GIRO DE NOTICIAS
Vaticano e Argentina assinam acordo contra lavagem de dinheiro
O Vaticano e a Argentina assinaram um acordo de cooperação para combater a lavagem de dinheiro, indicou nesta terça-feira (24) a assessoria de imprensa da Santa Sé.
O protocolo de acordo foi assinado pelo diretor da Autoridade de Informação Financeira (AIF) do Vaticano, René Bruelhart, e pelo presidente da Unidade de Informação Financeira (UIF) da Argentina, José Sbattella, indica o comunicado.
"Este é um passo importante para a expansão da rede global no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Confiamos em uma frutífera cooperação com a Argentina, que seja positiva para ambas as partes", afirmou Bruelhart.
Esse protocolo está entre os modelos-padrão de acordo que o Vaticano tem firmado com vários países, com o objetivo de respeitar seu compromisso de luta contra a lavagem de dinheiro.
As partes se comprometem a cooperar e trocar informações financeiras, entre outras.
O Vaticano assinou no início de junho o mesmo tipo de acordo com França, Reino Unido, Peru, Romênia, Polônia, Estados Unidos, Itália, Espanha, Holanda, Alemanha, entre outros.
Conflito no Iraque já matou mais de mil civis, alerta ONU
Pelo menos mil civis morreram e mais de 1,2 mil ficaram feridos pelo conflito no Iraque, denunciou nesta terça-feira (24) o escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU.
"Nas três províncias do norte do Iraque houve pelo menos 757 pessoas assassinadas e outras 599 feridas entre os dias 5 e 22 de junho. Este número é o mínimo estimado e achamos que pode ser maior", anunciou o porta-voz do Alto Comissariado, Rupert Colville, em entrevista coletiva.
"Em Bagdá, pelo menos 318 pessoas foram assassinadas e outras 590 feridas no mesmo período de tempo", completou Colville.
O porta-voz assinalou que estes números "incluem um número elevado de execuções sumárias, assassinatos extrajudiciários de civis, policiais e soldados fora de combate". "A maioria das mortes se deve a seis casos de ataques com veículos bomba", acrescentou.
O porta-voz lembrou que o EIIL emitiu vídeos que mostram maus tratos, assassinatos de soldados e policiais fora de combate, assim como de pessoas tomadas como refém por causa de sua religião ou de sua etnia, embora tenha ressaltado que esses rebeldes não podem ser considerados como autores diretos de todas as mortes.
"Pedimos às autoridades iraquianas desenvolverem investigações sobre todas as mortes, como obriga a lei, especialmente as execuções sumárias e aqueles crimes cometidos por funcionários do Estado, e que façam um esforço para levar a todos os culpados perante a lei", concluiu Colville
Noiva morre em acidente após selfie a caminho de despedida de solteira
Uma mulher de 26 anos morreu em um acidente de carro no estado do Missouri, nos Estados Unidos quando estava a caminho de sua festa de despedida de solteira no fim de semana. Collette Moreno e sua amiga Ashley Theobald, que dirigia o veículo, fizeram uma selfie pouco antes do acidente, segundo a emissora “KCTV”.
Ashley contou à emissora que bateu em outro veículo após tentar ultrapassar um caminhão – segundo ela, a fumaça soltada pelo veículo de carga estava fazendo a amiga ter um ataque de asma.
A motorista teve apenas ferimentos leves – a batida aconteceu no lado do passageiro do carro, onde estava Collette.
A jovem estava de casamento marcado para julho deste ano. Ela e o marido, Jesse Arcobasso, já moravam juntos. Colette tinha um filho de 5 anos que vivia com o casal.
As duas amigas haviam tirado uma selfie dentro do carro apenas oito minutos antes do acidente.
Sandy dá à luz o primeiro filho em hospital particular de Campinas
A cantora Sandy deu à luz ao seu primeiro filho no início da tarde terça-feira (24) no Hospital Vera Cruz, em Campinas (SP). A artista é casada com o músico Lucas Lima, da Família Lima. Em rede social, a artista disse que o menino vai se chamar Theo Scholles Lima.
"Veio lindão, com 48,5cm, pesando 2,9kg e cheio de saúde, graças a Deus! A cesariana foi tranquila e estou muito bem! Estamos felizes demais e loucos pra curtir cada segundo com nosso filhote! Agradecemos desde já a compreensão de todos, pois, como já de costume, queremos manter esse momento o mais pessoal, íntimo e verdadeiro possível. A todos que mandaram tanto carinho e pensamentos positivos, muito obrigada, de coração! Deram certo!!", postou na internet.
O pai da criança também se manifestou pelas redes sociais. "Nóooooooooois!!!!! Vai, meu guri!!!!", escreveu Lucas Lima.
O hospital onde Sandy deu à luz é o mesmo onde há duas semanas nasceu Júlia, filha do meia Oscar, da Seleção Brasileira.
Presos em protesto não são black blocs, dizem advogados
Advogados que acompanharam o depoimento de dois manifestantes presos em flagrante por associação criminosa em um ato na avenida Paulista na noite desta segunda-feira (23), negam que ambos sejam adeptos da tática black bloc.
Nesta terça-feira (24), o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou que o professor Rafael Marques Luvarghi, de 29 anos, e o técnico laboratorial Fábio Hideki Harano, de 26, foram os dois primeiros black blocs presos em flagrante por associação criminosa.
Segundo a advogada ativista Tatiana Tibério Luz, o professor participava do seu terceiro ato e "não estava mascarado".
— Ele estava andando com um colega polonês quando três homens não fardados começaram a bater nele.
Depois, os policiais teriam feito um cordão de isolamento e um agente à paisana atirou, sem que tivesse sido agredido. Com o professor, foram encontrados apenas um celular e um Ipod, de acordo com a advogada.
A versão do advogado que acompanhou o técnico Fábio Hideki Harano, que trabalha na Universidade de São Paulo, também é outra. De acordo com Luis Rodrigues da Silva, que assistiu o suspeito apenas durante o interrogatório, o seu cliente não fazia nenhum ato de vandalismo nem incitava que outras pessoas o fizessem.
— Ele nunca se envolveu em qualquer ato de violência. Ele foi escolhido pois ele estava sempre participando dos atos.
Silva também contesta o suposto artefato que os policiais teriam encontrado.
— Não foi feita uma revista na frente dos demais no Metrô. Aquilo foi plantado.
Os pedidos de liberdade para os presos agora deverão ser feitos pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Oito novos blindados devem reforçar a pacificação nas favelas
Oito novos veículos táticos blindados da Polícia Civil e da PM devem entrar em operação no estado do Rio nos próximos dias. Os carros, que servirão para auxiliar os agentes durante ações policiais, foram inspecionados pelo Exército Brasileiro e pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) nesta terça-feira (24). Os equipamentos chegaram à cidade no sábado (21) e, segundo nota do governo do estado, devem ajudar a consolidar a política de pacificação nas favelas.
Ainda segundo o governo do Rio, a frota foi fabricada por uma empresa sul-africana, vencedora de um pregão internacional. Os veículos serão usados para reequipar três unidades especializadas das polícias Civil e Militar e, segundo o major Maurílio Nunes, do Bope, uma nova revisão deve ser feita pelo fabricante antes que os carros circulem nas ruas.
Do total da frota, quatro veículos serão destinados ao Bope, dois ao BPChoque (Batalhão de Choque) e dois à Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), da Polícia Civil. O governo do estado diz que os novos carros vão modernizar a segunda geração de blindados das polícias fluminenses, que atualmente contam com seis veículos.
Esses blindados têm capacidade para transportar até 13 policiais. Eles são equipados com sistema de freios ABS, tração nas quatro rodas, ar-condicionado e sistema de detecção e supressão de incêndio no motor.
Ainda segundo as autoridades, a segurança dos policiais também foi reforçada pelo sistema de blindagem, que garante cobertura a toda a tripulação. Outro ponto de destaque é o mecanismo de desobstrução de vias.
Um sistema de câmeras com visão noturna, formado por duas máquinas que funcionam em baixa luminosidade, facilita a visualização externa da tripulação. O recurso pode ajudar o acompanhamento da movimentação ao redor do blindado, por uma tela instalada no veículo.
Formação de ciclone deve trazer forte chuva e deixa Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta para uma nova previsão de chuva para o estado, desta vez nas regiões Oeste, Sul e Serra. Segundo a entidade, os acumulados irão superar o esperado para o mês inteiro nessas localidades. A formação de um ciclone extratropical deve trazer a chuva forte entre quinta-feira (26) e sábado (28).
De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, que monitora as condições climáticas no estado, esta terça (24) e quarta (25) têm risco de descargas elétricas, especialmente no Oeste e Sul. A partir de quinta (26), o céu deve ficar encoberto com chuva forte e contínua em Santa Catarina devido à formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral Sul.
Os acumulados de chuva podem chegar a ultrapassar 300 mm, sobretudo na Serra e no Sul, onde a chuva mais forte se estende até sábado (28), com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos. No Oeste, os volumes também seráo significativos, segundo a previsão da Epagri/Ciram, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, com acumulados entre 150mm e 240mm.
No Norte e Vale do Itajaí, regiões prejudicadas pelas chuvas entre os dias 6 e 8 de junho, os volumes devem ficar entre 90 mm e 150 mm, com melhora do tempo no decorrer do sábado (28).
Comentários
Postar um comentário