GIRO DE NOTICIAS















Turquia prende quinto suspeito após morte de menino sírio afogado




A polícia turca prendeu outro mais um homem apontado como traficante de pessoas envolvido no naufrágio que provocou a morte de 12 refugiados sírios, incluindo o pequeno Aylan Kurdi, cuja foto comoveu o mundo, anunciou a agência pró-governo Anatolia.


O homem de nacionalidade turca está em prisão preventiva após uma operação policial em Bodrum (sudoeste).
A justiça indiciou na sexta-feira quatro sírios acusados de tráfico de migrantes e homicídios culposos.
Doze refugiados sírios morreram na madrugada de 2 de setembro nas costas de Bodrum quando tentavam chegar à ilha grega de Kos.
Entre as vítimas estava Aylan Kurdi, um menino sírio de três anos. A foto que mostrava a criança inerte na areia provocou uma grande comoção em todo o planeta e uma onda de indignação.
Nos últimos meses, um número cada vez maior de migrantes, sobretudo sírios, afegãos e africanos, se arrisca em uma perigosa travessia do Mar Egeu para alcançar as ilhas gregas, portas de entrada para a União Europeia (UE).
As autoridades turcas anunciaram que resgataram mais de 42.000 migrantes em suas costas no decorrer do ano.








Reino Unido receberá 20 mil refugiados sírios em cinco anos



O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou nesta segunda-feira (7) que o Reino Unido poderá receber até 20 mil refugiados sírios nos próximos cinco anos em uma resposta após o crescimento do clamor público para que o governo auxilie as vítimas da guerra civil.


"Propomos que o Reino Unido dê acomodação a até 20.000 refugiados durante o mandato deste Parlamento. Ao fazer isso, vamos continuar a mostrar ao mundo que este país é um país de compaixão extraordinária", disse Cameron em uma declaração ao parlamento nesta manhã, segundo a Reuters.

Cameron deixou claro, no entannto, que a oferta de recepção é apenas para aqueles que fogem da guerra na Síria e que é "importante diferenciá-los" dos imigrantes. "Teremos obviamente que examinar quem vem", completou, de acordo com a agência France Presse.
Na semana passada, após a divulgação da foto do menino sírio de três anos fotografado morto em uma praia turca, a pressão para que país recebesse mais refugiados aumentou. 

Na sexta-feira (4), Cameron afirmou que o país receberia "milhares" de refugiados sírios, mas não precisou o número. Uma porta-voz Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) afirmou que a Grã-Bretanha receberia 4.000 sírios.

O anúncio acontece após o presidente francês, François Hollande, declarar que o país poderá receber 24 mil sírios em dois anos. Hollande estimou em cerca de 60 mil o número de pedidos de asilo político que a França receberá ao longo deste ano em entrevista coletiva semestral no Palácio do Eliseu.


A Alemanha anunciou nesta segunda que vai destinar 6 bilhões de euros para administrar o grande fluxo de migrantes, e sua chanceler, Angela Merkel, fez um apelo por um "esforço da União Europeia".
"Alemanha, Áustria e Suécia não podem ser os únicos países que recebem refugiados", afirmou o vice-chanceler e ministro da Economia, o social-democrata Sigmar Gabriel, na mesma entrevista coletiva.

Merkel completou: "Não é possível dizer 'não tenho nada a ver com isto'. Mas acredito que a dinâmica do que acontece não ficará sem efeito".

A Comissão Europeia pretende propor a França, Alemanha e Espanha que recebam 71.305 solicitantes de asilo que entraram em países do bloco.



A Comissão pedirá que a Alemanha receba 31.443 solicitantes de asilo que chegaram à Itália, Grécia e Hungria, a França 24.931 e a Espanha 14.931. Desta forma, os três países receberão a maior parte dos refugiados.

A Síria, com uma população de 22 milhões de habitantes, tem 7,6 milhões de deslocados internos e mais de 4 milhões de refugiados - cerca de 2 milhões na Turquia, mais de 1 milhão no Líbano, 629 mil na Jordânia, 132 mil no Egito e 276 em outros países, segundo a agência EFE.
Com mais de 250 mil mortos desde o início do conflito há mais de quatro anos, o país tem 12,2 milhões de pessoas que precisam de ajuda humanitária imediata.









Papa Francisco muda procedimentos para anulação de casamentos




O Papa Francisco modificou os procedimentos da Igreja Católica Apostólica Romana para as anulações de casamento, de acordo com a Reuters. Os detalhes do documento, que deverá racionalizar e simplificar o procedimento, serão divulgados na terça-feira (8) em uma conferência de imprensa no Vaticano.
O Vaticano afirmou nesta segunda-feira (7) que o papa escreveu o documento “Motu Proprio”, que em latim quer dizer "por iniciativa própria". Ele muda a forma como os católicos podem obter anulações, que é uma decisão era esperada por católicos que se divorciaram em todo o mundo.
Para conseguir um "decreto de nulidade" é preciso mostrar que o casamento não foi válido de acordo com a lei da Igreja por falta de alguns pré-requisitos não terem sido respeitados como a livre vontade, a maturidade psicológica e a abertura para ter filhos.


Os católicos que se divorciam e se casar novamente fora da Igreja são considerados ainda ser casado com sua primeira esposa e vivendo em um estado de pecado, o que os impede de receber sacramentos como a comunhão.
Casais e sacerdotes afirmam que os procedimentos atuais são muito complicados e desatualizados de maneira que desencorajam mesmo aqueles com razões legítimas para fazer uma anulação.

No domingo (6), o Papa Francisco pediu para que toda paróquia e comunidade religiosa na Europa receba ao menos uma família imigrante cada, em um gesto de solidariedade que, segundo ele, começará pelo próprio Vaticano.
Na terça-feira (1º), o  papa anunciou que dará permissão a todos os padres para perdoar formalmente as mulheres que tiveram abortos e buscarem perdão durante o Ano Santo da Igreja Católica, que vai de dezembro de 2015 a novembro de 2016.









Ministro da Defesa da Hungria renuncia em meio a crise imigratória




O ministro da Defesa da Hungria, Csaba Hende, renunciou nesta segunda-feira (7) depois de uma reunião do conselho nacional de segurança realizada para discutir o enorme fluxo de refugiados e imigrantes que chegam ao país. O primeiro-ministro Viktor Orban, um direitista que tem pressionado por maior rigidez em relação à crise de imigração na Europa, aceitou a renúncia de Hende e ofereceu o cargo a Istvan Simicsko, também membro do seu partido Fidesz.
Na madrugada de domingo (6), cerca de mil refugiados do Oriente Médio cruzaram a pé a fronteira entre Áustria e Hungria após terem chegado a ela de trem vindos de diferentes pontos deste último país. Em 2 dias, o número de refugiados acolhidos por países europeus passa de 13 mil.
A Hungria, que recebeu mais de 100 mil pessoas, muitas fugindo de conflitos no Oriente Médio, propôs na semana passada medidas que lhe permitiriam deslocar o Exército para suas fronteiras em uma tentativa de conter a entrada dos estrangeiros.










Tempestade de areia atinge cidades da Síria nesta segunda-feira




Uma tempestade de areia atingiu algumas cidades da Síria nesta segunda-feira (7). Segundo a imprensa local, foram atingidas as províncias de Homs, Idlib, Lattakia, Hama, Deir Ezzpr e algumas outras regiões.
O país enfrenta, desde março de 2011, uma guerra civil que já deixou milhares de mortos, destruiu a infraestrutura do país e gerou uma crise humanitária regional. Grande parte dos refugiados que partiram da Hungria rumo a Áustria e Alemanha nos últimos dias estavam fugindo da guerra civil da Síria.














EUA pedem à Grécia para negar voos russos para Síria




Os Estados Unidos pediram à Grécia para negar à Rússia a utilização de seu espaço aéreo para voos de abastecimento para a Síria, disse uma autoridade grega nesta segunda-feira (7), depois de Washington ter expressado a Moscou profunda preocupação com os relatos de um fortalecimento militar russo na Síria.
O Ministério das Relações Exteriores grego informou que o pedido estava sendo analisado. A agência russa RIA Novosti disse mais cedo que a Grécia tinha recusado o pedido dos EUA, citando uma fonte diplomática, segundo a qual a Rússia estava buscando permissão para executar os voos até 24 de setembro.
A Rússia, que tem uma base naval no porto sírio de Tartous, enviou voos regulares para Latakia, que também tem usado para levar cidadãos russos de volta ao país.
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou ao seu colega russo, Sergei Lavrov, no sábado que, se os relatos do fortalecimento militar fossem precisos, isso poderia resultar numa nova escalada da guerra e risco de confronto com a aliança liderada pelos Estados Unidos que está bombardeando o Estado Islâmico na Síria.
Lavrov disse a Kerry que era prematuro falar sobre a participação da Rússia nas operações militares na Síria, declarou uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo à RIA Novosti nesta segunda-feira.
Lavrov confirmou que a Rússia sempre providenciou fornecimentos de equipamento militar para a Síria, dizendo que Moscou "nunca escondeu que oferece equipamento militar às autoridades sírias com o objetivo de combater o terrorismo".









Merkel diz que chegada de refugiados mudará a Alemanha



A Alemanha anunciou nesta segunda-feira (7) que vai destinar 6 bilhões de euros para administrar o grande fluxo de migrantes, e sua chanceler, Angela Merkel, afirmou que o fluxo em massa de imigrantes mudará o país, prometendo trabalhar para que estas modificações sejam "positivas".
"O que vivemos agora é algo que seguirá nos ocupando pelos próximos anos, nos mudará, e queremos que a mudança seja positiva e pensamos que podemos conseguir isto", declarou Merkel.
Ao mesmo tempo, a França se comprometeu a receber 24 mil refugiados, do total de 120 mil que a Comissão Europeia deseja abrigar no continente, em uma Europa que se esforça para resolver a mais grave crise migratória em décadas.


O Estado federal alemão aumentará o orçamento para as pessoas que solicitam asilo em três bilhões de euros (US$ 3,34 bilhões) e disponibilizará outros três bilhões para os Estados regionais e os municípios, responsáveis pelos alojamentos dos refugiados.
A distribuição detalhada do valor será definida em 24 de setembro, durante uma reunião de representantes do Estado federal e dos Estados regionais.



A Comissão vai propor na quarta-feira (9) ao Parlamento Europeu a distribuição dos 120 mil refugiados nos próximos dois anos. A medida será adicionada à recepção de outros 40 mil migrantes anunciada em maio, que afetava apenas as pessoas que estavam na Itália e na Grécia.
A Comissão proporá a França, Alemanha e Espanha que recebam 71.305 solicitantes de asilo que entraram em países do bloco.
O organismo pedirá que a Alemanha receba 31.443 solicitantes de asilo que chegaram à Itália, Grécia e Hungria, ou seja 26,2%, a França 24.931 (20%) e a Espanha 14.931 (12,4%).

Desta forma, os três países receberão a maior parte dos refugiados. Mas a dimensão do problema é muito maior, pois a Alemanha espera receber 800 mil pedidos de asilo este ano, quatro vezes mas que no ano passado.

Merkel mencionou um fim de semana "emocionante e impactante", durante o qual chegaram a Alemanha quase 20 mil refugiados procedentes em sua maioria da Síria.
A chanceler comemorou o fato da Alemanha "ter se transformado em um país que as pessoas associam à esperança. É algo muito valioso se observarmos nossa história".
Ao mesmo tempo, Merkel fez um apelo por um "esforço da União Europeia".
"Alemanha, Áustria e Suécia não podem ser os únicos países que recebem refugiados", afirmou o vice-chanceler e ministro da Economia, o social-democrata Sigmar Gabriel, na mesma entrevista coletiva.
Merkel completou: "Não é possível dizer 'não tenho nada a ver com isto'. Mas acredito que a dinâmica do que acontece não ficará sem efeito".
A Alemanha recebe um número gigantesco de imigrantes em busca de uma vida melhor. O país prevê a entrada de 800 mil solicitantes de asilo este ano, contra 200 mil em 2014.
Nesta segunda-feira, um incêndio em um centro de refugiados em Bade-Wurtemberg, região sudoeste do país, deixou cinco feridos.


O fluxo de migrantes não para de aumentar, em especial desde que Berlim decidiu não reenviar os sírios ao país pelo qual entraram na Europa.
Na manhã desta segunda-feira, um primeiro trem procedente de Salzburgo (Áustria), com 150 refugiados a bordo era esperado em Munique (sul da Alemanha).
A imprensa aponta que será muito difícil fazer um prognóstico sobre o número de migrantes que podem chegar ao país. Alguns jornais citaram a possibilidade de 10.000 pessoas apenas nesta segunda-feira.
Centenas de voluntários se reuniram nas estações ferroviárias da Alemanha para entregar água e comida aos refugiados, com cartazes com a frase "Refugees welcome!" ("Bem-vindos refugiados").
Também no Mediterrâneo continuam as chegadas de centenas de pessoas às ilhas gregas, procedentes da costa da Turquia.
No total, 2.600 refugiados e migrantes foram resgatados no mar pela Guarda Costeira da Grécia entre sexta-feira e segunda-feira, na primeira etapa de uma viagem até a Europa ocidental para dezenas de milhares de refugiados que entram no continente pela Turquia.
O primeiro-ministro turco Ahmed Davutoglu criticou o "ridículo" número de refugiados autorizados a entrar na União Europeia (UE), que definiu como uma "fortaleza cristã", quando a Turquia recebe mais de dois milhões de pessoas que fugiram das guerras na Síria e no Iraque.
Em uma entrevista, o ministro do Interior da Espanha, Jorge Fernández Díaz, defendeu o aumento das medidas de controle dos solicitantes de asilo procedentes da Síria, ante o temor de infiltração de membros do grupo Estado Islâmico (EI).
"A Espanha não vai negar o direito de asilo a ninguém", afirmou o ministro ao jornal conservador ABC.
"Mas temos que aumentar também os controles na hora de receber estas pessoas".
"A imensa maioria é de refugiados que fogem da guerra, do terror, mas não podemos esquecer que também existe o Daesh (o grupo Estado Islâmico), estes bárbaros que demonstraram que são capazes de cumprir suas ameaças", disse.
"Que dúvida existe de que, entre estas avalanches, podem infiltrar-se pessoas que não são refugiados", afirmou, antes de completar "E, além disso, é evidente que estas pessoas estão fugindo sobretudo da Síria, e ali o Daesh está implantado".














Veja a lista de vítimas de acidente com ônibus em Paraty, RJ


A Prefeitura de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, divulgou nesta segunda-feira (7), pelo Facebook, uma lista com os nomes das vítimas já identificadas que se envolveram em um grave acidente com um ônibus lotado na tarde de domingo (6), a caminho de Trindade.
A tragédia provocou a morte de 15 pessoas e deixou outras 62 feridas — anteriormente, o poder público chegou a divulgar 15 mortos e 66 feridos, depois 58, voltou a 66, mas a informação foi corrigida para 62 no fim da tarde desta segunda-feira.
Do total, 72 vítimas já foram identificadas. Veja a lista:





Bruno Mariani da Silva tinha 26 anos e era morador de São Paulo. Ele era o único que estava com documentos no momento do acidente e foi o primeiro a ser identificado. Segundo informações da TV Globo, o jovem foi passar o feriado com a mãe e o padrasto, que moram em Trindade. O reconhecimento do corpo foi feito pelo padrasto, que foi ao Instituto Médico Legal de Angra dos Reis na noite de domingo.





Juliana Rocha Medeiros dos Santos tinha 26 anos e era estudante de Direito. Ela foi a segunda vítima a ser identicada no IML. O reconhecimento aconteceu na manhã desta segunda-feira (7). "Minha filha única, estava se formando em Direito. Eu não o que fazer", disse o pai dela, Valdemar Medeiros, emocionado.




Thalita Amâncio, de 31 anos
Raquel Amâncio, de 41 anos
Vanilda Santana Moura, de 62 anos
Gabriele Matheus de Macedo, de 21 anos
Robson Antunes Braga, de 52 anos
Cláudia Maria Arruda, de 54 anos
Kethllyn Fernandes Xavier, de 18 anos
Tatiane de Assis Albuquerque, de 38 anos



Feridos:

Açucena dos Santos Nascimento
Adailton Antônio Brás Sobrinho
Adriana dos Santos
Aline Gonçalves da Silva
Ana Carolina Silva Araújo
Ana Claudia Brito de Macedo
Ana Paula Leme
Andrea Ives de Araujo
Andresa Ives de Araújo
Angelo da Silva
Anilda Ives de Araújo
Bruna Gabriel Barbosa dos Santos
Cesar Augusto
Claudia Jesus dos Santos
Claudio Pinto de Oliveira
Cleiton Scarpante
Eduardo de Souza
Edvaldo José de Brito
Eike Felipe Nascimento
Enna Marta Sampaio
Fernando Sávio Silva
Florência Campos
Franco Aurélio Ravicini
Gabriel Eduardo dos Santos
Guilherme Santana Paixão
Gustavo Correia
Heloisa Helena de Souza Gomes
Inês Moneda Arnole
Ivana Cazeto
José Marcio Marcos Mendes
José Marcos Alves
Leonardo Homero Medeiros
Letícia Gonçalves Leão
Luan Eloi Meirelles de Souza
Maiara Beatriz Silva
Marcel Magalhães Silva (motorista do ônibus)
Maria Luisa de Souza Gomes
Maria Marta Silva
Mateus Gonçalves
Mikael dos Santos
Mirian dos Santos
Osmar Ribeiro
Paloma Soares Santos
Rafael Alves Santos
Rafael Araújo Soares
Rafael Nascimento Lucena
Rafaela Vieira dos Santos
Renata Diniz Viela
Renato Carneiro
Rodrigo Fon
Sabina Karem Edorer (alemã)
Sandra Aparecida Silveira
Sandra Landi Rominhole
Silvio Rogério Junior
Suzilene Martins Magalhães
Telma Aversa
Tiago Matos Azevedo
Vinicius Luis Miranda de Jesus
Vitoria Zavagli
Wallace Ferreira Cunha
Willian Rodrigues Donato
Wilson Carvalho Leão









Médica morre em capotagem em MS a um mês do casamento 



Uma médica de 31 anos morreu em acidente na tarde desse domingo (7), na BR-060, em Paraíso das Águas, município que fica na região norte de Mato Grosso do Sul. O veículo que ela dirigia capotou.

O soldado do Corpo de Bombeiros Carlos Casanova, que atendeu à ocorrência, disse que a mulher estava noiva com casamento marcado para o próximo 10 de outubro. Ela tinha saído de Campo Grande e seguia para Costa Rica, onde mora o noivo, que também é médico.


Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a mulher perdeu o controle da direção do veículo, que saiu da pista e capotou. O carro ficou com a frente destruída.

A suspeita dos militares para a causa do acidente é de que a motorista tenha tentado desviar de uma seriema na rodovia, pois o animal foi visto morto próximo à pista.

Os bombeiros acreditam que o carro tenha capotado várias vezes até que parar com as quatro rodas para cima. A bateria do automóvel ficou a 20 metros de onde o veículo parou.

Testemunhas disseram aos militares que a médica agonizou por cerca de cinco minutos após a capotagem e ainda pediu para que elas removessem o cinto de segurança. Em seguida, o cinto foi cortado. Quando os bombeiros chegaram ela já estava morta.

No carro, os bombeiros encontraram 'lembrancinhas' e outros preparativos para o casamento. O noivo foi informado do ocorrido logo após o acidente e esteve local acompanhado do pai.










Corpos das vítimas de acidente na BR-153 são velados em ginásio



Os corpos das quatro vítimas do acidente entre um carro e um caminhão bitrem na BR-153, em Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, estão sendo veladas no ginásio municipal de esportes de Quatiguá, também na região norte, na tarde desta segunda-feira (7).  O enterro está previsto para acontecer às 18h, no cemitério municipal.

O acidente ocorreu na noite de domingo (6) e causou a morte da filha do prefeito de Quatiguá, Maria Fernanda Dolenz, Thalita Cherubim, Juliane Leiko Seki, as três de 24 anos, e Lucas Matos, de 16 anos.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a motorista do automóvel invadiu a pista contrária da rodovia e bateu de frente com o caminhão. O condutor, que sofreu ferimentos leves, disse à polícia que tentou desviar do carro, mas não conseguiu.

As quatro vítimas estavam indo de Quatiguá para Santo Antônio da Platina quando ocorreu o acidente. A PRF acredita que a motorista se distraiu e, por isso, invadiu a pista contrária.



Maria Fernanda Dolenz, filha do prefeito de Quatiguá, não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente


Juliane Leiko Seki  e os três amigos iam para Santo Antônio da Platina quando ocorreu o acidente


Thalita Cherubim foi uma das vítimas do acidente na rodovia BR-153








Estudante é espancado em posto após sair do festival Villa Mix, em GO



O estudante Danilo Seabra Rocha, de 25 anos, foi espancado na madrugada desta segunda-feira (7) após sair do festival sertanejo Villa Mix, em Goiânia. O crime ocorreu em um posto de combustíveis que fica próximo de onde ocorreu o evento, no Setor Jardim Goiás. O segurança do estabelecimento, suspeito das agressões, está preso.
O jovem foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), onde está internado com um coágulo na cabeça. Segundo a unidade, seu estado é considerado grave. Ele respira com a ajuda de aparelhos.


Segundo testemunhas Danilo estava no posto e o segurança teria pedido para ele ir embora, por volta das 5h. Eles disseram que o estudante reagiu com um soco e, em seguida, foi agredido.
Desesperada, a mãe de Danilo, Edineusa Seabra, disse que a família mora em Mineiros, no sudoeste de Goiás, e estava na capital para passar o feriado. Chorando muito, ela lamentou a agressão que o filho sofreu.
"Disseram que pegou e deu muita paulada na cabeça dele. Acabei de sair dali [do hospital], meu filho está em coma, intubado, todo machucado na cabeça, com uma pancada muito forte. Meu filho está respirando por aparelhos", afirma.
A namorada do jovem, Carolina Werner, estava com ele poucos minutos antes da agressão, mas diz que eles se perderam na saída da festa. "Eu entrei em desespero e um taxista viu e me contou o que aconteceu. Eu fiquei sabendo por um taxista, senão, não iria saber que meu namorado está aqui", conta.








Atacado por corintianos, torcedor desabafa: 'Não pretendo mais voltar



O grupo de torcedores do Palmeiras que mora em Guarujá, no litoral de São Paulo, e foi atacado dentro de uma van por supostos torcedores do Corinthians, na capital, neste domingo (6), voltou para casa na madrugada desta segunda-feira (7) após uma das vítimas ter sido internada com ferimentos na cabeça.

Um dos palmeirenses que sofreram a emboscada  e disse que não pretende mais voltar aos estádios após o episódio. O grupo fará um um boletim de ocorrência para registrar o caso e tentar identificar os agressores. Um vídeo (veja acima) gravado pelas próprias vítimas será entregue à polícia. As imagens mostram pelo menos um dos agressores.
Um dos torcedores, que prefere não se identificar por medo de retaliações, conta que os corintianos avistaram os palmeirenses quando eles desceram em um posto de combustíveis. Logo depois, a van seguiu viagem em direção ao estádio. Quando o veículo parou no semáforo na Avenida do Estado, três homens atacaram os palmeirenses, que estavam uniformizados.
“Eles estavam em um carro prata. Eram quatro. Três vieram para cima da gente com barras de ferro. A minha namorada ficou com vários ferimentos na barriga. Outra menina se feriu por causa dos cacos dos vidros que explodiram e o outro sofreu um corte na cabeça”, afirma o rapaz de 25 anos.





Cinco pessoas tiveram ferimentos leves e um jovem foi internado após receber um golpe na cabeça. Segundo ele, algumas pessoas que estavam na van são simpatizantes, mas nenhum deles faz parte de torcidas organizadas. Após a agressão, parte das vítimas ficou na van, que foi estacionada próximo ao estádio. Outras acompanharam o torcedor que foi atingido na cabeça e foi internado na Santa Casa de São Paulo.
No começo da madrugada, eles voltaram para Guarujá. O grupo pretende fazer um boletim de ocorrência, nesta segunda-feira (7), na Delegacia Sede da Cidade. “A nossa vontade é entrar com um processo de lesão corporal grave e tentativa de homicídio, mas vai depender da decisão do rapaz que ficou com o ferimento mais grave”, falou.

O morador de Guarujá afirma que já subiu a serra outras vezes para ver os jogos do Palmeiras. Após a agressão, porém, ele afirma que não pretende voltar a São Paulo para assistir as partidas em estádios da capital paulista. “Não dá vontade de voltar. É difícil passar por isso. Nós somos trabalhadores, pessoas do bem, nunca fizemos nada disso. São todos meus amigos, está todo mundo meio assustado, mas estamos bem. Eu não pretendo mais voltar”, finalizou o torcedor.



Nível do Sistema Cantareira fica estável nesta segunda



O nível do Sistema Cantareira ficou estável nesta segunda-feira (7). As represas operam com 15% da capacidade, mesmo percentual registrado no domingo (6), segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Os sistemas Guarapiranga e Rio Grande também ficaram estáveis. Já os sistemas Alto Cotia, Rio Claro e Alto Tietê perderam água.
Em agosto, o Sistema Cantareira teve apenas 30,7 mm de chuvas, o equivalente a 89,2% da média histórica do mês, que é de 34,4 mm.
Agosto foi o quinto mês seguido em que o sistema, que abastece 5,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo, fechou "no vermelho".
O índice de 15% do Cantareira divulgado pela Sabesp considera o cálculo feito com base na divisão do volume armazenado pelo volume útil de água.
Após ação do Ministério Público (MP), aceita pela Justiça, no entanto, a companhia passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira.
O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira. Nesta segunda-feira, ele era de 11,6%. O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume da reserva técnica pelo volume útil, e era de -14,3% nesta manhã.











Homem é imobilizado e agredido ao tentar arrombar carro no RS, diz BM




Um homem quase foi linchado no início da tarde desta segunda-feira (7) no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, ele arrombou um carro, um Gol, e foi flagrado pelo dono na esquina da Rua Vicente Lopes dos Santos com a Avenida Ganzo. Em seguida, populares se aproximaram do suspeito, de 31 anos, e chegaram a agredi-lo.
O crime ocorreu por volta do meio-dia. Segundo o dono do veículo Bruno Michel Gonçalves, de 25 anos, ao chegar ao carro deparou com a presença do assaltante, sentado no banco do motorista. Ele já havia retirado o rádio e o extintor do interior do automóvel para furtá-los. O suspeito de cometer o crime tem antecedentes criminais por receptação, furto, roubo de veículos e formação de quadrilha.


Meu carro estava estacionado na esquina, eu já tinha sacado a chave pra abrir, quando me deparo com um cidadão dentro do meu carro”, Ele conta que em seguida o suspeito tentou agredi-lo com um objeto pontiagudo. “Ele tentou fugir, tentou me agredir com um canivete, mas eu consegui segurar ele”, afirma.
A via estava movimentada na hora do fato. De acordo com a Brigada Militar, populares se revoltaram com a tentativa de assalto, se aproximaram do homem e chegaram a agredi-lo. Porém, Bruno nega as agressões. “As pessoas só seguraram ele, para ele não fugir”, explica a vítima do assalto, que imobilizou o suspeito. Ele registrou boletim de ocorrência no Palácio da Polícia.
O suspeito ficou ferido nas mãos e na cabeça – não se sabe se por agressões ou pela queda no chão. Uma ambulância do Samu chegou ao local para socorrê-lo, mas um grupo de pessoas tentou impedir a passagem. Em seguida, ele foi levado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas conforme a Brigada Militar, as lesões não são graves.









Suspeito posta foto com 'cobertor' de cédulas e é preso no Ceará




Um suspeito de roubo de veículos postou fotos em redes sociais ostentando um "cobertor" de cédulas de R$ 50 e foi preso neste domingo (6) pela Polícia em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. A polícia acredita que o dinheiro foi adquirido em ações criminosas.

Segundo a polícia, o suspeito, de 26 anos, roubava veículos na Grande Fortaleza e revendia em locais clandestinos. Após as fotos postadas em redes sociais, a polícia investigou o suspeito e encontrou na residência dele quatro veículos, todos com placa clonada. 

A polícia chegou até o suspeito após investigação do serviço de inteligência da Polícia Rodoviária Federal. Antes da prisão, os policiais haviam apreendido quatro veículos que haviam sido roubado pelo suspeito, que já foram devolvido aos proprietários. 

O suspeito está preso na Delegacia Metropolitana de Maracanaú.










PM acusado de atirar em médica é demitido da corporação em MT




Um cabo da Polícia Militar, de 47 anos, foi demitido da corporação acusado de ter atirado contra a médica Valéria Xavier, de 49 anos, na cidade de Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá. A demissão do policial foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou na última sexta-feira (4).
A tentativa de homicídio ocorreu no dia 7 de setembro de 2012, dentro da Unidade de Saúde da Família (PSF), do bairro Santa Maria, em Guarantã do Norte. Segundo as investigações da época, o policial já estava de licença médica e procurou a unidade para pedir um atestado com informações do CID - Classificação Internacional de Doença - que o manteria afastado da sua função.


Segundo Valéria, o policial chegou ao local e pediu um atestado, no entanto, não tinha exames suficientes e, por isso, a médica se recusou a fazer o documento. O PM teria se irritado com a situação e queria que a médica fosse removida da unidade.
Depois de ser ameaçada, Valéria ligou para a polícia. Enquanto a médica fazia a ligação, o PM sacou a arma e atirou no tórax da vítima. Valéria sobreviveu depois de ficar cinco dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A médica morava no Rio de Janeiro e disse que saiu da cidade para fugir da violência.
Naquela época o policial se apresentou, ficou calado em depoimento, indicado por tentativa de homicídio e atualmente responde o processo em liberdade. Na ocasião do crime a PM informou que  o policial estava afastado da corporação após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e também por ter sintomas de depressão.
Uma audiência de instrução e julgamento está prevista para ocorrer no dia 17 de dezembro, às 13h, em Guarantã do Norte.










Feriado começa com registro de temperatura negativa em SC




O feriado de independência começou com temperaturas baixas em algumas regiões de Santa Catarina e até geada. Em Urupema, na Serra, foi registrado -1,2ºC no amanhecer desta segunda-feira (7). Em boa parte das cidades da Serra e do Norte marcaram de 4 a 7ºC.
As temperaturas à tarde sobem e podem chegar aos 25ºC em boa parte das cidades do estado. A segunda tem a presença do sol entre nuvens em todas as cidades do estado.


"No período da manhã temos pontos com maior nebulosidade. Nesse feriado a chuva no Sul do Brasil ocorre mais no Paraná, por isso as cidades próximas do estado vizinho poderão ter alguma instabilidade", afirma o meteorologista Leandro Puchalski.





A terça (8) terá predomínio de nuvens em todas as cidades com previsão de chuva a qualquer hora, que intercala com períodos de melhoria no decorrer do dia. "É importante destacar que a chuva é mais na madrugada. Isoladamente as cidades próximas do Paraná poderão ter chuva forte, já que o estado vizinho terá fortes instabilidades", diz Puchalski.















Comentários

Postagens mais visitadas