PAN 2015








Flávia Saraiva conquista medalha de bronze em seu primeiro Pan





A pequena Flávia Saraiva, de 15 anos, garantiu a medalha de bronze na noite desta segunda-feira, na final individual geral da ginástica artística dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Com uma nota total de 57.050, Flavinha ficou com o terceiro lugar e subiu ao pódio logo em seu primeiro Pan.
O grande destaque da brasileira foi sua apresentação no solo, que lhe rendeu a maior nota no quesito (14.650). Além disso, Flavinha recebeu 14.200 no cavalo, 13.800 nas barras assimétricas e 14.400 na trave de equilíbrio.
Com um número excepcional na trave, a canadense Ellie Black levou o ouro, somando o total de 58.150. A medalha de prata ficou com a norte-americana Madison Desch, com nota final de 57.450.
A veterana Daniele Hypolito também teve um desempenho satisfatório na final individual. Disputando seu último Pan-Americano, a atleta de 30 anos recebeu a nota total de 55.250 e ficou com o quinto lugar geral.


Agora, as brasileiras preparam-se para as finais de aparelhos, que acontecerão nos próximos dias. Nesta terça-feira, Dani Hypolito representará o Brasil no cavalo. Na quarta, lutará por medalha na trave junto de Julie Kim Sinmon. Por fim, na quinta-feira, tentará o título na final do solo, ao lado de Flávia Saraiva.


Confira as notas das oito melhores classificadas na noite desta segunda-feira, na final individual geral feminina:
1ª Ellie Black (CAN) – 58.150 
2ª Madison Desch (EUA) – 57.450
3ª Flávia Saraiva (BRA) – 57.050
4ª Amelia Hundley (EUA) – 56.100
5ª Daniele Hypolito (BRA) – 55.250
6ª Isabela Onoshko (CAN) – 55.050
7ª Ana Gomez Porras (GUA) – 54.300
8ª Ana Lago Serna (MEX) – 53.850





Brasileira leva medalha de bronze histórica no levantamento de peso




Nesta segunda-feira, Bruna Piloto conquistou um feito inédito no levantamento de peso brasileiro. A paulista de 24 anos levou a medalha de bronze na categoria até 63 kg, a primeira do país na modalidade feminina. Além disso, com o total de 202 kg, a atleta do Pinheiros bateu o recorde nacional feminino.
Bruna levantou 90 kg no arranco, após uma falha ao aumentar dois quilos na terceira tentativa. No arremesso, a brasileira começou com um insucesso ao tentar 110 kg no primeiro levantamento, mas recuperou-se e conseguiu aumentar dois quilos no terceiro arremesso. A marca de 202 kg deixou Bruna a apenas um quilo de conquistar a medalha de prata, que ficou com a cubana Mariana Rodriguez.
A medalhista de ouro foi a colombiana Mercedes Tigrero, que levantou, ao todo, 235 kg. Por três quilos, Tigrero não alcançou o recorde pan-americano da categoria até 63 kg, conquistado pela canadense Christine Girard nos Jogos de Guadalajara em 2011.







Lili/Carol Horta e Álvaro/Vitor celebram triunfos na estreia do vôlei de praia




As duplas brasileiras de vôlei de praia confirmaram o favoritismo e estrearam com vitória nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Lili e Carol Horta não tiveram dificuldade para despachar as nicaraguenses Elia e Lolette por 2 sets a 0 (21/7 e 21/13), enquanto Álvaro e Vitor Felipe eliminaram os arubanos Daniel e De Cuba com igual tranquilidade (21/10 e 21/13). Lili ficou satisfeita com o triunfo e destacou a experiência da equipe verde-amarela em comparação às adversárias.
"Acho que foi uma boa estreia. Existe a ansiedade para o início dos Jogos, mas temos mais competições e bagagem do que elas. Então é normal até que elas entrassem mais ansiosas que nós. A gente conseguiu imprimir nosso ritmo, no segundo set tivemos um momento de certa amolecida, mas logo conversamos e voltamos bem. Foi uma boa estreia, vamos crescer durante o torneio, nos adaptando com a quadra, a areia", garantiu a atleta.
"Fomos nos soltando no decorrer do jogo. O jogo foi bom, conseguimos sentir a quadra, o vento, a areia. Tinha uma torcida brasileira aqui e eles passaram uma energia muito boa durante o jogo", acrescentou Carol. 


A atleta que explicou que as brasileiras não conheciam o jogo da Nicarágua, mas observaram a dupla no aquecimento e puderam tirar algumas informações a partir disso. De acordo com o Globo Esporte, Elia e Lolette são amadoras e não vivem de vôlei: a primeira trabalha como contadora, enquanto a segunda é estudante de finanças.

As próximas adversárias serão as chilenas Pilar e Francisca. Lili e Carol vão buscar a quinta medalha brasileira no vôlei de praia feminino, modalidade em que o País é o maior campeão com três ouros (Adriana/Shelda em Winnipeg 1999, Larissa/Juliana no Rio de Janeiro 2007 e Guadalajara 2011) e um bronze (Larissa/Ana em Santo Domingo 2003). Lili destacou o orgulho de representar o Brasil em uma competição como o Pan.
"Estou muito feliz de estar aqui, representando meu país. Tem que jogar com muita alegria, vibração e vontade, não tem como dar menos que 100%, só jogamos uma vez por dia. Agora é continuar focada, fazendo o que nós fazemos em outros torneios. Vamos buscar nosso melhor em cada jogo", completou.
Álvaro Filho também se mostrou contente pela vitória e por vestir a camisa verde-amarela. Embora já tenha sido vice-campeão mundial ao lado de Ricardo, esta é a primeira vez que ele e Vitor Felipe disputam o Pan-Americano.
“Começamos com o pé direito. É importante dar o primeiro passo. Aos poucos queremos chegar ao nosso objetivo, mas estamos pensando em cada adversário de cada vez. Ainda não havíamos participado de um torneio dessa magnitude, que conta com atletas de outras modalidades esportivas, e estamos muito felizes em representar o nosso país”, afirmou o jogador.
Álvaro e Vitor terão pela frente os venezuelanos Henriquez e Villafañe. Desde 1999, quando o vôlei de praia passou a fazer parte do torneio, as duplas brasileiras já conquistaram cinco medalhas na chave masculina, sendo dois ouros (Ricardo/Emanuel no Rio de Janeiro 2007 e Emanuel/Alison em Guadalajara 2011), duas pratas (Adriano Dias/Luis Barbosa em Winnipeg 1999 e Luizão/Paulo Emílio em Santo Domingo 2003) e um bronze (Roberto/Franco Neto em Winnipeg 1999).





Isaquias comemora primeiro ouro pan-americano da carreira





O canoísta brasileiro Isaquias Queiroz adicionou mais uma conquista a seu currículo na manhã desta segunda-feira, ao vencer a prova do C1 1000m nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. O atleta baiano comemorou bastante o resultado, principalmente por ser obtido em uma prova presente no programa das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.
Isaquias conquistou o C1 1000m com o tempo de 4min07s866, deixando com a medalha de prata o local Mark Oldershaw, porta-bandeira canadense na cerimônia de abertura em Toronto e medalha de bronze na prova nas Olimpíadas de Londres 2012. A terceira colocação ficou com o mexicano Jose Cristobal.
“Muito orgulho de levar essa medalha para o meu País, o primeiro ouro da canoagem aqui no Pan. E muito orgulho de representar o Time Brasil”, comemorou Isaquias, que não tinha no currículo medalhas no evento continental. Ele é bicampeão mundial do C1 500m, prova não olímpica, e ficou com o bronze no C1 1000m no Mundial de 2013.
"Eu sabia que podia ganhar porque já vinha de vitórias para cima dele em etapas da Copa do Mundo e no Mundial. Agora vêm os próximos campeonatos, como o Mundial e focar para 2016, pois o importante é a medalha olímpica para o Brasil", completou.

Depois de conquistar o ouro em Welland, o canoísta baiano ainda voltou a água para garantir mais um pódio. Ele e Erlon de Souza ficaram com a prata no C2 1000m. Nesta segunda-feira, o Brasil ainda foi bronze com Celso Júnior e Vagner Souta no K2 1000m e com Ana Paula Vergutz no K1 500m.
“O que me deixa mais feliz é saber que a distância para as adversárias diminuiu bastante. Resultado que estamos no caminho certo”, declarou a canoísta brasileira, superada pela cubana Yusmari Mengana e a canadense Michelle Russell.
Com a prata de Celso Júnior, Vagner Souta, Roberto Maehler e Gilvan Bitencourt, no K4 1000m, no domingo, o Brasil já conquistou cinco medalhas na canoagem do Pan de Toronto, melhor resultado de sua história na modalidade.




Ingrid e Giovanna levam a prata nos saltos ornamentais sincronizados




Depois de passagem longe do pódio na final do trampolim de 10m, as brasileiras Ingrid de Oliveira e Giovanna Pedroso faturaram a prata nos saltos ornamentais sincronizados plataforma de 10m. A dupla somou 291.36 pontos e ficou em segundo lugar, 25.53 atrás das canadenses Meaghan Benfeito e Roseline Filion (316.89), vice-campeãs da categoria no Pan-Americano de Guadalajara 2011 e bronze nas Olimpíadas de Londres 2012.
Campeã do trampolim, a mexicana Paola Espinosa faturou o bronze ao lado de Alejandra Orozco, com 287.91 pontos. As norte-americanas Samantha Bromberg e Delaney Schnell ficaram na quarta posição (287.82), seguidas pelas cubanas Yaima Mena e Annia Rivera (229.56).




Ingrid e Giovanna terminaram a qualificatória em quinto lugar e conseguiram se recuperar para subir ao pódio em Toronto. As atletas largaram em terceiro lugar, com notas de 49.8, 44.4 e 79.92. Elas assumiram a liderança com 71.04 no quarto salto, mas fizeram 52.20 na exibição decisiva e acabaram ultrapassadas pelas anfitriãs.







Camilo é tricampeão pan-americano e Brasil ganha mais três bronzes




Tiago Camilo conquistou o tricampeonato pan-americano na noite desta segunda-feira, feito inédito para o judô brasileiro. Na decisão da categoria até 90kg dos Jogos de Toronto, o atleta venceu o cubano Asley Gonzalez e manteve a rotina de subir ao lugar mais alto do pódio no evento. O Brasil ainda ganhou três bronzes.
Oito anos mais velho que o adversário, o experiente Camilo, 33, soube como dominar a luta diante de Gonzalez, vice-campeão olímpico em Londres 2012 e ouro no Mundial do Rio de Janeiro 2013. O cubano, acuado pelo brasileiro, recebeu dois shidos e acabou com a prata.
Tiago Camilo precisou fazer três lutas para conquistar o tricampeonato pan-Americano. Antes de triunfar sobre Asley Gonzalez na decisão, ele estreou com vitória por ippon sobre o chileno Rafael Romo e em seguida eliminou o argentino Cristian Schmidt, que recebeu quatro shidos.





Aos 33 anos de idade, Camilo já subiu ao pódio das mais importantes competições do judô. Campeão das edições do Rio de Janeiro 2007 e de Guadalajara 2011 dos Jogos Pan-Americanos, ele foi prata nas Olimpíadas de Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008. No Mundial 2007, também disputado no Rio de Janeiro, levou o ouro.
A primeira medalha do judô brasileiro da noite desta segunda-feira veio na categoria até 63kg. Na decisão do bronze, Mariana Silva ganhou da colombiana Diana Velasco e garantiu presença na posição mais baixa do pódio pan-americano.
O próximo judoca brasileiro a conquistar uma medalha de bronze foi Victor Penalber, na categoria até 81kg. Cotado ao ouro antes da competição, o atleta amenizou a frustração ao vencer na luta pelo terceiro lugar do pódio Gadiel Miranda, de Porto Rico, por ippon.
O terceiro e último bronze do judô brasileiro na noite de segunda-feira foi conquistado por Maria Portela. Por um shido, a atleta nacional venceu a mexicana Andrea Poo na disputa pela terceira colocação da categoria até 70kg dos Jogos Pan-Americanos.




BRASILEIROS QUE CONQUISTARAM MEDALHAS NO PAN

NameDateEventMedal
Canoeing Flat Canoeing Flat
Mon, Jul 13Men C1 1000mGoldGold
Mon, Jul 13Men C2 1000mSilverSilver
Sun, Jul 12Men K4 1000mSilverSilver
Mon, Jul 13Men K2 1000mBronzeBronze
Mon, Jul 13Women K1 500mBronzeBronze
Diving Diving
Mon, Jul 13Women's Synchronised 10m PlatformSilverSilver
Equestrian Equestrian
Sun, Jul 12Dressage TeamBronzeBronze
Gymnastics Artistic Gymnastics Artistic
Sat, Jul 11Men's TeamSilverSilver
Mon, Jul 13Women's All AroundBronzeBronze
Sun, Jul 12Women's TeamBronzeBronze
Judo Judo
Sun, Jul 12Men's -66 kgGoldGold
Mon, Jul 13Men's -90 kgGoldGold
Sat, Jul 11Women's -52 kgGoldGold
Sat, Jul 11Men's -60 kgSilverSilver
Mon, Jul 13Men's -81 kgBronzeBronze
Sat, Jul 11Women's -48 kgBronzeBronze
Sun, Jul 12Women's -57 kgBronzeBronze
Mon, Jul 13Women's -63 kgBronzeBronze
Mon, Jul 13Women's -70 kgBronzeBronze
Roller Sports - Figure Skating Roller Sports - Figure Skating
Sun, Jul 12Men's Free ProgramGoldGold
Sun, Jul 12Women's Free ProgramSilverSilver
Rugby 7 Rugby 7
Sun, Jul 12WomenBronzeBronze
Shooting Shooting
Sun, Jul 12Men's 10m Air PistolGoldGold
Weightlifting Weightlifting
Mon, Jul 13Women's 63 kgBronzeBronze







QUADRO DE MEDALHAS


RankCountry
Gold
Silver
Bronze
Total
1Canada Canada17141041
2United States United States12101436
3Cuba Cuba108826
4Colombia Colombia1061026
5Mexico Mexico861327
6Brazil Brazil661224
7Argentina Argentina29516
8Ecuador Ecuador24410
9Chile Chile2125
10Dominican Rep. Dominican Rep.1034
11Venezuela Venezuela0516
12Peru Peru0112
13Bermuda Bermuda0011
 El Salvador El Salvador0011
 Puerto Rico Puerto Rico0011























Comentários

Postagens mais visitadas