emoção ficou para os minutos finais. Robson Bambu cometeu pênalti em Everaldo. Marcelo Cordeiro converteu, aos 43′. Segundos depois, Arthur Gomes cavou pênalti e botou para as redes.
Na segunda etapa, em jogo mais aberto, o alvinegro criou mais, esbarrou no goleiro Rodrigo Viana, e viu o São Bento surpreender. Lucas Farias arrancou pela direita e cruzou, Luiz Felipe falhou e Lúcio Flávio empurrou. Desentrosado, o Santos não teve forças para reagir e ainda viu o São Bento fazer o terceiro após Vladimir subir para o escanteio nos acréscimos e deixar o gol vazio.
O Peixe termina a primeira fase do Paulistão como líder do Grupo D, com 18 pontos, e o quarto no geral, atrás de Palmeiras, Corinthians e Novorizontino. O alvinegro enfrentará o Botafogo nas quartas de final do Campeonato Paulista. O Santos decidirá em casa, provavelmente no Pacaembu.
O Botafogo foi a Volta Redonda neste domingo para encarar o time da cidade do Aço pela quinta rodada da Taça Rio, mas apesar de dominar amplamente o confronto, retornou ao Rio de Janeiro com um empate amargo em 1 a 1. O Voltaço abriu o placar com Mauro Gabriel, e o Bota emaptou com Igor Rabello.
Com o empate, o Fogão perdeu a oportunidade de ultrapassar a Portuguesa na classificação do grupo C da Taça Rio, segundo turno do Carioca. Os dois somam 10 pontos, mas a Lusa está na vice-liderança pelos critérios de desempate. Já o Voltaço consegue um ponto na luta contra o rebaixamento.
Na sexta e última rodada do segundo turno, o Botafogo não depende só de si para avançar à semifinal, e encara o Vasco no domingo. Já a Portuguesa pega o Flamengo.
O Fluminense recebeu o Nova Iguaçu na noite deste domingo no Maracanã e venceu por 2 a 1, com tranquilidade, a equipe com a pior campanha da Taça Rio, segundo turno do Carioca.
O Tricolor abriu o placar logo aos 11 com Pedro, e ampliou aos 18 com Reginaldo. O Nova Iguaçu descontou com Iuri Pimentel, aos 21 da segunda etapa.
Com a vitória, o Fluminense está garantido nas semifinais do Campeonato Estadual, e tem bem encaminhada a classificação para a disputa do título do segundo turno. A situação do Nova Iguaçu, entretanto é bem complicada. Na zona do rebaixamento, a equipe da Baixada Fluminense depende dos resultados da última rodada para escapar da degola.
Na sexta e última rodada da Taça Rio, no próximo domingo, o Fluminense fecha a Taça Rio em Macaé, enfrentando a Cabofriense no Moacyrzão. Já o Nova Iguaçu recebe o Macaé, no Laranjão.
O Cruzeiro entrou para cumprir tabela. Prova disso é que nem o técnico Mano Menezes viajou para Patrocínio, para o duelo entre Raposa e Patrocinense, na tarde deste domingo. O empate, por 1 a 1, em nada muda a situação do Cruzeiro na tabela final do Campeonato Mineiro.
A Raposa entrou em campo com a classificação garantida e a primeira fase assegurada. E isso permaneceu. Já para o clube de Patrocínio, o gol de Genesis, feito aos 40 minutos do segundo tempo, mudou muito: com a derrota a equipe estava fora, o tento deixou o time entre os classificados para a segunda fase do Campeonato Mineiro.
Foi um jogo morno. A primeira etapa foi praticamente um “jogo de amigos”. Na etapa final, mais movimentação, quando sairam os gols: Rafael Marques para a Raposa, Genesis para o time da casa.
O técnico Thiago Larghi precisava da vitória para garantir uma melhor posição ao término da primeira fase do Campeonato Mineiro. Mas, mesmo assim, entrou para a partida contra a Tombense com o time inteiro reserva, visando um time mais descansado no meio de semana, pela Copa do Brasil. Jogando melhor em todo tempo, o Atlético venceu a Tombense, por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Independência.
O Galo foi superior em todo o duelo. A equipe alvinegra foi mais criativa e teve mais possibilidades dentro do confronto. No segundo tempo, após marcar seu gol, o duelo acabou, com duas equipes conformadas em campo.
O Atlético entra em campo na quarta-feira, contra o Figueirense, no Independência, em decisão da Copa do Brasil.
O que aconteceu no Gre-Nal deste domingo talvez só tenha sido previsto pelos tricolores mais otimistas. Visitando o Internacional no Beira-Rio e precisando da vitória para não depender de mais ninguém para se classificar às quartas de final do Campeonato Gaúcho, o Grêmio não tomou conhecimento do arquirrival no primeiro tempo e com uma atuação brilhante de Luan saiu de campo com o importante triunfo por 2 a 1. O camisa 7 fez os dois gols do Grêmio. Já Rodrigo Dourado foi o responsável pelo desconto dos Colorados.
Iniciando a rodada na oitava colocação, os comandados de Renato Gaúcho tinham a difícil missão de conquistarem os três pontos não só para marcarem presença na próxima fase do Estadual, mas também para evitar um novo confronto com o Internacional já nas quartas de final da competição, já que havia grandes chances de o rival terminar em primeiro lugar. Desta maneira, coube a Luan chamar a responsabilidade para balançar as redes duas vezes e distribuir algumas assistências que resultaram em lances de perigo do Tricolor.
Apesar do triunfo, o Grêmio não conseguiu fugir do Inter nas quartas de final do Gauchão. Isso porque o Tricolor terminou em sexto lugar, com 16 pontos, e por conta da combinação de resultados desta última rodada, o Colorado acabou caindo para terceiro. Desta maneira, haverá dois novos “Gre-Nal” já na próxima fase da competição.
Neste domingo, o Figueirense recebeu o Avaí, no Orlando Scarpelli, pela 13ª rodada do Campeonato Catarinense. Os mandantes, aproveitando o apoio de seus torcedores, começaram em cima e tiveram um gol anulado e uma bola na trave antes dos quinze minutos. No lance seguinte, Jorge Henrique arriscou de muito longe e acertou o ângulo de Aranha, abrindo o placar. Ainda no primeiro tempo, Luanzinho agrediu Betinho e foi expulso direto, a decisão deixou todos os jogadores do Avaí indignados. A partir desse momento, começou uma confusão que paralisou o jogo por sete minutos e resultou na expulsão de ambos os técnicos. Com um jogador a mais durante toda a segunda etapa, o Figueirense não conseguiu transformar as oportunidades em gol e levou o castigo nos acréscimos. Em cobrança de escanteio, Zé Antônio marcou contra.
Com o resultado, o Figueira se manteve na segunda colocação com 27 pontos, três a menos que a líder Chapecoense. Já o Avaí segue na terceira colocação com 21 pontos e precisa tirar a diferença de seis pontos para o rival se quiser chegar à final do Catarinense, já que os dois primeiros colocados da primeira fase fazem a decisão.
O Figueirense volta aos gramados para enfrentar o Atlético-MG, na próxima quarta-feira, às 21h45, no Independência, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. A ida foi 1 a 0 para a equipe mineira. Já o Avaí joga contra o Fluminense, na Ressacada, pela mesma competição, mas na quinta-feira e às 21h30. A primeira partida foi 2 a 1 para a equipe catarinense.
O Clássico do Equilíbrio, realizado neste domingo às 17h (de Brasília), fechou a 13ª rodada do Campeonato Goiano e quem levou a melhor foi o Atlético-GO. No Serra Dourada, o placar foi de 1 a 0, com gol de falta de Tomas Bastos no início da segunda etapa, em partida bastante faltosa, com cinco jogadores expulsos. Com o resultado, o Dragão mantém viva a esperança de conseguir uma vaga para o mata-mata.
Já classificado para a semifinal, o Goiás, líder do grupo A com 24 pontos, perdeu seu goleiro na volta para o segundo tempo e viu o rival abrir o placar aos 7 minutos. As poucas investidas do Esmeraldino não foram suficientes e o Atlético-GO conseguiu manter a vantagem até o final, conseguindo alcançar a terceira posição do mesmo grupo, com 18 pontos.
O próximo compromisso do Goiás é pela Copa do Brasil, na quarta-feira (14), contra o Coritiba, fora de casa. Com agregado de 1 a 0, a equipe do técnico Hélio dos Anjos busca a classificação para a quarta fase da competição. Já o Atlético enfrentará o Anapolina, no próximo domingo, pela 14ª rodada do Campeonato Goiano.
O Remo venceu o Paysandu mais uma vez na temporada. Jogando na tarde deste domingo, no Estádio Mangueirão, em Belém, o Leão saiu vitorioso, a exemplo do primeiro Re-Pa do Campeonato Paraense, com o gol único do embate marcado pelo atacante Felipe Marques, aos 41 minutos do primeiro tempo. O confronto entre azulinos e bicolores ainda teve como detalhes a chuva na segunda parte do encontro entre os clubes e uma expulsão de cada lado: Fábio Matos e Isac.
O Papão segue na primeira colocação do Grupo A1 com 19 pontos, já classificado às semifinais. O Leão tem a mesma pontuação do maior rival no A2 e também já garantiu uma vaga na próxima fase do Campeonato Paraense.
O Paysandu dará uma pausa no Parazão e voltará as atenções para a Copa Verde. Na próxima quinta-feira, recebe o Santos-AP, na Curuzu, a partir das 21h15. O Remo jogará pela última rodada da fase classificatória do estadual no próximo domingo, contra o Cametá, no Parque do Bacurau, às 16h.
Comentários
Postar um comentário