50 FATOS SOBRE RIHANNA






















Robyn Rihanna Fenty (Saint Michael, 20 de Fevereiro de 1988), conhecida simplesmente por Rihanna, é uma cantora, atriz, modelo, e compositora de Barbados, de ascendência barbadiana, guianense e irlandesa. Assinou contrato com a editora Def Jam Recordings após uma audição, que despertou o interesse do produtor Evan Rogers e do vice-presidente na altura da editora, Jay-Z, para a jovem artista.

Em 2005 gravou o seu primeiro álbum de estúdio, Music of the Sun, que alcançou o top 10 da Billboard 200. Um ano depois lançou o seu segundo trabalho de originais, A Girl like Me, obtendo a quinta posição da tabela musical norte-americana, incluindo a canção que foi o seu primeiro topo norte-americano em single, "SOS". Em 2007, o álbum Good Girl Gone Bad é lançado e atinge a segunda posição na tabela de álbuns da Billboard, sucedendo-se os álbuns Rated R em 2009 que obteve o quarto lugar, Loud em 2010 que alcançou a terceira posição e Talk That Talk em 2011 que alcançou a terceira. No mesmo ano, foi nomeada embaixadora da Cultura e da Juventude do seu país.

Vendeu mais de 54 milhões de álbuns e 210 milhões de singles, e em 2011 foi considerada a artista de todos os tempos que mais vendeu a nível digital. A cantora conseguiu colocar catorze singles no topo da Billboard Hot 100 — "SOS", "Umbrella", "Take a Bow", "Disturbia", "Live Your Life", "Rude Boy", "Love the Way You Lie", "What's My Name?", "Only Girl (In the World)", S&M", "We Found Love", "Diamonds" , "The Monster" e "Work" — sendo a artista com mais topos atingidos desde no início da década de 2000 e do século XXI na tabela musical americana Billboard Hot 100, que avalia as cem músicas mais vendidas. É vencedora de oito Grammy, quatro VMA, dois EMA, oito AMA, vinte e dois BMA, cinco TCA, e quatro WMA, entre outros. É também a intérprete musical que mais alcançou a primeira posição nas tabelas da Billboard desde da década de 2000 até ao momento.

Rihanna, como os Beatles e Elvis Presley, bateu o recorde de liderar as paradas do Reino Unido em sete anos consecutivos, com sete músicas diferentes. O recorde foi atingido na primeira semana de novembro de 2013, com a música The Monster, ao lado de Eminem.

Além de cantora, é compositora, coprodutora, dançarina, modelo, designer de moda, autora e atriz, tendo feito ainda a sua própria marca de guarda-chuvas, Rihanna Umbrellas, após o lançamento do single "Umbrella". Também foi convidada para desempenhar personagens no cinema, nomeadamente em Mama Black Widow, embora o projecto tenha sido cancelado. Foi ainda indicada para o remake de The Last Dragon, protagonizado por Samuel L. Jackson. A 26 de Julho de 2010 foi confirmado que a sua estreia no cinema seria com a participação no filme Battleship, com estreia em 2012.









Cita como sua maior influência a cantora Mariah Carey, cuja uma das suas canções foi alterada e cantada por Rihanna no concurso da escola em 2004:

Olhei para a Mariah, muito mesmo! Admiro-a muito como artista, e competir com ela foi um momento que jamais esquecerei.

A cantora afirmou que a primeira música de Mariah, "Vision of Love", tinha tido um grande impacto na vida dela. Rihanna também cita como influência a cantora Beyoncé Knowles, e ainda como fonte de inspiração para o início da sua carreira musical. Outras influências musicais citadas são os músicos Bob Marley, Alicia Keys, Christina Aguilera, Whitney Houston, Destiny's Child, Celine Dion, Brandy e Gwen Stefani.

Também é influenciada pela música caribenha e por um amigo e colega de editora, Fefe Dobson que é alguém que Rihanna diz admirar como cantor, compositor e ainda durante as suas actuações. Numa entrevista à AOL, Rihanna afirmou que mesmo tendo nascido em Barbados, cresceu a ouvir música reggae, e quando se mudou para os Estados Unidos ficou exposta a diferentes tipos de música. A cantora também se diz influenciada pela cantora pop Madonna, devido à sua habilidade e capacidade de reinvenção, e "espera ser tão bem sucedida como ela".







Foram lançados 8 álbuns de estúdio, dois álbuns de remixes e um álbum relançado. Lançou também vinte e um singles, quinze videoclipes, um extended play, um álbum digital e um álbum de vídeo, além de participar num outro. A cantora também teve as suas músicas incluídas em vinte sete compilações.

Os álbuns da cantora interpretam diversos estilos musicais diferentes, como R&B, rap, reggae e dance, mas também os mistura. O seu álbum de estreia, Music of the Sun, lançado com a ajuda da editora Def Jam, mistura os géneros dance, com R&B e reggae, tal como o seu primeiro single "Pon de Replay". O seu segundo álbum, A Girl like Me, tem um estilo tropical, mas contém também estilos urbanos e pop. A Junho de 2007, Rihanna lançou o seu terceiro álbum de estúdio, Good Girl Gone Bad, que assume um estilo total de R&B, com influências dance, reggae, rock e electro. Em números, cinco dos singles do álbum, Good Girl Gone Bad, terá vendido mais de cinco milhões de cópias, ou seja, "Umbrella", "Don't Stop The Music", "Shut Up And Drive", "Take A Bow" e "Disturbia".

Também participou noutros singles, como por exemplo o de lançamento da banda J-Status, "Roll It". Juntamente com outras cantoras de R&B, como Mariah Carey, Mary J Blige e Beyoncé, fez uma canção para uma actuação especial, "Just Stand Up". Outra das participações da cantora foi "Live Your Life" com o rapper T.I. , que foi lançado como single com videoclipe e foi atribuída cinco platinas à canção. Em 2009, a cantora fez uma participação especial no videoclipe do single do cantor Kanye West, "Paranoid".


Vencedora de um Grammy, em 2008 na categoria "Best Rap/Sung Collaboration" com o single "Umbrella". Nos MTV Europe Music Awards de 2006, a cantora venceu a categoria de "Best R&B Act" e em 2007 na categoria "Ultimate Urban".

Ainda em 2007, ganha dois prémios nos " MTV Video Music Awards" com o single "Umbrella". Entre outros prémios, como três "American Music Awards" e dois World Music Awards.

Em 2009, foi nomeada para os Grammys, com nomeação em três categorias, embora não tenha vencido nenhuma, o mesmo não aconteceu com outras cerimónias, MTV Australia Music Awards e International Dance Music Awards, que venceu com os singles, "Disturbia" e Live Your Life". A meio do ano de 2009, mais propriamente em Julho, venceu duas categorias na cerimónia Urban Music Awards, que premia a indústria de género R&B ou urbana. Venceu nas categorias "Best Music Video" com o single Rehab e "Best Female Act". Venceu na categoria de "Best Male Video", com a colaboração de T.I. em "Live Your Life" nos MTV Video Music Awards de 2009, e com a mesma canção ganhou um BMI Urban Award. Em Novembro, a cantora foi condecorada "Mulher do Ano" de 2009, pela revista Glamour Magazine.

No início de 2010, a cantora venceu em conjunto com o seu mentor Jay-Z na categoria "Favorite Music Collaboration" nos People's Choice Awards com "Run This Town", em conjunto com T.I. foi duplamente nomeada em adição com "Live Your Life". Nos Barbados Music Awards venceu duas das quatro categorias a que foi nomeada, "Female Entertainer Of The Decade" e "Song of the Decade", com a música "Umbrella". Na décima primeira gala dos NRJ Music Awards, venceu a categoria de "Best International Artist", única a que foi nomeada. A 31 de Janeiro de 2010 venceu mais dois Grammys, em conjunto com Jay-Z e Kanye West. A 27 de Junho de 2010, "Hard" venceu na categoria Viewer's Choice Award da cerimónia BET Awards de 2010, e nos Teen Choice Awards de 2010 arrecadou um prémio na categoria de Rap/Hip Hop Track, juntamente com Eminem, para "Love the Way You Lie".



















Comentários

Postagens mais visitadas