Bernardinho atende vontade de Ricardinho e pré-convoca o levantador para a Liga Mundial


O levantador Ricardinho terá, cinco anos depois, a chance de voltar a vestir a camisa da seleção brasileira de vôlei. Segundo lista divulgada nesta segunda-feira pela Federação Internacional, o nome dele figura em uma pré-lista de 25 convocados para a Liga Mundial, torneio que Bernardinho deverá usar como preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. Pela relação, o levantador usará a camisa 12.

A divulgação foi feita pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei), e não pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), que ainda não se manifestou em seu site oficial. A inclusão na pré-lista não significa necessariamente que Ricardinho voltará à seleção brasileira. Como a Liga Mundial é um torneio longo, é normal que Bernardinho apresente uma primeira relação maior para ir usando os atletas aos poucos na primeira parte da competição. Na fase final, porém, terá de voltar aos 12 nomes tradicionais, mesmo número de atletas que irão aos Jogos Olímpicos. 


Ricardinho está afastado da seleção desde julho de 2007, quando, pouco antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, ele foi cortado do grupo. Até hoje os reais motivos são desconhecidos. Desde então, o levantador ficou cerca de dois anos sem sequer falar com a comissão técnica e com os jogadores que integravam o grupo.

Em 2010, Bernardinho também o pré-convocou para a Liga Mundial, mas, por vontade própria, ele decidiu que não era o melhor momento para se apresentar à seleção, já que estava voltando para o Brasil após sete temporadas na Itália. Depois da "negativa", ele acabou fora do Campeonato Mundial, no qual o Brasil conquistou o tricampeonato.

Além de Ricardinho, outro nome que figura na pré-lista do técnico é o de Willian Arjona, levantador do Sada Cruzeiro. Bruninho, Marlon e Rapha são os outros da posição que passarão a treinar em Saquarema, no Rio de Janeiro, a partir da próxima semana.

Nas outras posições, as novidades são as lembranças de alguns dos destaques da última Superliga. Lucarelli, revelação do torneio, foi lembrado, assim como Mauricio, do campeão Cruzeiro, e Lorena, do vice Vôlei Futuro. 

Confira a pré-lista da Liga Mundial:
Levantadores
Bruninho - Florianópolis
Marlon - Rio de Janeiro
Raphael - Trentino-ITA
Ricardinho - Vôlei Futuro
William Arjona - Cruzeiro
Líberos
Serginho - Sesi
Mário Jr. - Vôlei Futuro
Meios de rede
Gustavo - Florianópolis
Eder - Florianópolis
Sidão - Sesi
Rodrigão - Sesi
Lucão - Rio de Janeiro
Henrique - Minas
Atacantes
Wallace - Cruzeiro
Leandro Vissotto - Cuneo-ITA
Giba - Florianópolis
Murilo - Florianópolis
Théo - Rio de Janeiro
Thiago Alves - Panthers-JAP
João Paulo Bravo - Arkas Spor Kulubu-TUR
Dante - Rio de Janeiro
Lorena - Vôlei Futuro
Lucarelli - Minas
Renan - São Bernardo
Maurício - Cruzeiro
 






Comentários

Postagens mais visitadas