PAN 2015
Pereira é desclassificado, vê recorde adiado e deixa ouro para brasileiro
A desclassificação de Thiago Pereira impediu uma dobradinha do Brasil na prova de 400m medley dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, disputada na noite desta quinta-feira. Com a eliminação do compatriota, o jovem Brandonn Almeida herdou a medalha de ouro com direito a recorde mundial júnior.
Pereira chegou a completar a prova na primeira colocação, mas acabou desclassificado pela organização pouco depois do final da disputa. O brasileiro teria cometido uma irregularidade na virada do nado peito para o crawl, algo que o próprio contesta.
Após a eliminação de Pereira, o ouro acabou com Brandonn Almeida – o nadador de 18 anos estabeleceu o novo recorde mundial júnior da prova, 4min14s47. A segunda colocação ficou nas mãos do canadense Luke Reilly (4min16s16), seguido pelo norte-americano Max Williamson (4min16s91).
Com o ouro nos 400m medley, Pereira conquistaria sua 22ª medalha na história dos Jogos Pan-Americanos. A desclassificação do brasileiro mantém como recordista absoluto o cubano Eric Lopez, responsável por 22 medalhas na ginástica, 18 de ouro.
Ironicamente, pouco tempo antes, Joanna Maranhão (4min38s07) ganhou o bronze nos 400m medley feminino após a desclassificação da canadense Emily Overholt. A norte-americana Caitlin Leverenz (4min35s46) ficou com o ouro, seguida pela canadense Sydney Pickrem (4min38s03).
Nos 100m borboleta feminino, Daynara de Paula (58s56) terminou na quarta colocação, seguida pela compatriota Daiene Dias (58s74). O Brasil também foi representado na final dos 100m borboleta, em que Arthur Medes (52s73) terminou na sétima posição.
Por lesão, Bia Haddad/Paula desistem e bronze fica com Argentina
O tênis brasileiro ficará sem medalhas nos Jogos Pan-Americanos. Última esperança de uma subida ao pódio na modalidade em Toronto, a dupla Bia Haddad Maia/Paula Gonçalves desistiu da disputa pela medalha de bronze nesta quinta-feira, e o posto ficou com as argentinas Maria Irigoyen e Paula Ormachea, por WO.
A desistência tem como motivo uma lesão de Bia, que vem incomodando a tenista já há algum tempo e foi fundamental para que fosse derrotada na chave simples para a chilena Fernanda Brito, no domingo, por 6/1 e 6/0. Nos simples, Paula Gonçalves foi derrotada na segunda fase contra a paraguaia Veronica Cepede.
Além dela, Gabriela Cé também não conseguiu faturar uma medalha em Toronto, sendo derrotada ainda na estreia contra a canadense Gabriela Dabrowski, por 2 sets a 1. Nas duplas simples, Cé jogou ao lado de João Menezes, e a dupla caiu nas quartas de final para os equatorianos Mariana Duque/Eduardo Struvay.
Seleção Brasileira volta a golear e se aproxima da classificação à semi
O Brasil voltou a golear nesta quinta-feira, e segue com 100% de aproveitamento no torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos. A vítima da vez no Estádio de Hamilton foi o Peru, superada pela Seleção canarinho por 4 a 0. Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Rogério Micale segue na liderança do grupo A e fica próxima de garantir sua classificação à semifinal da competição.
Os gols do duelo foram marcados pelo zagueiro Luan, pelo atacante Clayton e pelos meias Dodô e Rômulo. O resultado foi quase um repeteco da estreia, quando a Seleção Brasileira superou os anfitriões canadenses por 4 a 1.
Com o resultado desta quinta, o Brasil foi a seis pontos na tabela e praticamente assegurou sua passagem à semifinal, uma vez que o Panamá, que também venceu na estreia, enfrenta o Canadá mais tarde e, em caso de vitória, pode já se definir como um dos classificados ao lado da esquadra verde e amarela.
A Seleção Brasileira volta a campo na próxima segunda-feira, quando encerra sua participação na primeira fase contra os panamenhos, em possível confronto pela liderança da chave. O Peru, por sua vez, enfrenta o Canadá no mesmo dia, novamente na cidade de Hamilton.
Jogando para cima dos peruanos desde o início, o Brasil abriu o placar logo aos dois minutos quando, após cruzamento de escanteio, a zaga adversária não conseguiu afastar e a bola sobrou nos pés do zagueiro Luan, que concluiu para o fundo das redes. O segundo não tardou a sair, e aconteceu aos 20, quando o atacante Clayton recebeu dentro da área, dividiu com a defesa e conseguiu empurrar para o canto esquerdo da meta de Prieto.
Destaque da partida, Clayton também deu as assistências para os outros dois gols. Aos 25, o atacante do Figueirense puxou bom contra-ataque e tocou para Rômulo fazer o terceiro. Quatro minutos depois, voltou a brilhar no contragolpe e arrancou pelo lado esquerdo para servir Dodô, que deu números finais à partida em Hamilton.
Equipe brasileira conquista medalha de bronze no ciclismo de pista
O Brasil foi premiado no ciclismo dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Na tarde desta quinta-feira, a equipe nacional terminou a prova de velocidade em pista na terceira colocação, garantindo a medalha de bronze. O Canadá e a Venezuela acabaram nas primeiras posições.
Na briga pela medalha, o Brasil foi representando pelos ciclistas Flavio Cipriano, Kacio Freitas e Hugo Vasconcelos. Hugo Barrette, Evan Carey e Joseph Veloce atuaram pelo Canadá, enquanto Hersony Canelon, Cesar Marcano e Angel defenderam a Venezuela.
Time misto do Brasil estreia com vitória sofrida sobre Porto Rico
A Seleção Brasileira estreou nos Jogos Pan-Americanos de Toronto na tarde desta quinta-feira. Dividido entre o torneio canadense e o Grand Prix, o time nacional, com um elenco alternativo, precisou de cinco sets para vencer Porto Rico, parciais de 23/25, 28/26, 25/17, 24/26 e 15/10.
A equipe que disputa o Pan no Canadá, dirigida por José Roberto Guimarães, mescla atletas experientes, como Adenízia, Jaqueline e Fernanda Garay, a novatas como Macris, Angélica e Rosamaria. A Seleção sofreu contra Porto Rico, mas conseguiu retomar o controle da partida no tie-break para garantir o triunfo na estreia.
As campeãs olímpicas, mais experientes, capitanearam a sofrida vitória brasileira sobre Porto Rico. Com 20 pontos, Adenizia foi a melhor do Brasil no quesito. Jaqueline, com 1 pontos anotados, e Fernanda Garay, com 14, também contribuíram decisivamente.
O confronto entre Brasil e Porto Rico marcou o retorno de Jaqueline ao Pan após a experiência traumática na edição de Guadalajara 2011. No México, logo na estreia diante da República Dominicana, a atleta sofreu uma fratura na coluna cervical e perdeu o restante do torneio.
Com a vitória sobre Porto Rico na estreia em Toronto, a Seleção Brasileira, atual campeã, marca seus primeiros pontos no Grupo B dos Jogos Pan-Americanos. O time nacional volta à quadra pelo torneio canadense às 14h30 (de Brasília) do próximo sábado, contra o Peru.
Atualmente, a Seleção divide suas forças entre os Jogos Pan-Americanos de Toronto e o Grand Prix. Nesta quinta-feira, o Brasil entrou em quadra pelas duas competições. Sob o comando do auxiliar Paulo Coco, pelo torneio internacional, a equipe bateu a Rússia por 3 sets a 0, na Itália.
Seleção feminina de handebol estreia com vitória tranquila sobre Porto Rico
A Seleção feminina de handebol estreou com vitória nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Nesta quinta-feira, a equipe derrotou Porto Rico por 38 a 21 pela primeira rodada do Grupo A e se mantém uma das favoritas para levar o ouro no torneio, no qual é tetracampeã.
No início da partida, Porto Rico apresentou uma atuação que parecia promover uma partida apertada contra o Brasil. Após ver o placar encostado, o Brasil tomou a dianteira e terminou o primeiro tempo com os marcadores apontando 15 a 10.
A segunda etapa foi ainda mais tranquila para as brasileiras, que sequer deixaram as rivais incomodarem a defesa. Com boa mobilidade, as atletas souberam conduzir a vitória com Alexandra, Fernanda Silva e Jessica Quintino, que marcaram seis gols cada. Agora, a equipe se prepara para o próximo confronto, que será diante do Canadá, neste sábado, às 12h30 (de Brasília).
Além do Brasil, o Grupo A é formado por Porto Rico, Canadá e México. A fase de grupos vai até a próxima segunda-feira, quando a Seleção enfrenta as atletas mexicanas. Já o grupo masculino tem sua estreia contra o Canadá, nesta sexta.
Lili e Carol Horta perdem set, mas vencem e avançam invictas
O vôlei de praia brasileiro encerrou sua participação na fase de grupos dos Jogos Pan-Americanos de Toronto com campanhas invictas tanto no feminino quanto no masculino. Na manhã desta quinta-feira, Lili e Carol Horta venceram Natalia Alfaro e Karen Cope, da Costa Rica, por 2 sets a 1, com parciais de 21/11 e 18/21 e 15/06, após 44 minutos de partida.
Desse modo, as atletas terminaram como líderes da chave B e se classificaram diretamente para as quartas de final, repetindo o feito de Álvaro e Vitor Felipe.
A capixaba e a cearense estrearam com triunfo em sets diretos sobre a Nicarágua, e na sequência, venceram o Chile pelo mesmo placar. Enquanto isso, os homens passaram por Aruba, Venezuela e México, este último em duelo equilibradíssimo, com parciais de 21/14 e 33/31. Assim, também garantiram vaga no mata-mata com a melhor campanha do grupo e terão uma rodada de descanso, enquanto os segundos e terceiros colocados de cada chave vão disputar as oitavas de final.
“Estamos muito felizes com esse primeiro lugar do grupo, até porque teremos que jogar uma partida a menos, mas esse jogo serviu de alerta que temos que manter a concentração em toda a partida. A partir de agora os jogos são eliminatórios e para buscarmos essa medalha é manter o foco 100% do tempo”, avaliou Lili.
As brasileiras não tomaram conhecimento das adversárias na primeira parcial e precisaram de apenas 14 minutos para fechar o set por 21/11. Natalia e Karen cresceram na partida e conseguiram se manter à frente ao longo do segundo set, com Lili e Carol coladas no marcador.
O Brasil perdia por 18 a 16 quando Lili considerou duvidosa a decisão do árbitro sobre bola fora e começou a esbravejar. O dueto verde-amarelo se perdeu em quadra, e em momento decisivo, Carol errou o saque e entregou um ponto de graça às adversárias (20 a 18). Abaladas, as brasileiras viram um ataque bem-sucedido de Karen fechar o set para as costarriquenhas por 21 a 18.
O tie-break começou com novo erro das brasileiras. Parecia que Lili e Carol não conseguiriam voltar para o jogo, mas a impressão não durou mais que poucos segundos. As brasileiras ditaram o ritmo durante toda a parcial e levaram apenas 10 minutos para vencer por 15/06.
Joanna melhora sua marca após 11 anos e leva bronze nos 400m medley
É muito mais do que uma medalha de bronze. Para a nadadora Joanna Maranhão, o terceiro lugar obtido nesta quinta-feira nos 400m medley no Pan de Toronto também vale como o fim de uma busca de 11 anos. Ao completar em 4m38s07 a desgastante prova no Centro Aquático de Toronto, a pernambucana quebrou o seu recorde brasileiro que figurava desde a final das Olimpíadas de Atenas 2004, quando aos 17 anos ela ficou em quinto lugar, com o tempo de 4m40s00. Inicialmente, ela havia chegado em quarto lugar, porém, a canadense Emily Overholt, então primeira colocada, acabou desclassificada.
- Onze depois, gente. Eu esperei muito por esse dia, cheguei a não acreditar nele muitas vezes. Eu pensei que poderia ser um fardo que eu iria carregar para o resto da vida. Ter ficado com o bronze foi muito bom, mas poderia até ficar em oitavo ou nadar a final B, pois o que eu queria mesmo é nadar abaixo de 4m40s00 nessa prova. Quando bati a mão, eu pensei que finalmente eu consegui abaixar - comentou Joanna, que dividiu o pódio com a americana Leverenz (4m35s46) e a canadense Pickrem (4m38s03).
Essa é a segunda medalha de Joanna no Pan de Toronto. Ela conquistou o bronze nos 200m borboleta na terça-feira, mesmo dia em que o namorado dela, o judoca Luciano Corrêa, ganhou a medalha de ouro no peso-meio-pesado (100kg). Agora, a pernambucana quer recuperar o recorde sul-americano, que é da argentina Georgina Bardach (4m37s51).
- Agora, eu vou em busca do recorde sul-americano e estou bem mais empolgada para o futuro. Estou melhor colocada no ranking mundial.
Atleta do levantamento de peso, Patrick Mendes é pego no doping
A quinta-feira registrou o primeiro caso de doping dos Jogos Pan-Americanos de Toronto: do brasileiro Patrick Mendes. No exame realizado dia 12 de julho, o atleta do levantamento de peso foi flagrado com a substância dehidroclorometiltestosterona, que consta na lista de substâncias proibidas pela WADA (Agência Mundial Antidopagem). Patrick foi quarto lugar na categoria até 105kg.
A má notícia veio através da Missão Brasileira no Canadá, que recebeu a notificação por parte da Comissão Médica da ODEPA. O atleta, que por orientações internacionais está suspenso provisoriamente até que seja julgado, tem o direito de solicitar a realização de um exame de contraprova,
- Lamentamos o ocorrido e aguardamos o julgamento do atleta por parte das instâncias competentes antes que seja feito qualquer comentário precipitado. No entanto, o Comitê Olímpico do Brasil e a Missão Brasileira em Toronto reiteram a tolerância zero com o doping no esporte - afirmou Roberto Nahon, chefe-médico da Missão Brasileira em Toronto.
Com golaço por cobertura, Brasil vence 1ª no hóquei na história do Pan
Foi na raça, na superação, no coração... Sem tradição no Brasil, a seleção de hóquei sobre grama do país vem lutando para buscar seu espaço. E, com um golaço por cobertura do camisa 11, Lucas Paixão, a equipe deu um importante passo em sua caminhada rumo ao sonho olímpico: conseguiu sua primeira vitória (e os primeiros pontos) na história dos Jogos Pan-Americanos. O confronto foi duro, truncado, mas o importante é que o time bateu o México por 1 a 0. A vitória foi comemorada ao som do hit "Ai se eu te pego", do cantor sertanejo Michel Teló, tocada após o apito final.
- Sensação boa, né? Vou te falar. Foi nossa primeira vitória na segunda participação. Na primeira, fomos país-sede, não participei nem como jogador, nem como técnico. Mas é uma sensação muito boa para a gente. Dá uma tranquilidade para o jogo contra o Chile - disse o treinador Claudio Rocha, em referência à partida de sábado, diante dos chilenos, às 17h (de Brasília).
Brasil estreia com derrota para time universitário dos Estados Unidos
Com um elenco renovado, fortalecido pela veterana Kelly, a Seleção Brasileira estreou nos Jogos Pan-Americanos de Toronto na noite desta quinta-feira. Os Estados Unidos, defendidos por atletas universitárias, venceram por 75 a 69, mas o time nacional viveu bons momentos.
Com pouco tempo para se recuperar, algo que preocupa o técnico Luiz Augusto Zanon, o Brasil volta à quadra já às 14h30 (de Brasília) de sexta-feira para enfrentar Porto Rico, atual campeão pan-americano. Na estreia, também nesta quinta, o próximo rival da Seleção venceu a República Dominicana por 76 a 54.
Duas atletas fizeram a diferença para a seleção norte-americana diante do Brasil: Breanna Stewart, além de pegar 12 rebotes, marcou 26 pontos e Moriah Jefferson, 21. Patty, responsável por 18 pontos, foi a cestinha da equipe sul-americana, enquanto a veterana Kelly, 35 anos, registrou 10 pontos e 11 rebotes.
Superior no primeiro quarto, os Estados Unidos abriram oito pontos. O Brasil reagiu na segunda parcial e conseguiu manter a diferença inalterada, saindo com desvantagem de 39 a 31 no intervalo. A Seleção continuou em a evolução e chegou a liderar durante o terceiro período (48 a 46), mas caiu de rendimento no quarto tempo e acabou derrotada.
Os Estados Unidos venceram 17 dos 23 confrontos com o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Em Toronto, a Seleção disputa o torneio pela 15ª vez – o time nacional acumula três medalhas de ouro, a última conquistada em Havana 1991, quatro de prata e quatro de bronze.
Ex-flanelinha abre mão de ver a filha crescer e conquista o bronze na luta
Os lanches dados aos atletas em um centro de treinamentos em São Paulo moveram os primeiros passos de Davi Albino na luta. Ele era guardador de carros, o chamado flanelinha, em Moema, bairro nobre de São Paulo. Topava treinar com Joanilson Rodrigues, seu "cliente fiel", só para ganhar sanduíches e poder levá-los para a casa. Com o passar dos anos, a luta olímpica virou literalmente seu ganha pão, e nesta quinta-feira Davi Albino conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos na categoria até 98kg da luta greco-romana. O gigante de 1,87m derrotou na disputa da medalha o colombiano Oscar Loango por 5 a 1.
- Sempre que eu olho para trás, eu penso que não quero voltar para onde eu saí, então isso me da mais força. Eu tomava conta de carro. Um professor sempre deixava o carro lá e me chamou para treinar. Era o Joenilson Rodrigues. Eu só ia pelo lanche, eu enchia a mala e levava para casa. Várias vezes eu pensei em parar, e hoje estou entre os 20 melhores do mundo - desabafou o atleta.
Davi treina no Rio de Janeiro há seis anos. Deixou a cidade de São Paulo e sua filha Izabelle, então com apenas dois anos, e foi treinar com a seleção brasileira na Cidade Maravilhosa. Segundo Davi, um sacrifício que vale a pena:
- Ela tinha dois anos, eu fui me dedicar ao esporte. Morei nos Estados Unidos um tempinho, depois fui para o Rio. Sempre que tenho folga, eu vou ver minha filha. Na segunda-feira já estarei com ela com certeza - disse Davi.
A campanha em Toronto começou com vitória sobre o canadense Jeremy Latour por 10 a 1. Depois, na semifinal, perdeu para o cubano Yasmany Lugo por 8 a 0. O bronze veio com triunfo sobre um velho conhecido, Oscar Loango:
- Essa luta estava engasgada, no sul-americano ele havia ganho de mim. Graças a Deus consegui a vitória, o trabalho está sendo bem feito - disse.
Joice Silva conquista primeiro ouro da história na luta olímpica
Joice Silva fez história na noite desta quinta-feira. A brasileira venceu a cubana Yakelin Estornell por 6 a 5 na final da luta olímpica estilo livre e conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos na modalidade.
A luta começou complicada para a brasileira, e Estornell abriu cinco pontos de vantagem nos primeiros movimentos do combate. Porém, Joice reagiu, conseguiu quatro pontos ainda na primeira parcial e buscou o empate no início do segundo round, aproveitando o cansaço da cubana devido ao início intenso.
O empate tornou a luta extremamente estudada dos dois lados, e a brasileira conseguiu passar à frente a 1m10s do final da luta. No último minuto, Joice amarrou o combate e conseguiu segurar a vitória por 6 a 5 diante de uma agressiva Estornell.
Com a conquista, o Brasil volta à terceira colocação no quadro geral de medalhas do Pan de Toronto, com 18 ouros, 15 pratas e 28 bronzes. O Canadá segue liderando, com 38 medalhas de ouro, 36 de prata e 23 de bronze.
BRASILEIROS QUE FATURARAM MEDALHAS NO PAN EM GERAL
Name | Date | Event | Medal | ||
---|---|---|---|---|---|
Badminton | |||||
Wed, Jul 15 | Men's Doubles | Silver | |||
Wed, Jul 15 | Women's Doubles | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Mixed Doubles | Bronze | |||
Canoeing Flat | |||||
Mon, Jul 13 | Men C1 1000m | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men C1 200m | Gold | |||
Mon, Jul 13 | Men C2 1000m | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Men K1 200m | Silver | |||
Sun, Jul 12 | Men K4 1000m | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Men K2 1000m | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Men K2 200m | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women C1 200m | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women K1 500m | Bronze | |||
Cycling Track | |||||
Men's Team Sprint | Bronze | ||||
Diving | |||||
Mon, Jul 13 | Women's Synchronised 10m Platform | Silver | |||
Equestrian | |||||
Sun, Jul 12 | Dressage Team | Bronze | |||
Gymnastics Artistic | |||||
Tue, Jul 14 | Men's Rings | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Men's Team | Silver | |||
Wed, Jul 15 | Men's Vault | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's All Around | Bronze | |||
Sun, Jul 12 | Women's Team | Bronze | |||
Judo | |||||
Tue, Jul 14 | Men's +100 kg | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's -100 kg | Gold | |||
Sun, Jul 12 | Men's -66 kg | Gold | |||
Mon, Jul 13 | Men's -90 kg | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Women's -52 kg | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Men's -60 kg | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Women's -78 kg | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Men's -81 kg | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's +78 kg | Bronze | |||
Sat, Jul 11 | Women's -48 kg | Bronze | |||
Sun, Jul 12 | Women's -57 kg | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's -63 kg | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's -70 kg | Bronze | |||
Roller Sports - Figure Skating | |||||
Sun, Jul 12 | Men's Free Program | Gold | |||
Sun, Jul 12 | Women's Free Program | Silver | |||
Rowing | |||||
Wed, Jul 15 | Women's Single Sculls Lightweight | Silver | |||
Rugby 7 | |||||
Sun, Jul 12 | Women | Bronze | |||
Shooting | |||||
Sun, Jul 12 | Men's 10m Air Pistol | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 25m Rapid Fire Pistol | Silver | |||
Swimming | |||||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Breaststroke | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's 200m Butterfly | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Freestyle | Gold | |||
Thu, Jul 16 | Men's 400m Individual Medley | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's 4x100m Freestyle Relay | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 4x200m Freestyle Relay | Gold | |||
Thu, Jul 16 | Women's 4x200m Freestyle Relay | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Men's 100m Freestyle | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Backstroke | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Breaststroke | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 200m Butterfly | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Women's 200m Freestyle | Bronze | |||
Thu, Jul 16 | Women's 400m Individual Medley | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 4x100m Freestyle Relay | Bronze | |||
Water Polo | |||||
Wed, Jul 15 | Men | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Women | Bronze | |||
Weightlifting | |||||
Wed, Jul 15 | Men's +105 kg | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 105 kg | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Women's 63 kg | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 75 kg | Bronze | |||
Wrestling | |||||
Thu, Jul 16 | Women's Freestyle 58 kg | Gold | |||
Thu, Jul 16 | Men's Greco-Roman 98 kg | Bronze |
QUADRO DE MEDALHAS
Rank | Country |
Gold
|
Silver
|
Bronze
| Total |
---|---|---|---|---|---|
1 | Canada | 38 | 36 | 23 | 97 |
2 | United States | 34 | 28 | 34 | 96 |
3 | Brazil | 18 | 15 | 28 | 61 |
4 | Cuba | 18 | 14 | 19 | 51 |
5 | Colombia | 17 | 7 | 16 | 40 |
6 | Mexico | 9 | 11 | 22 | 42 |
7 | Argentina | 7 | 15 | 13 | 35 |
8 | Chile | 4 | 3 | 5 | 12 |
9 | Venezuela | 3 | 9 | 4 | 16 |
10 | Ecuador | 3 | 7 | 10 | 20 |
11 | Guatemala | 3 | 0 | 2 | 5 |
12 | Peru | 1 | 3 | 4 | 8 |
13 | Dominican Rep. | 1 | 2 | 5 | 8 |
14 | Honduras | 0 | 1 | 0 | 1 |
Panama | 0 | 1 | 0 | 1 | |
16 | Puerto Rico | 0 | 0 | 2 | 2 |
17 | Bahamas | 0 | 0 | 1 | 1 |
Bermuda | 0 | 0 | 1 | 1 | |
El Salvador | 0 | 0 | 1 | 1 | |
Paraguay | 0 | 0 | 1 | 1 |
Comentários
Postar um comentário