GIRO DE NOTICIAS







Chuva forte e transporte precário marcam 1º dia de Copa em Natal


No dia histórico em que recebeu seu primeiro jogo de Copa do Mundo, a capital potiguar sofreu com as chuvas que caíram desde o início da manhã. O tempo chuvoso dificultou a ida dos torcedores nesta sexta-feira (13) à Arena das Dunas e causou transtornos em toda a cidade. O funcionamento precário do transporte público - com ônibus em greve desde a quinta-feira (12) e falta de táxis - também gerou muitas queixas. As chuvas ainda causaram o cancelamento da Fifa Fan Fest após o alagamento de ruas que ficam no entorno do local da festa, na praia do Forte. Dentro de campo, a primeira partida do Mundial em Natal terminou com vitória do México sobre Camarões por 1 a 0.

Horas antes de a bola rolar na Arena das Dunas, os torcedores já sentiam dificuldade para chegar ao estádio. Embaixo de muita chuva, mexicanos acenavam em vão para táxis e ônibus na avenida Engenheiro Roberto Freire, que liga o bairro de Ponta Negra à BR-101. Os veículos que passavam estavam lotados. "Não tem táxi nem ônibus. Está bem difícil de chegar, mas não perco esse jogo por nada. Se precisar vou andando", afirmou o comerciante mexicano Juan Fernandez, de 32 anos.

De fato, muitos torcedores optaram por ir caminhando para o local do jogo. No shopping Cidade Jardim, no bairro de Capim Macio, na zona Sul, mexicanos se queixaram da falta de ônibus circular. De acordo com eles, havia a informação de que haveria um ônibus saindo do shopping com destino à Arena das Dunas. Cansados de esperar, os torcedores foram ao estádio a pé.


Com a forte chuva, muitos procuraram se abrigar em paradas de ônibus, bares e restaurantes. Despreparados para a chuva, os torcedores compraram capas de ambulantes. Os comerciantes cobraram R$ 30 por cada unidade.

Depois do jogo, muitos torcedores voltaram andando para os hotéis onde estavam hospedados - a maioria deles no bairro Ponta Negra e na Via Costeira, onde se concentra a rede hoteleira de Natal. Além de torcedores a pé, vans e táxis passavam lotados.






Sexta-feira 13 foi marcada por emoção de torcidas e confronto na Vitória.
11 pessoas foram detidas; pela manhã, categorias iniciaram paralisação.



Uma sexta-feira 13 de trânsito travado, chuva, protesto, paralisação, mas também de muita confraternização e festa. O primeiro dia de jogo da Copa do Mundo em Salvador, quando foi a Espanha foi goleada pela Holanda por 5 a 1, na Arena Fonte Nova, foi marcado por momentos distintos
Na manhã e parte da tarde desta sexta-feira (13), os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Salvador e os agentes da Transalvador iniciaram paralisação parcial. Ambas categorias estão com efetivo de 30% atuando na capital baiana. No caso da primeira, a paralisação será de 24h. Já os agentes da Transalvador afirmam que continuam o movimento nos dias de jogos na cidade


Ainda durante a manhã e início da tarde, os motoristas, que dirigiam ora sob chuva, ora sob sol, encontraram as principais vias que ficam nas imediações da Arena Fonte Nova, como a Avenida Garibaldi, Bonocô, Vale de Nazaré, Comércio, Vale do Ogunjá e Vasco da Gama, congestionadas. O fluxo intenso melhorou durante o dia e não teve relação com acidentes ou protestos.
Diante da situação, baianos e estrangeiros escolheram formas diferentes para se deslocarem para a Arena Fonte Nova e conferirem a partida. A espanhola Raquel Ginesta optou pelo ônibus para sair da Praia do Flamengo, onde estava hospedada. “Levei duas horas para chegar, mas deu para chegar. O problema foi só o pessoal da Fifa que não soube informar como chegar em alguns lugares", reclama.


Os amigos Felipe Gonçalves, Adriano Barbosa e Marcos Lima foram para a Arena Fonte Nova de metrô. Eles pegaram o transporte na região do Acesso Norte e chegaram à estação do Campo da Pólvora em 15 minutos. “Deixamos o carro no Bela Vista [shopping da região] e pegamos o metrô. Foi muito bom porque chegamos rápido, não pegamos trânsito e foi confortável”, disse Felipe.

Inaugurado esta semana após 14 anos em obras, o metrô de comecou a funcionar nesta sexta para atender os torcedores com ingressos e previamente credenciados. O transporte faz viagens partindo do Acesso Norte para o Campo da Pólvora.
Já os suíços Frank Waiimiagio e Emil Soluça, que estão hospedados no bairro da Barra, foram a pé até a Arena Fonte Nova. "Foi tudo bem. Levamos uma hora, mas estamos bem, não estamos cansados", garantem.



Presos constroem barracos dentro de penitenciária em RR, diz servidor



Em Roraima, ao menos 500 presos construíram uma espécie de vila dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, localizada na zona rural de Boa Vista, conforme denúncia de um agente penitenciário. Segundo o servidor, que preferiu não se identificar, os barracos foram construídos devido à superlotação na unidade prisional. À reportagem, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) negou a denúncia.
Além disso, conforme o agente penitenciário, há várias irregularidades na unidade e que a situação no presídio seria controlada pelos dententos. O agente relatou que houve redução de policiais da Companhia Independente de Guarda, instalada na entrada da PAMC. Com isso, segundo o denunciante, as guaritas estão sem policiamento, o que facilitaria a fuga dos detentos. "Saiu uns 50 policiais militares de lá", disse.
"São mais de 500 presos soltos andando no meio dos agentes. Essas fugas que acontecem não são aleatórias, todas são calculadas e premeditadas. Os 'caras' que fogem são escolhidos para ficarem alimentando o crime aqui dentro. Na realidade, o presídio está na mão deles", afirmou. Nos últimos dois dias cinco fugas foram registradas.
Há ainda uma obra para a ampliação de alas na Penitenciária que estão há quatro anos em construção, segundo o agente. O espaço, conforme ele, em muitas vezes é usado como esconderijo para os presos que são 'designados' a fugir.
O agente penitenciário afirmou ainda que a Sejuc têm ciência de todas as irregularidades. No entanto, nada é feito para que não haja uma revolta dentro do sistema prisional. "Enquanto isso os presos vão continuar mandando e ficando com as chaves das portas da PA", disse.
Em nota , a Sejuc informou que a denúncia de que há uma "vila" dentro da PAMC por falta de alojamento adequado não procede. Quanto ao relato de que os presos estariam se escondendo em uma obra, esperando o momento oportuno para fugir, a Sejuc informou que irá apurar a veracidade  e tomar as devidas providências.
Sobre a ocupação das guaritas pela PM, a nota informou que não houve nenhuma alteração nos últimos seis meses. "O efetivo continua realizando a vigilância externa da unidade sem alterações ou deficiência de pessoal", concluiu a nota.



Polícia apura como menor entrou no local, além de suposto uso de ecstasy.
Outro inquérito investiga disparo contra homem no estacionamento da festa.


A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as circunstâncias da morte da estudante Mariana Cristina Carniel Ricci, após um mal-estar no último domingo (8), quando participava de uma festa rave em Jardinópolis (SP). A jovem foi socorrida pelos amigos e levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Ribeirão Preto (SP), mas foi liberada. Em casa, Mariana passou mal novamente e foi internada um dia depois no Hospital das Clínicas (HC-RP), onde morreu nesta quinta-feira (12), dois dias após completar 17 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.
O delegado Renato Savério, que chefia a investigação do caso, explicou que a jovem não deveria ter participado do evento, por ser menor de idade, e que esse é o principal tema do inquérito. Segundo Savério, caso seja constatado que houve negligência, os responsáveis podem responder por homicídio. A organização da rave informou, por telefone, que não vai se pronunciar sobre o assunto, até ser comunicada oficialmente sobre o caso.


Este é o segundo crime envolvendo a mesma festa a entrar na mira da Polícia Civil. A delegacia de Jardinópolis também investiga o caso de um homem de 28 anos, que foi baleado na cabeça no estacionamento do evento. Peritos constataram que um dos vidros do carro da vítima estava quebrado, marcas de sangue foram encontradas no interior do veículo e um projétil deformado estava no banco do passageiro. O rapaz foi internado, mas não corre risco de morrer.







Comentários

Postagens mais visitadas