PAN 2015
Atleta brasileiro do polo aquático é investigado por assédio sexual
A sexta-feira dos Jogos Pan-Americanos de Toronto começou agitada não pelas competições, mas por um caso de polícia. As autoridades canadenses confirmaram que uma ocorrência de assédio sexual envolvendo um atleta brasileiro do polo aquático está sendo investigada. No entanto, o comunicado não informa o sexo do atleta e nem se é vítima ou agressor.
Ainda nesta sexta, a partir das 14 horas (de Brasília), será realizada uma coletiva de imprensa em que maiores detalhes serão divulgados pela polícia canadense.
No torneio de polo aquático em Toronto, o Brasil levou a prata entre os homens e o bronze no feminino. A competição foi encerrada no último dia 15 de julho, com a final masculina. A decisão entre as mulheres ocorreu um dia anterior.
Thye Mattos Ventura Bezerra, goleiro reserva da Seleção Brasileira de polo aquático nos Jogos Pan-Americanos, é procurado polícia de Toronto sob acusação de assédio sexual. A identidade do jogador foi revelada pelas autoridades canadenses durante entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira.
Joanna Beaven-Desjardins, inspetora responsável por crimes sexuais, conversou com a imprensa ao lado de um banner com a foto de Thye. Ela evitou comentar detalhes da investigação e não esclareceu se a denúncia é de estupro, explicando que a lei canadense não diferencia o ato de assédio sexual.
O crime, de acordo com Joanna Beaven-Desjardins, foi cometido no último dia 16 de julho, na casa da vítima, que teve sua identidade preservada. Uma mulher de 22 anos, moradora da cidade que recebe os Jogos Pan-Americanos, teria sido atacada enquanto dormia.
A polícia local cogita a possibilidade de o goleiro brasileiro ter assediado mais de uma mulher durante a estadia em Toronto. Em seu perfil oficial no Twitter, a entidade encorajou eventuais novas vítimas a denunciarem Thye por meio de ligações telefônicas.
A Seleção Brasileira de polo aquático ficou com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto ao perder a decisão por 11 a 9 dos Estados Unidos. A final foi disputada em 15 de julho, um dia antes, portanto, do caso de assédio sexual, de acordo com a polícia local.
Thye Mattos Ventura Bezerra, nascido no Rio de Janeiro, tem 27 anos e defende o Paulistano. Após disputar os Jogos Pan-Americanos no Canadá, a Seleção Brasileira viajou para finalizar a preparação para o Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, que começou já nesta sexta-feira.
Brasil vence Cuba e leva o bronze na esgrima de espada feminina
A seleção feminina de esgrima de espada deu mais uma medalha de bronze para o Brasil na modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Na noite desta sexta-feira, as brasileiras venceram o time de Cuba por 38 a 29 após nove combates e garantiram a quarta subida ao pódio do esporte em Toronto.
Nathalie Moellhausen, Amanda Simeão e Rayssa Costa saíram vitoriosas em quatro das nove provas do dia. As cubanas venceram três e houveram outros dois empates. Ao final das competições, cada equipe levou uma penalidade de cartão amarelo.
Além da medalha conquistada nesta sexta na competição por equipes, o Brasil havia levado o bronze em outras três categorias na atual edição do Pan: o florete masculino, com Ghislain Perrier, o sabre masculino, com Renzo Agresta e a espada feminina, com Nathalie Moellhausen. Neste sábado, acontecem as competições de florete por equipes.
A equipe do Brasil ficou em sétimo lugar na chave masculina da espada. Após cair por 44 a 41 diante do Canadá, os brasileiros levaram a melhor na disputa de 7º e 8º contra a Argentina, vencendo por 45 a 36.
Seleção de basquete passa sufoco, mas bate dominicanos e vai à final
A Seleção Brasileira de basquete está na final dos Jogos Pan-Americanos pela oitava vez na história. Na semifinal disputada com a República Dominicana na tarde desta sexta-feira, a equipe passou por apuros, mas confirmou o favoritismo e venceu por 68 a 62.
A equipe ergueu o troféu pan-americano em cinco oportunidades: Cáli 1971, Indianapolis 1987, Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007. Há quatro anos, em Guadajara, a equipe teve uma campanha vexatória e sequer passou da fase de grupos. Rumo ao hexa, o Brasil aguarda o resultado entre Estados Unidos e Canadá para conhecer seu adversário na decisão.
Cestinha na vitória por 93 a 83 contra os Estados Unidos na quinta, o ala-armador Vitor Benite repetiu a boa atuação e foi novamente o maior pontuador, com 18 unidades, além de cinco rebotes e uma assistência. Augusto Lima chegou ao duplo-duplo com 15 pontos e 11 rebotes. Larry Taylor contribuiu com 11 pontos.
Entre os dominicanos, o cestinha foi James Stokley, com 15 pontos e quatro rebotes. Andres Feliz e Angel Suero contribuíram com 11 unidades cada, ao passo que Edward Santana marcou oito pontos e pegou nove rebotes.
O Brasil largou na frente no primeiro quarto e construiu uma vantagem considerável, faturando a primeira parcial por 18 a 12. O segundo período foi mais nivelado. Os dominicanos cresceram na partida e empataram em 17 a 17, mas não conseguiram tirar a diferença dos brasileiros no marcador. Assim, o time de Ruben Magnano foi para os vestiários vencendo por 35 a 29.
Santana, Feliz e Stokley comandaram a reação dominicana no terceiro quarto. A equipe buscou o empate (37 a 37) e seguiu pressionando até virar o jogo (45 a 43). O Brasil recuperou a liderança (50 a 47), mas uma bola de três de Andres Feliz no estouro do cronômetro deixou tudo igual no início da última parcial (50 a 50).
A equipe verde-amarela recuperou a dianteira (54 a 50), mas a República Dominicana tornou a igualar o duelo (56 a 56). A situação ficou crítica para os brasileiros quando os dominicanos assumiram a liderança, mas Augusto Lima cavou a falta e converteu os lances livres (58 a 58).
O Brasil brigou muito nos quatro minutos finais. Magnano ajustou a defesa e impediu que os adversários pontuassem, enquanto Larry Taylor e Vitor Benite aumentavam a vantagem brasileira no setor ofensivos (66 a 60). A 19 segundos do fim, Benite fez outros dois lances. Manuel Fortuna descontou com uma bola de dentro do garrafão, mas já não dava mais tempo para os dominicanos. Assim, a Seleção Brasileira cravou o triunfo e a classificação para a final do Pan de Toronto.
Brasileiro leva bronze no lançamento de dardo
O Brasil ficou com a medalha de bronze na prova masculina do lançamento de dardo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Na noite desta sexta-feira, Júlio César Oliveira garantiu lugar no pódio ao atingir a marca de 80,94m no Estádio Pan-Americano.
O ouro do lançamento de dardo foi do trinitino Keshorn Walcott, com 83,27m, seguido pelo norte-americano Riley Dolezal, com 81,62m. Quando já tinha o bronze garantido, Julio Cesar Oliveira ainda fez outro bom lançamento, que poderia lhe dar o título, mas acabou queimando.
“Estou feliz com o bronze. Aquele último lançamento seria o melhor da minha vida, mas fico feliz do mesmo jeito. Fui com tanta vontade que não consegui parar”, disse o medalhista de bronze ao Sportv.
No revezamento 4x100m feminino, o Brasil garantiu vaga na final com a marca de 43s24, a terceira melhor da primeira bateria semifinal. A equipe foi composta por Rosângela Santos, Bruna Farias, Vanusa dos Santos e Vitória Cristina Silva Rosa. No masculino, o País fez o oitavo tempo da semifinal, 38s76, e avançou à briga por medalhas.
Também na noite desta sexta-feira, foi realizada a final feminina dos 3.000m com obstáculos. Campeã dos 5.000m em Toronto, Juliana dos Santos, mulher de Marílson Gomes dos Santos, fez um bom início de prova, mas acabou sofrendo uma queda ao ultrapassar uma barreira e não completou a disputa. Tatiane da Silva ficou na sexta posição, com a marca de 10min10s73. O ouro foi de Ashley Higginson, com a marca de 9min48s12, novo recorde da competição.
Já nos 1.500m, Thiago André ficou em oitavo com 3min43s71, logo à frente de Carlos dos Santos, com 3min44s36. O ouro foi para Andrew Wheating, com 3min41s41.
Nos 200m rasos, sem participação de brasileiros nas finais, o título masculino foi do canadense Andre de Grasse, com 19s88, novo recorde pan-americanos. Entre as mulheres, a vitória foi da norte-americana Kaylin Whitney, com a marca de 22s65.
Handebol feminino vence Argentina e leva o ouro em Toronto
A Seleção Brasileira de handebol feminino levou mais um ouro pan-americano na noite desta sexta-feira. Jogando contra a Argentina, o time verde-amarelo venceu por 25 a 20 e chegou ao quinto ouro consecutivo no Pan.
O grande destaque da equipe brasileira foi Alexandra, autora de seis gols em 11 tentativas. As comandadas de Morten Soubak recuperaram-se de um mau início no primeiro tempo, quando chegaram a ficar quatro pontos atrás das argentinas, mas conseguiram uma virada por 10 a 9 aos 15 minutos finais ainda da etapa inicial e não ficaram mais atrás do placar.
O grande momento brasileiro no jogo foi o início da segunda etapa, quando Alexandra, Dani Piedade e cia abriram 10 pontos de vantagem sobre as argentinas e apenas administraram até o final. Nas arquibancadas, a torcida verde e amarela, que estava em maioria, gritava "olé" em algumas trocas de passes do time brasileiro, e foi ao delírio com o final da partida.
Foi a quinta medalha de ouro consecutiva do brasil no handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos. Desde a edição de Winnipeg 1999 nenhuma outra seleção sobe ao lugar mais alto do pódio na modalidade. Dos cinco títulos, três deles foram conquistados contra as argentinas: além de Toronto 2015, Santo Domingo 2003 e Guadalajara 2011.
Brasil domina Porto Rico e fecha o Pan contra Argentina na final do vôlei
A Seleção Brasileira masculina de vôlei mostrou calma e confiança para confirmar seu lugar na decisão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Na noite desta sexta-feira, derrotou Porto Rico por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/17 e 25/23, para alcançar a decisão, evento de encerramento da competição continental.
O adversário do Brasil na final será a Argentina, em reedição de duelo ocorrido na última rodada da fase classificatória. No confronto válido pelo Grupo A, a Seleção venceu os rivais sul-americanos por 3 sets a 0 e garantiu classificação à semifinal na primeira colocação da chave, mesmo com uma derrota para Cuba.
Os argentinos chegaram à decisão em Toronto derrotando a equipe da casa. Na primeira semifinal da sexta-feira, superaram o Canadá por 3 sets a 1, parciais de 28/26, 20/25, 25/21 e 25/23. A final do vôlei masculino é o último evento esportivo dos Jogos Pan-Americanos, às 16 horas (de Brasília) do domingo 26 de julho, dia da cerimônia de encerramento.
"Nos últimos dois jogos nossa virada de bola foi muito boa e precisamos manter isso. A Argentina vai vir com mais gás, a gente tem que estudar muito como eles foram contra o Canadá para chegar bem na final", disse o levantador Murilo Radke à Sportv.
A superioridade do Brasil diante de Porto Rico nesta sexta-feira ficou clara já nos primeiros pontos de disputa. Com a linha de passe funcionando bem, o levantador Murilo Radke teve seu trabalhado facilitado e pôde diversificar as jogadas de ataque. Quem mais recebeu bola foi o oposto Renan.
Com 2,17m de altura, o atleta nacional aproveitou a baixa estatura dos atletas porto-riquenhos e mostrou eficiência. Foram 16 pontos para o atacante canhoto brasileiro.
A facilidade dos dois primeiros sets fez com que o Brasil se desconcentrasse na terceira parcial e tivesse disputa parelha. Cometeu erros como a invasão de quadra no saque e em ataques com bloqueios simples. Mesmo assim, conseguiu a vitória por 3 a 0 e a vaga na decisão.
O Brasil disputa o Pan de Toronto 2015 sem seus principais atletas, que defenderam o País na fase final da Liga Mundial, em que a equipe acabou eliminada de forma precoce e nem disputou a semifinal do torneio que elegeu como prioridade da temporada. O time no Canadá é comandado por Rubinho, auxiliar do técnico Bernardinho.
"É incrível, não tem nem como descrever. A equipe está evoluindo a cada jogo e estou feliz e confiante para a final. Hoje a gente teve a síndrome do terceiro set, quando você está ganhando fácil de 2 a 0 dá uma desconcentrada. Acontece, mas conseguimos voltar e fazer um bom terceiro set", explicou o ponteiro Douglas.
BRASUCAS QUE FATURARAM MEDALHAS NESTA EDIÇÃO
Name | Date | Event | Medal | ||
---|---|---|---|---|---|
Archery | |||||
Fri, Jul 17 | Men Team | Bronze | |||
Athletics | |||||
Tue, Jul 21 | Women's 5000m | Gold | |||
Thu, Jul 23 | Men's Discus Throw | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Women's 20km Walk | Silver | |||
Sat, Jul 18 | Women's Marathon | Silver | |||
Thu, Jul 23 | Women's Pole Vault | Silver | |||
Tue, Jul 21 | Women's Triple Jump | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Men's 20km Walk | Bronze | |||
Thu, Jul 23 | Men's Decathlon | Bronze | |||
Fri, Jul 24 | Men's Javelin Throw | Bronze | |||
Wed, Jul 22 | Women's 800m | Bronze | |||
Tue, Jul 21 | Women's Javelin Throw | Bronze | |||
Badminton | |||||
Wed, Jul 15 | Men's Doubles | Silver | |||
Wed, Jul 15 | Women's Doubles | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Mixed Doubles | Bronze | |||
Beach Volleyball | |||||
Tue, Jul 21 | Men | Silver | |||
Tue, Jul 21 | Women | Bronze | |||
Boxing | |||||
Wed, Jul 22 | Men's Light Welter (64kg) | Bronze | |||
Thu, Jul 23 | Men's Super Heavy (91+kg) | Bronze | |||
Canoeing Flat | |||||
Mon, Jul 13 | Men C1 1000m | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men C1 200m | Gold | |||
Mon, Jul 13 | Men C2 1000m | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Men K1 200m | Silver | |||
Sun, Jul 12 | Men K4 1000m | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Men K2 1000m | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Men K2 200m | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women C1 200m | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women K1 500m | Bronze | |||
Canoeing Slalom | |||||
Sun, Jul 19 | Canoe (C1) Women | Gold | |||
Sun, Jul 19 | Canoe (C2) Men | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Kayak (K1) Men | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Kayak (K1) Women | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Canoe (C1) Men | Bronze | |||
Cycling Track | |||||
Fri, Jul 17 | Men's Omnium | Bronze | |||
Thu, Jul 16 | Men's Team Sprint | Bronze | |||
Diving | |||||
Mon, Jul 13 | Women's Synchronised 10m Platform | Silver | |||
Equestrian | |||||
Sun, Jul 19 | Eventing Team | Silver | |||
Sun, Jul 12 | Dressage Team | Bronze | |||
Sun, Jul 19 | Eventing Individual | Bronze | |||
Fencing | |||||
Wed, Jul 22 | Men's Foil Individual | Bronze | |||
Mon, Jul 20 | Men's Sabre Individual | Bronze | |||
Tue, Jul 21 | Women's Epee Individual | Bronze | |||
Fri, Jul 24 | Women's Epee Team | Bronze | |||
Gymnastics Artistic | |||||
Tue, Jul 14 | Men's Rings | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Men's Team | Silver | |||
Wed, Jul 15 | Men's Vault | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's All Around | Bronze | |||
Sun, Jul 12 | Women's Team | Bronze | |||
Gymnastics Rhythmic | |||||
Sun, Jul 19 | Group – ribbons | Gold | |||
Sat, Jul 18 | Group All-Around | Gold | |||
Mon, Jul 20 | Group – clubs/hoops | Silver | |||
Sun, Jul 19 | Hoop | Bronze | |||
Mon, Jul 20 | Ribbon | Bronze | |||
Handball | |||||
Fri, Jul 24 | Women | Gold | |||
Judo | |||||
Tue, Jul 14 | Men's +100 kg | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's -100 kg | Gold | |||
Sun, Jul 12 | Men's -66 kg | Gold | |||
Mon, Jul 13 | Men's -90 kg | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Women's -52 kg | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Men's -60 kg | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Women's -78 kg | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Men's -81 kg | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's +78 kg | Bronze | |||
Sat, Jul 11 | Women's -48 kg | Bronze | |||
Sun, Jul 12 | Women's -57 kg | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's -63 kg | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's -70 kg | Bronze | |||
Karate | |||||
Thu, Jul 23 | Men's -60kg | Gold | |||
Thu, Jul 23 | Women's -55kg | Gold | |||
Thu, Jul 23 | Women's -50kg | Bronze | |||
Modern Pentathlon | |||||
Sat, Jul 18 | Women's Individual | Gold | |||
Roller Sports - Figure Skating | |||||
Sun, Jul 12 | Men's Free Program | Gold | |||
Sun, Jul 12 | Women's Free Program | Silver | |||
Rowing | |||||
Wed, Jul 15 | Women's Single Sculls Lightweight | Silver | |||
Rugby 7 | |||||
Sun, Jul 12 | Women | Bronze | |||
Sailing | |||||
Sat, Jul 18 | Men Windsurfing RSX | Gold | |||
Sat, Jul 18 | Women Windsurfing RSX | Gold | |||
Sat, Jul 18 | Men Laser | Silver | |||
Sat, Jul 18 | Women 49erFX | Silver | |||
Sat, Jul 18 | Women Laser Radial | Bronze | |||
Sun, Jul 19 | Mixed Lightning | Bronze | |||
Shooting | |||||
Sun, Jul 12 | Men's 10m Air Pistol | Gold | |||
Fri, Jul 17 | Men's 50m Pistol | Gold | |||
Fri, Jul 17 | Men's 50m Rifle Prone | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 25m Rapid Fire Pistol | Silver | |||
Swimming | |||||
Fri, Jul 17 | Men's 100m Breaststroke | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Breaststroke | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's 200m Butterfly | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Freestyle | Gold | |||
Sat, Jul 18 | Men's 200m Individual Medley | Gold | |||
Thu, Jul 16 | Men's 400m Individual Medley | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's 4x100m Freestyle Relay | Gold | |||
Sat, Jul 18 | Men's 4x100m Medley Relay | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 4x200m Freestyle Relay | Gold | |||
Fri, Jul 17 | Women's 100m Backstroke | Gold | |||
Fri, Jul 17 | Men's 100m Backstroke | Silver | |||
Fri, Jul 17 | Men's 100m Breaststroke | Silver | |||
Sat, Jul 18 | Men's 200m Individual Medley | Silver | |||
Fri, Jul 17 | Men's 50m Freestyle | Silver | |||
Thu, Jul 16 | Women's 4x200m Freestyle Relay | Silver | |||
Fri, Jul 17 | Women's 50m Freestyle | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Men's 100m Freestyle | Bronze | |||
Sat, Jul 18 | Men's 1500m Freestyle | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Backstroke | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Breaststroke | Bronze | |||
Fri, Jul 17 | Men's 400m Freestyle | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 200m Butterfly | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Women's 200m Freestyle | Bronze | |||
Thu, Jul 16 | Women's 400m Individual Medley | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 4x100m Freestyle Relay | Bronze | |||
Sat, Jul 18 | Women's 4x100m Medley Relay | Bronze | |||
Table Tennis | |||||
Tue, Jul 21 | Men's Team | Gold | |||
Tue, Jul 21 | Women's Team | Silver | |||
Taekwondo | |||||
Wed, Jul 22 | Women's +67kg | Bronze | |||
Sun, Jul 19 | Women's -49kg | Bronze | |||
Water Polo | |||||
Wed, Jul 15 | Men | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Women | Bronze | |||
Weightlifting | |||||
Wed, Jul 15 | Men's +105 kg | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 105 kg | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Women's 63 kg | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 75 kg | Bronze | |||
Wrestling | |||||
Thu, Jul 16 | Women's Freestyle 58 kg | Gold | |||
Thu, Jul 16 | Men's Greco-Roman 98 kg | Bronze | |||
Fri, Jul 17 | Women's Freestyle 75 kg | Bronze |
QUADRO DE MEDALHAS
Rank | Country |
Gold
|
Silver
|
Bronze
| Total |
---|---|---|---|---|---|
1 | United States | 93 | 73 | 75 | 241 |
2 | Canada | 72 | 63 | 60 | 195 |
3 | Brazil | 35 | 34 | 55 | 124 |
4 | Cuba | 32 | 23 | 33 | 88 |
5 | Colombia | 26 | 13 | 30 | 69 |
6 | Mexico | 19 | 27 | 40 | 86 |
7 | Argentina | 12 | 27 | 31 | 70 |
8 | Venezuela | 6 | 18 | 16 | 40 |
9 | Guatemala | 6 | 0 | 3 | 9 |
10 | Chile | 5 | 6 | 15 | 26 |
11 | Ecuador | 4 | 9 | 13 | 26 |
12 | Peru | 4 | 4 | 6 | 14 |
13 | Dominican Rep. | 3 | 9 | 9 | 21 |
14 | Jamaica | 3 | 2 | 2 | 7 |
15 | Trinidad&Tobago | 2 | 3 | 1 | 6 |
16 | Bahamas | 2 | 2 | 1 | 5 |
17 | Puerto Rico | 1 | 1 | 12 | 14 |
18 | Saint Lucia | 1 | 0 | 0 | 1 |
19 | Uruguay | 0 | 1 | 3 | 4 |
20 | Barbados | 0 | 1 | 2 | 3 |
Paraguay | 0 | 1 | 2 | 3 | |
22 | Bolivia | 0 | 1 | 1 | 2 |
Panama | 0 | 1 | 1 | 2 | |
24 | Antigua&Barbuda | 0 | 1 | 0 | 1 |
Grenada | 0 | 1 | 0 | 1 | |
Honduras | 0 | 1 | 0 | 1 | |
27 | El Salvador | 0 | 0 | 2 | 2 |
28 | Bermuda | 0 | 0 | 1 | 1 |
Costa Rica | 0 | 0 | 1 | 1 | |
StKitts&Nevis | 0 | 0 | 1 | 1 | |
StV&Grenadines | 0 | 0 | 1 | 1 |
Comentários
Postar um comentário