GIRO DE NOTICIAS
Presidente fez pronunciamento à imprensa na Casa Branca.
Discurso ocorreu após militar americano ser libertado no Afeganistão.
O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou neste sábado (31) que seu país está comprometido a conseguir a libertação dos cidadãos americanos injustamente detidos no mundo, após anunciar o fim do cativeiro do americano detido pelos talibãs no Afeganistão, o sargento Bowe Bergdahl.
"Estamos comprometidos a assegurar a libertação dos cidadãos americanos que estão detidos injustamente no exterior, para que possam se reunir com suas famílias como fará Bowe", disse Obama em uma declaração perante a imprensa no Jardim da Casa Branca, juntos aos pais do militar, Jani e Bob Bergdahl.
Bowe Bergdahl, refém por quase cinco anos dos insurgentes do Taliban no Afeganistão, foi liberado e está agora sob a custódia das forças dos EUA.
O pai do sargento libertado contou que não conseguia definir suas emoções ao receber o telefonema de Obama, mais cedo, para informar a ele e à sua esposa sobre a libertação do filho.
Bob contou que seu filho estava com dificuldades em falar inglês após passar tanto tempo com os talibãs. Ele disse uma frase comum em árabe, repetida pelos muçulmanos antes de fazer um discurso, e algumas poucas palavras que pareciam em pashtum, idioma falado no Afeganistão.
"Em nome de Deus, o mais bondoso, o mais misericordioso", falou Bob Bergdahl em árabe.
"Sou seu pai, Bowe", prosseguiu em inglês, após dizer algumas palavras em pasthum, ao relatar o contato com o filho no púlpito presidencial instalado no Jardim Rosado da Casa Branca.
Obama disse que se sentia orgulhoso das forças americanas no Afeganistão que resgataram Bergdahl e dos diplomatas americanos que ajudaram a negociar sua libertação.
"O sargento Bergdahl perdeu aniversários, feriados e momentos simples com a família e os amigos que todos nós consideramos corriqueiros", disse Obama.
"Mas enquanto Bowe esteve ausente, ele nunca foi esquecido. Seus pais pensavam nele e rezaram por ele todos os dias", acrescentou.
Como parte do acordo para a libertação de Bergdahl, os Estados Unidos entregaram cinco talibãs detidos na instalação militar da Baía de Guantánamo, em Cuba, que permanecem sob a custódia do Catar, disseram autoridades em Washington.
A libertação de Bergdahl vem depois de meses de negociações indiretas entre os EUA e os talibãs, com a intermediação do Catar, disseram autoridades.
Bergdahl está em boas condições e está passando por exames médicos.
Natural de Idaho, ele foi capturado em circunstâncias desconhecidas no leste do Afeganistão por insurgentes em 30 de junho de 2009, cerca de dois meses depois de chegar ao país.
Parentes e amigos dão último adeus a Maurício Torres no Rio de Janeiro
Narrador esportivo foi enterrado no Cemitério São João Batista
Amigos e colegas de profissão compareceram em peso ao Cemitério São João Batista, em Botafogo, para dar o último adeus ao jornalista da TV Record.
Os apresentadores da Rede Record Celso Zucatelli e Roberta Piza compareceram para prestar a última homenagem a Mauricio
Amiga inseparável de Mauricio Torres, Mylena Ciribelli também prestou suas homenagens ao jornalista
— Ele estava achando que era uma dor na coluna. Estava com uma tosse chata. E depois descobriu que era uma bactéria. Parecia que ele iria sair, estavam todos otimistas. Ele falava: gente, eu tenho que sair daqui. A Copa está começando, tenho que gravar os programas
— Fica um espaço enorme. Era um amigo muito especial que eu tinha. Acabei de fazer uma homenagem para ele no R7. Vale a pena ler lá. Achei que não iria conseguir? Mas respirei fundo e escrevi um texto para ele
A dor da perda era marcante no rosto de todos. Mauricio partiu jovem, aos 43 anos, e deixou viúva e uma filha de oito anos. Cláudia Reia, que apresentava o Esporte Fantástico ao lado de Torres, também lamentou muito.
— Quando ele passou a dividir comigo a apresentação do Esporte Fantástico, tudo ficou muito mais legal. Ele era muito divertido, engraçado, tudo era motivo para fazer brincadeira e rir. Passamos dois anos apresentando juntos e a amizade aumentou muito. Eu esperava chegar a quinta-feira para pode almoçar com o Mauricio. A gente trocava confidências, ele me dava conselhos. Usava a experiência dele para tentar nos ajudar. Estava sempre preocupado de a gente ficar bem. O Mauricio é um apaixonado por esporte. Eu sempre o admirei como profissional e, quando eu comecei a trabalhar com ele, eu percebi que ele era muito mais do que aquilo que eu imaginava. Passei a admirar ainda mais o Mauricio como profissional
Luis Roberto, um dos principais narradores da Rede Globo, também compareceu para prestar suas homenagens e relembrar bons momentos com Torres.
— Ele foi sempre um profissional muito correto e completo. Honesto, em todos os lugares onde trabalhou. Seja na rádio Globo, na rede Globo e agora na Rede Record. É um cara que sempre fez bem à profissão, ele era um agregador. É uma pena ele ir antes da hora. Porque quando a pessoa já está mais velha, a gente fica triste, mas a gente entende que a pessoa cumpriu tudo que tinha que cumprir. Agora, 43 anos é um absurdo. Isso não está certo. Não está certo a Julinha enterrar o pai. Quando eu vim para o Rio ele foi meu primeiro amigo. Ele me levou para procurar apartamento. Saíamos juntos demais, era uma companhia legal e agradável. O Mauricio era um cara muito generoso. Muito correto. O mundo do jornalismo perde uma pessoa que tratava a todos de maneira justa e correta. É uma lacuna.
A viúva Suzana Naspolini, ao lado da filha, de oito anos, e de amigas, chegou cedo para o velório do apresentador e narrador Mauricio Torres, da Rede Record, a se realizar na capela do Cemitério São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (1º)
Também compareceram personalidades conhecidas do público, como o ator Roberto Bonfim. O velório do apresentador teve início às 11h deste domingo (1º)
O jornalista Edney Silvestre, abalado, compareceu para se despedir do amigo. Mauricio Torres, apresentador do Esporte Fantástico e narrador esportivo da Rede Record, morreu aos 43 anos, neste sábado (31), em São Paulo
A notícia sobre a morte de Torres causou comoção nas redes sociais, deixando consternados jornalistas, telespectadores e companheiros, que fizeram inúmeras manifestações de pesar. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) determinou um minuto de silêncio em todos os jogos da rodada do Campeonato Brasileiro. A Rede Record também emitiu uma nota oficial na qual lamentou ter perdido um dos maiores talentos da sua geração, externando solidariedade e sentimentos aos familiares, amigos e fãs
VÍDEO: FONTE R7.COM
Droga estava escondida em uma casa na localidade de Vila Turismo.
Varredura foi feita na comunidade antes da visita da presidente Dilma.
Uma varredura na comunidade de Manguinhos na manhã deste domingo (1) terminou com a apreensão de cerca de 800 kg de maconha, segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). A ação foi resultado de uma ação conjunta de policiais da UPP de Manguinhos e da equipe do Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar.
A vistoria foi realizada nas imediações do conjunto habitacional da nova CCPL, onde a presidente Dilma Roussef compareceu pela manhã para inaugurar 564 unidades habitacionais. A droga, segundo a CPP, estava escondida em uma casa na localidade conhecida como Vila Turismo.
Segundo a CPP, as equipes faziam patrulhamento em um beco quando os cães do BAC farejaram a maconha. Os tabletes da droga foram apreendidos, juntamente com uma balança de precisão, e o caso registrado na 21ª DP (Bonsucesso). Ninguém foi preso.
Sem rede de abastecimento, moradores do Piauí são obrigados a tomar água imprópria para consumo
Abastecimento nas casas é feito por pipeiros da região
Os moradores de Queimada Nova (PI) são obrigados a tomar água imprópria para o consumo, já que o município ainda não possui rede de abastecimento hídrico.
Para que a água chegue nas torneiras das casas, é preciso primeiro que os carros-pipas encham os reservatórios. Com isso, a profissão de pipeiro se tornou uma das mais rentáveis, e chega a gerar R$ 4.500 por mês.
Um pipeiro chega a colocar água nos lares dez vezes por dia. A primeira parada é na barragem Serra do Brejo, a cerca de 3 km da sede do município. Aqui, a água é também usada por animais, e imprópria para o consumo humano.
Há uma caixa d’água e um chafariz na cidade, mas o uso está restrito a alguns horários. A água que sai das torneiras do chafariz é salobra e vem de um posto localizado a 7 km da sede do município. O vai e vém dos pipeiros é constante.
Os moradores pagam R$ 140 todos os meses por um produto que não é tratado. A situação é ainda pior na zona rural.
Vídeo FONTE R7.COM
Corpo de brasileiro que morreu na Inglaterra chega a Caçapava, SP
O corpo do estudante Paulo Henrique Dias Junior, que morreu na Inglaterra há 17 dias, chegou em Caçapava (SP) por volta das 14h deste domingo (1º). O economista de 34 anos cursava doutorado na Universidade de Essex, em Colchester na Inglaterra, e foi encontrado morto em um terreno no dia 14 de maio.
Familiares e amigos vestiram camisetas com uma foto de Paulo. O corpo está sendo velado no cemitério da Vila São Geraldo. O enterro está previsto para 17h30.
Segundo relato dos sites de notícias de Colchester, ele teria fugido de um hospital com sinais de confusão mental antes de ser encontrado morto. A ex-mulher dele recebeu um e-mail do orientador de Paulo na universidade, dizendo que o corpo dele havia sido identificado.
O pai dele, Paulo Henrique Dias, comentou que o filho teve problemas de convivência com uma aluna turca e um grego, no alojamento da instituição de ensino.
Comentários
Postar um comentário