GIRO DE NOTICIAS
















Papa visita Chiapas, o estado menos católico e mais pobre do México





Chiapas, o estado menos católico do México, recebe nesta segunda-feira (15) o papa Francisco, que busca impulsionar a presença de sua igreja entre a numerosa e empobrecida comunidade indígena local.
A visita do Papa no terceiro dia de sua viagem ao México se estenderá até quarta-feira.
O uso de línguas indígenas locais foi autorizado nas cerimônias católicas durante a missa que celebrará em um centro esportivo de San Cristóbal de las Casas ante diversos grupos étnicos.
As leituras e os cantos da missa serão feitos em línguas chol, tzotzil e tzeltal e famílias tojolabales e zoques entregarão oferendas de pão e vinho.

Chiapas, na fronteira com a Guatemala, é porta de entrada da América Central e do Sul para um fluxo em massa de migrantes que viajam clandestinamente com a esperança de chegar aos Estados Unidos.
No domingo, Francisco pediu aos mexicanos que façam de seu país uma terra de oportunidades, onde "não haja necessidade de emigrar para sonhar" e onde não exista o risco de cair nas mãos do que chamou de "traficantes da morte".
Em uma homilia pronunciada para 300 mil fiéis na cidade de Ecatepec, próxima à capital, Francisco convidou a população a "fazer dessa bendita terra mexicana uma terra de oportunidades, onde não exista a necessidade de emigrar para sonhar, onde não haja necessidade de ser explorado para trabalhar".
Falando em uma cidade devastada pela violência, especialmente contra imigrantes e contra mulheres, o pontífice pediu que se faça do México "uma terra que não tenha de chorar por seus homens e mulheres, por jovens e crianças que terminam destruídos nas mãos dos traficantes da morte".

A mensagem de Francisco foi dada ao final de sua missa em Ecatepec, situada em uma área de passagem de emigrantes centro-americanos, que tentam chegar aos Estados Unidos.
Pouco antes, Francisco havia advertido sobre as tentações do demônio de se buscar dinheiro, fama e poder.
"Irmãs e irmãos, coloquem na cabeça: com o demônio não se conversa, não se pode conversar, porque ele vai ganhar sempre. Apenas a força da palavra de Deus pode derrotá-lo", frisou, admitindo que "sabemos o que significa sermos seduzidos pelo dinheiro, pela fama e pelo poder".
Realizada no campus de uma universidade de Ecatepec, com capacidade para 300 mil pessoas, a missa foi celebrada um dia depois de Francisco ter pressionado líderes políticos e religiosos para que combatam a ameaça da violência proveniente do tráfico de drogas.
Milhares de fiéis passaram a noite neste subúrbio, desafiando o clima, para ouvir o pontífice, que chegou para falar dos problemas que assolam o país.
A cidade de 1,6 milhão de habitantes faz parte do estado do México, uma região que se tornou famosa pelos números alarmantes de desaparecimentos de mulheres e resgate de muitos de seus corpos desmembrados flutuando no Río de los Remedios, cerca de 20km da sede da missa deste domingo.
Foram pelo menos 600 assassinatos de mulheres entre janeiro de 2014 e setembro de 2015, segundo dados da ONG Observatório Cidadão Nacional do Feminicídio.
Antes de chegar ao México, o pontífice argentino afirmou que falaria de forma clara sobre a corrupção e o alto índice de criminalidade que afeta vários lugares do país.
No sábado, aproveitou sua visita ao Palácio Nacional e à catedral da capital para exigir dos líderes políticos e religiosos que sejam mais ativos no desenvolvimento da paz no país.








Oposição venezuelana declara campanha para saída de Maduro




A aliança opositora venezuelana Mesa da Unidade Democrática (MUD) se declarou nesta segunda-feira (15) "em campanha social" para promover "a mudança de governo" do presidente Nicolás Maduro, embora não tenha especificado o método que empregará para antecipar o fim do mandato do líder chavista.

"Nos declaramos em campanha. A campanha social da MUD se retoma e se retoma a partir de hoje", afirmou em entrevista coletiva o secretário-executivo da MUD, Jesús Torrealba, que assegurou que a oposição trabalha em uma "solução política" para "mudar de governo".
Na última sexta-feira, após a decisão do Tribunal Supremo de validar o decreto de emergência econômica apresentado por Maduro e que tinha sido rejeitado pelo parlamento - de maioria opositora -, a oposição anunciou que acelerará o método para derrubar este governo antes que finalize seu mandato.
O referendo revogatório e a reforma ou emenda constitucional figuram entre as alternativas constitucionais para antecipar o fim do mandato presidencial, mas a MUD ainda não se decidiu por nenhuma delas.





O porta-voz da MUD garantiu que no país caribenho "não vai haver desenlace violento", nem golpe de Estado, "nem explosão social, nem revolta sangrenta".
"E essa mudança de governo será realizada de maneira impecavelmente constitucional, pacífica, democrática e eleitoral", acrescentou.
Torrealba ressaltou que a oposição produzirá "as mudanças institucionais que farão possível a real consulta ao povo" e trabalhará "na base da sociedade para ampliar a maioria" que, disse, "além de vencer o governo garanta a governabilidade".
"Isso é o que vai ocorrer aqui, solução política à crise venezuelana, acima da tentativa de Maduro de provocar maior convulsão e de provocar maior tensão e maior ruptura da convivência", concluiu Torrealba.








Leopardo que feriu seis pessoas em escola foge de zoológico na Índia





Um leopardo que feriu seis pessoas em uma escola no sul da Índia no início deste mês conseguiu fugir do zoológico para onde foi levado após ser capturado, informou nesta segunda-feira (15) uma fonte oficial.

O macho de 45 kg conseguiu passar pelas grades de sua jaula no zoológico de Bannerghatta, em Bangalore, desencadeando uma verdadeira perseguição para encontrá-lo, declarou o chefe dos serviços regionais da fauna e flora, Ravi Ralph.
"Cerca de 50 pessoas divididas em seis equipes estão a sua procura, dentro do zoológico e no exterior, tentando esclarecer para onde teria ido seguindo as pegadas deixadas por ele", declarou à AFP.
Uma investigação foi aberta para determinar como ele conseguiu escapar, acrescentou. O animal pode ter fugido por um parque nacional que fica ao lado, abrangendo uma área de mais de 200 hectares.
No início do mês o felino já tinha dado o que falar após a divulgação de fotos (e um vídeo) nas quais aparecia cercando uma escola e após entrar no prédio, quando atacou guardas florestais, um defensor dos animais e outros pessoas que se aproximaram demais.





Nas imagens, era possível ver sobretudo quando o leopardo atacava um homem estirado no chão e mordia as pernas de outro que tentava escapar.
Após quatro horas de esforços, conseguiram neutralizar e levar o animal para o zoológico, onde ficou em observação.
A Índia conta com entre 12 mil e 14 mil leopardos, segundo estatísticas publicadas no ano passado. Cada vez se aventuram mais nas zonas habitadas já que o hábitat natural foi se degradando.
Um deles matou uma criança de 5 anos de idade no pátio de sua casa no centro da Índia, em 2014.








Kim Jong-un pode ser julgado por crimes contra a humanidade, diz ONU




Um especialista de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) na Coreia do Norte pediu à entidade que notifique oficialmente o líder norte-coreano, Kim Jong-un, de que ele pode ser investigado por crimes contra a humanidade.
Um relatório que diz respeito ao ano de 2014 sobre a questão dos direitos humanos no isolado país comunista, coescrito pelo especialista em direito humanos Marzuki Darusman, concluiu que os dirigentes de segurança da Coreia do Norte, e possivelmente o próprio Kim, deveriam enfrentar a justiça por supervisionarem um sistema de atrocidades de feições nazistas.
Pyongyang vem refutando reiteradamente as alegações e rejeitando qualquer responsabilidade por violações de direitos humanos.
Em um relatório ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, Darusman recomendou que o organismo prepare um comunicado oficial, enviado diretamente a Kim e assinado por Darusman ou pelo alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al-Hussein.
"[O comunicado deveria] alertá-lo e a outros líderes veteranos de que podem ser investigados e, se considerados responsáveis, responsabilizados por crimes contra a humanidade cometidos sob sua liderança", escreveu Darusman.
Seu relatório, datado de 19 de janeiro, mas publicado nesta segunda-feira (15), também declarou que três especialistas devem ser indicados para descobrirem a melhor via legal para responsabilizar a Coreia do Norte e encontrar maneiras "criativas e práticas" para determinar a verdade e garantir justiça para as vítimas.
Darusman enfatizou a importância de recorrer ao Tribunal Penal Internacional (TPI), mas disse que este é "capaz de lidar somente com a liderança máxima".








EUA pedem a Rússia e Turquia que evitem escalada de conflito na Síria




Os Estados Unidos pediram à Rússia e à Turquia, nesta segunda-feira (15), que evitem qualquer tipo de escalada no conflito sírio ante o tom cada vez mais violento que Moscou e Ancara empregam sobre suas operações militares na Síria.

"É importante que russos e turcos dialoguem diretamente e tomem medidas para impedir uma escalada", disse à AFP um porta-voz do departamento de Estado.
O país americano se encontra em um situação incômoda, uma vez que Ancara é um de seus aliados no seio da coalizão contra o grupo Estado Islâmico, mas, ao mesmo tempo, Washington apoia os curdos da Síria, que agora são alvo dos bombardeios turcos.
Washington também é aliado da Rússia nos esforços para encontrar uma saída diplomática à guerra na Síria que se traduziram, na quinta-feira, em um acordo para um eventual "cessar de hostilidades" e uma "trégua humanitária".
Mas, há dez dias, os americanos pedem que Moscou cesse seus bombardeios no norte da Síria em apoio às forças governamentais do regime de Bashar Al-Assad.









Mãe faz apelo contra cyberbullying de menino que virou meme





A americana Alice-Ann foi surpreendida ao ver um meme envolvendo seu filho, Jameson, circular no Facebook.

A imagem comparava o menino, que nasceu com a Síndrome de Pfeiffer, com um cachorro da raça pug.
"Não vi a mínima graça no meme. E não entendo como alguém pôde fazer isso", diz ela, em entrevista à BBC.
A Síndrome de Pfeiffer, que afeta um a cada 100 mil nascimentos, se caracteriza por anomalias cranianas e faciais.
Alice-Ann decidiu contra-atacar. Mas não foi fácil.
"Era um jogo de gato e rato. Todas as vezes que denunciávamos a foto, outra surgia em instantes", relembra ela.
Alice-Ann criou, então, uma página no Facebook explicando a doença de seu filho e pediu às pessoas que parassem de compartilhar o meme.
"Muita gente veio falar comigo e pediu desculpas. Elas disseram não saber que se tratava de uma criança real. E me agradeceram por compartilhar o que ele (Jameson) tem e outros detalhes da doença", explica.













Chuva alaga ruas e complica trânsito no Rio





 O município do Rio entrou em estágio de atenção às 17h45 desta segunda-feira (15), de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, devido à atuação de núcleos de chuva, com intensidade moderada a forte, provocados pelo calor e pela alta umidade.
O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.
No fim da tarde e início da noite, a chuva era forte na Baixada Fluminense e também em Irajá, São Cristóvão, Grajaú, Méier, e Ilha do Governador, na Zona Norte. Na Zona Sul, as chuvas eram intensas em Copacabana, Jardim Botânico, Botafogo e Largo do Machado. Chove bastante também no Centro da cidade. Bolsões d'água espalhados pela cidade geraram muitas retenções no trânsito.






A chuva causou retenções em vários pontos da cidade durante a noite, como a Linha Vermelha, a Radial Oeste, a Avenida Brasil e a Rua Jardim Botânico. A Avenida Ayrton Senna e a Avenida das Américas também ficaram engarrafadas.










Presos sequestrados em delegacia do MA são encontrados mortos no PI




Dois corpos foram encontrados nesta segunda-feira (15) dentro de um lago conhecido como Pitombeira na cidade de Miguel Alves, a 110 km ao Norte de Teresina. De acordo com o delegado Paulo Nogueira, responsável pelas investigações, os corpos são de dois homens e apresentavam sinais de agressão.

"Os corpos são de dois presos sequestrados no domingo. Um casal invadiu a delegacia de Buriti, no Maranhão, e os levaram. Existe uma investigação para apurar o sequestro e descobrir se os assassinatos ocorreram em Miguel Alves ou Butiri, porque os corpos foram apenas jogados na lagoa", afirmou Paulo Nogueira.
A polícia maranhense informou para a Polícia Civil do Piauí que um casal chegou à delegacia querendo fazer o registro de uma ocorrência, mas ao perceber o pouco efetivo o homem e a mulher renderam o policial e sequestraram os dois presos que estavam ali por suspeita de terem matado um empresário identificado como Kaleu Torres, durante uma festa de carnaval.
“A polícia do Maranhão nos passou que os dois homens encontrados mortos teriam matado um empresário piauiense na cidade de Buriti. O crime ocorreu durante uma festa, onde o empresário teria se desentendido com a dupla. Kaleu foi golpeado e morto a facadas e os dois suspeitos foram presos pouco tempo depois”, relatou o delegado.

A Secretaria de Segurança designou equipes da perícia criminal e do Instituto Médico Legal de Teresina para a localidade Pimenteiras, onde os corpos foram encontrados.
Paulo Nogueira informou ainda que os corpos estavam com os braços e pernas decepados. “Acreditamos que os dois tenham sido mortos há mais de 24 horas pelo avançado estado de decomposição”, contou Nogueira.

A polícia agora investiga se as mortes dos dois homens tem alguma ligação com a morte do empresário no Maranhão.







Ataques de piranhas assustam banhistas em Pão de Açúcar





Os constantes ataques de uma espécie de piranha, conhecida como pirambeba ou piranha branca, está assustando banhistas que buscam diversão nas águas do rio São Francisco no trecho que compreende o município de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas.

Os ataques da espécie que mede aproximadamente 15 centímetros e que possui dentes afiados se tornaram mais frequentes na semana do carnaval com o aumento do fluxo de banhistas na prainha.

A estudante Emmanuely, 14 anos, foi mordida no domingo de carnaval. E a marca do ferimento ainda é visível. “Eu puxei meu dedo com tudo e saí da água. Estava saindo muito sangue e doendo bastante”, conta.


O ferimento no calcanhar do estudante Lucas André da Silva é mais recente e ainda incomoda. “Eu estava no rio brincando com os amigos quando senti a mordida. Doeu muito e saiu muito sangue”, relata.

Nos últimos dez dias 25 pessoas foram vítimas dos ataques das piranhas e deram entrada no hospital de Pão de Açúcar. “Ainda tivemos conhecimento que muitas outras pessoas não passaram por aqui e um deles chegou a informar que o ferimento continua sagrando”, diz a diretora da unidade de Saúde, Maria da Graças.

Os ataques aconteceram no trecho conhecido como Prainha, que fica perto da estátua do Cristo, onde a profundidade é maior. Uma das razões seria a baixa vazão do rio, conta a diretora de Meio Ambiente de Pão de Açúcar, Glória Miranda. “As pessoas tomam banho em um trecho onde ocorre o processo da piracema. Com isso, o homem invade o habitat e o peixe reage”, diz.

O desequilíbrio da cadeia alimentar e as recentes chuvas nos afluentes do São Francisco também estão atraindo as piranhas para mais perto das margens, conta o secretário de Turismo do município, Ramon Carvalho. “Como os peixes não encontrando alimento com facilidade estão seguindo para às marges do rio onde há resto de comida deixado pelos banhistas”, acrescenta.

Medidas estão sendo avaliadas para não afastar os banhistas e nem prejudicar o meio ambiente. Até o dia 28 deste mês a pesca no rio São Francisco está proibida por causa do período de defeso.







Mineradora é multada em R$ 5 milhões por rompimento de barragem




A empresa Rolando Comércio de Areia Ltda foi multada em R$ 5 milhões pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) na tarde desta segunda-feira (15). A mineradora foi considerada responsável pelo rompimento da barragem de uma lagoa de mineração que lançou resíduos de extração de areia no Rio Paraíba no início deste mês. Cabe recurso
O acidente aconteceu no último dia 5 e prejudicou o abastecimento de água em São José dos Campos, Pindamonhangaba e Aparecida.
Segundo concluiu a Cetesb, a mineradora lançava, irregularmente, os rejeitos do tratamento de areia na lagoa da Mineração Meia Lua 1, empresa que está com as atividades paralisadas, em processo de renovação de licença.
Com o lançamento não autorizado, houve elevação do nível da lagoa, o que provocou o rompimento da barragem, instalada entre a lagoa e o rio.


O vazamento de resíduos de mineração de areia foi contido apenas no começo da tarde de sábado (6) após o trabalho de reparo na barragem. Durante este período, o UNT (índice que mede turbidez da água) do Rio Paraíba do Sul foi de 20 UNT para 1.080 UNT. A água é considerada potável até 5 UNT
Só em São José dos Campos, o acidente afetou o abastecimento de 500 mil pessoas por dois dias. Em Aparecida e Pindamonhangaba, os moradores também tiveram problemas no abastecimento.
Ninguém da empresa Rolando Comércio de Areia Ltda foi localizado para comentar a punição até a publicação desta reportagem. A Cetesb afirma que a empresa pode recorrer.








Restos mortais são achados em destroços de avião que caiu




Foram localizados na tarde desta segunda-feira (15), em Florianópolis, o restos mortais nos destroços de um monomotor que caiu no dia 1º de fevereiro no mar, informou o Corpo de Bombeiros. Ainda não há informações sobre a identificação.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia informado que um corpo havia sido encontrado. Segundo o tenente-coronel Helton de Souza, comandante do 1º Batalhão, que esteve no local, é possível que o material humano encontrado seja até mesmo dos dois ocupantes. Os restos mortais, encontrados a 32 metros de profundidade, foram levados para o Instituto Médico-Legal (IML).
Segundo Souza, as partes do avião encontradas foram enviadas para a Base Aérea de Florianópolis. Tudo será entregue à Força Aérea Brasileira, que vai investigar a causa do acidente.
No domingo (14), havia sido anunciado o encerramento das buscas, mas nesta segunda novos destroços foram encontrados e resgatados. Depois de duas semanas de buscas, foram encontrados na manhã desta segunda-feira (15), destroços do motor, da fuselagem e a documentação do avião. Como mostrou o Jornal do Almoço, o material foi localizado a 6 km da praia da Armação, no Sul da Ilha, e a 1,8 km da região onde as buscas começaram.
 Na aeronave estavam o piloto, Marlon Neves, e o proprietário do monomotor, Robson Guimarães. O voo tinha como destino Ji-Paraná, Rondônia, cidade natal deles.

Os destroços encontrados foram levados a bordo da embarcação da empresa contratada pela família para auxiliar nas buscas. Com certeza, pelo que podemos ver pelas primeiras imagens, temos bastante fuselagem destroçada, que começará a ser recolhida no fundo do mar no início desta tarde", explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Elton Souza Zeferino.

Além dos bombeiros, uma empresa especializada em serviços subaquáticos foi contratada pela família do empresário.

A aeronave decolou às 5h15  de 1º de fevereiro e caiu aproximadamente três minutos depois, a seis milhas do aeroporto, conforme os bombeiros.

O sistema de controle aéreo da Aeronáutica acionou o Corpo de Bombeiros por volta das 5h30. Em sobrevoo, os bombeiros avistaram do helicóptero Arcanjo destroços e manchas de óleo no mar. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros e embarcações da Marinha também auxiliaram nas buscas.







Caixão cai de carro funerário no meio de avenida movimentada





Um caixão caiu de um carro funerário no meio da avenida Theotônio Segurado, na região central de Palmas, nesta segunda-feira (15). O incidente aconteceu por volta das 13h e um vídeo feito por um internauta viralizou nas redes sociais. (Veja o vídeo)
O vídeo mostra que o objeto caiu no cruzamento da LO-5 com a avenida, próximo ao Espaço Cultural. Momentos depois, um funcionário da empresa desceu do veículo, recolheu o caixão e voltou correndo para o carro.
Procurada, a empresa Funetins disse que não se tratava de um caixão. "Era uma urna de remoção que a gente usa para o transporte do corpo. Não tinha nenhum corpo no momento e o veículo estava voltando para a empresa."
O incidente foi causado por um problema na trava do veículo. "Infelizmente, quem está na chuva tem que se molhar. O funcionário teve que recolher e acabou passando por esse constrangimento. Já comunicamos a fábrica, porque o veículo é novo e vamos ver o que faremos", finalizou.




































Comentários

Postagens mais visitadas