PAN 2015








Ana Cláudia Lemos sente lesão em eliminatória dos 200m e abandona o Pan



A brasileira Ana Cláudia Lemos, recordista sul-americana dos 200m rasos, abandonou a prova nas eliminatórias dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Ela sentiu uma lesão na parte final da segunda bateria classificatória e precisou de ajuda de um voluntário da organização para deixar a pista, já descalça, no Estádio Pan-Americano.
Ana Cláudia disputou os 200m poucas horas depois da final dos 100m, realizada na noite de quarta-feira. Também recordista sul-americana da prova mais curta do atletismo, ela ficou com a sétima colocação do Pan. Sua compatriota Rosângela dos Santos ficou com o quarto posto. Ela também integraria o time nacional do revezamento 4x100m.
"Saio frustrada porque sei o quanto treinei, me dediquei e hoje estou fora da competição, do revezamento. Saio triste por isso. Treinei muito, me dedico muito e você não tem controle sobre isso", disse Ana Cláudia, com os olhos marejados, à Sportv.





Segundo a velocista brasileira, uma dor na coxa direita a incomodou na saída da curva e entrada na reta, quando ocupava a segunda colocação. Por isso, ela diminuiu o ritmo. Ao perceber a aproximação de uma atleta concorrente, resolveu acelerar novamente e aí sentiu a lesão, que pode lhe tirar também do Campeonato Mundial da modalidade, em Pequim.
"Eu estava na minha melhor forma física, vinha melhorando meus resultados em treinamento. A chateação é porque sei o quanto trabalhei esse ano, foi muito duro. Agora vou me recuperar e chegar bem no Rio", completou, referindo-se às Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
Na mesma prova em que Ana Cláudia sentiu a lesão, o Brasil avançou com Vitória Cristina Silva Rosa às semifinais. Com 23s36, ela ficou com a quarta posição da primeira bateria do dia. O melhor tempo das eliminatórias foi da trinitina Kamaria Durant, 22s74.
Na versão masculina dos 200m, os dois atletas brasileiros na disputa avançaram às semifinais. Aldemir da Silva Junior foi o terceiro colocado da primeira bateria com a marca de 20s54. Bruno Lins foi vice na segunda eliminatória, com 20s41, sua melhor marca do ano. Eles voltam à pista ainda nesta quinta-feira para brigar por uma vaga na final.




Brasil bate Chile e avança à final para buscar ouro perdido em 2011



O handebol brasileiro terá mais uma chance de reverter o restrospecto negativo em finais pan-americanas. Na tarde desta quinta-feira, a Seleção masculina teve tranquilidade para vencer o Chile por 34 a 24 e chegar à decisão pela sétima vez consecutiva.
Apesar de tantas chances de brigar por título, o Brasil só foi campeão duas vezes, em Santo Domingo 2003 e no Rio de Janeiro 2007, amargando o vice em quatro oportunidades, inclusive na última edição do torneio, em Guadalajara, quando perdeu o ouro para os argentinos.
O Brasil construiu a vitória já no primeiro tempo, quando abriu sete gols de vantagem e foi para o intervalo ganhando por 19 a 12. Liderados por Esteban Oliva, os chilenos esboçaram uma reação e se aproximaram no marcador, mas em nenhum momento se tornaram uma ameaça real para a Seleção. Jordi Ribera fechou o time na defesa e soube administrar a vantagem para garantir a classificação.





O artilheiro brasileiro foi Oswaldo Guimarães, com cinco gols. Fabio Chiuffa, Vinícius Teixeira e Thiagus Petrus contribuíram com quatro tentos cada, enquanto André Soares e Felipe Borges fizeram a sua parte ao balançarem as redes duas vezes. Entre os membros da equipe verde-amarela, os únicos que não pontuaram foram Alexandro Pozzer e os goleiros Maik Santos e César Almeida, responsáveis por cinco defesas cada um.
Do lado chileno, o maior goleador foi Esteban, com 10 unidades. Felipe Maurin anotou cinco gols, ao passo que Diego Reyes e Guillermo Araya anotaram três gols cada.
Agora, a equipe comandada por Jordi Ribera aguarda o resultado do duelo entre Argentina e Uruguai para conhecer seu adversário na grande final, marcada para o próximo sábado, às 21h (de Brasília)






Equipe brasileira de hipismo termina em 4º nos saltos; Canadá leva ouro



A equipe brasileira de hipismo deixou escapar por pouco uma medalha na decisão dos saltos, na tarde desta quinta-feira. Representado por Eduardo Menezes/Quintol, Marlon Modolo/Rock’n Roll Semilly, Pedro Veniss/Quabri de L Isle e Felipe Amaral/Premiere Carthoes Bz, o Brasil terminou em quarto lugar, com 14 pontos perdidos.
O Canadá faturou o ouro, com sete pontos perdidos, seguido pela Argentina, com oito. Os Estados Unidos perderam 12 pontos e completaram o pódio.




O time verde-amarelo terminou a primeira rodada empatado com o Canadá em terceiro lugar, com seis pontos perdidos para cada seleção. Quem liderou a primeira bateria foi a Colômbia, que perdeu apenas um ponto, enquanto a Argentina ficou em segundo, com dois pontos perdidos
Na segunda bateria, os colombinos se excederam nas penalidades, perderam 14 pontos e também a chance garantir um lugar no pódio. Os Estados Unidos tiveram uma campanha perfeita e ficaram em primeiro, seguidos por Canadá, com um ponto perdido, e Argentina, com seis. Desse modo, os brasileiros se contentaram com a quarta posição.
O hipismo volta à ativa no sábado, quando serão realizadas as finais individuais de salto.






Karatê brasileiro garante medalhas em três categorias no primeiro dia




O Brasil está garantindo em todos os pódios no primeiro dia de karatê nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Com a classificação de Aline Souza (-50 kg), Valéria Kumizaki (-55kg) e Douglas Brose (-60 kg) para as semifinais, a equipe assegurou três medalhas nesta quinta-feira, já que não existe disputa de terceiro na modalidade.
Às 21h15 (de Brasília), Aline Souza briga com a dominicana Ana Villanueva por uma vaga na decisão. Na trajetória até a semi, Aline estreou com derrota por 2 a 0 para a mexicana Cecília Cuellar, mas se reabilitou e venceu a chilena Gabriela Bruna por 2 a 1 e em seguida despachou a norte-americana Tyler Wolfe por 2 a 0. A outra semifinal será entre Gabriela Bruna e a canadense Alia Jusleen Virk.




Mais tarde, às 21h35, é a vez de Douglas lutar com o norte-americano Brandis Miyazaki. O brasileiro teve uma campanha invicta na fase de grupos: estreou com vitória esmagadora por 8 a 0 sobre o uruguaio Maximiliano Larrosa, depois bateu o chileno Miguel Soffia por 3 a 0. Por fim, encerrou a participação na fase de grupos empatando em 0 a 0 com o colombiano Andres Rendon, que vai brigar pela outra vaga na decisão com o venezuelano Jovanni Martinez.
Valeria, por sua vez, entra no tatame às 21h45 diante da chilena Jessy Reyes. A brasileira abriu as disputas empatando em 0 a 0 com a dominicana Leidi Leon, e na sequência, derrotou a venezuelana Genesis Navarrete por 4 a 1. A atleta acabou derrotada pela canadense Kate Campbell por 2 a 0, mas mesmo assim avançou para a semifinal. Campbell enfrenta a peruana Alessandra Vindrola para seguir adiante na busca pelo título.
A final da categoria até 50 kg está marcada para as 22h05. Em seguida, às 22h15, ocorre a final masculina de até 60 kg. As disputas desta quinta-feira serão encerradas com a decisão da categoria até 55 kg, às 22h25.





Brasil decepciona, sofre virada para o Uruguai e disputará o bronze





O futebol brasileiro amargou mais uma dolorida eliminação na noite desta quinta-feira. Na semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, a Seleção perdeu por 2 a 1 para o Uruguai, de virada, e deu adeus à competição.





A derrota adquire um peso ainda maior levando em conta o fato de o Uruguai ter jogado com um jogador a menos desde os seis minutos da etapa inicial. Mesmo sem jogar bem e com dificuldades para furar a defesa celeste, os garotos brasileiros abriram o placar aos 27 do segundo tempo, com Clayton cobrando pênalti.
No entanto, a vantagem numérica desapareceu com a explsão do atleticano Dodô, dez minutos após o gol de Clayton. O time brasileiro sentiu o baque e sofreu uma virada relâmpago, aos 40 e aos 41 minutos da etapa final.
Com a derrota, a Seleção Brasileira masculina não conseguiu quebrar o jejum de 28 anos sem conquistar o ouro pan-americano, e vai disputar o bronze contra o perdedor da outra semifinal, entre México e Panamá, marcada para as 21h35 (de Brasília) desta quinta.







De volta ao Canadá, Murer perde para rival cubana e fica com a prata




A decisão da prova de salto com vara dos Jogos Pan-Americanos de Toronto foi realizada na noite desta quinta-feira. A brasileira Fabiana Murer, superada pela cubana Yarisley Silva na edição de Guadalajara 2011, voltou a perder da rival em uma disputa de alto nível e ficou com a prata.
A norte-americana Jennifer Suhr, atual campeã olímpica, parou nos 4,60m, saiu da briga e ganhou a medalha de bronze. A exemplo do que ocorreu no México, Yarisley levou a melhor no duelo com a brasileira e garantiu o bicampeonato pan-americano no Canadá.
A cubana ganhou o título no momento em que Fabiana abortou a terceira e última tentativa de superar a marca de 4,85m. Ambas haviam saltado 4,80m, mas a cubana tinha vantagem no critério de desempate, já que bateu os 4,75m em apenas dois saltos.
Yarisley, prata nas Olimpíadas de Londres 2012 e bronze no Mundial de Moscou 2013, ainda superou a marca de 4,85m, batendo o próprio recorde pan-americano. De quebra, passou a grega Nikoleta Kyriakopoulou (4,83m) e assumiu a liderança no ranking de 2015.
Coincidentemente, Fabiana Murer disputou os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez na edição de Winnipeg 1999 – então com 18 anos, ela terminou no último posto com a marca de 3,50m. Aos 34 anos, com os títulos do Mundial e da Liga de Diamante no currículo, retornou ao Canadá para participar do torneio e ganhou a prata.


A saltadora brasileira coleciona três medalhas pan-americanas na carreira. Além das pratas em Guadalajara 2011 e Toronto 2015, ficou com o ouro no Rio de Janeiro 2007. Nesta quinta-feira, Fabiana se despediu do Pan, uma vez que pretende encerrar a carreira após as Olimpíadas 2016.
Ronald Julião, no lançamento de disco, também conquistou a medalha de prata para o Brasil com a marca de 64,65m. O título pan-americano ficou com o jamaicano Fedrick Dacres (64,80m), enquanto o norte-americano Russ Winger (62,64m) completou o pódio.
A terceira e última medalha do Brasil nesta quinta-feira veio através de Luiz Alberto de Araújo, bronze no decatlo com 8.659 pontos. O ouro acabou com o canadense Damian Warner (8.269), seguido por Kurt Felix (8.179), competidor de Granada. Felipe dos Santos foi o quarto na modalidade.
Mahau Suguimati (49s68) terminou na oitava colocação os 400m com barreiras. Nos 800m, Cleiton Abrão (1min48s82) acabou em quinto. Geisa Coutinho (52s05) foi a sexta nos 400m e Karla da Silva (4,15m), a sétima no salto com vara. Hugo de Sousa (46s07), por sua vez, ficou na lanterna nos 400m. Nos 10.000m, Tatiele de Carvalho (33min24s33) finalizou no oitavo posto.





Brasil resiste ao Canadá no tempo normal, mas perde nos pênaltis




Depois de garantir a vaga Olimpíadas do Rio, a Seleção Brasileira de hóquei sobre a grama não conseguiu chegar às finais dos Jogos Pan-Americanos. Nesta quinta-feira,a  equipe brasileira perdeu para o Canadá por 5 a 3 nos pênaltis, após um empate sem gols no tempo normal, e disputará o bronze.
Durante a partida, o time brasileiro resistiu à pressão dos canadenses. Com o 0 a 0, a disputa pela final foi para os shootouts, espécie de penalidade máxima na qual o jogador avança com o disco em direção ao gol e tem de bater o goleiro.
As duas seleções acertaram as primeiras cobranças. Na terceira, porém, o goleiro Carter levou a melhor sobre o ataque brasileiro e deu a vantagem à equipe da casa, garantida com um êxito de 100% nas cobranças.
Mesmo com a derrota, o Brasil segue tentando fazer história em Toronto. Neste sábado, às 18h (de Brasília), a Seleção enfrenta o Chile buscando uma inédita medalha de bronze pan-americana. Mais tarde, às 20h30, Argentina e Canadá lutam pelo ouro.





Em virada espetacular, Brasil faz 3 a 2 em Porto Rico e está na final




Foi no sufoco, na raça, mas o Brasil está mais uma vez na final do vôlei feminino nos Jogos Pan-Americanos. Depois de perderem as duas primeiras parciais, as comandadas de José Roberto Guimarães correram atrás do prejuízo e conseguiram uma virada espetacular por 3 sets a 2.





O time verde e amarelo chega à terceira final de Pan consecutiva, e tenta o bicampeonato. O adversário na final sairá do duelo entre Estados Unidos e República Dominicana, que começa às 22h (de Brasília) desta quinta.
No set inicial, a equipe brasileira não mostrou a mesma constância dos jogos anteriores em Toronto e, nos primeiros oito pontos disputados, já perdia por 6/2. Com uma grande atuação de Aurea Cruz, as porto-riquenhas não desperdiçaram as chances de pontuar e mantiveram a vantagem até o fim, fechando o primeiro set em 25/18.




"On fire", dupla comanda vitória sobre EUA no basquete; Brasil avança em 1º



Do início ao fim, a seleção brasileira masculina de basquete dominou os Estados Unidos, venceu por 93 x 83 e se classificou para as semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Toronto com a primeira colocação do Grupo A - com 100% de aproveitamento. Com atuação impecável da dupla Vitor Benite e Augusto Lima, o Brasil chegou a abrir 18 pontos de vantagem para os americanos. O time do treinador Ruben Magnano volta à quadra nesta sexta-feira, às 14h30 (de Brasília), para enfrentar a República Dominicana por uma vaga na decisão. EUA e Canadá se enfrentam na outra semi, às 19h. 
Benite foi o cestinha da partida com 34 pontos anotados, sendo 24 deles em bolas de três. Já Augusto Lima fez 14 e ainda dominou o garrafão, com oito rebotes - quatro ofensivos e quatro defensivos.
















BRASUCAS QUE FATURARAM MEDALHAS NESTA EDIÇÃO


NameDateEventMedal
Archery Archery
Fri, Jul 17Men TeamBronzeBronze
Athletics Athletics
Tue, Jul 21Women's 5000mGoldGold
Thu, Jul 23Men's Discus ThrowSilverSilver
Sun, Jul 19Women's 20km WalkSilverSilver
Sat, Jul 18Women's MarathonSilverSilver
Thu, Jul 23Women's Pole VaultSilverSilver
Tue, Jul 21Women's Triple JumpSilverSilver
Sun, Jul 19Men's 20km WalkBronzeBronze
Thu, Jul 23Men's DecathlonBronzeBronze
Wed, Jul 22Women's 800mBronzeBronze
Tue, Jul 21Women's Javelin ThrowBronzeBronze
Badminton Badminton
Wed, Jul 15Men's DoublesSilverSilver
Wed, Jul 15Women's DoublesSilverSilver
Tue, Jul 14Mixed DoublesBronzeBronze
Beach Volleyball Beach Volleyball
Tue, Jul 21MenSilverSilver
Tue, Jul 21WomenBronzeBronze
Boxing Boxing
Wed, Jul 22Men's Light Welter (64kg)BronzeBronze
Thu, Jul 23Men's Super Heavy (91+kg)BronzeBronze
Canoeing Flat Canoeing Flat
Mon, Jul 13Men C1 1000mGoldGold
Tue, Jul 14Men C1 200mGoldGold
Mon, Jul 13Men C2 1000mSilverSilver
Tue, Jul 14Men K1 200mSilverSilver
Sun, Jul 12Men K4 1000mSilverSilver
Mon, Jul 13Men K2 1000mBronzeBronze
Tue, Jul 14Men K2 200mBronzeBronze
Tue, Jul 14Women C1 200mBronzeBronze
Mon, Jul 13Women K1 500mBronzeBronze
Canoeing Slalom Canoeing Slalom
Sun, Jul 19Canoe (C1) WomenGoldGold
Sun, Jul 19Canoe (C2) MenSilverSilver
Sun, Jul 19Kayak (K1) MenSilverSilver
Sun, Jul 19Kayak (K1) WomenSilverSilver
Sun, Jul 19Canoe (C1) MenBronzeBronze
Cycling Track Cycling Track
Fri, Jul 17Men's OmniumBronzeBronze
Thu, Jul 16Men's Team SprintBronzeBronze
Diving Diving
Mon, Jul 13Women's Synchronised 10m PlatformSilverSilver
Equestrian Equestrian
Sun, Jul 19Eventing TeamSilverSilver
Sun, Jul 12Dressage TeamBronzeBronze
Sun, Jul 19Eventing IndividualBronzeBronze
Fencing Fencing
Wed, Jul 22Men's Foil IndividualBronzeBronze
Mon, Jul 20Men's Sabre IndividualBronzeBronze
Tue, Jul 21Women's Epee IndividualBronzeBronze
Gymnastics Artistic Gymnastics Artistic
Tue, Jul 14Men's RingsGoldGold
Sat, Jul 11Men's TeamSilverSilver
Wed, Jul 15Men's VaultBronzeBronze
Mon, Jul 13Women's All AroundBronzeBronze
Sun, Jul 12Women's TeamBronzeBronze
Gymnastics Rhythmic Gymnastics Rhythmic
Sun, Jul 19Group – ribbonsGoldGold
Sat, Jul 18Group All-AroundGoldGold
Mon, Jul 20Group – clubs/hoopsSilverSilver
Sun, Jul 19HoopBronzeBronze
Mon, Jul 20RibbonBronzeBronze
Judo Judo
Tue, Jul 14Men's +100 kgGoldGold
Tue, Jul 14Men's -100 kgGoldGold
Sun, Jul 12Men's -66 kgGoldGold
Mon, Jul 13Men's -90 kgGoldGold
Sat, Jul 11Women's -52 kgGoldGold
Sat, Jul 11Men's -60 kgSilverSilver
Tue, Jul 14Women's -78 kgSilverSilver
Mon, Jul 13Men's -81 kgBronzeBronze
Tue, Jul 14Women's +78 kgBronzeBronze
Sat, Jul 11Women's -48 kgBronzeBronze
Sun, Jul 12Women's -57 kgBronzeBronze
Mon, Jul 13Women's -63 kgBronzeBronze
Mon, Jul 13Women's -70 kgBronzeBronze
Karate Karate
Thu, Jul 23Men's -60kgGoldGold
Thu, Jul 23Women's -55kgGoldGold
Thu, Jul 23Women's -50kgBronzeBronze
Modern Pentathlon Modern Pentathlon
Sat, Jul 18Women's IndividualGoldGold
Roller Sports - Figure Skating Roller Sports - Figure Skating
Sun, Jul 12Men's Free ProgramGoldGold
Sun, Jul 12Women's Free ProgramSilverSilver
Rowing Rowing
Wed, Jul 15Women's Single Sculls LightweightSilverSilver
Rugby 7 Rugby 7
Sun, Jul 12WomenBronzeBronze
Sailing Sailing
Sat, Jul 18Men Windsurfing RSXGoldGold
Sat, Jul 18Women Windsurfing RSXGoldGold
Sat, Jul 18Men LaserSilverSilver
Sat, Jul 18Women 49erFXSilverSilver
Sat, Jul 18Women Laser RadialBronzeBronze
Sun, Jul 19Mixed LightningBronzeBronze
Shooting Shooting
Sun, Jul 12Men's 10m Air PistolGoldGold
Fri, Jul 17Men's 50m PistolGoldGold
Fri, Jul 17Men's 50m Rifle ProneGoldGold
Wed, Jul 15Men's 25m Rapid Fire PistolSilverSilver
Swimming Swimming
Fri, Jul 17Men's 100m BreaststrokeGoldGold
Wed, Jul 15Men's 200m BreaststrokeGoldGold
Tue, Jul 14Men's 200m ButterflyGoldGold
Wed, Jul 15Men's 200m FreestyleGoldGold
Sat, Jul 18Men's 200m Individual MedleyGoldGold
Thu, Jul 16Men's 400m Individual MedleyGoldGold
Tue, Jul 14Men's 4x100m Freestyle RelayGoldGold
Sat, Jul 18Men's 4x100m Medley RelayGoldGold
Wed, Jul 15Men's 4x200m Freestyle RelayGoldGold
Fri, Jul 17Women's 100m BackstrokeGoldGold
Fri, Jul 17Men's 100m BackstrokeSilverSilver
Fri, Jul 17Men's 100m BreaststrokeSilverSilver
Sat, Jul 18Men's 200m Individual MedleySilverSilver
Fri, Jul 17Men's 50m FreestyleSilverSilver
Thu, Jul 16Women's 4x200m Freestyle RelaySilverSilver
Fri, Jul 17Women's 50m FreestyleSilverSilver
Tue, Jul 14Men's 100m FreestyleBronzeBronze
Sat, Jul 18Men's 1500m FreestyleBronzeBronze
Wed, Jul 15Men's 200m BackstrokeBronzeBronze
Wed, Jul 15Men's 200m BreaststrokeBronzeBronze
Fri, Jul 17Men's 400m FreestyleBronzeBronze
Tue, Jul 14Women's 200m ButterflyBronzeBronze
Wed, Jul 15Women's 200m FreestyleBronzeBronze
Thu, Jul 16Women's 400m Individual MedleyBronzeBronze
Tue, Jul 14Women's 4x100m Freestyle RelayBronzeBronze
Sat, Jul 18Women's 4x100m Medley RelayBronzeBronze
Table Tennis Table Tennis
Tue, Jul 21Men's TeamGoldGold
Tue, Jul 21Women's TeamSilverSilver
Taekwondo Taekwondo
Wed, Jul 22Women's +67kgBronzeBronze
Sun, Jul 19Women's -49kgBronzeBronze
Water Polo Water Polo
Wed, Jul 15MenSilverSilver
Tue, Jul 14WomenBronzeBronze
Weightlifting Weightlifting
Wed, Jul 15Men's +105 kgGoldGold
Wed, Jul 15Men's 105 kgSilverSilver
Mon, Jul 13Women's 63 kgBronzeBronze
Tue, Jul 14Women's 75 kgBronzeBronze
Wrestling Wrestling
Thu, Jul 16Women's Freestyle 58 kgGoldGold
Thu, Jul 16Men's Greco-Roman 98 kgBronzeBronze
Fri, Jul 17Women's Freestyle 75 kgBronzeBronze







QUADRO DE MEDALHAS


RankCountry
Gold
Silver
Bronze
Total
1United States United States836972224
2Canada Canada696256187
3Brazil Brazil343453121
4Cuba Cuba26203076
5Colombia Colombia26113067
6Mexico Mexico16263779
7Argentina Argentina11232963
8Guatemala Guatemala6039
9Venezuela Venezuela5161637
10Chile Chile561425
11Ecuador Ecuador491326
12Dominican Rep. Dominican Rep.35917
13Peru Peru33612
14Jamaica Jamaica3115
15Bahamas Bahamas2013
16Trinidad&Tobago Trinidad&Tobago1214
17Puerto Rico Puerto Rico111214
18Saint Lucia Saint Lucia1001
19Paraguay Paraguay0123
 Uruguay Uruguay0123
21Barbados Barbados0112
22Antigua&Barbuda Antigua&Barbuda0101
 Grenada Grenada0101
 Honduras Honduras0101
 Panama Panama0101
26El Salvador El Salvador0022
27Bermuda Bermuda0011
 Bolivia Bolivia0011
 Costa Rica Costa Rica0011
 StKitts&Nevis StKitts&Nevis0011
 StV&Grenadines StV&Grenadines0011

















Comentários

Postagens mais visitadas