CAMPEONATO BRASILEIRO
EM LANCE POLÊMICO EM JOGO DISPUTADO CORINTHIANS VENCE E É CAMPEÃO SIMBÓLICO
O Corinthians foi à Ressacada para consolidar a liderança do Campeonato Brasileiro neste domingo, mas a visita ao Avaí pela 19ª rodada provou-se muito mais dura do que o planejado. A exemplo do que tem apresentando fora de casa, o Alvinegro foi mais monótono do que criativo e precisou, além de sorte, de grandes defesas de Cássio para vencer por 2 a 1 e manter a ponta.
O primeiro da série de erros defensivos apresentados pelo Corinthians resultou em gol de André Lima aos 14 minutos, em bola aérea. Se o Avaí não foi amplamente dominante é porque teve como obstáculo sua própria limitação técnica. Luciano empatou no último lance antes do intervalo, e guardou para a reta final o golaço decisivo que garantiu a vitória.
Ainda que o desempenho tenha sido aquém do esperado longe de casa, o Corinthians fecha o turno na liderança. Alcança os 40 pontos, amplia para quatro a distância para o Atlético-MG e chega a 11 rodadas de invencibilidade. O próximo compromisso pelo Brasileirão é na Arena, contra o Cruzeiro. Mas antes disso tem lugar o primeiro dos clássicos com o Santos, nesta quarta-feira, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Coincidentemente, o próximo adversário do Avaí também é o Santos. Fora da Copa do Brasil, o time catarinense visita o Peixe na Vila Belmiro no sábado para abrir o segundo turno dando sequência à luta contra a degola. Estacionado na 16ª colocação, o Leão da Ressacada tem 20 pontos – um acima da zona de rebaixamento.
COM R10 E FRED EM CAMPO, CICERO GARANTE VITÓRIA E G-4 PARA O FLUMINENSE
Depois de duas derrotas, o Fluminense voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. O Tricolor das Laranjeiras derrotou o Figueirense, de virada, por 2 a 1, em partida disputada na tarde deste domingo, no Maracanã. O resultado fez a equipe carioca chegar ao final do primeiro turno com 33 pontos ganhos e assumir a quarta posição na tabela de classificação. O Figueirense que não vence o Fluminense há nove anos, segue com 20 pontos, na 16ª colocação. Clayton,de pênalti, marcou para o Figueira, enquanto Cícero e Fred anotaram para a o Tricolor.
Pela primeira vez, Fred e Ronaldinho Gaúcho atuaram juntos e elevaram o poder ofensivo da equipe. E ainda contaram com a ajuda do meia Cícero que apareceu muito bem na partida e ajudou o Fluminense a virar o jogo. O Figueirense, ainda dirigido por um técnico interino, ainda conseguiu equilibrar a partida no primeiro tempo, mas não resistiu à pressão do adversário.
Na próxima rodada, o Fluminense vai encarar o Joinville, na Arena Joinville. O Figueirense vai receber o Sport, no Orlando Scarpelli.
NO MINEIRÃO QUASE VAZIO, CRUZEIRO E INTER NÃO SAI DO ZERO NA ESTREIA DE ARGEL
O Internacional não marcou nem sofreu gols na estreia de Argel Fucks. Na tarde deste domingo, o técnico comandou o time gaúcho pela primeira vez, contra o Cruzeiro, e viu do banco de reservas do Mineirão o 0 a 0.
Com o resultado, as duas equipes encerraram o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com campanhas semelhantes, próximos da metade da tabela de classificação. O Inter soma 25 pontos, contra 22 do Cruzeiro, que estava pressionado pela derrota por 3 a 0 para o Joinville.
Antes de retomar a preocupação com o Brasileiro, no entanto, os times mineiro e gaúcho irão se concentrar nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Cruzeiro visitará o Palmeiras no Palestra Itália, na quarta-feira, enquanto o Inter receberá o Ituano no Beira Rio, um dia depois.
Pelo Brasileiro, o Cruzeiro enfrentará o Corinthians em Itaquera, no domingo, mesmo dia em que o Inter voltará ao Beira-Rio para jogar com o Atlético-PR.
SPORT SAI NA FRENTE, MAS CEDE EMPATE EM CASA COM A PONTE
Após 45 dias o Sport voltou a jogar na Ilha do Retiro ao lado do torcedor. No entanto, a propagada força dos pernambucanos não foi atestada neste domingo. Apesar de ter aberto o placar antes mesmo dos dez minutos de jogo, com Diego Souza, o Leão perdeu diversas chances ao longo dos noventa minutos e possibilitou o empate da Ponte Preta, que marcou a nove minutos do fim com o atacante Borges. O resultado de 1 a 1 manteve a Macaca em nono lugar e impediu o Sport de voltar ao G4, permanecendo na sétima posição.
Nem o retorno ao tradicional estádio do Sport fez o time reencontrar as vitórias. Agora já são cinco partidas sem vencer no Brasileirão, um dos primeiros números negativos de Eduardo Baptista no comando da equipe. Após Palmeiras e Cruzeiro, a Ponte Preta é apenas a terceira equipe a arrancar pontos do Sport no Recife.
Na próxima rodada, o Sport visita o Figueirense, que segue ameaçado pela zona de rebaixamento. Já a Ponte Preta, que segue sem perder sob o comando de Doriva e busca se adaptar o mais rapidamente possível aos conceitos do técnico, recebe o Grêmio, equipe em franca ascensão no campeonato, em jogo no Moisés Lucarelli. Antes disso, porém, as duas equipes mudam o foco para a Copa Sul-Americana. O Sport encara o Bahia em Salvador e a Ponte recebe a Chapecoense em Campinas.
PELA MANHÃ, JOGO DE MUITOS GOL E VIRADAS E PALMEIRAS LEVA A MELHOR
O palmeirense teve mais uma manhã de domingo sob tensão, mas saiu do Palestra Itália aliviado. Diante de quase 38 mil pagantes, em jogo no qual o Flamengo pediu dois pênaltis, o Verdão sofreu a virada, mas conseguiu se recolocar à frente no placar, vencer por 4 a 2 e impor fim à sequência de três derrotas no Campeonato Brasileiro.
Os três pontos vieram apesar de um primeiro tempo sofrível dos anfitriões. O Palmeiras abriu o placar aos cinco minutos, com Jackson, mas, aos três, Pará queria pênalti após levar entrada de Andrei Girotto e, aos 16, Guerrero se indignou quando o árbitro não marcou infração no carrinho que ele sofreu de Fernando Prass, na pequena área.
Arbitragem à parte, Cristóvão Borges colocou Ederson no intervalo para aproveitar a superioridade do seu time e o meia virou o jogo, com gols aos cinco e aos 11. Aos 12, porém, Samir empatou em gol contra e acordou o ataque palmeirense: Dudu, aos 20, e Alecsandro, aos 25, definiram a vitória alviverde. E a torcida palmeirense ainda pediu pênalti em toque da bola no braço de Samir com um minuto de segundo tempo.
O Palmeiras chegou a 31 pontos e fica firme novamente na briga pelas primeiras colocações, enquanto o Flamengo estacionou nos 23 pontos, mais perto da zona de rebaixamento do que na faixa de classificação à Libertadores. Os dois times voltam a jogar às 22 horas (de Brasília) de quarta-feira, na ida das oitavas de final da Copa do Brasil: o Verdão recebe o Cruzeiro no Palestra Itália enquanto o Rubro-Negro encara o Vasco em clássico no Maracanã.
Pelo Brasileiro, o segundo turno começa para o Palmeiras às 18h30 do próximo domingo, em visita ao Atlético-MG, no Independência, em Belo Horizonte. Também no próximo domingo, o Flamengo recebe o São Paulo, no Maracanã.
COM UM A MENOS, GALO PERDE PARA CHAPECOENSE E SE DISTANCIA DO CORINTHIANS
O Atlético-MG se distanciou ainda mais da liderança do Campeonato Brasileiro na última rodada do primeiro turno. No início da noite deste domingo, a equipe comandada por Levir Culpi acabou derrotada por 2 a 1 pela Chapecoense na Arena Condá. Com novas reclamações, desta vez pela expulsão do zagueiro Leonardo Silva e por toque de mão em gol de Apodi. Cléber Santana, de falta, e Neto, contra, completaram o placar.
Seja como for, o resultado fez o Atlético-MG ficar com 36 pontos ganhos, quatro atrás do primeiro colocado Corinthians. O Grêmio também alcançou os 36 ao derrotar o Joinville por 2 a 1, em Porto Alegre. Já a Chapecoense subiu para 28, na nona colocação.
No meio de semana, entretanto, as duas equipes adiarão a preocupação com o Brasileiro. O Atlético-MG enfrentará o Figueirense pela Copa do Brasil na quarta-feira, no Independência, enquanto a Chapecoense jogará com a Ponte Preta no dia seguinte, no Moisés Lucarelli, pela Copa Sul-americana.
No domingo, o Atlético-MG voltará ao Independência para receber o Palmeiras. Pela manhã, a Chapecoense visitará o ameaçado Coritiba no Couto Pereira.
GRÊMIO LEVA SUSTO, MAS VIRA CONTRA O JOINVILLE E DISPARA NO G-4
O Grêmio recebeu o Joinville em sua Arena neste domingo e conseguiu assegurar de virada uma importante vitória por 2 a 1, que deixou os comandados de Roger Machado em terceiro, com 36 pontos conquistados, mantendo os quatro pontos de distância para o líder Corinthians. Bruno Aguiar abriu o placar para os catarinenses, mas Erazo e Galhardo marcaram no segundo tempo e deram a vitória ao time de Porto Alegre.
O placar permitiu que o Grêmio ampliasse para três jogos a série de vitórias consecutivas no campeonato e ainda se igualou em pontos com o vice-líder Atlético Mineiro, ficando na terceira posição apenas pelo saldo de gols.
O Grêmio agora se prepara para o jogo do meio de semana contra o Coritiba, pela Copa do Brasil, às 19h30 da próxima quarta-feira, no Couto Pereira. O Joinville recebe o Atlético Paranaense às 21h15 da quinta-feira pela Copa Sul-Americana. Pelo Brasileirão, os gremistas vão até Campinas enfrentar a Ponte Preta, e o Joinville pega o Fluminense em casa, ambos no próximo domingo.
NO SÁBADO...
GOIÁS SURPREENDE O SÃO PAULO NO MORUMBI, MAS NÃO SAI DO Z-4
O São Paulo conseguiu despertar revolta nos torcedores que foram ao Morumbi na noite deste sábado. Jogando muito mal, o time novamente modificado por Juan Carlos Osorio acabou derrotado por 3 a 0 pelo Goiás (com gols de Felipe Menezes e Erik – duas vezes) e escutou gritos de “amarelão”, “Lugano” e “vergonha”, entre outros desabafos contra os mais variados alvos.
A primeira derrota do São Paulo no Morumbi durante o Campeonato Brasileiro pode tirá-lo da zona de classificação para a Copa Libertadores da América com a sequência da última rodada do turno. Ainda com 31 pontos ganhos, a equipe tem o seu quarto lugar ameaçado por Fluminense, Sport e Palmeiras.
A preocupação com o Brasileiro, no entanto, será adiada nesta semana. O São Paulo iniciará o confronto de quartas de final da Copa do Brasil, contra o Ceará, na noite de quinta-feira, no Morumbi. Também em seu estádio, receberá o Flamengo no domingo de 23 de agosto.
Já o Goiás subiu para os 19 pontos e ganhou ânimo na luta contra o rebaixamento para a Série B. Na noite de terça-feira, o time dirigido por Julinho Camargo enfrentará o Brasília, no Mané Garrincha, pela Copa Sul-americana. O adversário do sábado que vem, pelo Brasileiro, será o lanterna Vasco, no Serra Dourada.
EM JOGO EQUILIBRADO FURACÃO E PEIXE EMPATA SEM GOLS
O Atlético-PR não conseguiu os três pontos diante do seu torcedor para voltar a encostar no G4 do Campeonato Brasileiro, pois ficou no empate por 0 a 0 contra o Santos, na noite deste sábado. Desta forma, o Furacão fica com 30 pontos, na sexta colocação.
O time da Vila Belmiro, por outro lado, manteve seu jejum de vitórias fora de casa. Agora são dez jogos, ou quatro meses, sem vencer qualquer adversário como visitante. E o duelo desta 19ª rodada, a última do primeiro turno, poderia ter um placar diferente, caso Ricardo Oliveira não desperdiçasse um pênalti ainda no primeiro tempo. Assim como na quarta, contra o Vasco, o camisa 9 bateu no canto, rasteiro, e viu, desta vez, Weverton se dar bem, espalmando a cobrança para escanteio. Assim, o Peixe fica com 24 pontos, provisoriamente na 11ª colocação.
Assim, o Santos volta suas atenções para a Copa do Brasil, prioridade da equipe neste segundo semestre. Na quarta-feira, a Vila Belmiro será palco do clássico contra o Corinthians, às 22 horas, no primeiro duelo válido pelas oitavas de final. Pelo Brasileirão, o time da Baixada Santista recebe o Avaí , às 18h30 do sábado, também em casa.
Fora da disputa pela Copa do Brasil, o Atlético-PR se prepara para a primeira rodada do segundo turno do Nacional por pontos corridos. O time de Milton Mendes visita o Internacional, às 16 horas do domingo, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
EM JOGO DOS DESESPERADOS VASCO PERDE EM CASA. ROTH CAI E JORGINHO É O NOVO TÉCNICO
O drama do Vasco parece não ter fim. Na noite deste sábado, no Maracanã, a equipe de São Januário foi derrotada pelo Coritiba por 1 a 0, gol marcado por Evandro, nos acréscimos. O resultado fez a equipe carioca continuar com apenas 13 pontos ganhos, na última posição do Campeonato Brasileiro, e resultou na demissão do técnico Celso Roth, anunciada logo depois da partida. A equipe paranaense, que obteve a primeira vitória fora de casa, subiu para a 17ª posição, com 18 pontos ganhos.
O jogo marcou as estreias de Nenê e Jorge Henrique, que começaram bem, mas que caíram de produção no segundo tempo. O Vasco tentou encurralar a equipe paranaense, mas o nervosismo que tomou conta da equipe, e o Coxa evitou que o adversário encerrasse o primeiro turno com um bom resultado. O Coritiba apostou nos erros do Cruz-Maltino e acabou sendo feliz.
Na próxima rodada, sem saber se já terá um novo técnico, o Vasco vai enfrentará o Goiás, no Serra Dourada. O Coritiba vai receber a Chapecoense, no Couto Pereira.
JOGOS DA 19° RODADA
CAP 0 × 0 SAN
Sáb - 15/08 18h30 - Arena Da Baixada
VAS 0 × 1 CFC
Sáb - 15/08 18h30 - Maracanã
SAO 0 × 3 GOI
Sáb - 15/08 21h00 - Morumbi
PAL 4 × 2 FLA
Dom - 16/08 11h00 - Allianz Parque
AVA 1 × 2 COR
Dom - 16/08 16h00 - Ressacada
FLU 2 × 1 FIG
Dom - 16/08 16h00 - Maracanã
SPO 1 × 1 PON
Dom - 16/08 16h00 - Ilha Do Retiro
CRU 0 × 0 INT
Dom - 16/08 16h00 - Mineirão
CHA 2 × 1 CAM
Dom - 16/08 18h30 - Arena Condá
GRE 2 × 1 JOI
Dom - 16/08 18h30 - Arena Grêmio
Classificação
TIMES | P | J | V | E | D | GP | GC | SG | % | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Corinthians | 40 | 19 | 12 | 4 | 3 | 27 | 14 | 13 | 70 | ||
2 | Atlético-MG | 36 | 19 | 11 | 3 | 5 | 33 | 18 | 15 | 63 | ||
3 | Grêmio | 36 | 19 | 11 | 3 | 5 | 29 | 17 | 12 | 63 | ||
4 | Fluminense | 1 | 33 | 19 | 10 | 3 | 6 | 22 | 18 | 4 | 57 | |
5 | Palmeiras | 3 | 31 | 19 | 9 | 4 | 6 | 32 | 18 | 14 | 54 | |
6 | São Paulo | 2 | 31 | 19 | 9 | 4 | 6 | 25 | 21 | 4 | 54 | |
7 | Sport | 1 | 31 | 19 | 7 | 10 | 2 | 31 | 21 | 10 | 54 | |
8 | Atlético-PR | 1 | 30 | 19 | 9 | 3 | 7 | 23 | 21 | 2 | 52 | |
9 | Chapecoense | 28 | 19 | 8 | 4 | 7 | 17 | 17 | 0 | 49 | ||
10 | Ponte Preta | 26 | 19 | 6 | 8 | 5 | 21 | 21 | 0 | 45 | ||
11 | Internacional | 25 | 19 | 6 | 7 | 6 | 14 | 21 | -7 | 43 | ||
12 | Santos | 1 | 24 | 19 | 6 | 6 | 7 | 25 | 24 | 1 | 42 | |
13 | Flamengo | 1 | 23 | 19 | 7 | 2 | 10 | 21 | 28 | -7 | 40 | |
14 | Cruzeiro | 22 | 19 | 6 | 4 | 9 | 15 | 17 | -2 | 38 | ||
15 | Figueirense | 20 | 19 | 5 | 5 | 9 | 18 | 26 | -8 | 35 | ||
16 | Avaí | 20 | 19 | 5 | 5 | 9 | 18 | 28 | -10 | 35 | ||
17 | Goiás | 1 | 19 | 19 | 4 | 7 | 8 | 16 | 16 | 0 | 33 | |
18 | Coritiba | 1 | 18 | 19 | 4 | 6 | 9 | 13 | 23 | -10 | 31 | |
19 | Joinville | 2 | 16 | 19 | 4 | 4 | 11 | 13 | 21 | -8 | 28 | |
20 | Vasco | 13 | 19 | 3 | 4 | 12 | 8 | 31 | -23 | 22 |
Comentários
Postar um comentário