PAN 2015
Patinador Marcel Stürmer leva o ouro e é o 1º brasileiro tetracampeão
O Brasil conquistou mais um ouro de forma brilhante neste domingo em Toronto. Na patinação artística, Marcel Stürmer dominou a competição, empolgou o público e somou 536 pontos para garantir o lugar mais alto do pódio e se tornar o primeiro atleta do país a se sagrar tetracampeão pan-americano.
O norte-americano John Burchfield (505), medalhista de prata, e o colombiano Diego Duque (496.70), terceiro colocado, completaram o pódio no Parque Pan-Americano de Toronto.
Após ser aplaudido de pé pelo público local neste sábado, quando se apresentou com tema (trilha sonora e figurino) do filme “Jogos Vorazes”, o brasileiro terminou o primeiro dia de disputa como líder geral.
Na final deste domingo, voltou a encantar. Impecável, foi o melhor avaliado tanto no programa curto (133.40) quanto no longo (134.20) e mostrou mais uma vez por que é ídolo do país na patinação. Mais cedo, na mesma modalidade, Talitha Haas também teve grande performance e ficou com a medalha de prata no torneio feminino.
O experiente patinador, de 29 anos, já havia faturado a medalha de ouro nas edições de Santo Domingo (2003), do Rio de Janeiro (2007) e de Guadalajara (2011). Além disso, também ficou com o título nos Jogos Mundiais de Cali, em 2013.
Atual campeã mundial, judoca Rafaela Silva ganha medalha de bronze
Vencedora do Grand Prix de Dusseldorf neste ano e do Mundial em 2014, Rafaela Silva, um dos destaques da seleção brasileira, ficou com o bronze no Pan de Toronto. A medalha veio com vitória sobre a venezuelana Anriquelis Barrios graças a um wazari no início de combate.
A luta foi paralisada aos dois minutos após Rafaela ter um corte na boca, mas a judoca voltou confiante e manteve o bom ritmo para assegurar o bronze.
A trajetória de Rafaela até a medalha teve vitória contra a argentina Gabriela Narvaez. Porém, nas semifinais, a brasileira perdeu para a canadense Catherine Beauchemin-Pinard por imobilização.
Brasileiras da ginástica conquistam bronze na disputa por equipes
Após bom resultado na ginástica artística masculina, que conquistou a prata por equipes neste sábado, a ginástica feminina também garantiu medalha para o Brasil, ficando em terceiro lugar na competição por equipes deste domingo, somando 165.400 pontos.
A equipe composta por Daniele Hypolito, Lorrane Oliveira, Leticia da Costa, Flavia Saraiva e Julie Sinmon teve seu melhor resultado na mesa, seguido pelo cavalo, solo e barras. Essa é a quinta medalha de bronze conquistada pelo Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos. As norte-americanas ficaram com o ouro somando 173.800 pontos, seguidas pelas canadenses com 166.500 pontos.
No momento, o Brasil ocupa a quinta colocação no quadro geral de medalhas e terá mais chances de conquistar medalhas na ginástica, já que haverá ainda as provas do individual por aparelhos e no individual geral tanto no masculino quanto no feminino. Arthur Zanetti é o favorito nas argolas e há grande expectativa de ouro na categoria.
Estreante em Jogos Pan-Americanos, Charles Chibana leva o ouro no judô
Aos 25 anos, Charles Chibana fez sua estreia em Jogos Pan-Americanos com brilho em Toronto. O brasileiro descendente de japoneses venceu o canadense Antoine Bouchard na final da categoria meio leve (-66kg) e levou a segunda medalha de ouro do Brasil na competição. Neste sábado, Érika Miranda havia conquistado o título na categoria ligeiro.
O bronze ficou com o argentino Fernando Gonzalez, que bateu Sergio Mattey, da Venezuela, para garantir seu lugar no pódio.
Em seu caminho à final, Chibana superou Gustavo Lopez Aguilera, de El Salvador, com um ippon após 1 minuto e 11 segundos de luta nas quartas. Na sequência, despachou o venezuelano Sergio Mattey com novo ippon, desta vez ainda mais rápido: com um minuto de combate.
Na decisão, o brasileiro precisou se manter firme na base para frear o ímpeto inicial do adversário, que era agressivo. A emocionante disputa era fisicamente desgastante até que, mais inteiro na luta, Chibana conseguiu um ippon a cerca de um minuto do fim para garantir o título pan-americano.
O judô brasileiro já havia começado bem neste sábado. Além do ouro de Érika Miranda, outras duas medalhas foram conquistadas por atletas do País: Nathália Brígida ficou com o bronze entre as judocas de até 48kg, batendo Diana Cobos, do Equador, e entre os homens, Felipe Kitadai ficou com a prata no peso ligeiro ao cair diante do equatoriano Lenin Preciado na final.
Na patinação artística, Talitha Haas conquista a quarta prata do Brasil
Talitha Haas conquistou mais uma medalha de prata para o Brasil na noite deste domingo. Na patinação artística, a atleta gaúcha teve ótimo desempenho no programa longo, foi bem também no curto e somou 498.30 pontos para garantir o segundo lugar no pódio. A argentina Giselle Soler, campeã mundial da modalidade, melhor avaliada em ambas as apresentações, totalizou 519.70 para ficar com o ouro, enquanto a chilena Marisol Villaroel cravou 479.70 e levou o bronze.
Com o bom resultado conquistado no Pan-Americano de Toronto, Talitha superou o desempenho que havia obtido nos últimos Jogos, em Guadalajara 2011, quando ficou com o bronze. No mundial de 2009, em Freiburg (Alemanha), também havia ficado com o terceiro lugar do pódio.
No Centro de Exibição, em Toronto, a gaúcha demonstrou consistência e concentração em sua apresentação que, ao som de música espanhola, empolgou o público e os jurados. Apresentando boa postura, saiu com medalha de prata e um sorriso otimista no rosto.
Também na domingo, Marcelo Strumer disputa a final masculina em busca de mais uma medalha para o Brasil na competição que encerra a modalidade nos Jogos Pan-Americanos de 2015.
Seleção Brasileira de rúgbi feminino bate a Argentina e leva o bronze
A Seleção Brasileira de rúgbi feminino conquistou mais um bronze para o país neste domingo. Fazendo sua estreia em Jogos Pan-Americanos, a equipe derrotou a Argentina por 29 a 0 na disputa do terceiro lugar do torneio de sevens e assegurou a medalha. O time masculino, por sua vez, caiu mais cedo nas quartas de final, após derrota por 12 a 5 para o Uruguai.
As brasileiras, 10 vezes campeãs sul-americanas, começaram mal a campanha neste sábado, com derrotas para os Estados Unidos (26 a 7) e Canadá (36 a 0), equipes que disputarão a final do torneio. Mas, ainda no primeiro dia de competição do rúgbi, haviam batido a Argentina por 22 a 5.
Neste domingo, a Seleção feminina começou se impondo e fazendo 29 a 0 diante da Colômbia, para depois arrasar o México com placar ainda mais elástico 57 a 0. Na disputa do bronze, voltou a vencer a Argentina, liderada por Raquel Kochhann, que anotou um try e duas conversões no duelo.
Os homens, por sua vez, estrearam perdendo por 19 a 7 para a Argentina no sábado, e na sequência sofreram novo revés, diante do Canadá (26 a 14). No último duelo do dia, reagiram diante da Guiana, garantindo sua primeira vitória, por 31 a 5, mas caíram diante do Uruguai ao voltar para o campo neste domingo.
Filho de Hortência conquista o bronze no adestramento por equipes
O Brasil conquistou mais uma medalha neste domingo. No hipismo adestramento por equipes, o time verde e amarelo formado por João Victor Oliva (filho da ex-jogadora de Basquete Hortência, vice-campeão olímpica em Atlanta 1996), Sarah Waddel, João Paulo Santos e Leandro Aparecido conseguiu um lugar no pódio com pontuação total de 414.895, atrás de Canadá (454.938) e Estados Unidos (460.506).
João Paulo Santos/Veleiro do Top, obteve a maior média da equipe, com 70.158, seguido por João Victor Oliva e Xamã dos Pinhais (69.211). Na sequência vieram Leandro Aparecido sobre Di Caprio, com 69.026 e enfim Sarah Waddel com Donelly 3 (67.184).
Neste sábado, o Brasil já havia conquistado uma medalha de ouro, com Érika Miranda, uma prata (Felipe Kitadai) e um bronze, com Nathália Brígida, os três no judô, além de outro segundo lugar no pódio com a equipe masculina de ginástica, liderada por Arthur Zanetti.
O hipismo brasileiro volta à ativa em Toronto nesta sexta-feira, quando busca a classificação nas disputas individual e por equipes no Concurso Completo de Equitação (CCE), que engloba provas de adestramento, salto e cross-country.
Atirador brasileiro conquista medalha de ouro no Pan de Toronto
A segunda medalha de ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto foi conquistada na tarde deste domingo. O atirador Felipe Almeida Wu venceu a disputa na pistola de ar de 10m e proporcionou ao País mais um título na competição canadense.
Felipe ganhou o ouro ao marcar 201,8 pontos, novo recorde em uma final pan-americana. A prata ficou com o norte-americano Jay Shi, que registrou 199, seguido pelo equatoriano Mario Vinueza, 176,3. Júlio Almeida, também brasileiro, terminou em sétimo, com 95,1.
Considerado uma promessa, Felipe Almeida Wu começou a competir por influência dos pais e conquistou a prata nos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura 2010. Em Toronto, o brasileiro de 23 anos disputa a segunda edição do Pan, já que também participou de Guadalajara 2011.
Superado por Cuba, Brasil conquista medalha de prata na canoagem
O domingo começou com medalha para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. O time nacional conquistou a prata na prova K4 1000m da canoagem velocidade. A equipe cubana ficou com o ouro e o time argentino encerrou a disputa na terceira colocação.
Roberto Maehler, Vagner Junior Souta, Celso Dias de Oliveira Junior e Gilvan Ribeiro formaram o quarteto que representou o Brasil na competição canadense. Para conquistar a medalha de prata pan-americana, o grupo completou a prova em 3min01s869.
Com o tempo de 3min01s744, os cubanos Jorge Garcia, Renier Mora, Renier Torres e Alex Menendez ganharam o ouro. Os argentinos Daniel Dal Bo, Juan Ignacio Caceres, Pablo de Torres e Gonzalo Carreras, que fizeram 3min02s079, levaram o bronze.
Luciano comanda goleada em estreia da Seleção Brasileira no Canadá
A Seleção Brasileira teve uma estreia sem sustos nos Jogos Pan-Americanos do Canadá. Atuando na cidade de Hamilton, a equipe sub-22 verde-amarela contou com uma boa atuação do atacante Luciano, do Corinthians, para levar a melhor sobre os donos da casa por 4 a 1.
Com o resultado no primeiro compromisso no Pan, o time dirigido por Rogério Micale saltou na liderança do Grupo A, com três pontos. Há vantagem no saldo de gols sobre a equipe do Panamá, que triunfou por 2 a 1 sobre o Peru na partida de abertura da chave.
O placar foi aberto por Luciano, que recebeu cruzamento de Rômulo e bateu de primeira, sem deixar a bola cair no chão, aos seis minutos. Meia hora depois, Luciano foi ao fundo e cruzou. Após corte parcial, Rômulo ficou com a sobra e acertou um chute bonito de pé esquerdo.
O Brasil voltou a marcar no início do segundo tempo, aos dois minutos, quando Luciano achou um ótimo passe pelo alto para Clayton bater na saída do goleiro. Babouli descontou aos 11, ganhando na corrida de Luan, mas a reação do Canadá parou aí. Já aos 44, Erik fechou a contagem de cabeça.
VEJA O QUE ROLOU NO PAN
BRASILEIROS QUE FATURARAM MEDALHAS ATÉ O MOMENTO
Name | Date | Event | Medal | ||
---|---|---|---|---|---|
Canoeing Flat | |||||
Sun, Jul 12 | Men K4 1000m | Silver | |||
Equestrian | |||||
Sun, Jul 12 | Dressage Team | Bronze | |||
Gymnastics Artistic | |||||
Sat, Jul 11 | Men's Team | Silver | |||
Sun, Jul 12 | Women's Team | Bronze | |||
Judo | |||||
Sun, Jul 12 | Men's -66 kg | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Women's -52 kg | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Men's -60 kg | Silver | |||
Sat, Jul 11 | Women's -48 kg | Bronze | |||
Sun, Jul 12 | Women's -57 kg | Bronze | |||
Roller Sports - Figure Skating | |||||
Sun, Jul 12 | Men's Free Program | Gold | |||
Sun, Jul 12 | Women's Free Program | Silver | |||
Rugby 7 | |||||
Sun, Jul 12 | Women | Bronze | |||
Shooting | |||||
Sun, Jul 12 | Men's 10m Air Pistol | Gold |
QUADRO DE MEDALHAS
Rank | Country |
Gold
|
Silver
|
Bronze
| Total |
---|---|---|---|---|---|
1 | Canada | 10 | 8 | 6 | 24 |
2 | United States | 7 | 5 | 7 | 19 |
3 | Colombia | 6 | 5 | 3 | 14 |
4 | Mexico | 4 | 6 | 8 | 18 |
5 | Brazil | 4 | 4 | 5 | 13 |
6 | Cuba | 3 | 1 | 4 | 8 |
7 | Chile | 2 | 0 | 2 | 4 |
8 | Argentina | 1 | 4 | 4 | 9 |
9 | Ecuador | 1 | 3 | 3 | 7 |
10 | Dominican Rep. | 1 | 0 | 3 | 4 |
11 | Venezuela | 0 | 3 | 1 | 4 |
12 | Bermuda | 0 | 0 | 1 | 1 |
El Salvador | 0 | 0 | 1 | 1 | |
Puerto Rico | 0 | 0 | 1 | 1 |
Comentários
Postar um comentário