GIRO DE NOTICIAS















Reverendo que perdeu a mulher em Charleston fala a suspeito: 'te perdoo'





"Eu te perdoo, minha família te perdoa", disse nesta sexta-feira (19) Anthony Thompson, reverendo que perdeu a esposa Myra Thompson no ataque à igreja em Charleston, ao suspeito Dylann Storm Roof, de 21 anos, numa audiência em tribunal. "Gostaríamos que você aproveitasse essa oportunidade para se arrepender... Faça isso e você será melhor do que é agora", completou.
Familiares de cinco vítimas do ataque estavam no local e fizeram declarações emocionadas dirigidas ao acusado. Felecia Sanders, mãe da vítima Tywanza Sanders e sobrevivente do ataque, disse: "Nós te recebemos na quarta à noite de braços abertos em nosso estudo da Bíblia. Você matou algumas das pessoas mais bonitas que eu conheço".
"Tywanza era o meu herói. Como nós dizemos no estudo da Bíblia, nós gostamos de você, mas que Deus tenha misericórdia de ti".




O suspeito de realizar o ataque a uma igreja de comunidade negra da Carolina do Sul na noite da última quarta recebeu nesta sexta-feira nove acusações de assassinato e outra por porte de arma de fogo pelo atentado que deixou nove pessoas mortas.
Nove pessoas morreram depois que o jovem abriu fogo contra a igreja Emanuel African Methodist Episcopal em uma comunidade negra de Charleston. Roof foi detido nesta quinta pela polícia em Shelby, na Carolina do Norte.
As autoridades dos EUA estão investigando o ataque – no qual quatro sacerdotes, incluindo um senador democrata, morreram – como um crime de ódio. O Departamento de Justiça dos EUA afirmou que analisa o caso de todos os ângulos, "incluindo como um crime de ódio e como um ato de terrorismo doméstico".

Em sua primeira aparição depois de ser preso, Roof compareceu a uma audiência nesta sexta, em que o juiz estabeleceu fiança de US$ 1 milhão para a acusação de posse de arma. Em relação às outras acusações, o juiz disse que não tinha autoridade para estabelecer fiança.
Na audiência, Roof estava numa sala com dois guardas e evitou olhar para a câmera que o filmava e transmitia a imagem aos presentes no tribunal. Dylan falou apenas para confirmar a sua idade e que é desempregado.




Testemunha pode ter visto fugitivos de prisão de Nova York




Uma testemunha diz ter visto dois homens que podem ser os fugitivos de um presídio de segurança máxima no estado norte-americano de Nova York, noticiou neste domingo (21) a rede "CNN". Os condenados por assassinato fugiram no último dia 7 de junho após perfurarem as paredes de suas celas com ferramentas elétricas.



O último rastro supostamente deixado pelos fugitivos Richard Matt, de 48 anos, e David Sweat, de 35, veio de Allegany County, ao norte da fronteira com o estado da Pensilvânia. A testemunha alega ter avistado ambos em uma linha de trem no sábado, na cidade de Friendship.
Os condenados fugiram da prisão Clinton Correctional Facility para homens em Dannemora durante a noite e sua ausência foi detectada durante a revista pela manhã, disse a polícia. Segundo o governador de Nova York, Andrew Cuomo, os indivíduos são perigosos.

Mais de 200 policiais apoiados por unidades especializadas e helicópteros buscavam neste domingo os dois foragidos. Ao que parece, os réus deixaram uma nota que dizia "Tenham um bom dia".

Eles utilizaram ferramentas elétricas para perfurar paredes e deixaram em suas camas montes de roupa para levar a crer que dormiam.

É a primeira vez em que ocorre uma fuga nesta parte da prisão, em serviço desde 1845 e que abriga 3 mil prisioneiros. As autoridades desconhecem por enquanto se eles contaram com a ajuda de cúmplices.




Obama culpa 'lobby' por leis pouco rígidas sobre armas nos EUA




O presidente Barack Obama culpou a apatia pública, combinada com o forte poder no Congresso da Associação Nacional do Rifle (National Rifle Association), o poderoso lobby das armas nos Estados Unidos, por bloquear leis mais rígidas contra armamentos.

Um tiroteio em uma igreja da comunidade negra na cidade de Charleston, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, deixou nove mortos e um ferido na noite de quarta-feira (17). Segundo a polícia local, um rapaz branco abriu fogo dentro do templo. O suspeito, identificado pelo FBI como Dylann Storm Roof, de 21 anos, foi detido pela polícia em Shelby nesta quinta.
Falando durante uma entrevista gravada na sexta-feira, apenas dois dias depois do assassinato em massa em uma igreja de afro-americanos da Carolina do Sul, Obama disse que não prevê qualquer mudança rápida nas leis para armas.
"Infelizmente, o poder da NRA no Congresso é extremamente forte", disse Obama num trecho da entrevista com o “WTF com Marc Maron” publicado pelo New York Times.


Não foi a primeira vez que Obama fez campanha contra a NRA. Depois do massacre da escola em Newtown, Connecticut, em 2012, uma tragédia que Obama chamou de seu momento mais difícil no cargo, ele pressionou pedindo mudanças nas leis sobre armas de fogo.
Na quinta, o presidente americano disse que "há algo particularmente trágico" nas mortes que ocorrem em locais de prece, e que "é preciso reconhecer que esse tipo de violência não ocorre em outros países desenvolvidos."
"Tive que fazer comentários como esses vezes demais. Comunidades como essa tiveram de viver tragédias como essa vezes demais. Não temos todos os fatos, mas sabemos que, mais uma vez, pessoas inocentes foram mortas em parte porque alguém que queria causar dano não teve problemas em botar a mão numa arma", discursou.










Venezuela nega ter dificultado visita de senadores brasileiros a Caracas




Um dia após uma comitiva de oito senadores brasileiros ser hostilizada em Caracas, o  governo da Venezuela negou nesta sexta-feira (19) ter dificultado a visita dos congressistas, que foram ao país para visitar presos políticos e pressionar pelo agendamento de eleições parlamentares. O regime do presidente Nicolás Maduro acusou "grupos de direita nacional e internacional" de tentarem uma "manobra midiática a partir de mentiras".


A missão de parlamentares do Brasil, liderada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), viajou ao país vizinho nesta quinta (18), mas não conseguiu deixar as imediações do aeroporto da capital venezuelana. Além do tucano, participaram da comitiva os senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP), Cassio Cunha Lima (PSDB-PB), José Agripino (DEM-RN), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), José Medeiros (PPS-MT) e Sérgio Petecão (PSD-AC).
Depois de ficar presa em um congestionamento, a van que transportava os parlamentares foi cercada por manifestantes, que bateram no veículo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Diante da impossibilidade de seguir o percurso até a penitenciária onde estão detidos os líderes da oposição ao regime chavista, os parlamentares retornaram ao aeroporto e embarcaram de volta ao Brasil.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores venezuelano atribuiu as horas de bloqueio da estrada que liga o aeroporto de Maiquetía a Caracas a um "caminhão tombado carregado com substâncias inflamáveis".

Além disso, a chancelaria da Venezuela negou que "a segurança e a integridade física" dos senadores brasileiros tenha sido comprometida. A pasta garantiu que existe "material audiovisual e fotográfico" que comprova a versão das autoridades venezuelanas. O material mencionado, no entanto, não foi divulgado pelo governo venezuelano.

Ao desembarcarem em Brasília na madrugada desta sexta, os congressistas cobraram do governo brasileiro a convocação do embaixador em Caracas, Rui Pereira, para dar explicações sobre o incidente na Venezuela. Nesta sexta, o Ministério das Relações Exteriores informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não convocará seu embaixador na Venezuela.


Em meio ao incidente desta quinta, a Câmara dos Deputados aprovou uma moção de repúdio contra o episódio de hostilidade relatado por senadores em viagem à Venezuela.

A manifestação da Câmara foi proposta por partidos da oposição e aprovada em votação simbólica (sem a contagem de votos no painel eletrônico). Segundo o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os partidos concordaram em não “partidarizar” o texto da moção, mas apenas registrar o fato.











Em vídeo, cartel do México amarra dinamite a inimigos reféns




Um vídeo em que integrantes do cartel de drogas Jalisco Nueva Generación, do México, mostram reféns amarrados com dinamites e suas supostas explosões foi divulgado nesta semana pela jornal mexicano "Reforma".
Um dos reféns do grupo é um menino de cerca de 10 anos, segundo o jornal, que chora de medo com uma dinamite amarrada em seu pescoço. O vídeo também exibe, a uma certa distância, o que seriam as detonações das dinamites quando os reféns ainda estavam vivos, sendo assistidas por integrantes do cartel.




De acordo com o periódico, o vídeo foi encontrado nos celulares do chefe do braço armado do grupo, conhecido como "El Gringo", e outros três narcotraficantes, que morreram em confronto com a polícia local no dia 23 de março.

De acordo com o "Reforma", o chefe do cartel introduziu a nova maneira de matar os inimigos do grupo, "que só tinha sido vista em grupos terroristas".










'Não acabou': família de brasileiro executado na Indonésia quer laudo



A defesa do paranaense Rodrigo Gularte, executado na Indonésia em abril por tráfico de drogas, apresentou pedido na Procuradoria Geral do país para que um laudo médico que comprovaria seus problemas mentais seja divulgado.
Gularte havia sido avaliado por médicos a pedido das autoridades indonésias em março após ter sido diagnosticado com esquizofrenia em exames anteriores, mas este relatório jamais foi publicado.
O advogado de Gularte, Ricky Gunawan, disse ter apresentado um pedido de liberação de informação à Procuradoria Geral para a divulgação deste laudo. A análise do processo poderá levar até seis meses, segundo ele.
Gularte foi condenado à morte em 2005, um ano após ter sido preso ao tentar entrar na Indonésia com 6 kg de cocaína em pranchas de surfe. Ele foi executado apesar dos apelos da família para que autoridades revissem a pena devido sua condição médica.
"É uma questão de princípios para a gente e é nosso direito e da família. No final, Rodrigo foi executado porque a Procuradoria acreditou que ele estava bem mentalmente", disse Gunawan à BBC Brasil.
"Nós queremos provar que Rodrigo tinha problemas mentais e, assim, deveria ter sido transferido para um hospital ao invés de ser executado".
O porta-voz da Procuradoria Geral indonésia, Tony Spontana, não respondeu às ligações da BBC Brasil para comentar a ação. À época da execução, ele havia dito que todas as possibilidades de recorrer da sentença haviam sido esgotadas.


Familiares alegam que Gularte sofria de bipolaridade e esquizofrenia e que fora aliciado por traficantes internacionais devido aos seus problemas mentais.
Dizem eles que, mesmo nos momentos finais, o brasileiro indicava não acreditar que seria executado e afirmava que a pena de morte na Indonésia havia sido abolida.
A defesa alega que a lei indonésia proíbe que réus com problemas mentais sejam condenados à morte e que a condição de Gularte não teria sido levada em consideração em seu julgamento.
Angelita Muxfeldt, prima de Gularte que passou três meses na Indonésia tentando reverter a execução, disse que o país errou ao executá-lo e que houve "várias falhas" no processo.
"O Rodrigo não estava bem para ser executado, eles atropelaram o processo, eles não deram o laudo para não mostrar o quão errado eles estavam. E se esse laudo existe... nós vamos tentar (que seja divulgado). Não acabou", disse ela à BBC Brasil.
A Indonésia retomou as execuções alegando estar numa situação de emergência devido às drogas. A pena de morte para traficantes tem apoio popular no país.
"Deus queira que essas execuções parem. Porque isso não vai mudar a droga na Indonésia. A droga é um nível diferente... As pessoas que estão sendo executadas não têm nada a ver com o grande tráfico de drogas lá dentro".
Além do pedido na Procuradoria, a defesa deverá tentar que o caso do brasileiro seja revisto por uma Corte indonésia - mas um prazo para esta ação ainda não foi definido, segundo o advogado.
"(O objetivo) é limpar o nome de Rodrigo de forma que a Corte considere que ele tinha um sério problema mental e, dessa maneira, não poderia ser responsabilizado pelo seu crime", disse Gunawan.
Além de Gularte, sete condenados por tráfico também foram executados por fuzilamento. Em janeiro, outros seis haviam sido mortos, entre eles o carioca Marco Archer Cardoso Moreira.









Máximo Kirchner, filho de Cristina, entra na corrida eleitoral na Argentina




Máximo Kirchner se lança pela primeira vez na corrida eleitoral argentina aos 38 anos, como candidato a deputado e herdeiro político de seus pais, a presidente Cristina Kirchner e o falecido ex-presidente Néstor Kirchner.

"Na política não existem sobrenomes milagrosos, há projetos políticos que são projetos de vida", afirmou Máximo em seu único discurso público até agora, feito em setembro de 2014 para 40 mil jovens militantes de seu partido.
Mas levar Kirchner no nome, neste caso, tem um peso relevante – a tal ponto que as autoridades do governo peronista na província de Santa Cruz (na Patagônia, sul do país) tiveram que dar a ele o primeiro lugar na lista para disputar dois assentos na Câmara dos Deputados. Máximo vive na fria e inóspita capital da província, Río Gallegos.
Santa Cruz é um dos distritos mais despovoados da Argentina, com 320 mil habitantes e cerca de 245 mil km² na região austral. Tem produção petroleira e agrícola, mas entre suas atividades econômicas predominam o funcionalismo público e o turismo.
A chefe de Estado, peronista de centro-esquerda, termina em 10 de dezembro seu segundo e último mandato. Néstor Kirchner foi presidente entre 2003 e 2007, depois da pior crise histórica do país "hermano". Morreu em 2010, vítima de um ataque cardíaco.









Jornalista espera audiência judicial após prisão




O jornalista da Al-Jazeera preso na Alemanha a pedido do Egito disse que espera ter em breve uma audiência com um juiz que decidirá sobre sua extradição, em um caso que provavelmente levantará novas questões sobre a repressão do Cairo aos dissidentes.
Ahmed Mansour, apresentador famoso de um programa de entrevistas da rede árabe, foi preso na Alemanha no sábado (20). Sua prisão é a mais recente de uma série de casos parecidos, ocorridos contra jornalistas da Al-Jazeera, a mando das autoridades egípcias.
O Egito acusa a Al-Jazeera de ser porta-voz da Irmandade Muçulmana, o movimento islâmico apoiado pelo Catar que o presidente Abdel Fattah al-Sisi derrubou em 2013, quando era chefe do exército, e que ele acusa de ser um grupo terrorista.
Tanto o canal de TV quanto a irmandade rejeitam as alegações feitas por autoridades egípcias.
Mansour disse à Al-Jazeera por telefone: "As autoridades alemãs me disseram que estamos lidando com um caso criminal internacional" e que um juiz ia decidir se ele deve ser extraditado para o Egito.
O tribunal penal do Cairo condenou Mansour, que tem dupla cidadania – egípcia e britânica – a 15 anos de prisão, à revelia, no ano passado, sob a acusação de torturar um advogado em 2011 na Praça Tahir, foco da revolta popular que derrubou o líder Hosni Mubarak.
Al Jazeera disse na época que a acusação era falsa e uma tentativa de silenciar Mansour, conhecido pelos telespectadores em todo o mundo árabe.











Duas mulheres são sequestradas, estupradas e uma morre, diz polícia



Uma mulher morreu e outra ficou ferida após serem violentadas em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, na noite do sábado (20). Elas foram sequestradas no bairro de Jardim Cidade Universitária, em João Pessoa, na Paraíba, por volta das 20h. As duas estavam num carro com o filho de uma delas, de 9 meses, quando foram abordadas por homens em um carro e uma moto. A criança não corre risco de morte. Segundo a polícia, as mulheres teriam cerca de 30 anos.
De acordo com o cabo Edson dos Santos, da Polícia Militar de Pernambuco, uma das vítimas - a mulher que ficou ferida e que também é mãe do bebê - estava indo levar a amiga em casa. As duas moravam no mesmo bairro, onde aconteceu o sequestro. “Ela explicou que quando chegou na casa da amiga, foi abordada por um carro e uma moto e um dos homens entrou no carro dela”, disse o policial. Ainda segundo ele, a vítima não tem certeza de quantos suspeitos estavam envolvidos no crime.




A vítima foi obrigada a dirigir pela BR-101 de João Pessoa até Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, onde entrou numa estrada de terra conhecida como Estrada do Aterro Sanitário, na Mata da Usina Santa Tereza. “Depois de entrar na estrada, a cerca de 200 metros da BR, os homens tiraram as roupas delas, espancaram e estupraram", afirmou. Os suspeitos tentaram ainda estrangular as mulheres utilizando tecidos, mas não conseguiram. Em seguida, atropelaram as duas com o carro da vítima, fugindo na sequência. Uma das mulheres não resistiu aos ferimentos. Os criminosos abandonaram o bebê na mata.
Por volta das 11h30 deste domingo (21), trabalhadores rurais e vigilantes da usina encontraram as vítimas e a criança no local do crime e acionaram a polícia. A mulher que sobreviveu foi levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife. Ela sofreu politraumatismo e passa por uma série de exames durante esta tarde. A criança foi encaminhada para o Hospital Belarmino Correia, em Goiana, e segundo informações da polícia, não corre risco de morte.
A Polícia Militar informou que está fazendo rondas no local, na tentativa de localizar os suspeitos. A corporação não tem informações sobre a motivação do crime.










Manifestação bloqueia Rodovia Presidente Dutra, em Arujá



Uma manifestação bloqueia na tarde deste domingo (21) as duas pistas da rodovia Presidente Dutra (BR-116) na altura de Arujá (SP). A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e informou que está no local para negociar a liberação das pistas. A manifestação começou por volta das 15h. Às 17h30 o congestionamento sentido capital chegava a sete quilômetros, do quilômetro 205 ao 198. No sentido interior, o congestionamento é de três quilômetros, do quilômetro 205 ao 208, segundo a concessionária.

Segundo a empresária Telma Batista de Sá, uma das manifestantes, o protesto é contra o fechamento do acesso ao bairro Álamo. "A concessionária está aproveitando a obra do Rodoanel para fechar o acesso ao bairro. Com isso, mais de 20 mil moradores tem que voltar por dentro de Arujá para ter acesso à Dutra. O problema, além do maior tempo de viagem é que fazendo esse retorno somos obrigados a pagar pedágio", explica a empresária.

Em nota, a CCR NovaDutra informou que o acesso do bairro Álamo para a via Dutra, foi fechado em função das obras do Rodoanel Leste, de responsabilidade do Governo do Estado e a Concessionária SP Mar.

Na última sexta-feira (19), em reunião realizada na sede da CCR NovaDutra em Santa Isabel (SP), com representantes do Governo do Estado de São Paulo, da ARTESP, da Concessionária SPMar, Concessionária CCR NovaDutra, Prefeitura de Guarulhos e representantes da comunidade de Guarulhos, foram apresentadas propostas de melhorias no acesso  do bairro à rodovia pelo Governo do Estado de São Paulo, aprovadas por todos os presentes na reunião.



Polícia apreende 488 kg de maconha em ônibus de 'banda de fachada'



A Polícia Rodoviária apreendeu 488, 700 quilos de maconha, por volta das 7h20 deste domingo (21), no km 619 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Presidente Venceslau. De acordo com o tenente Daniel Martins, a droga estava em um ônibus de uma “banda de fachada” e dois homens, um metalúrgico de 30 e um motorista de 35 anos, foram detidos por tráfico de drogas.
Martins conta que uma equipe da Polícia Rodoviária abordou o coletivo, com placas de Medianeira (PR), e em vistoria no veículo, que tem a logo de uma banda, os policias notaram que não "existiam instrumentos musicais", o que os fizeram desconfiar. “Os homens nos disseram que estavam vindo de um show em Campo Grande (MS) e iriam para São Paulo (SP)”, relata.
O tenente diz que o entorpecente, que estava dividido em 887 tabletes, foi localizado dentro de caixas de som falsas.
Diante do flagrante, os indiciados confessaram que adquiriram a droga em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e que a levariam para São Paulo. “Os dois afirmaram que receberiam cerca de 20 mil pelo transporte”, salienta. “A banda era apenas uma 'fachada' usada pela dupla”, completa Martins.




No ônibus também foram localizados R$ 1.718 em espécie e R$ 1.330 em cheques.
Segundo a polícia, o homem de 30 anos já havia sido preso por roubo e contrabando.

Os indivíduos foram encaminhados para a Polícia Federal de Presidente Prudente para registro da ocorrência e, em seguida, foram levados para a Cadeia de Presidente Venceslau.










Mulher fotografa corpo e é detida em velório de PM no Rio



Uma mulher foi detida neste domingo (21), no velório da policial militar Drielle Lasnor de Morais, que aconteceu no Cemitério Jardim Sulacap, Zona Oeste do Rio, após ter fotografado o corpo dentro da capela. Ela tentou escapar, mas foi cercada por parentes, familiares e PMs que estavam no local. Drielle foi enterrada às 14h43 em clima de protesto e emoção.




A mulher, que não teve a identidade revelada, apagou a imagem logo após enviá-la via celular, informou a PM. Após discussão presenciado , ela foi levada por três policiais para uma delegacia. As agentes não souberam informar para qual delegacia ela seria encaminhada.
O velório da policial militar Drielle Lasnor de Morais foi marcado pela indignação de familiares e amigos. Atingida por um tiro na cabeça na Estrada da Água Branca, Realengo, na Zona Norte, durante uma perseguição no dia 29 de maio, a PM faleceu neste sábado (20).
Com a morte da jovem de 24 anos, a família reviveu o drama de perder um ente querido a serviço da polícia. O pai de Drielle era sargento da PM e foi assassinado há dez anos, trabalhando. A soldado estava internada no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, Região Metropolitana, desde maio, quando foi atingida no rosto.

"Que desmando é esse que continuam morrendo policiais? Há dez anos, o pai dela, que era sargento do 14º Batalhão, o mesmo que ela servia, morreu com 16 tiros pelas costas em serviço. Agora, acontece a mesma coisa com ela. Não adianta as autoridades mandarem notas através da imprensa e órgãos oficiais. Isso vai até quando? Ela é mais uma vítima militar desprotegida pelo sistema", desabafou um familiar de Drielle, que preferiu não se identificar, mas também é militar.

Cerca de 200 pessoas se despediam de Drielle em torno de 13h. Todas usam fitas pretas na lapela. Policiais militares fizeram um protesto contra a morte de policiais e pediram "mudança na legislação penal".
O coronel Robson Rodrigues, chefe do estado maior da Polícia Militar, informou que dois suspeitos da morte de Drielle estão presos. Ele afirma que a carreira policial envolve riscos. "Embora estejamos tristes, essa é a nossa profissão. Ela envolve riscos em um estado tão complexo como o Rio de Janeiro", disse.




Polícia fará perícia complementar onde médium foi encontrado morto



A polícia do Rio informou, neste domingo (21), que a Delegacia de Homicídios da Capital (DH) fará uma perícia complementar nesta segunda-feira (22), no local onde o médium do centro espírita Lar de Frei Luiz, na Taquara, Zona Oeste do Rio, foi encontrado morto. A casa de Gilberto Arruda permanece interditada.
Há suspeita de que o assassino tenha entrado no centro espírita Lar de Frei Luiz por uma trilha na mata. A casa onde o médium morava fica no terreno da instituição, em Jacarepaguá.
A DH informou ainda que “as investigações estão em andamento para identificar a autoria do crime". E que "testemunhas e familiares estão sendo ouvidos”.
Em 2011, Gilberto Arruda disse que estava sendo ameaçado por uma mulher com quem teve um relacionamento amoroso.



Pedestres espancam suspeito de assalto na Lapa, no Rio




Jefferson dos Santos Nunes, de 22 anos foi detido e espancado por pedestres após praticar um assalto na Rua André Cavalcanti, na Lapa, na região central do Rio, na madrugada deste domingo (21).

Agentes da Operação Lapa Presente, que faziam patrulhamento na região da Rua do Riachuelo, foram acionados por taxistas, que os alertaram sobre assaltos que estavam acontecendo nas proximidades.
Os policiais os seguiram até a Rua André Cavalcanti, onde encontraram Jefferson, que era segurado por um homem enquanto os pedestres o agrediam. Os agentes desfizeram a confusão e encaminharam o suspeito para a 5ª DP (Mem de Sá) com marcas de agressão, inclusive no rosto.
As testemunhas contaram que Jefferson e outros dois assaltantes roubaram carteiras e telefones celulares na Lapa e tentaram fugir. Jefferson foi indiciado por roubo qualificado.











Cemitério de ribeirinhos em Manaus fica ilhado durante cheia do Rio Negro




O cemitério Nossa Senhora da Conceição, localizado na Zona Leste de Manaus, é um dos mais antigos da cidade. Ele é usado por ribeirinhos da Zona Rural. Segundo o administrador do local, Raimundo Nonato Magalhães, há 15 anos o cemitério sofre os impactos da cheia do Rio Negro. A enchente gerou desmoronamento de terra e já afetou algumas sepulturas. Nesta sexta-feira (19), a cota do Negro chegou a 29,60 m.

Localizado em uma colina no bairro Mauazinho, o cemitério se transforma em ilha no período da cheia do Rio Negro. Parentes que precisam enterrar entes fazem o trajeto de barco até o local. Entre um e cinco enterros são realizados por mês. A área corre riscos de desmoronamento, segundo a administração.
"O fenômeno das terras caídas vem acontecendo de uns 15 anos pra cá. Esse ano a cheia ainda não atingiu nenhuma sepultura, mas nos anos anteriores algumas foram afetadas", disse Magalhães.




Mesmo podendo optar pelos cemitérios na área urbana da capital, muitas famílias de ribeirinhos preferem realizar enterros no local.
"Muitos deles [ribeirinhos] já têm parentes aqui para o lado da terra firme e preferem trazer para cá [zona urbana], mas alguns ainda precisam enterrar os parentes lá [Cemitério Nossa Senhora da Conceição]. Para isso, só precisam entrar em contato comigo e não pagam nenhuma taxa", afirmou o administrador.

Magalhães disse que pretende melhorar a acessibilidade dos ribeirinhos até o cemitério, além de realizar reparos e a limpeza do local.
Existem cerca de 2 mil  sepulturas no cemitério. Ainda segundo o administrador, os novos sepultamentos são realizados em uma área considerada segura, no lado oposto onde ocorrerem os desabamentos.









Bombeiros fazem buscas por veículo desaparecido em rio em Apiúna, SC




Bombeiros Voluntários de Ascurra, no Vale do Itajaí, trabalham desde as 7h da manhã deste domingo (21) nas buscas por um carro que desapareceu no Rio Itajaí em Apiúna. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo, ainda não identificado, caiu no rio após sair da pista e bater em um poste, na altura do km 97 da BR-470.

Ainda não há informações sobre o número de ocupantes do veículo. A equipe de resgate, que inclui mergulhadores especializados, ainda não havia localizado o veículo até as 12h30 de domingo. À tarde, estava previsto reforço de uma equipe de voluntários da cidade de Ibiúna.










Cidades do interior mineiro atraem investimentos em energia fotovoltaica



Cidades do Alto Paranaíba e Noroeste do estado estão entre as principais regiões de Minas Gerais a receber investimentos em geração de energia elétrica fotovoltaica. De acordo com as informações do governo de Minas, uma usina solar deve ser instalada em Coromandel. Já em Vazante a unidade será uma das primeiras a iniciar as atividades.
Conforme informado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a usina fotovoltaica de Coromandel recebeu licença prévia do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) no fim do mês passado.


A empresa responsável é a Solatio Brasil Gestão Projetos Solares que ainda não formalizou o pedido da licença de instalação junto à Secretaria. Em contato com a empresa para saber mais detalhes sobre o investimento, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.




O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Coromandel, Freude Franco Marra, informou que a área a ser ocupada para a instalação da usina fica na zona rural e é de aproximadamente 200 hectares. “Acredito que o projeto deve estar caminhando a passos largos, mas a nossa última movimentação foi no início de abril. Estamos bem otimistas com isso porque vai gerar empregos e impulsionar bastante nossa economia”, disse.
Freude reforçou que a Prefeitura vem fazendo o que está ao alcance para que a empresa se instale na cidade e que, até então, não há nenhum impedimento legal para a construção da usina.












Comentários

Postagens mais visitadas