CAMPEONATO BRASILEIRO
COM ATRASOS POR CONTA DA CHUVA, VASCO VENCE O SANTOS E DECIDE SUA VIDA DA DIVISÃO NA ÚLTIMA RODADA
O Vasco conseguiu uma suada (e molhada) vitória por 1 a 0 sobre o Santos, neste domingo, em São Januário, em jogo que demorou mais de uma hora para ser iniciado devido ao temporal que caiu sobre a cidade do Rio de Janeiro. Com o resultado, conquistado devido a um gol de pênalti sofrido e convertido pelo meia Nenê, os cariocas conseguem se manter vivos na última rodada, que será disputada no dia 6 de dezembro.
A situação dos cruz-maltinos, no entanto, segue bastante complicada no torneio. O Coritiba, rival da próxima rodada, por exemplo, já não pode mais ser alcançado pela equipe. Com 43 pontos contra 40 dos comandados de Jorginho, os paranaenses têm duas vitórias a mais, inalcançáveis pelo critério de desempate. O Peixe, por sua vez, dá adeus a qualquer chance de G4, ficando a quatro do São Paulo, quarto colocado com 59 pontos.
Na próxima rodada, além de ter de vencer os paranaenses, o Gigante da Colina torce para Avaí e Figueirense não vencerem Corinthians e Fluminense, respectivamente. Os santistas, por sua vez, nem querem saber do duelo ante o Furacão, no mesmo dia na Vila. As atenções estão todas voltadas para a decisão da Copa do Brasil, na quarta-feira, contra o Palmeiras, no Palestra Itália.
NA BRIGA PELO VICE, GRÊMIO VENCE O GALO SOB OLHARES DE BARCOS
A briga pelo vice-campeonato brasileiro segue aberta. Em um jogo muito intenso e disputado, o Grêmio venceu o Atlético-MG por 2 a 1 em sua Arena e ficou a um ponto dos mineiros na classificação. Everton e Luan fizeram os gols do time gaúcho, e Pratto, de pênalti, fez o gol do Galo. Além de se manter na briga pelo segundo lugar, o Grêmio confirmou sua vaga na fase de grupos da Libertadores com este resultado.
O primeiro tempo foi extremamente intenso, embora com poucas chances de gol. O Grêmio saiu à frente com um belo gol do garoto Everton, mas Pratto empatou de pênalti. Na etapa final, o Galo foi para cima em busca da virada, mas o Tricolor foi mais eficiente, chegando ao 2 a 1 e conseguindo segurar a importante vitória.
Com o triunfo, o Grêmio chega a 65 pontos, contra 66 do Atlético-MG. Na última rodada, o Tricolor precisa vencer o Joinville fora de casa e torcer para que o Galo não vença a Chapecoense em Belo Horizonte. Em caso de empate na pontuação, os mineiros ficam com o vice, pois têm uma vitória a mais.
JOGO SEM PRETENSÕES, SPORT VENCE O CAMPEÃO CORINTHIANS
Hexacampeão brasileiro com boa antecedência, o Corinthians visitou o Sport, na tarde de domingo, com um time recheado de reservas. Diferentemente do que aconteceu no massacre sobre o São Paulo, não foi suficiente, e a formação rubro-negra triunfou por 2 a 0 na Arena Pernambuco.
Demonstrando um ímpeto maior desde o apito inicial, a equipe dirigida por Paulo Roberto Falcão encaminhou ao triunfo com um gol de cabeça de Matheus Ferraz, aos 23 minutos do primeiro tempo. A superioridade dos anfitriões na maior parte do jogo foi coroada por André, em tento irregular já nos acréscimos da etapa final.
A partida poderia ter sido mais complicada para o Sport com um rigor maior do árbitro Ricardo Marques Ribeiro, que optou por não expulsar Marlone e Rithely. As faltas duras foram uma das armas para frear o vencedor do Campeonato Brasileiro, que não viveu jornada de grande inspiração.
O resultado não diminuiu a vantagem do Corinthians na liderança, mantida em impressionantes 14 pontos a uma rodada do fim da competição. O time de Pernambuco, já sem chances de classificação à Copa Libertadores, subiu ao sexto lugar e ainda pode buscar o quinto posto na tabela.
13 JOGOS, CRUZEIRO FAZ MAIS UMA VITIMA, JOINVILLE
O Cruzeiro se despediu do Mineirão neste domingo com bom resultado. No último jogo da Raposa no Gigante da Pampulha em 2015, a equipe derrotou o Joinville por 3 a 0, pela 37ª rodada da Série A, e chegou ao seu 13º jogo de invencibilidade no Brasileirão. Os gols foram marcados por Willian, que igualou Ricardo Goulart como maior artilheiro da história do novo estádio, com 22 tentos, Charles e Alisson.
Com o triunfo, a Raposa permaneceu na oitava colocação, com 55 pontos, quatro a menos que o São Paulo, responsável por fechar o G4. Assim, os mineiros não têm mais chances de participarem da Libertadores de 2016. Já rebaixado, os catarinenses são os lanternas da tabela, com somente 31 somados.
Ambos os times não puderam contar com os seus técnicos à beira do gramado. O treinador do JEC, PC Gusmão, foi liberado para acompanhar o casamento de sua filha mais velha no Rio de Janeiro, sendo substituído pelo auxiliar Claudomiro Santiago. Já Mano Menezes estava suspenso, e Sidnei Lobo ficou no seu lugar.
Para fechar a temporada, o Cruzeiro tem compromisso marcado com o Internacional no Beira-Rio, às 17 horas (de Brasília) do próximo domingo, pela 38ª e última rodada do Brasileirão. O Joinville, por sua vez, enfrenta o Grêmio em Santa Catarina, na mesma data e horário.
COXA VENCE MISTO DO PALMEIRAS E FICA 1 PONTO DA PERMANÊNCIA
O Palestra Itália, com ingressos já esgotados para a final da Copa do Brasil, recebeu seu pior público desde a reinauguração na tarde deste chuvoso domingo. Os que foram ao estádio testemunharam um jogo de baixo nível técnico, encerrado com vitória por 2 a 0 do Coritiba sobre os reservas do Palmeiras, há seis rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro.
Pagaram ingresso para acompanhar a partida 15.037 torcedores. Até então, o pior público do novo Palestra Itália, reaberto em novembro do ano passado, havia sido registrado no empate sem gols com o ASA, pela terceira fase da Copa do Brasil, com 17.212 pessoas.
O Palmeiras não ganha no Brasileiro desde 17 de outubro, data em que bateu o Avaí por 3 a 1. Desde então, perdeu de Sport (2 x 0), Santos (2 x 1) e Vasco (2 x 0) e empatou com Atlético-PR (3 x 3) e Cruzeiro (1 x 1) antes de cair diante do Coritiba. No Palestra Itália, o último triunfo veio em 12 de setembro, por 2 a 0, contra o Figueirense.
Com 50 pontos ganhos, o Palmeiras ocupa a 11ª colocação do Campeonato Brasileiro – o São Paulo, último integrante do G4, tem 59 pontos. Com os gols de Juan e Henrique Almeida neste domingo, o Coritiba respira na luta contra o rebaixamento, uma vez que passa a contabilizar 43 pontos e figura na 15ª posição da tabela.
Na 38ª rodada, a última do torneio, o Palmeiras visita o Flamengo e o Coritiba recebe o Vasco. Ambos os jogos estão marcados para as 17 horas (de Brasília) do próximo domingo. Às 22 horas de quarta-feira, no Palestra Itália, o time da casa disputa o título da Copa do Brasil com o Santos.
EM QUESTÃO DA REFORMA DO GRAMADO, FURACÃO SE DESPEDE EM 2015 COM GOLEADA SOB O FLA
Com uma grande apresentação, o Atlético Paranaense se despediu da Arena da Baixada em 2015 – e definitivamente da grama natural do estádio – ao bater o Flamengo por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe paranaense chegou aos 51 pontos, na nona colocação. Já os cariocas ficaram para trás, com 49 pontos, na melancólica 12ª posição.
O Furacão precisou de 12 minutos para abrir o placar, com Roberto, que acertou um canhão da entrada da área para balançar as redes. Aos 32 minutos, Cleberson ampliou de cabeça, aproveitando cobrança de falta. Depois do intervalo, aos 22 minutos, o zagueiro fez mais um.
Na próxima rodada, a última da competição, o Atlético Paranaense enfrenta o Santos, domingo, na Vila Belmiro. No mesmo dia, o Flamengo recebe do Palmeiras, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
GOIÁS VENCE A CHAPECOENSE, E SONHA COM A PERMANÊNCIA
O Goiás segue vivo na luta contra o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Em jogo de extrema importância para o time, no qual só a vitória interessava, o Esmeraldino venceu por 3 a 1 e respirou aliviado pelo menos até a próxima rodada. Fred (duas vezes) e Erik fizeram os gols dos goianos, enquanto Túlio de Melo diminuiu para a Chape.
Com a vitória, o Goiás quebrou uma sequência de três jogos sem vencer e chegou aos 38 pontos, permanecendo na vice-lanterna da competição, mas ainda com chances de escapar da degola. A Chapecoense, por sua vez, estacionou nos 47 pontos e caiu para a 14ª posição, ultrapassada pelo Fluminense.
Na próxima rodada, a última do Brasileirão, a Chapecoense apenas cumpre tabela contra o Atlético-MG, no domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão. O Goiás, por outro lado, joga pela permanência na Série A diante do São Paulo, no mesmo dia e horário, no Serra Dourada.
NO SÁBADO......
SÃO PAULO VENCE NOS ACRÉSCIMOS E FICA PRÓXIMO DA PRÉ-LIBERTADORES
O São Paulo parecia estar destinado a ter uma tarde péssima para sua história, mas conseguiu uma virada improvável para quem acompanhou os 90 minutos da partida no Morumbi. Após levar a virada e ser vaiado constantemente pela sua torcida, a equipe foi para cima dos catarinenses, marcou um gol de cabeça com Kardec e, aos 48 minutos e 51 segundos de jogo, Thiago Mendes tirou um potente chute da cartola, no canto de Alex Muralha, dando uma resposta aos presentes ao Morumbi..
Com o resultado, o Tricolor permanece no G4, agora com 59 pontos, ganhando uma folga com relação ao duelo Fluminense e Internacional, às 19h30, no Maracanã. Caso os gaúchos, três pontos atrás, não vençam, o clube fica muito perto de uma vaga na Libertadores de 2016. Os alvinegros, por sua vez, que estavam próximos de se livrar de vez da degola, ficam com 40 pontos e podem ser alcançados tanto por Vasco quanto por Avaí, dois times na zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, a última desta edição do torneio, os comandados de Milton Cruz visitam o Goiás, no Serra Dourada, no domingo, dia 6. O Figueira, por sua vez, tenta ainda a sua provável cartada final para se livrar do rebaixamento contra o Fluminense, na mesma data, no estádio Orlando Scarpelli.
FLU SEGURA EMPATE COM UM A MENOS CONTRA O INTER
Mesmo atuando com um homem a mais durante todo o segundo tempo, o Internacional não teve competência para superar o time misto do Fluminense no Maracanã. O empate em 1 a 1 deixa o time gaúcho em situação delicada em sua briga pela Libertadores: agora, terá de vencer o Cruzeiro no Beira-Rio e torcer para o São Paulo perder para o Goiás para chegar ao G4, isso se o Santos não o ultrapassar neste domingo. O atacante Vitinho foi o personagem do jogo: fez o gol do Inter no começo do jogo e cometeu o pênalti convertido por Cícero na etapa final.
O Inter abriu o placar cedo e controlou todo o primeiro tempo. Quando o Fluminense ameaçava equilibrar o jogo, perdeu o atacante Osvaldo, expulso, no final do primeiro tempo. Porém, em vez de partir para cima a fim de matar a partida, o Colorado diminuiu o ritmo no segundo tempo. Acabou castigado com o empate, e não teve forças para ficar à frente do placar de novo, deixando dois pontos preciosos no Rio.
O Inter chega para a última rodada com 57 pontos, contra 59 do São Paulo, e pode cair para o 6º lugar neste domingo, caso o Santos vença o Vasco. Enquanto o Colorado receberá o Cruzeiro no domingo, o Flu encerra sua temporada visitando o Figueirense, no Orlando Scarpelli.
AVAÍ VENCE A PONTE E FICA FORA DA ZONA
O Avaí se fez valer do jogador a mais que teve durante quase todo o segundo tempo para ganhar fôlego na luta contra o rebaixamento à Série B no Campeonato Brasileiro. Um cabeceio do zagueiro Antonio Carlos definiu a vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, em Florianópolis.
Com o triunfo na Ressacada, o time catarinense chegou aos 41 pontos, deixou a zona de rebaixamento e empurrou o rival Figueirense para ela. Na pior das hipóteses, os comandados de Raul Cabral terminarão a penúltima rodada na 16ª posição, fora portanto do grupo dos últimos.
Só depende de si o Avaí para se salvar na jornada derradeira. A tarefa pode não ser tão fácil porque o confronto será com o campeão Corinthians, no domingo, em São Paulo. A Ponte Preta, presa no meio da tabela, com 51 pontos, cumprirá tabela recebendo o Sport, em Campinas.
CLASSIFICAÇÃO DISPONÍVEL NO SITE....
Comentários
Postar um comentário