PAN 2015







Sem apoio da mãe, Iris Sing dedica medalha de bronze ao treinador



Iris Sing conquistou a medalha de bronze na categoria até 49kg do Taekwondo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Após perder para a cubana Yania Aguirre por 6 a 5 na semifinal, a brasileira disputou o terceiro lugar com a canadense Yvette Yong, venceu por 8 a 6 e faturou o bronze. Sem nunca ter recebido apoio da mãe na carreira esportiva, a atleta exaltou os sacrifícios no caminho até o pódio.
“Essa medalha foi conquistada com muito suor, sacrifício e lágrimas, e mostra que da cidade de Itaboraí (RJ), de onde eu vim, pode sair ainda muito mais talentos, mesmo sendo um lugar pequeno”, disse Iris. “Marli, minha mãe, queria que eu trabalhasse em supermercado. Ela nunca me apoiou. Tenho certeza de que ela nem assistiu à luta. Mas agora vou lá na casa dela mostrar minha medalha." 
A falta de suporte fez Iris sair de casa aos 18 anos. Primeiro ela foi acolhida por uma amiga, mas hoje em dia mora com a família de seu técnico, Diego Guimarães, responsável por montar uma estrutura na casa dedicada exclusivamente à preparação da atleta. 
"Essa medalha eu dedico a ele, que construiu uma academia no seu quintal para que eu pudesse treinar. Enquanto a minha mãe insistia para eu deixar o esporte, o Diego me incentivava o tempo todo. O esporte mudou a minha vida, eu poderia ter seguido um outro caminho e me envolvido em coisas erradas”, completou. 
A campeã da categoria de Iris foi sua algoz Yania, que bateu a mexicana Itzel Manjarrez na final.  





Com bronze na ginástica, Brasil chega a 100 medalhas em Toronto 2015




Foi da ginasta Angélica Kvieczynski a 100ª medalha do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Na manhã desta segunda-feira, ela conquistou o bronze na prova de fitas da ginástica rítmica desportiva e fez o País quebrar a marca centenária no quadro de medalhas.
Angélica, bronze no arco e quarta colocada no individual geral, anotou 15.633 na final de fitas, nesta segunda-feira. O ouro foi da norte-americana Laura Zeng, com 16.267, logo à frente de sua compatriota Jasmine Kerber, com 15.992. Natália Gaudio ficou na oitava posição.
Esta é a quinta edição consecutiva em que o Brasil supera a marca centenária no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos. A primeira vez que isso ocorreu foi em Winnipeg 1999, também no Canadá, com 101 medalhas. Em Santo Domingo 2003, foram 122. No Rio de Janeiro 2007, 157. E em Guadalajara 2011, 141.




Mais cedo nesta segunda-feira. Angélica ficou com a quinta colocação na final das maças, com 15. 267. O ouro foi da norte-americana Laura Zeng, com 16.167, seguida por Patricia Bezzoubenko, com 15.933, e Jasmine Kerber com 15.833. Outra brasileira na prova, Natália Gaudio acabou na oitava colocação, com 13.633.
A 101ª medalha nacional em Toronto 2015 saiu pouco depois, também na ginástica rítmica desportiva. A Seleção Brasileira ficou com a prata na prova por equipes combinada de arcos e maças, com a nota de 14.682 na final desta segunda-feira, superada apenas pelos Estados Unidos, com 14.983. O bronze foi do Canadá, com 13.709.
A equipe nacional era considerada favorita ao ouro no arcos e maças por causa de seu desempenho nos dias anteriores em Toronto. A Seleção foi campeã da prova geral por equipes e também da de fitas. Na final geral, sua apresentação de arcos e maças recebeu nota de 15.433 contra 14.675 dos Estados Unidos.
Com 101 pódios conquistados, o Brasil aparece na terceira colocação do quadro de medalhas. Já foram 30 ouros, 29 pratas e 42 bronzes. A liderança é dos Estados Unidos, seguidos pelo Canadá, país anfitrião e que ocupou o primeiro posto da disputa nos dias iniciai do Pan de Toronto.







Time misto do Brasil atropela México e avança à semi como líder da chave




Embora já classificado para as semifinais do handebol nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o Brasil garantiu a liderança do Grupo A após derrotar o México, nesta segunda-feira, por 34 a 19. Com a vitória, a seleção permanece invicta na competição e agora se prepara para retornar às quadras na quarta, já pela fase final. Apesar da derrota, as mexicanas também estão classificadas, terminando a fase de grupos com a segunda colocação da chave.
Para o confronto contra o México, o técnico Morten Soubak usou um time misto, visando poupar as atletas para as partidas da fase final do torneio. Alê abriu o placar para o Brasil, que de início viu dificuldade em abrir vantagem com a formação fechada das rivais. Mas logo conseguiu a diferença de cinco pontos no placar e foi liderando a partida com boa postura ofensiva.




Ao fim da primeira etapa, Fernanda marcou três gols seguidos e deixou o Brasil com sete pontos de vantagem antes da segunda etapa do jogo, com os marcadores apontando 19 a 12. O bom desempenho da seleção foi acompanhado pela bicampeã pan-americana do pentatlo, Yane Marques. Presente no ginásio, a atleta disse ser fã da modalidade. “Adoro handebol, mas não sei jogar muito bem”, contou Yane, que foi medalha de ouro nesta edição do Pan.
Na volta, a seleção manteve o mesmo rimo do início da partida e continuou com boas marcações. Em um intervalo de dez minutos, ampliou o placar para 27 a 14, com Alê e Ana Paula anotando a maior parte dos tentos brasileiros. Pouco depois, a mexicana Rocha aplicou um gol de cobertura e diminuiu para 27 a 15.
As chances do México, no entanto, foram se mostrando cada vez mais escassas à medida que o Brasil ia atacando. Com atuação decisiva de Fernanda, a seleção fechou a partida com o placar de 34 a 19.




Brasil é derrotado por Cuba e perde chance de levar o bronze




A medalha de bronze escapou ao basquete brasileiro nesta segunda-feira. A seleção feminina acabou derrotada por Cuba por 66 a 62 e deu adeus aos Jogos Pan-Americanos de Toronto sem subir ao pódio. A decisão da modalidade será entre Estados Unidos e Canadá, ainda nesta segunda.
A campanha brasileira no Pan foi irregular, com derrotas para Estados Unidos e Canadá, e vitórias sobre Porto Rico e República Dominicana. Contra Cuba, a seleção saiu atrás no placar, mas Tainá conseguiu colocar uma bola de três e colocou as duas equipes em igualdade.
Embora não tenha apresentado um ataque forte, o Brasil apertou a marcação sobre as cubanas e conseguiu fechar o primeiro quarto com 16 a 14, de virada. Mantendo um ritmo parecido na sequência, o Brasil abriu uma vantagem de sete pontos sobre as rivais, mas acabou vendo as adversárias empatarem e virarem os marcadores. O primeiro tempo terminou em 37 a 32 para as cubanas.
O terceiro quarto teve início com a seleção atrás no placar por sete pontos de diferença, que chegou a nove em menos de dois minutos, deixando a 42 a 33. Em boa sequência, a seleção mostrou grande poder de reação em quadra e encostou ao chegar em 42 a 41. O jogo seguiu apertado e, com cesta de três de Romero, as cubanas voltaram a liderar o placar, com 47 a 43. A vantagem se manteve até Tassia mandar uma bola de três para o Brasil e deixar a equipe pertinho de Cuba: 49 a 48 ao fim do terceiro período.


O último quarto foi o mais apertado de todo o jogo. Mesmo com as cubanas na frente, o Brasil não deixou a diferença aumentar e segurou bem o placar após Casanova marcar dois e ampliar para 55 a 51. Na sequência, Tassia colocou uma bola de três e, ao sofrer falta, igualou os marcadores: 55 a 55. A três minutos do fim da partida, Cuba abriu seis pontos de vantagem e deixou em 61 a 56. Ao fim, Tainá ainda diminuiu, mas as cubanas fizeram mais dois pontos. Depois de dois arremessos livres das adversárias, Tássia surpreendeu em um lance de improviso e deixou em 65 a 62. A jogada, no entanto, não evitou a derrota, com o período fechado em 66 a 62. 
O Brasil ainda tem mais uma chance de levar alguma medalha com o basquete. A equipe masculina terá sua estreia nesta terça-feira diante de Porto Rico. Os resultados no Pan não garantem as seleções nos Jogos Olímpicos de 2016. Mesmo sendo país-sede, o Brasil terá as vagas do basquete definidas no congresso da Fiba (Federação Internacional de Basquete), que será realizado em agosto.




Brasileiras batem colombianas e avançam à semifinal do tênis de mesa



O Brasil ganhou mais uma chance de medalha nos Jogos Pan-Americanos de Toronto no início da noite desta segunda-feira. No tênis de mesa feminino por equipes, o time verde-amarelo superou a Colômbia por 3 a 0 e se classificou para a semifinal do torneio, na qual enfrenta Porto Rico, nesta terça, por uma vaga na grande decisão.
No Centro Pan-Americano de Markham, no Canadá, a mesatenista Lin Gui abriu o confronto contra a colombiana Lady Ruano conquistando o primeiro ponto brasileiro em apenas 16 minutos, ao vencer por 3 sets a 0 (parciais de 11/6, 11/5 e 11/3).
Na sequência, foi a vez de Caroline Kumahara encarar Paula Medina. Ela teve vida mais difícil que a companheira, mas triunfou em 24 minutos para encaminhar a classificação brasileira. As parciais foram de 12/10, 11/7 e 11/6.


Conforme previsto no regulamento, o terceiro jogo foi de duplas. Lin Gui voltou à disputa, ao lado de Lígia Silva, para encarar Lady Ruano e Angie Umbacia. Assim como nos dois confrontos anteriores, as brasileiras não tiveram dificuldades e venceram por 3 sets a 0, com parciais de 11/7, 11/9 e 11/6 para garantir a vaga à semifinal.
Enquanto o Brasil encara Porto Rico na manhã desta terça-feira por uma vaga na final, que acontece no mesmo dia, mas no período da tarde, na outra chave os Estados Unidos enfrentam o Canadá, que superou o Chile por 3 a 1 nesta segunda.





Renzo Agresta cai para canadense na semi da esgrima e leva o bronze




O Brasil conquistou mais uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Na noite desta segunda-feira, Renzo Agresta perdeu a semifinal da esgrima com sabre para o canadense Joseph Polossifakis, por 15 a 13, mas ganhou mais um bronze para o país, uma vez que não há disputa de terceiro na modalidade.
Na decisão, o algoz do brasileiro foi derrotado pelo estadunidense Eli Dershwitz, por 15 a 9, e ficou com a medalha de prata.
Renzo Agresta iniciou sua campanha na competição com vitória sobre o colombiano Jesus Carvajal por 15 a 9. Na sequência, encarou o estadunidense Daryl Homer, que eliminou o brasileiro William Zeytounlian nas oitavas, e “vingou” o compatriota, triunfando por 15 a 12. Na semi, no entanto, não conseguiu superar o anfitrião e ficou com lugar no terceiro patamar do pódio.
Também nesta segunda-feira, apenas o primeiro dia de disputa da esgrima no Pan de Toronto, a brasileira Giulia Gasparin não teve a mesma sorte no torneio feminino de sabre, e caiu logo na estreia para a panamenha Eileen Grench, após derrota por 15 a 4.




Brasil leva empate do Panamá, mas avança como líder do grupo A



O Brasil confirmou o favoritismo na primeira fase dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. No início da noite deste sábado, o time canarinho chegou a abrir vantagem, mas permitiu reação do Panamá e acabou empatando por 3 a 3. Mesmo somando apenas um ponto, os comandados de Rogério Micale encerraram a primeira fase como líderes do grupo A do torneio.
A partida contou com um lindo gol de bicicleta do atacante Luciano, do Corinthians, que também marcou o segundo do Brasil, além de tento de Clayton, do Figueirense. Pelo lado panamenho, Jorman Aguilar (duas vezes) e Fidel Escobar (de pênalti) balançaram as redes.
A Seleção Brasileira, que já entrou em campo classificada, foi a sete pontos na tabela com o empate e assegurou a ponta da chave. A equipe verde-amarela volta a campo pela competição nesta quinta-feira, quando disputa a semifinal contra o segundo colocado do grupo B, que será definido nesta terça (pode ser Paraguai, México ou Uruguai – a seleção de Trinidad e Tobago já está eliminada).
O Panamá, por sua vez, também assegurou sua classificação com o resultado, uma vez que foi a cinco pontos na tabela, e espera agora a definição do vice-líder do grupo B.




Nesta segunda, o Brasil inaugurou o placar com uma verdadeira pintura no Estádio de Hamilton. Aos 23 minutos, o atacante Luciano acertou uma linda bicicleta após cobrança de escanteio e colocou o time canarinho em vantagem. Logo em seguida, o corintiano recebeu bom passe de Dodô e bateu forte da entrada da área para fazer seu segundo na partida, abrindo o que parecia que seria uma goleada brasileira.
Aos 36 minutos, após cobrança de escanteio de Rômulo, a bola foi desviada no meio do caminho e o atacante Clayton, do Figueirense, apareceu no segundo pau para empurrar para o fundo da rede. As expectativas de goleada do Brasil, no entanto, levaram um balde de água fria dois minutos depois, quando Jorman Aguilar aproveitou erro do goleiro Andrey para descontar.
O Brasil voltou dos vestiários com sangue novo no ataque: Erik no lugar de Luciano. Aos seis minutos, no entanto, foi o Panamá que voltou a diminuir sua desvantagem. Jorman Aguilar, mais uma vez, aproveitou rebote de bola na trave após bela jogada de Jiménez e só empurrou para fazer 3 a 2. Logo aos oito, o volante Eurico, do Cruzeiro, cometeu pênalti em Jiménez, convertido por Fidel Escobar para igualar o marcador e dar números finais à partida.







Pugilista Carlos Rocha cai para cubano nas quartas de final





Esta segunda-feira não foi um bom dia para o Brasil no boxe dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Entre os homens, o pugilista Carlos Rocha caiu nas quartas de final dos galos (até 56 kg) para o cubano Andy Cruz, que venceu por decisão unânime dos juízes (30 a 27, 30 a 27 e 30 a 28).
Na semifinal, o algoz do brasileiro enfrenta o canadense Kenny Lally, em combate que acontecerá nesta quarta-feira.
Carlos Rocha havia começado bem o torneio e, no último sábado, venceu o guatemalteco Juan Reyes Donis por decisão dividida dos juízes. Mas, na volta ao ringue nesta segunda, não conseguiu repetir o sucesso diante do adversário cubano.
O Brasil amargou queda também no boxe feminino nesta segunda-feira. Em sua estreia no Pan, a peso-médio Flávia Tereza Figueiredo não conseguiu superar a estadunidense Claressa Shields e, após derrota por decisão unânime, também foi eliminada da disputa.
Apesar dos revezes desta segunda, mais pugilistas brasileiros vão ao ringue nesta terça-feira. Entre os meio-médio-ligeiros, Joedison Teixeira, o Chocolate, enfrenta o mexicano Raul Curiel pelas quartas de final, mesma fase na qual Michel de Souza Borges pega o venezuelano Albert Ramirez (meio-pesados). Fechando a participação verde-amarela no dia, Roberto Custódio duela com o venezuelano Gabriel Perez pelas quartas de final dos meio-médios.





Brasil vence Estados Unidos por 3 a 2 e se classifica para semifinal




A Seleção Brasileira feminina de vôlei conquistou uma vitória em duelo equilibrado contra os Estados Unidos. Na noite desta segunda-feira, a equipe dirigida pelo técnico José Roberto Guimarães fez 3 sets a 2, com parciais de 22/25, 25/21, 18/25, 25/22 e 15/11.







As duas equipes estavam invictas até a partida desta segunda nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, mas a vitória do Brasil garantiu a classificação no primeiro lugar do grupo B para a semifinal do torneio no Canadá.











BRASUCAS QUE FATURARAM MEDALHAS NESTA EDIÇÃO


NameDateEventMedal
Archery Archery
Fri, Jul 17Men TeamBronzeBronze
Athletics Athletics
Sun, Jul 19Women's 20km WalkSilverSilver
Sat, Jul 18Women's MarathonSilverSilver
Sun, Jul 19Men's 20km WalkBronzeBronze
Badminton Badminton
Wed, Jul 15Men's DoublesSilverSilver
Wed, Jul 15Women's DoublesSilverSilver
Tue, Jul 14Mixed DoublesBronzeBronze
Canoeing Flat Canoeing Flat
Mon, Jul 13Men C1 1000mGoldGold
Tue, Jul 14Men C1 200mGoldGold
Mon, Jul 13Men C2 1000mSilverSilver
Tue, Jul 14Men K1 200mSilverSilver
Sun, Jul 12Men K4 1000mSilverSilver
Mon, Jul 13Men K2 1000mBronzeBronze
Tue, Jul 14Men K2 200mBronzeBronze
Tue, Jul 14Women C1 200mBronzeBronze
Mon, Jul 13Women K1 500mBronzeBronze
Canoeing Slalom Canoeing Slalom
Sun, Jul 19Canoe (C1) WomenGoldGold
Sun, Jul 19Canoe (C2) MenSilverSilver
Sun, Jul 19Kayak (K1) MenSilverSilver
Sun, Jul 19Kayak (K1) WomenSilverSilver
Sun, Jul 19Canoe (C1) MenBronzeBronze
Cycling Track Cycling Track
Fri, Jul 17Men's OmniumBronzeBronze
Thu, Jul 16Men's Team SprintBronzeBronze
Diving Diving
Mon, Jul 13Women's Synchronised 10m PlatformSilverSilver
Equestrian Equestrian
Sun, Jul 19Eventing TeamSilverSilver
Sun, Jul 12Dressage TeamBronzeBronze
Sun, Jul 19Eventing IndividualBronzeBronze
Fencing Fencing
Mon, Jul 20Men's Sabre IndividualBronzeBronze
Gymnastics Artistic Gymnastics Artistic
Tue, Jul 14Men's RingsGoldGold
Sat, Jul 11Men's TeamSilverSilver
Wed, Jul 15Men's VaultBronzeBronze
Mon, Jul 13Women's All AroundBronzeBronze
Sun, Jul 12Women's TeamBronzeBronze
Gymnastics Rhythmic Gymnastics Rhythmic
Sun, Jul 19Group – ribbonsGoldGold
Sat, Jul 18Group All-AroundGoldGold
Mon, Jul 20Group – clubs/hoopsSilverSilver
Sun, Jul 19HoopBronzeBronze
Mon, Jul 20RibbonBronzeBronze
Judo Judo
Tue, Jul 14Men's +100 kgGoldGold
Tue, Jul 14Men's -100 kgGoldGold
Sun, Jul 12Men's -66 kgGoldGold
Mon, Jul 13Men's -90 kgGoldGold
Sat, Jul 11Women's -52 kgGoldGold
Sat, Jul 11Men's -60 kgSilverSilver
Tue, Jul 14Women's -78 kgSilverSilver
Mon, Jul 13Men's -81 kgBronzeBronze
Tue, Jul 14Women's +78 kgBronzeBronze
Sat, Jul 11Women's -48 kgBronzeBronze
Sun, Jul 12Women's -57 kgBronzeBronze
Mon, Jul 13Women's -63 kgBronzeBronze
Mon, Jul 13Women's -70 kgBronzeBronze
Modern Pentathlon Modern Pentathlon
Sat, Jul 18Women's IndividualGoldGold
Roller Sports - Figure Skating Roller Sports - Figure Skating
Sun, Jul 12Men's Free ProgramGoldGold
Sun, Jul 12Women's Free ProgramSilverSilver
Rowing Rowing
Wed, Jul 15Women's Single Sculls LightweightSilverSilver
Rugby 7 Rugby 7
Sun, Jul 12WomenBronzeBronze
Sailing Sailing
Sat, Jul 18Men Windsurfing RSXGoldGold
Sat, Jul 18Women Windsurfing RSXGoldGold
Sat, Jul 18Men LaserSilverSilver
Sat, Jul 18Women 49erFXSilverSilver
Sat, Jul 18Women Laser RadialBronzeBronze
Sun, Jul 19Mixed LightningBronzeBronze
Shooting Shooting
Sun, Jul 12Men's 10m Air PistolGoldGold
Fri, Jul 17Men's 50m PistolGoldGold
Fri, Jul 17Men's 50m Rifle ProneGoldGold
Wed, Jul 15Men's 25m Rapid Fire PistolSilverSilver
Swimming Swimming
Fri, Jul 17Men's 100m BreaststrokeGoldGold
Wed, Jul 15Men's 200m BreaststrokeGoldGold
Tue, Jul 14Men's 200m ButterflyGoldGold
Wed, Jul 15Men's 200m FreestyleGoldGold
Sat, Jul 18Men's 200m Individual MedleyGoldGold
Thu, Jul 16Men's 400m Individual MedleyGoldGold
Tue, Jul 14Men's 4x100m Freestyle RelayGoldGold
Sat, Jul 18Men's 4x100m Medley RelayGoldGold
Wed, Jul 15Men's 4x200m Freestyle RelayGoldGold
Fri, Jul 17Women's 100m BackstrokeGoldGold
Fri, Jul 17Men's 100m BackstrokeSilverSilver
Fri, Jul 17Men's 100m BreaststrokeSilverSilver
Sat, Jul 18Men's 200m Individual MedleySilverSilver
Fri, Jul 17Men's 50m FreestyleSilverSilver
Thu, Jul 16Women's 4x200m Freestyle RelaySilverSilver
Fri, Jul 17Women's 50m FreestyleSilverSilver
Tue, Jul 14Men's 100m FreestyleBronzeBronze
Sat, Jul 18Men's 1500m FreestyleBronzeBronze
Wed, Jul 15Men's 200m BackstrokeBronzeBronze
Wed, Jul 15Men's 200m BreaststrokeBronzeBronze
Fri, Jul 17Men's 400m FreestyleBronzeBronze
Tue, Jul 14Women's 200m ButterflyBronzeBronze
Wed, Jul 15Women's 200m FreestyleBronzeBronze
Thu, Jul 16Women's 400m Individual MedleyBronzeBronze
Tue, Jul 14Women's 4x100m Freestyle RelayBronzeBronze
Sat, Jul 18Women's 4x100m Medley RelayBronzeBronze
Taekwondo Taekwondo
Sun, Jul 19Women's -49kgBronzeBronze
Water Polo Water Polo
Wed, Jul 15MenSilverSilver
Tue, Jul 14WomenBronzeBronze
Weightlifting Weightlifting
Wed, Jul 15Men's +105 kgGoldGold
Wed, Jul 15Men's 105 kgSilverSilver
Mon, Jul 13Women's 63 kgBronzeBronze
Tue, Jul 14Women's 75 kgBronzeBronze
Wrestling Wrestling
Thu, Jul 16Women's Freestyle 58 kgGoldGold
Thu, Jul 16Men's Greco-Roman 98 kgBronzeBronze
Fri, Jul 17Women's Freestyle 75 kgBronzeBronze






QUADRO DE MEDALHAS


RankCountry
Gold
Silver
Bronze
Total
1United States United States655549169
2Canada Canada555142148
3Brazil Brazil302943102
4Colombia Colombia2482456
5Cuba Cuba23182869
6Mexico Mexico14212863
7Argentina Argentina10202151
8Guatemala Guatemala6028
9Ecuador Ecuador481123
10Chile Chile44917
11Venezuela Venezuela314926
12Peru Peru23510
13Dominican Rep. Dominican Rep.13610
14Puerto Rico Puerto Rico1089
15Bahamas Bahamas1012
16Trinidad&Tobago Trinidad&Tobago0112
17Honduras Honduras0101
 Jamaica Jamaica0101
 Panama Panama0101
 Uruguay Uruguay0101
21Paraguay Paraguay0022
22Bermuda Bermuda0011
 El Salvador El Salvador0011



















Comentários

Postagens mais visitadas