PAN 2015
Brasil passa sufoco contra Panamá, mas conquista bronze na prorrogação
Após a trágica eliminação para o Uruguai, o Brasil conseguiu, ao menos, conquistar a medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos – inédita no futebol masculino. Na tarde deste sábado, a Seleção foi pressionada pelo Panamá, mas conquistou uma vitória por 3 a 1, com dois gols marcados na prorrogação, no estádio de Hamilton, no Canadá. Assim, o time canarinho voltou a subir ao pódio depois de 12 anos, já que a última vez havia sido em 2003, com a prata em Santo Domingo.
O Brasil entrou em campo ainda se recuperando da eliminação histórica para o Uruguai, ocorrida na última quarta-feira, quando ficou com um jogador a mais desde a etapa inicial e sofreu virada em dois minutos no fim da partida, sendo derrotado por 2 a 1. Assim, a seleção comandada por Rogério Micale teve dificuldades diante dos panamenhos – eliminados pelo México nas semis – e foi inferior no duelo, apesar da vitória.
Na primeira etapa, os adversários perderam pênalti, mas abriram o placar nos acréscimos, com Núñez. Na volta do intervalo, o Brasil, ao contrário dos rivais, converteu penalidade e empatou com Luciano. Porém, o marcador não saiu da igualdade no restante do segundo tempo, o que fez com que o duelo se estendesse para a prorrogação. Embora fosse pressionada no tempo extra, a Seleção Brasileira conseguiu selar o triunfo com gols de Leandro Piazon e, novamente, Luciano.
Marcelo Suartz conquista ouro inédito para o Brasil no boliche
O brasileiro Marcelo Suartz conquistou a medalha inédita de ouro para o Brasil pelo boliche neste sábado. O atleta derrotou o venezuelano Amleto Monacelli na final da modalide por uma diferença de 12 pontos e ficou com o lugar mais alto do pódio na categoria dos Jogos Pan-Americanos de Toronto.
Nas semifinais, o brasileiro se classificou após marcar 202 pontos na disputa, seguido por Monacelli, com 187, o americano Devin Bidwell, 182, e o canadense Dan Maclelland, 178. A decisão teve Marcelo com 201 pontos contra os 189 do adversário venezuelano.
A medalha foi a primeira de ouro conquistada por Marcelo Suartz em Jogos Pan-Americanos. Em Guadalajara 2011, o brasileiro foi bronze no boliche, levando o Brasil ao pódio pela primeira vez na modalidade.
Além de Marcelo, Robini Charles também entrou na disputa pela categoria. Mas o atleta foi o 14º na rodada classificatória, sendo eliminado da competição na última sexta-feira. Suartz, que ficou em 4º, avançou à próxima fase entre os oito competidores que restaram. Na prova deste sábado, no período da manhã, ficou em segundo lugar garantindo uma vaga na semifinal. Na disputa das duplas, Marcelo e Charles ficaram em 8º.
Na categoria feminina, Roberta Rodrigues e Stephanie Martins eliminadas ainda na primeira fase, ficando em 17º e 19º lugares, respectivamente. Juntas, terminaram a disputa em dupla na 8ª posição.
Brasil atropela Canadá e conquista o hexa do basquete no Pan
A seleção de basquete deixa os Jogos Pan-Americanos de Toronto com mais uma medalha de ouro na conta do Brasil. Neste sábado, a equipe derrotou o Canadá com tranquilidade pelo placar de 86 a 71 e subiu ao pódio mais uma vez. O título é o sexto da modalidade na competição.
A equipe do técnico Ruben Magnano fez uma campanha invicta em Toronto. Na primeira fase, a seleção terminou como líder do grupo, derrotando Porto Rico, Venezuela e Estados Unidos. Nas semifinais, passou pela República Dominicana com o apertado placar de 68 a 62, garantindo a vaga na final.
A seleção de basquete também ergueu o troféu em Cali 1971, Indianápolis 1987, Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007. No Pan de Guadalajara, em 2011, fez uma campanha abaixo do esperado e foi eliminada ainda na fase de grupos.
O Canadá saiu na frente na partida, com Anthony Bennet convertendo duas oportunidades. A reação brasileira iniciou com Augusto Lima e seguiu com Benite, que marcou mais uma bola de três no Pan e igualou os marcadores. Pouco depois a seleção conseguiu passar pela apertada marcação adversária, rodando a bola na quadra e se aproximando da cesta. Virando o placar em 13 a 11, segurou bem a equipe do Canadá, que só pontuou mais duas vezes até o fim do período. Por fim, o primeiro quarto terminou em 26 a 13 para o Brasil.
Com bom rendimento em quadra, a seleção recomeçou a partida pontuando novamente. O jogo seguiu mais apertado que na primeira etapa, com a vantagem brasileira mantida no decorrer do tempo. A dois minutos do fim do segundo quarto, o Brasil liderava o placar por 43 a 25. O período terminou em 48 a 29.
Além da tranquilidade mostrada pelos atletas ao longo da terceira etapa, o canadense Nicholson cometeu a quinta falta e foi desclassificado da partida. Em pouco tempo, os adversários conseguiram reagir e reduziram a vantagem brasileira para 17 pontos, com boas jogadas de Bennett no contra-ataque. Benite anotou uma de três e, na sequência, viu o companheiro JP Batista ser eliminado do jogo após ter a quinta falta marcada. O quarto terminou em 67 a 54.
O último período foi o mais equilibrado de todo o jogo. Disposto a brigar pelo título, o Canadá reforçou o ataque e diminuiu a vantagem adversária para apenas sete pontos (69 a 62). Após ampliar novamente para o Brasil, Benite deixou o jogo com a quinta falta na conta. Ao todo, o jogador fez nove pontos e deu sete assistências para a equipe. Apesar da reação canadense, a seleção conseguiu amplicar o placar (82 x 67) a um minuto do apito final e soube se segurar à frente com uma considerável diferença, deixando os marcadores em 86a 71.
Hóquei sobre a grama perde para o Chile e fica sem o bronze inédito
Neste sábado, a seleção brasileira de hóquei sobre a grama ficou perto de conquistar uma medalha inédita na categoria. Mas na disputa pelo bronze, deixou a oportunidade escapar ao ser derrotada pelo Chile por 4 a 1. Apesar do resultado, o Brasil termina os Jogos Pan-Americanos de Toronto com uma vaga garantida nas Olimpíadas de 2016.
A partida começou debaixo de chuva, e logo o Chile abriu o placar com Nicolas Renz, fruto de uma jogada ensaiada no corner curto. O primeiro quarto terminou com a vantagem chilena, que se manteve no segundo período, com os adversários aumentando a diferença com gol de Kannegiesser.
Em outro corner curto, Vicent Tarud anotou mais um para o Chile. Pouco depois, Bruno Sousa até arriscou, mas chutou de fora e desperdiçou a oportunidade de marcar o primeiro do Brasil. O primeiro tempo terminou com a vantagem chilena (3 x 0). Na volta, Nicolas Rens fez o seu o quarto gol chileno – e o seu segundo na partida – em jogada similar às anteriores. Pouco depois, o camisa 10 Borges deixou o campo machucado, aplicando um forte desfalque para a seleção.
A equipe do Brasil seguiu trocando passes no último quarto, pressionando na área adversária. No minuto final, Stephane ainda descontou, mas serviu apenas para deixar registrado o gol de honra já que no segundo seguinte foi assinalado o fim da partida.
Lin Gui cai para norte-americana na final, mas conquista prata inédita
A chinesa naturalizada brasileira Lin Gui já havia conseguido um feito histórico ao se classificar para a final individual do tênis de mesa feminino nos Jogos Pan-Americanos. A primeira mulher a representar as cores verde e amarela na decisão, no entanto, perdeu para a norte-americana Yue Wu por 4 sets a 3, na tarde deste domingo, e ficou com a medalha de prata. As parciais foram de 11/8, 11/8, 4/11, 8/11, 10/12, 11/9 e 11/7 para a estadunidense.
O segundo lugar inédito saiu com contornos dramáticos, em jogo que durou 1 hora e 1 minuto. A brasileira reagiu na partida após perder os dois primeiros sets por 11/8 para a adversária, foi implacável no terceiro e fez 11/4. Na sequência ainda virou a partida, impondo 11/8 e 12/10, mas viu a adversária reagir e, em duras disputas, vencer as últimas duas parciais para ficar com o ouro.
Lin Gui começou bem a competição, se classificando como líder do grupo C após vitórias sobre a argentina Camila Arguelles (por 4 a 1, única em que chegou a perder um set), a canadense Alicia Cote (4 a 0) e a peruana Angela Mori (4 a 0).
Nas oitavas de final, teve parada dura contra a norte-americana Jiaqi Zheng, mas triunfou por 4 a 2, mesmo placar pelo qual despachou Anqi Luo, do Canadá, nas quartas. O duelo da semifinal foi muito equilibrado, mas a brasileira conseguiu despachar Lily Zhang, também estadunidense, por 4 a 3.
O time feminino brasileiro, treinado pelo multicampeão Hugo Hoyama, ex-atleta que tem 15 medalhas pan-americanas na bagagem, já havia feito história em Toronto ao conquistar a prata na competição por equipes, torneio no qual o país havia obtido apenas dois bronzes até então.
Outra atleta brasileira a conseguir grande resultado na competição foi Caroline Kumahara, que faturou a medalha de bronze. Após se classificar como líder invicta do grupo E, ela despachou a colombiana Paula Medina nas oitavas de final e superou a canadense Mo Zhang nas quartas, mas caiu na semi justamente para a campeã Yue Wu e ficou com o terceiro patamar do pódio.
Hugo Calderano vence final brasileira, leva ouro e garante vaga olímpica
Já campeão entre as equipes, o time masculino de tênis de mesa do Brasil mostrou seu domínio ao emplacar dois representantes na final. E, no início da noite deste domingo, Hugo Calderano (76º no ranking mundial) bateu o compatriota Gustavo Tsuboi (55º) por 4 a 3, com parciais de 11/6, 6/11, 4/11, 11/7, 13/11, 9/11 e 11/2, para faturar a medalha de ouro, sua primeira no individual, além de garantir vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
O jovem fenômeno, de apenas 19 anos, levou apenas sua segunda medalha pan-americana, após a conquista do ouro por equipes em Toronto. Gustavo Tsuboi, por outro lado, já havia faturado dois ouros com o time brasileiro, no Rio de Janeiro (2007) e em Guadalajara (2011), além de prata nas duplas em Santo Domingo (2003).
Esta foi a terceira final brasileira da história dos Jogos Pan-Americanos. Em Havana (1991) e Mar del Plata (1995), Hugo Hoyama enfrentou Claudio Kano na decisão e, em ambas as oportunidades, ficou com a medalha de ouro.
Hugo Calderano teve campanha impressionante na competição. Avançou como líder invicto do grupo C, sem perder um set sequer, e, em seguida, despachou o argentino Gaston Alto nas oitavas de final por 4 sets a 1, mesmo placar pelo qual venceu o equatoriano Alberto Mino nas quartas. Na semifinal, teve parada dura diante do canadense Eugene Wang, mas fez 4 sets a 3 para se classificar à decisão.
Já Tsuboi, para chegar à final ainda precisou superar um compatriota na semi: Thiago Monteiro, que ficou com o bronze. Os dois fizeram duelo duro, vencido pelo vice-campeão pan-americano por 4 sets a 3. Antes, o 55º no ranking mundial havia se classificado como líder invicto do grupo A, despachado o cubano Jorge Campos nas oitavas de final e vencido o canadense Pierre-Luc Theriault nas quartas.
Assim, o time brasileiro encerra as disputas do Pan-Americano de Toronto levando sete medalhas na bagagem. Entre as mulheres, a equipe feminina levou prata inédita, mesmo resultado obtido por Lin Gui no individual, além de bronze para Caroline Kumahara. Já a equipe masculina garantiu ouro atuando junta, e, no individual, ocupou os três lugares do pódio.
Seleção feminina goleia Colômbia e conquista tri em Jogos Pan-Americanos
Se a seleção masculina de futebol ficou com o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, coube a equipe feminina conquistar a medalha de ouro para o Brasil na competição. Com gols de Formiga, Maurine e Andressa Alves, as brasileiras derrotaram a Colômbia por 3 a 0, neste sábado, e faturaram o tricampeonato no torneio. O bronze da categoria ficou com o México, que venceu o Canadá por 2 a 1.
Sob o comando de Vadão, a seleção conquistou o ouro após uma campanha invicta no torneio. Pela fase de grupos derrotou Canadá, Costa Rica e Equador. Na semifinal, venceu o México. Além da conquista no Canadá, a Seleção levou o título em Santo Domingo 2003, e no Rio de Janeiro, em 2007. No Pan de Guadalajara, em 2011, terminou como vice-campeã.
O título foi conquistado sem que a estrela da equipe, Marta, estivesse presente em campo. A camisa 10 precisou se reapresentar ao seu time na Suécia após a Copa do Mundo feminina e foi substituída por Raquel na equipe. Já a faixa de capitã foi passada para a veterana Formiga, que aos 37 anos afirmou disputar seu último Pan. Com 20 anos de seleção, a jogadora indicou que deve se aposentar dos gramados após os Jogos Olímpicos de 2016.
A seleção começou atacando, com Cristiane buscando Raquel na grande área. A arbitragem logo marcou impedimento e o lance foi anulado. Mas aos 6 minutos, após cobrança de falta, a capitã Formiga aproveitou o cruzamento para abrir o placar para o Brasil de cabeça. Pouco depois, Raquel ainda arriscou vindo pelo lado esquerdo, mas mandou bola por cima do travessão.
A Colômbia tentou a reação com Ariza, aumentando a marcação e pressionando a saída de bola brasileira, que se manteve na área adversária. Andressinha arriscou, e goleira adversária defendeu bem. A seleção controlou bem a partida até o fim da etapa sem ser muito ameaçada pelas adversárias, que não conseguiram criar muitas chances no contra-ataque.
Na volta do intervalo, a Colômbia voltou com duas alterações na equipe. A goleira Sandra Sepúlveda precisou ser substituída por Paula Forero, enquanto a atacante Ariza saiu para a entrada de Usme. Logo de início, Andressa Alves cobrou uma falta e, no rebote da defesa da arqueira Érika acabou mandando a bola por cima do gol. Pouco depois foi a vez de Ospina atacar pela Colômbia, em chute de fora da área. Mas Bárbara defendeu bem. Bem posicionada na área, Cristiane ainda tentou anotar o segundo, mas cabeceou para fora.
Aos 25 minutos, Cristiane sofreu uma falta próxima da grande área. Na cobrança, Andressinha acertou o travessão da Colômbia. Na sequência, Maurine substituiu a jogadora e marcou um gol olímpico para o Brasil. Aos 40, Andressa Alves aproveitou um passe de Fabiana da ponta da área e marcou o terceiro brasileiro. A bola ainda tocou no pé de uma jogadora da Colômbia antes de entrar. Já na prorrogação, aos 47, Fabiana arriscou de fora da área e mandou a bola curva para o fundo da rede, decreteando a vitória brasileira com goleada.
Natalia Brozulatto e Isabela dos Santos são ouro e bronze no caratê
Neste sábado, o Brasil conquistou mais uma medalha de ouro pelo caratê. A atleta Natalia Brozulatto derrotou a mexicana Xhunashi Caballero por 2 a 0 e conquistou o lugar mais alto do pódio na modalidade -68kg. Por outra categoria, a carateca Isabela dos Santos levou o bronze.
Nas semifinais, Brozulatto passou pela venezuelana Omaira Molina, vencendo a luta por 3 a 1. Natural de Piracicaba, a atleta já levou o bronze no Mundial de Caratê de 2013, na Alemanha, e no USA Open 2015.
Já Isabela dos Santos, que disputava a categoria +68kg, acabou derrotada pela equatoriana Valeria Echever na semifinal por 5 a 1. Apesar do resultado, a brasileria conquistou o bronze e subirá no pódio ao lado da venezuelana Yeisy Piña, também terceira colocada.
Brasil sofre, mas "vinga" 2011 e conquista ouro diante da Argentina
A rivalidade entre Brasil e Argentina no handebol em Jogos Pan-Americanos foi reforçada na noite neste sábado, em Toronto. Em partida apertada, na quarta final consecutiva disputada pelos dois países, a seleção brasileira garantiu o ouro ao derrotar os adversários por 29 a 27, já na prorrogação
A campanha brasileira em Toronto seguiu invicta até a final. Pela fase de grupos, o Brasil derrotou Uruguai, Canadá e República Dominicana. Já diante do Chile, nas semifinais, venceu os adversários por 34 a 24, conquistando uma vaga na final. A Argentina, por sua vez, passou por Chile, Cuba e Porto Rico, eliminando o Uruguai na semi.
O Brasil levou o ouro no Pan em outras duas oportunidades – ambas diante da Argentina: em Santo Domingo 2003 e no Rio de Janeiro, em 2007. Já em Guadalajara 2011, a equipe foi prata após ser derrotada pelos argentinos na final. A única medalha de bronze foi conquistada em 1987, no Pan de Indianápolis.
A Argentina saiu na frente, com gol de Frederico Pizarro, e o Brasil empatou com Diogo Hubner. As duas equipes revezaram a dianteira do jogo durante alguns minutos, até a seleção conseguir uma pequena diferença no placar (4 x 2). O equilíbrio retornou e se manteve durante o jogo, até os argentinos fazerem dois gols em sequência e terminarem o primeiro tempo à frente no placar por dois gols de vantagem (11 x 9).
Na segunda etapa, o Brasil buscou a reação e tomou a dianteira com gol de Thiagus. Pizarro marcou para os adversários e manteve a equipe com um gol de vantagem. O duelo seguiu apertado, com a seleção igualando os marcadores (17 x 17) até Teixeira balançar as redes e virar o jogo.
O Brasil abriu uma vantagem de três pontos (24 x 21), mas a poucos minutos do fim da partida, a Argentina conseguiu empatar. A seleção conseguiu um tiro de 7 metros no último segundo e, na cobrança, o goleiro argentino defendeu, levando a decisão para a prorrogação.
Não foi sem surpresa que a etapa extra seguiu no mesmo ritmo do restante da partida. Thiagus cometeu uma dura falta, e sendo sua terceira punição, deixa o Brasil com um jogador a menos na reta final e um ponto à frente no placar (28 a 27). A menos de dois minutos do fim, Borges sofre falta e Zeba, na cobrança dos 7 metros, amplia para a seleção. Na sequência, Maik faz uma bela defesa e segura o resultado para o Brasil.
Seleção masculina leva a prata na esgrima florete
Após levar o bronze para o Brasil na esgrima de florete, Ghislan Perrier conquistou mais uma medalha na modalidade. Na disputa por equipes masculina, o brasileiro atuou ao lado de Fernando Scavasin e Guilherme Toldo na derrota para os Estados Unidos por 45 a 26, neste sábado, que rendeu a medalha de prata para o país.
Em boa campanha, a equipe derrotou Porto Rico por 45 a 19, Venezuela por 42 a 34 e, por fim, encontrou os EUA na final. Na disputa individual, Guilherme Toldo também representou o país no florete. Medalhista de bronze em Guadalajara 2011, acabou eliminado nas quartas de final para o norte-americano Alexander Massialas.
Já a seleção feminina seguiu para a disputa do terceiro lugar. Ana Beatriz Bulcão , Gabriela Cecchini e Tais Rochel tiveram duelos apertados com o México, mas acabaram derrotadas por 43 a 42 e perderam a oportunidade de ficar com o bronze na modalidade. Na disputa individual, Ana Beatriz Bulcão caiu nas oitavas e Gabriela Cecchini foi eliminada nas quartas.
Prata cai no colo do Brasil no 4x100m em dia de duas medalhas no atletismo
O dia brasileiro no atletismo ficou resumido a apenas duas medalhas. Seriam dois bronzes, se dependesse das marcas de chegada. Mas o Brasil conseguiu trocar uma terceira colocação pelo segundo lugar mais alto do pódio após um erro no revezamento 4x100m masculino do Canadá, que foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Com a desclassificação dos anfitriões, Estados Unidos ficaram com o ouro, o Brasil com a prata, e Trinidad & Tobago com a medalha menos nobre.
- Foi no coração, na raça. A gente vai para cima mesmo, a gente tentou se superar, revimos a prova, saímos para o tudo ou nada e deu certo, graças a Deus - resumiu Aldemir, um dos representantes brasileiros no quarteto.
A segunda medalha da noite no atletismo chegou com o heptatlo. Vanessa Spinola ficou com a terceira melhor pontuação, juntando 100m com barreira, salto em altura, arremesso de peso, 200m rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800m - as quatro primeiras competições realizados no sábado, as três últimas neste domingo. A brasileira chegou ao segundo dia da modalidade em 2º lugar, mas acabou com o bronze após resultados menos expressivos neste dia 25.
A desclassificação dos canadenses, por invasão de raia na hora da passagem de um bastão, tirou a terceira medalha de ouro do prodígio Andre De Grasse, que chegou a comemorar o feito após a corrida. Ele termina o Pan-Americano com dois ouros, nas duas provas mais rápidas do atletismo, os 100m e 200m rasos, individual.
O penúltima dia de provas no Pan (domingo finaliza com os 50km da marcha atlética) começou às 08 (horário de Brasília), com ouro cubano na maratona, e apenas o 13º lugar para o brasileiro Ubiratan dos Santos, na única disputa da manhã no atletismo. Já à noite, apenas um 7º lugar no salto em altura para Fernando Ferreira, e 9º para Thalles Silva. Nos 5.000m feminino, Flávia de Lima ficou em 5º, com vitória colombiana, e prata e bronze para o Canadá.
Em seguida veio o 4x100m feminino, vencido pelos Estados Unidos: Jamaica ficou em segundo, e Canadá em terceiro. Depois, o masculino, com a prata brasileira. Nos 5.000m, ouro para Juan Luis Barrios, do México, prata para David Torrence, dos EUA, e bronze para Victor Aravena, do Chile.
Para finalizar o penúltimo dia de provas no atletismo, 4x400m feminino, dominado por Estados Unidos, Jamaica e Canadá: ouro, prata e bronze, respectivamente. No masculino, quarteto de Trinidad & Tobago fez a melhor marca da temporada e foi laureado: Cuba fez o segundo melhor tempo, mas também foi desclassificado, deixando Estados Unidos em com a prata, e Bahamas com em terceiro.
Filme se repete: após perder no GP, Brasil cai para os EUA e é prata no Pan
O Brasil não conseguiu se sagrar bicampeão pan-americano no vôlei feminino. Na noite deste sábado, a seleção mista comandada por José Roberto Guimarães perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/21 e 26/26, e ficou com a medalha de prata em Toronto.
A outra parte do grupo disputava a fase final do Grand Prix, do qual as norte-americanas também se sagraram campeãs neste sábado, ao vencer a equipe verde-amarela em Omaha, nos EUA.
Atual bicampeã olímpica, a Seleção feminina já havia conquistado oito medalhas em Jogos Pan-Americanos. Ficou com o ouro em Guadalajara (2011), Winnipeg (1999), São Paulo (1963) e Chicago (1959); prata no Rio de Janeiro (2007) e Havana (1991), e bronze na Cidade do México (1955) e San Juan (1979).
A campanha brasileira no torneio começou com a liderança do grupo B, conquistada justamente após suada vitória sobre as norte-americanas por 3 sets a 2 na última rodada. As comandadas de José Roberto Guimarães ainda tiveram nova parada dura na semifinal diante de Porto Rico, mas voltaram a vencer em cinco sets para garantir vaga na decisão.
As norte-americanas fizeram primeira parcial dominante. Com Krista Vansant e Nicole Fawcett no comando do ataque, elas conseguiam superar o bloqueio brasileiro, um dos pontos mais fortes da equipe dirigida por José Roberto Guimarães durante a competição. Assim, as estadunidenses fecharam em 25 a 22 para abrir vantagem no placar.
O início do segundo set seguiu a mesma toada do primeiro. Dessa vez, no entanto, o bloqueio do Brasil era ainda menos produtivo, permitindo que as norte-americanas se desgarrassem no placar na metade da parcial. A entrada de Jaqueline, ainda sem estar plenamente recuperada de lesão, ainda fez com que a seleção verde-amarela reagisse, mas não foi suficiente, e os Estados Unidos fizeram 25 a 21 para aumentar a vantagem.
A terceira parcial teve início marcado por equilíbrio ponto a ponto, com as estadunidenses cometendo alguns erros. Quando o bloqueio voltou a funcionar e Fernanda Garay se mostrou implacável no ataque, o Brasil abriu boa vantagem no placar, chegando a fazer 21 a 15 na reta final do set. Entretanto, permitiu crescimento das norte-americanas, que encostaram no placar, fazendo 25 a 25 após dois set points perdidos pelo time verde-amarelo. Mas os Estados Unidos não desperdiçaram a oportunidade que tiveram, e fecharam o jogo com 28 a 26.
BRASUCAS QUE FATURARAM MEDALHAS NESTA EDIÇÃO
Name | Date | Event | Medal | ||
---|---|---|---|---|---|
Archery | |||||
Fri, Jul 17 | Men Team | Bronze | |||
Athletics | |||||
Tue, Jul 21 | Women's 5000m | Gold | |||
Sat, Jul 25 | Men's 4x100m Relay | Silver | |||
Thu, Jul 23 | Men's Discus Throw | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Women's 20km Walk | Silver | |||
Sat, Jul 18 | Women's Marathon | Silver | |||
Thu, Jul 23 | Women's Pole Vault | Silver | |||
Tue, Jul 21 | Women's Triple Jump | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Men's 20km Walk | Bronze | |||
Thu, Jul 23 | Men's Decathlon | Bronze | |||
Fri, Jul 24 | Men's Javelin Throw | Bronze | |||
Wed, Jul 22 | Women's 800m | Bronze | |||
Sat, Jul 25 | Women's Heptathlon | Bronze | |||
Tue, Jul 21 | Women's Javelin Throw | Bronze | |||
Badminton | |||||
Wed, Jul 15 | Men's Doubles | Silver | |||
Wed, Jul 15 | Women's Doubles | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Mixed Doubles | Bronze | |||
Basketball | |||||
Sat, Jul 25 | Men | Gold | |||
Beach Volleyball | |||||
Tue, Jul 21 | Men | Silver | |||
Tue, Jul 21 | Women | Bronze | |||
Bowling | |||||
Sat, Jul 25 | Men's Single | Gold | |||
Boxing | |||||
Wed, Jul 22 | Men's Light Welter (64kg) | Bronze | |||
Thu, Jul 23 | Men's Super Heavy (91+kg) | Bronze | |||
Canoeing Flat | |||||
Mon, Jul 13 | Men C1 1000m | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men C1 200m | Gold | |||
Mon, Jul 13 | Men C2 1000m | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Men K1 200m | Silver | |||
Sun, Jul 12 | Men K4 1000m | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Men K2 1000m | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Men K2 200m | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women C1 200m | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women K1 500m | Bronze | |||
Canoeing Slalom | |||||
Sun, Jul 19 | Canoe (C1) Women | Gold | |||
Sun, Jul 19 | Canoe (C2) Men | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Kayak (K1) Men | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Kayak (K1) Women | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Canoe (C1) Men | Bronze | |||
Cycling Track | |||||
Fri, Jul 17 | Men's Omnium | Bronze | |||
Thu, Jul 16 | Men's Team Sprint | Bronze | |||
Diving | |||||
Mon, Jul 13 | Women's Synchronised 10m Platform | Silver | |||
Equestrian | |||||
Sun, Jul 19 | Eventing Team | Silver | |||
Sun, Jul 12 | Dressage Team | Bronze | |||
Sun, Jul 19 | Eventing Individual | Bronze | |||
Fencing | |||||
Sat, Jul 25 | Men's Foil Team | Silver | |||
Wed, Jul 22 | Men's Foil Individual | Bronze | |||
Mon, Jul 20 | Men's Sabre Individual | Bronze | |||
Tue, Jul 21 | Women's Epee Individual | Bronze | |||
Fri, Jul 24 | Women's Epee Team | Bronze | |||
Football | |||||
Sat, Jul 25 | Women | Gold | |||
Sat, Jul 25 | Men | Bronze | |||
Gymnastics Artistic | |||||
Tue, Jul 14 | Men's Rings | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Men's Team | Silver | |||
Wed, Jul 15 | Men's Vault | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's All Around | Bronze | |||
Sun, Jul 12 | Women's Team | Bronze | |||
Gymnastics Rhythmic | |||||
Sun, Jul 19 | Group – ribbons | Gold | |||
Sat, Jul 18 | Group All-Around | Gold | |||
Mon, Jul 20 | Group – clubs/hoops | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Hoop | Bronze | |||
Mon, Jul 20 | Ribbon | Bronze | |||
Handball | |||||
Sat, Jul 25 | Men | Gold | |||
Fri, Jul 24 | Women | Gold | |||
Judo | |||||
Tue, Jul 14 | Men's +100 kg | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's -100 kg | Gold | |||
Sun, Jul 12 | Men's -66 kg | Gold | |||
Mon, Jul 13 | Men's -90 kg | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Women's -52 kg | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Men's -60 kg | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Women's -78 kg | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Men's -81 kg | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's +78 kg | Bronze | |||
Sat, Jul 11 | Women's -48 kg | Bronze | |||
Sun, Jul 12 | Women's -57 kg | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's -63 kg | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's -70 kg | Bronze | |||
Karate | |||||
Thu, Jul 23 | Men's -60kg | Gold | |||
Thu, Jul 23 | Women's -55kg | Gold | |||
Sat, Jul 25 | Women's -68kg | Gold | |||
Sat, Jul 25 | Women's +68kg | Bronze | |||
Thu, Jul 23 | Women's -50kg | Bronze | |||
Modern Pentathlon | |||||
Sat, Jul 18 | Women's Individual | Gold | |||
Roller Sports - Figure Skating | |||||
Sun, Jul 12 | Men's Free Program | Gold | |||
Sun, Jul 12 | Women's Free Program | Silver | |||
Rowing | |||||
Wed, Jul 15 | Women's Single Sculls Lightweight | Silver | |||
Rugby 7 | |||||
Sun, Jul 12 | Women | Bronze | |||
Sailing | |||||
Sat, Jul 18 | Men Windsurfing RSX | Gold | |||
Sat, Jul 18 | Women Windsurfing RSX | Gold | |||
Sat, Jul 18 | Men Laser | Silver | |||
Sat, Jul 18 | Women 49erFX | Silver | |||
Sat, Jul 18 | Women Laser Radial | Bronze | |||
Sun, Jul 19 | Mixed Lightning | Bronze | |||
Shooting | |||||
Sun, Jul 12 | Men's 10m Air Pistol | Gold | |||
Fri, Jul 17 | Men's 50m Pistol | Gold | |||
Fri, Jul 17 | Men's 50m Rifle Prone | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 25m Rapid Fire Pistol | Silver | |||
Swimming | |||||
Fri, Jul 17 | Men's 100m Breaststroke | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Breaststroke | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's 200m Butterfly | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Freestyle | Gold | |||
Sat, Jul 18 | Men's 200m Individual Medley | Gold | |||
Thu, Jul 16 | Men's 400m Individual Medley | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's 4x100m Freestyle Relay | Gold | |||
Sat, Jul 18 | Men's 4x100m Medley Relay | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 4x200m Freestyle Relay | Gold | |||
Fri, Jul 17 | Women's 100m Backstroke | Gold | |||
Fri, Jul 17 | Men's 100m Backstroke | Silver | |||
Fri, Jul 17 | Men's 100m Breaststroke | Silver | |||
Sat, Jul 18 | Men's 200m Individual Medley | Silver | |||
Fri, Jul 17 | Men's 50m Freestyle | Silver | |||
Thu, Jul 16 | Women's 4x200m Freestyle Relay | Silver | |||
Fri, Jul 17 | Women's 50m Freestyle | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Men's 100m Freestyle | Bronze | |||
Sat, Jul 18 | Men's 1500m Freestyle | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Backstroke | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Breaststroke | Bronze | |||
Fri, Jul 17 | Men's 400m Freestyle | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 200m Butterfly | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Women's 200m Freestyle | Bronze | |||
Thu, Jul 16 | Women's 400m Individual Medley | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 4x100m Freestyle Relay | Bronze | |||
Sat, Jul 18 | Women's 4x100m Medley Relay | Bronze | |||
Table Tennis | |||||
Sat, Jul 25 | Men's Singles | Gold | |||
Tue, Jul 21 | Men's Team | Gold | |||
Sat, Jul 25 | Men's Singles | Silver | |||
Sat, Jul 25 | Women's Singles | Silver | |||
Tue, Jul 21 | Women's Team | Silver | |||
Sat, Jul 25 | Men's Singles | Bronze | |||
Sat, Jul 25 | Women's Singles | Bronze | |||
Taekwondo | |||||
Wed, Jul 22 | Women's +67kg | Bronze | |||
Sun, Jul 19 | Women's -49kg | Bronze | |||
Volleyball | |||||
Sat, Jul 25 | Women | Silver | |||
Water Polo | |||||
Wed, Jul 15 | Men | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Women | Bronze | |||
Weightlifting | |||||
Wed, Jul 15 | Men's +105 kg | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 105 kg | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Women's 63 kg | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 75 kg | Bronze | |||
Wrestling | |||||
Thu, Jul 16 | Women's Freestyle 58 kg | Gold | |||
Thu, Jul 16 | Men's Greco-Roman 98 kg | Bronze | |||
Fri, Jul 17 | Women's Freestyle 75 kg | Bronze |
QUADRO DE MEDALHAS
Rank | Country |
Gold
|
Silver
|
Bronze
| Total |
---|---|---|---|---|---|
1 | United States | 102 | 79 | 80 | 261 |
2 | Canada | 77 | 68 | 69 | 214 |
3 | Brazil | 41 | 39 | 60 | 140 |
4 | Cuba | 36 | 26 | 34 | 96 |
5 | Colombia | 27 | 14 | 31 | 72 |
6 | Mexico | 20 | 29 | 42 | 91 |
7 | Argentina | 14 | 29 | 31 | 74 |
8 | Venezuela | 8 | 22 | 20 | 50 |
9 | Ecuador | 6 | 9 | 16 | 31 |
10 | Guatemala | 6 | 0 | 3 | 9 |
11 | Chile | 5 | 6 | 18 | 29 |
12 | Peru | 4 | 4 | 6 | 14 |
13 | Dominican Rep. | 3 | 11 | 10 | 24 |
14 | Jamaica | 3 | 4 | 2 | 9 |
15 | Trinidad&Tobago | 3 | 3 | 2 | 8 |
16 | Bahamas | 2 | 2 | 3 | 7 |
17 | Puerto Rico | 1 | 1 | 13 | 15 |
18 | Saint Lucia | 1 | 0 | 0 | 1 |
19 | Uruguay | 0 | 1 | 3 | 4 |
20 | Barbados | 0 | 1 | 2 | 3 |
Bolivia | 0 | 1 | 2 | 3 | |
El Salvador | 0 | 1 | 2 | 3 | |
Paraguay | 0 | 1 | 2 | 3 | |
24 | Panama | 0 | 1 | 1 | 2 |
25 | Antigua&Barbuda | 0 | 1 | 0 | 1 |
Grenada | 0 | 1 | 0 | 1 | |
Honduras | 0 | 1 | 0 | 1 | |
28 | Bermuda | 0 | 0 | 1 | 1 |
Costa Rica | 0 | 0 | 1 | 1 | |
StKitts&Nevis | 0 | 0 | 1 | 1 | |
StV&Grenadines | 0 | 0 | 1 | 1 |
Comentários
Postar um comentário