PAN 2015
Álvaro/Vitor Felipe batem mexicanos e avançam às quartas no Pan
Foi no sufoco, mas o Brasil conseguiu garantir a classificação às quartas de final dos Jogos Pan-Americanos de Toronto no vôlei de praia. Na tarde desta quarta-feira, Álvaro e Vitor Felipe passaram pelos mexicanos Rodolfo Ontiveros e Juan Virgen por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 33/31.
O resultado, decidido após um longo e emocionante segundo set que durou 36 minutos, leva a dupla verde e amarela aos seis pontos, confirmando a primeira colocação no Grupo B. Segundo e terceiro colocados respectivamente, México e Venezuela também podem avançar às quartas, mas terão de passar pela repescagem.
Já o Brasil ganha um dia de folga e só volta a entrar em quadra no sábado, para decidir vaga nas quartas contra um adversário ainda não definido. A dupla paraibana tenta trazer a terceira medalha de ouro para o país na história do Pan no vôlei de praia, repetindo o feito de Ricardo/Emanuel, em 2007, e Alison Emanuel, em 2011.
Emerson Duarte alcança melhor marca e fica com a prata no tiro curto
O brasileiro Emerson Duarte conquistou a medalha de prata no tiro esportivo, nesta quarta-feira. Em disputa de tiro rápido por 25 metros, terminou atrás do americano Brad Balsey, que levou o ouro, e à frente do venezuelano Douglas Gomez, medalha de bronze.
A segunda colocação foi a melhor posição conquistada por Emerson Duarte em Jogos Pan-Americanos. O brasileiro terminou a qualificação em quarto lugar, mantendo uma boa média na final e terminando com 31 pontos – apenas um a menos que Brad Balsey.
No Pan de 2011, realizado em Guadalajara, Duarte chegou à final do tiro rápido com a segunda melhor marca da qualificação. Mas acabou derrotado pelo venezuelano Franco di Mauro e terminou a competição sem passar perto do pódio.
Brasil conquista duas pratas inéditas no badminton em duplas
O Brasil conquistou a prata inédita em duas oportunidades no badminton, ambas disputadas contra os Estados Unidos. Na final em duplas femininas, as irmãs Lohaynny e Luana Vicente acabaram derrotadas por Eva Lee e Paula Obanana por 2 a 0. Na categoria masculina, Daniel Paiola e Hugo Arthuso também perderam pelo mesmo placar para Phillip Chew e Sattawat Pongnairat.
Mesmo derrotados na final, os brasileiros tiveram o melhor resultado do badminton na história da modalidade no Brasil.
No confronto feminino, a partida contra as americanas teve 30 minutos de duração. No set inicial, de apenas 12 minutos, Lee/Obanana venceram por 21-14. Repetindo a boa atuação do primeiro game, abriram uma ampla vantagem em relação às irmãs brasileiras, finalizando o placar em 21-6.
No masculino, os americanos até saíram vitoriosos, mas com uma diferença menor sobre os brasileiros. A dupla estadunidense venceu o primeiro set por 21 a 18 e o segundo por 21-16, em partida que também teve a duração de 30 minutos.
Mateus Gregório carrega 195kg e leva a prata no levantamento de peso
O Brasil conquistou mais uma medalha de prata nesta quarta-feira. Pelo levantamento de peso masculino, até os 105kg, Mateus Grégorio chegou a levantar 195kg e ficou em segundo lugar na classificação geral. Outro brasileiro na disputa, Patrick Mendes terminou a prova em quarto lugar.
Na primeira etapa da série, Patrick Mendes levantou 170kg, mas falhou em dois de 175kg, somando 190 pontos. Na sequência, eliminou os 206 pontos disputados.
Gregório Machado, em sua primeira série, fez 195 pontos ao manter uma boa sequência: 167kg, 172kg e 175kg. Na segunda, fez os 202 pontos e chegou a levantar 195kg no arremesso. Ao todo, o brasileiro fez 377 pontos.
O ouro ficou com o venezuelano Jesus Gonzalez, que somou 385 pontos. Já o bronze foi conquistado pelo equatoriano Jorge Arroyo, com 375.
Caio Souza leva o bronze no salto; Julie Sinmon fica em 4º na trave
Nas primeiras disputas individuais da final da ginástica, o Brasil tinha quatro atletas com chances de levar uma medalha. O único que vingou, porém, foi Caio Souza, que levou o bronze pelo salto sobre a mesa. Arthur Mariano ficou em sétimo na prova, enquanto as brasileiras Julie Sinmon e Flávia Saraiva foram quarta e quinta colocadas, respectivamente, na final da trave.
O ouro da prova masculina ficou com o cubano Manrique Larduet, que somou 15.125, seguido do americano Donnell Whittenburg. O ginasta Arthur Mariano foi o primeiro a se apresentar na final do salto sobre a mesa masculino. O brasileiro levou 14.700 no primeiro tentativa, mas acabou sofrendo uma queda no segunda, levando 13.475 e abaixando a nota final para 14.087.
Na sequência, foi a vez de Caio Souza saltar. O primeiro salto foi complexo, com duas piruetas e meia no alto, rendendo ao ginasta a nota de 14.725. No segundo salto, Caio conseguiu outra boa pontuação (15.125), segurando a média de 14.925 e garantindo o bronze na prova.
"Eu fiz a minha parte e estou feliz. No Individual Geral, com a quarta colocação, foi até mais do que eu esperava e hoje ganhei uma medalha no salto. Tive uma queda na paralela, mas isso não me deixou triste, porque tudo o que aconteceu aqui foi maravilhoso. Estou agradecido. A ginástica masculina tem crescido bastante e estamos em um nível muito alto", destacou.
Pela final da trave feminina, as canadenses Ellie Black e Victoria Woo dominaram o pódio e ficaram em primeiro e terceiro lugares, respectivamente. Ellie Black dominou a prova com larga vantagem sobre as adversárias, com 15.050 pontos – contra 14.050 da americana Megan Skaggs, que levou a prata.
Flavia Saraiva foi a terceira ginasta a se apresentar na trave. A atleta, que foi o bronze no individual geral, caiu durante a performance e levou a nota de 13.225, amargando o quinto geral. Já Julie Sinmon apresentou uma boa sequência acrobática na trave, recebendo a nota de 13.575 e não entrando no pódio por pouco, ficando em quarto.
Caio Souza, Flávia Saraiva e Arthur Mariano terão novas oportunidades de conquistar medalhas. O bronze do salto está na final masculina das barras paralelas, assim como Francisco Júnior, enquanto Flavinha disputa o solo contra a veterana Daniele Hypolito. Arthur Mariano e Lucas Bitencourt fecham as finais da ginástica masculina disputando a barra.
Após prata e erro, Ingrid quer repetir salto em Kazan, na Rússia
Ingrid Oliveira ficou feliz com sua medalha de prata nos saltos ornamentais sincronizados na plataforma de 10 metros, ao lado de Giovanna Pedroso, mas não quer mais saber de errar o salto que errou quando competiu sozinha. Por isso, vai usar a quarta-feira de descanso, mas já retoma os treinos na quinta. Por fim, na sexta, embarca para Kazan, na Rússia, onde acontece o Mundial de esportes aquáticos.
Em sua estreia nos Jogos Pan-Americanos, a saltadora brasileira errou o quarto salto da plataforma 10 m e caiu de costas na água, tirando nota zero. Depois do choro, voltou ao quinto salto e fechou as preliminares em sétimo lugar. Com Giovanna, no entanto, o desempenho foi bem melhor.
“Atingimos nosso objetivo, que era medalha. Mas acho que poderia ter me saído um pouco melhor no individual, errei no salto, e não gostaria de ter errado, porque queria competir com ele mais vezes. A pontuação não foi tão boa quanto poderia ser. Vou fazer o salto que errei, e pretendo fazer bem para vencer a competição”, disse, durante seu desembarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Companheira de Ingrid, Giovanna também falou sobre a conquista. “Gostei muito porque conseguimos atingir nossos objetivos. Entramos até para lutar pelo bronze, mas acabamos conseguindo vencer as mexicanas e por pouco não vencemos as canadenses também”, analisou.
Pereira ganha bronze, bate recorde de Borges e vê triunfo de xará
Thiago Pereira é o brasileiro com mais medalhas pan-americanas da história. Na noite desta quarta-feira, com a prata nos 200m peito nos Jogos de Toronto, o nadador garantiu o 20º pódio de sua carreira na competição, superando o recorde do também nadador Gustavo Borges.
O ouro ficou com Thiago Simon, mais um brasileiro, que estabeleceu o novo recorde pan-americano da prova com a marca de 2min09s82. O canadense Richard Funk conquistou a medalha de prata (2min11s51), seguido por Thiago Pereira (2min11s93).
Pereira já detinha o título de maior campeão do Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Com o bronze nos 200m peito, ele é também o recordista em número de pódios, já que acumula 13 ouros, três pratas e três de bronzes nas edições de Santo Domingo 2003, Rio de Janeiro 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015.
Após superar o recorde do compatriota Gustavo Borges, dono de 19 pódios pan-americanos, Thiago Pereira quer aproveitar a edição de Toronto para superar o feito estabelecido pelo ginasta cubano Eric Lopez, ganhador de 22 medalhas na competição, 18 de ouro.
O Brasil também brilhou nos 200m livre masculino nesta quarta-feira. Com o tempo de 1min46s42, recorde pan-americano, João de Lucca conquistou o ouro. O argentino Federico Grabich (1min47s62) e o norte-americano Michael Weiss (1min4s.63) completaram o pódio, enquanto Nicholas Oliveira (1min47s81) terminou em quinto.
A primeira medalha da natação brasileira na noite saiu na prova de 200m livre feminino. Superada pela norte-americana Allison Schmitt (1min56s23) e pela canadense Emily Overholt (1min57s55), Manuella Lyrio (1min58s03) conquistou o bronze com recorde sul-americano. Já Larissa Martins (2min00s32) terminou no quinto lugar.
O Brasil também esteve representando no pódio dos 200m costas. Com a marca de 1min58s27, Leonardo de Deus conquistou a medalha de bronze. Os norte-americanos Sean Lehane (1min57s47) e Carter Griffin (1min58s18) ficaram com ouro e prata, respectivamente.
Cristiane dá show e Brasil faz 7 a 1 no Equador no futebol feminino
Cristiane não marcou nenhum gol para a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de futebol feminino, em junho. Nesta quarta-feira, o incômodo jejum da atacante com a camisa do Brasil chegou ao fim. Cristiane marcou cinco gols no massacre brasileiro por 7 a 1 sobre o Equador, no Estádio Pan-Americano de Hamilton.
Além dela, Mônica e Maurine foram às redes para completar a goleada, que veio de virada após Denise Pesantes inaugurar o placar para as equatorianas logo aos quatro minutos de jogo.
O resultado praticamente garante a equipe verde e amarela nas semifinais da competição. Para confirmar de vez a vaga, espera pelo duelo entre Canadá e Costa Rica. Uma vitória do time da casa classifica a equipe comandada por Vadão, que volta a campo neste domingo, para fechar a fase de grupos diante das canadenses, a partir das 21h35 (de Brasília).
Brasil não consegue superar EUA e fica com a prata no polo aquático
A Seleção Brasileira de polo aquático masculino lutou, mas não conseguiu a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Na noite desta quarta-feira, o time brasileiro perdeu para os Estados Unidos por 11 a 9 e ficou com a prata na modalidade. Com o resultado, os norte-americanos faturaram o hexacampeonato do Pan.
Luca Cupido e Josh Samuels, três vezes, Bret Bonanni, duas vezes, Tony Azevedo, Alex Bowen e Nikola Vavic marcaram os tentos norte-americanos no Centro Pan-Americano de Markham. O Brasil descontou com Bernardo e Felipe, três vezes, Paulo Salemi, duas, e Felipe Delgado.
Apesar de dar trabalho ao time estadunidense, a Seleção Brasileira não chegou a ficar à frente do placar em nenhum momento. A vantagem dos americanos foi construída nos dois primeiros quartos de jogo, quando venceram por 1 a 0 e por 6 a 5, respectivamente. Nos dois últimos, o Brasil esboçou uma reação e empatou por 3 a 3 e 1 a 1, resultados insuficientes para virar o placar.
O polo aquático brasileiro masculino não consegue um ouro pan-americano desde os Jogos de São Paulo, em 1963, quando venceu justamente o time norte-americano. De lá para cá, Brasil e EUA se enfrentaram em cinco finais (além de Toronto 2015, Winninpeg 1967, Mar del Plata 1995, Santo Domingo 2003 e Rio 2007), todas elas vencidas pelos estadunidenses.
Fernando Reis quebra recordes e é bicampeão no levantamento de peso
Fernando Reis é mais uma vez campeão dos Jogos Pan-Americanos no levantamento de peso. Na noite desta quarta-feira, o atual medalhista de ouro da categoria acima de 105 kg bateu os três recordes conquistados por ele mesmo em Guadalajara 2011 (no arranco, arremesso e total) e faturou mais uma medalha para o Brasil na categoria.
No arranco, o brasileiro já bateu em sete quilos o próprio recorde pan-americano, levantando 192 kg na segunda tentativa. No terceiro levantamento, Reis tentou aumentar em três a marca, mas falhou. Mesmo assim, o paulista já havia aberto larga vantagem sobre os concorrentes.
No arremesso, Fernando Reis iniciou com 221 kg, quebrando mais um recorde próprio no Pan-Americano. Mesmo assim, na segunda e última tentativa, aumentou em quatro quilos a própria marca e levou o título com 427 kg ao todo, com ampla diferença para o segundo colocado, o canadense George Kobaladze, que carregou 376 kg. O bronze ficou com Fernando Salas Manguis, do Equador, com 370 kg.
O ouro de Fernando Reis é a quarta medalha brasileira na modalidade em Toronto. Na tarde desta quarta, Mateus Gregório levou a prata na categoria até 105 kg. Entre as mulheres, Bruna Piloto e Jaqueline Ferreira já haviam conquistado o bronze nas categorias até 63 kg e até 75 kg, respectivamente.
Deslize no solo tira vaga no pódio de Daniele Hypólito
Brasil vence revezamento 4x200m, e Pereira se aproxima de cubano
Thiago Pereira terminou a noite de quarta-feira com 21 medalhas pan-americanas em Toronto. Depois de ganhar o bronze nos 200m peito, ele integrou a equipe nacional que venceu o revezamento 4x200m livre. Assim, superou o recorde de pódios de Gustavo Borges e se aproximou do cubano Eric Lopez.
Nos 200m peito, o ouro ficou com Thiago Simon, mais um brasileiro, que estabeleceu o novo recorde pan-americano da prova com a marca de 2min09s82. O canadense Richard Funk conquistou a medalha de prata (2min11s51), seguido por Thiago Pereira (2min11s93).
Pereira já detinha o título de maior campeão do Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos. Com o bronze nos 200m peito, sua 20ª medalha na competição, também assumiu a liderança em número de pódios, superando os 19 de Gustavo Borges, mais um nadador.
No revezamento 4x200m livre, o quarteto brasileiro, formado por Luiz Altamir, João de Lucca, Thiago Pereira e Nicolas Oliveira, ganhou o ouro com o tempo de 7min11s15, recorde pan-americano. A prata ficou com o Canadá (7min17s33) e o bronze, nas mãos da Venezuela (7min21s14). Os Estados Unidos terminaram no segundo lugar, mas foram desclassificados.
Dono de 14 ouros, três pratas e quatro bronzes pan-americanos, conquistados nas edições de Santo Domingo 2003, Rio de Janeiro 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015, Pereira passa a mirar o cubano Eric Lopez, ganhador de 22 medalhas na ginástica, 18 de ouro.
O Brasil também brilhou nos 200m livre masculino nesta quarta-feira. Com o tempo de 1min46s42, recorde pan-americano, João de Lucca conquistou o ouro. O argentino Federico Grabich (1min47s62) e o norte-americano Michael Weiss (1min4s.63) completaram o pódio, enquanto Nicholas Oliveira (1min47s81) terminou em quinto.
A primeira medalha da natação brasileira na noite saiu na prova de 200m livre feminino. Superada pela norte-americana Allison Schmitt (1min56s23) e pela canadense Emily Overholt (1min57s55), Manuella Lyrio (1min58s03) conquistou o bronze com recorde sul-americano. Já Larissa Martins (2min00s32) terminou no quinto lugar.
O Brasil também esteve representando no pódio dos 200m costas. Com a marca de 1min58s27, Leonardo de Deus conquistou a medalha de bronze. Os norte-americanos Sean Lehane (1min57s47) e Carter Griffin (1min58s18) ficaram com ouro e prata, respectivamente.
Na final dos 200m peito, Pamela Souza fez 2min32s41 e terminou na última colocação. Nos 200m costas, a experiente Joanna Maranhão terminou no quinto posto com 2min12s05, novo recorde sul-americano.
Flávia Saraiva cai no início, mas se recupera e levanta público no solo
BRASILEIROS QUE FATUROU MEDALHAS NO PAN
Name | Date | Event | Medal | ||
---|---|---|---|---|---|
Badminton | |||||
Wed, Jul 15 | Men's Doubles | Silver | |||
Wed, Jul 15 | Women's Doubles | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Mixed Doubles | Bronze | |||
Canoeing Flat | |||||
Mon, Jul 13 | Men C1 1000m | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men C1 200m | Gold | |||
Mon, Jul 13 | Men C2 1000m | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Men K1 200m | Silver | |||
Sun, Jul 12 | Men K4 1000m | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Men K2 1000m | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Men K2 200m | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women C1 200m | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women K1 500m | Bronze | |||
Diving | |||||
Mon, Jul 13 | Women's Synchronised 10m Platform | Silver | |||
Equestrian | |||||
Sun, Jul 12 | Dressage Team | Bronze | |||
Gymnastics Artistic | |||||
Tue, Jul 14 | Men's Rings | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Men's Team | Silver | |||
Wed, Jul 15 | Men's Vault | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's All Around | Bronze | |||
Sun, Jul 12 | Women's Team | Bronze | |||
Judo | |||||
Tue, Jul 14 | Men's +100 kg | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's -100 kg | Gold | |||
Sun, Jul 12 | Men's -66 kg | Gold | |||
Mon, Jul 13 | Men's -90 kg | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Women's -52 kg | Gold | |||
Sat, Jul 11 | Men's -60 kg | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Women's -78 kg | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Men's -81 kg | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's +78 kg | Bronze | |||
Sat, Jul 11 | Women's -48 kg | Bronze | |||
Sun, Jul 12 | Women's -57 kg | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's -63 kg | Bronze | |||
Mon, Jul 13 | Women's -70 kg | Bronze | |||
Roller Sports - Figure Skating | |||||
Sun, Jul 12 | Men's Free Program | Gold | |||
Sun, Jul 12 | Women's Free Program | Silver | |||
Rowing | |||||
Wed, Jul 15 | Women's Single Sculls Lightweight | Silver | |||
Rugby 7 | |||||
Sun, Jul 12 | Women | Bronze | |||
Shooting | |||||
Sun, Jul 12 | Men's 10m Air Pistol | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 25m Rapid Fire Pistol | Silver | |||
Swimming | |||||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Breaststroke | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's 200m Butterfly | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Freestyle | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's 4x100m Freestyle Relay | Gold | |||
Tue, Jul 14 | Men's 100m Freestyle | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Backstroke | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Men's 200m Breaststroke | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 200m Butterfly | Bronze | |||
Wed, Jul 15 | Women's 200m Freestyle | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 4x100m Freestyle Relay | Bronze | |||
Water Polo | |||||
Wed, Jul 15 | Men | Silver | |||
Tue, Jul 14 | Women | Bronze | |||
Weightlifting | |||||
Wed, Jul 15 | Men's +105 kg | Gold | |||
Wed, Jul 15 | Men's 105 kg | Silver | |||
Mon, Jul 13 | Women's 63 kg | Bronze | |||
Tue, Jul 14 | Women's 75 kg | Bronze |
QUADRO DE MEDALHAS
Rank | Country |
Gold
|
Silver
|
Bronze
| Total |
---|---|---|---|---|---|
1 | Canada | 33 | 30 | 19 | 82 |
2 | United States | 27 | 27 | 30 | 84 |
3 | Cuba | 16 | 12 | 18 | 46 |
4 | Colombia | 16 | 7 | 13 | 36 |
5 | Brazil | 16 | 14 | 25 | 54 |
6 | Mexico | 9 | 8 | 21 | 38 |
7 | Argentina | 7 | 14 | 11 | 32 |
8 | Chile | 4 | 2 | 5 | 11 |
9 | Ecuador | 3 | 7 | 9 | 19 |
10 | Venezuela | 3 | 7 | 2 | 12 |
11 | Peru | 1 | 2 | 3 | 6 |
12 | Dominican Rep. | 1 | 1 | 4 | 6 |
13 | Guatemala | 1 | 0 | 1 | 2 |
14 | Panama | 0 | 1 | 0 | 1 |
15 | Bahamas | 0 | 0 | 1 | 1 |
Bermuda | 0 | 0 | 1 | 1 | |
El Salvador | 0 | 0 | 1 | 1 | |
Paraguay | 0 | 0 | 1 | 1 | |
Puerto Rico | 0 | 0 | 1 | 1 |
Comentários
Postar um comentário