COPA DO MUNDO
EM JOGO DE DUAS VIRADAS, HOLANDA VENCE A AUSTRÁLIA E VAI AS OITAVAS
Porto Alegre viu um dos melhores jogos da Copa do Mundo nesta quarta-feira. Em uma partida cheia de alternativas, aberta e com vários lances de perigo, a Holanda bateu a Austrália por 3 a 2 no Beira-Rio. Houve duas viradas no placar: os holandeses saíram à frente, sofreram a virada, mas voltaram a ficar em vantagem no placar. Robben, Van Persie e Depay fizeram os gols da Laranja, Cahill e Jedinak fizeram os dos australianos.
Precisando vencer após a derrota para o Chile, a Austrália não se intimidou com o fato de a Holanda vir de uma goleada sobre a campeã Espanha. O time australiano dominou o primeiro tempo, surpreendendo os holandeses. Saiu atrás, mas empatou logo em seguida. No segundo tempo, ocorreu o contrário: os australianos viraram o jogo, mas sofreram o empate três minutos depois. Numa falha do goleiro Ryan, a Holanda chegou à virada aos 24, encaminhando de vez a vitória.
A Holanda, com a vitória, vai a 6 pontos e está praticamente classificada, o que ocorrerá de forma oficial se a Espanha não bater o Chile no Maracanã. A Austrália, com zero, está virtualmente eliminada da Copa. Os holandeses fecham sua participação na fase de grupos da Copa diante do Chile, na Arena Corinthians, em São Paulo. Os australianos enfrentarão a Espanha, na Arena da Baixada. Os dois confrontos ocorrem na próxima segunda-feira.
NO MARACANÃ DA DEPRESSÃO, CHILE DA AULA E ESPANHA DAR ADEUS AO BRASIL
Sessenta e quatro anos depois do primeiro confronto, o Chile finalmente venceu a Espanha. Melhor: dando um troco histórico, no mesmo palco (Maracanã) e pelo mesmo placar (2 a 0). Se foi a vítima na Copa do Mundo de 1950, sendo eliminado após perder para os europeus, o time sul-americano nesta quarta-feira foi algoz, mandando os últimos campeões mundiais mais cedo de volta para casa e, de quebra, classificando-se para as oitavas de final com uma rodada de antecedência.
O triunfo com gols de Eduardo Vargas e Charles Aránguiz foi o primeiro do Chile em 11 duelos na história. Antes disso, a Espanha havia vencido oito vezes e empatado outras duas. Esse retrospecto negativo alimentou bastante a rivalidade antes do jogo, já fomentada pela discussão do apelido “La Roja”, originalmente pertencente aos chilenos e, há quatro anos, apropriado pela seleção da Espanha, tradicional e internacionalmente conhecida como “La Fúria”.
Apoiada por uma maioria absoluta de chilenos no Maracanã, a Roja original jogou com autoridade, ainda que desenhada com uma formação teoricamente mais cautelosa, de três zagueiros. O resultado a levou aos mesmos seis pontos da Holanda, com quem disputará a primeira colocação do grupo B na próxima segunda-feira, em São Paulo. No mesmo dia, os últimos campeões mundiais, eliminados de modo precoce, tentarão somar o primeiro ponto diante da também eliminada Austrália, em Curitiba.
CROÁCIA GOLEIA CAMARÕES E BRASIL FICA NA SITUAÇÃO CONFORTÁVEL.
A Croácia não encontrou maiores dificuldades para eliminar Camarões da Copa do Mundo. Bem mais organizada do que a equipe africana, a formação do leste europeu se impôs, aproveitou a expulsão de Song ainda no primeiro tempo e levou a melhor por 4 a 0 na Arena da Amazônia.
O resultado ajudou o Brasil no sentido de que os comandados de Luiz Felipe Scolari enfrentarão uma equipe eliminada na última rodada do Grupo A, na próxima segunda-feira. A Croácia duelará com o México – que jogará pelo empate – para avançar às oitavas de final.
No cenário menos complicado que causaria uma eliminação da Seleção, é necessária uma derrota para Camarões, com empate entre croatas e mexicanos em Pernambuco. A outra possibilidade é o México perder e o Brasil ser derrotado por dois gols de diferença a mais. Em resumo, a situação verde-amarela é confortável.
Comentários
Postar um comentário