CAMPEONATO BRASILEIRO SERIE B
MESMO COM EMPATE E VAIAS O PALMEIRAS VOLTA AO ACESSO.
O ANO DO CENTENÁRIO
O Palmeiras não conseguiu derrotar o São Caetano, mas o empate por 0 a 0, na tarde deste sábado, foi suficiente para garantir seu retorno matematicamente à elite do futebol nacional. Em jogo nervoso, com arbitragem polêmica, o Verdão atuou com um uniforme semelhante ao da Seleção Brasileira e teve um desempenho que não agradou a uma parte da torcida, que vaiou no fim da partida, enquanto o time deixou o gramado sem comemorar, no estádio do Pacaembu.
Apesar do clima de festa de antes do confronto, com as presenças de ex-jogadores no gramado, a torcida se mostrou impaciente por não ter comemorado um gol durante os 90 minutos. O principal protesto partiu da organizada, mas pessoas presentes nas numeradas também criticaram Gilson Kleina. Já quando a uniformizada passou a xingar o time todo, o restante das arquibancadas defendeu o grupo.
Com o resultado, o time de Gilson Kleina chegou aos 69 pontos e já garantiu uma das quatro vagas, mesmo restando ainda seis rodadas para o término da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo ainda teve polêmicas no primeiro tempo, com reclamação dos palmeirenses por dois pênaltis que teriam acontecido. Wilson Luiz Seneme chegou a marcar um deles, mas desistiu depois de conversar com o assistente.
Nesta partida em que voltou ao Pacaembu depois de seis rodadas longe da capital paulista, o Palmeiras estreou a camisa verde e amarela, com calção azul e meião branco. O uniforme foi lançado em comemoração ao centenário, que será completado em 2014.
Sem a festa que esperava, o time alviverde pôs fim a um calvário que começou no dia 18 de novembro de 2012, quando foi rebaixado depois de um empate por 1 a 1 com o Flamengo. O time, então, se arrastou até o fim daquele ano, com a reformulação no elenco e a troca do presidente Arnaldo Tirone por Paulo Nobre.
Nesta temporada, o Verdão também amargou um vexame com a goleada por 6 a 2 para o Mirassol, além de desgostos com as eliminações no Campeonato Paulista, na Libertadores e na Copa do Brasil. A redenção só chegou neste sábado, 343 dias depois da queda contra o Flamengo.
A partir de agora, ao mesmo tempo em que mantém a luta pelo título da Série B, o Palmeiras também começa a pensar no planejamento para a próxima temporada. Mas o próximo desafio será contra o Paraná, no sábado, em Curitiba. A vantagem em relação à vice-líder Chapecoense é de nove pontos. Já o São Caetano é o penúltimo colocado, com 31 pontos.
SPORT VENCE E O ASA VER SERIE C COMO CERTA
Para se consolidar entre os quatro primeiro colocados da Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport recebeu o ASA de Arapiraca neste sábado, às 16h20 (de Brasília), na Arena Pernambuco. Por outro lado, a equipe adversária precisava da vitória para se manter viva na briga contra o rebaixamento. O Leão da Ilha do Retiro chegou ao objetivo final e derrotou o arapiraquenses por 4 a 2.
Na etapa inicial o Sport começou pressionando a equipe de Arapiraca e chegou ao primeiro gol logo aos 8 minutos do primeiro tempo, com Neto Baiano. Após abrir o marcador, a equipe anfitriã jogou no contra-ataque e fez 3 a 0. Neto Baiano foi o autor do segundo gol e Patric, do terceiro.
O segundo tempo foi movimentado. O ASA decidiu correr atrás do prejuízo e pressionou o Sport do início ao fim. Aos 15 minutos Lúcio Maranhão diminuiu de pênalti e, aos 22, Valdivía marcou o segundo da equipe de Arapiraca. A equipe anfitriã consolidou a vitória aos 42 minutos, com Marcos Aurélio.
Com o resultado, o Leão da Ilha do Retiro chegou aos 53 pontos e já encaminha a classificação entre os quatro primeiros colocados da Série B do Campeonato Brasileiro. O ASA se manteve com 26 pontos, na lanterna da competição nacional.
Na próxima rodada, o Sport recebe o São Caetano no próximo sábado, 2 de novembro, às 17h20 (de Brasília), na Ilha do Retiro. O ASA vai a Belo Horizonte, para jogar contra o América-MG na sexta-feira, 1 de novembro, às 21 horas (de Brasília), no estádio Independência.
OESTE VENCE E SE AFASTA CADA VEZ MAIS DO Z-4
O Oeste se deu melhor no confronto direto para fugir da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, a equipe paulista aproveitou o fato de jogar em casa e derrotou o ABC por 2 a 1, respirando na tabela de classificação.
Com o resultado, o Oeste passou a somar 39 pontos, distanciando-se do grupo dos degolados. O ABC aparece logo atrás, com 35. Atlético-GO e Paysandu, os melhores da zona de rebaixamento, totalizam 32 cada.
Para derrotar o ABC neste fim de semana, o Oeste contou com dois gols de bola parada de Piauí. O jogador anotou de pênalti aos 33 minutos do primeiro tempo e de falta aos 12 do segundo. Maurinho, aos 31 da etapa complementar, usou a cabeça para descontar para os visitantes.
Os dois times voltarão a campo no sábado de 2 de novembro. Enquanto o Oeste receberá o Bragantino, o ABC buscará a sua reabilitação em clássico contra o América-RN, no Frasqueirão.
AMÉRICA RN CONSEGUE 3 PONTOS IMPORTANTES DIANTE DO CEARÁ
Em partida válida pela 32ª rodada da Série B, o América-RN recebeu o Ceará no estádio Nazarenão, em Goianinha, e venceu pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado pelo centroavante Max, aos 36 minutos do segundo tempo. Com o resultado, a equipe alvirrubra chega aos 37 pontos e segue momentaneamente na 15ª posição. Por sua vez, o Vozão segue estacionado nos 48 pontos, ocupando o oitavo posto. Porém, a partida não ficou marcada pelo que aconteceu nas quatro linhas: o clima de guerra entre os torcedores roubou a cena e prejudicou a qualidade do espetáculo.
A confusão
Aos dez minutos da etapa inicial, o árbitro paulista Guilherme Ceretta de Lima paralisou a partida para retirar a grande quantidade de papel higiênico arremessada no gramado, que impossibilitava as investidas pela ponta esquerda do América-RN. A tarefa foi feita com a ajuda dos gandulas, que estavam postados à frente da faixa de uma torcida organizada do Fortaleza, rival do Ceará.
A parceria entre os torcedores alvirrubros com os tricolores do Pici incendiou o embate, antecedido com um lamentável confronto entre os torcedores potiguares e alvinegros nos arredores do estádio. A briga, que só cessou após a intervenção dos policiais, teve um saldo lamentável: quatro torcedores americanos foram baleados na perna e um foi atingido de raspão, no bolso da calça. Ambos foram encaminhados ao hospital local.
Embora não tenha identificado o autor dos disparos, as autoridades locais trabalham com a hipótese da ligação do incidente com o assalto a um posto de gasolina nos arredores do campo. Segundo os funcionários do estabelecimento, os vândalos eram torcedores do clube visitante.
No intervalo, a briga voltou a ocorrer: os torcedores se estranharam na arquibancada e iniciaram uma nova confusão. A polícia, que arremessou bombas de efeito moral em direção à confusão, também foi protagonista de uma cena lamentável, após expulsar do estádio um fotógrafo que registrava os momentos de conflito.
JOINVILLE VENCE E PARANÁ SE COMPLICA NA LUTA PELO ACESSO
O Paraná Clube se complicou na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro e perdeu confronto direto diante do Joinville, por 1 a 0, na Arena Joinville, perdendo seu lugar no G4. Com o resultado, o Tricolor da Vila caiu para a sexta colocação, com 50 pontos, um à frente dos catarinenses..
O JEC abriu o placar aos 10 minutos, com Edu, que aproveitou liberdade na área para desviar de cabeça e balançar as redes. Os visitantes tentam pressionar e tiveram maior volume de jogo, mas não conseguiram buscar o empate.
Na próxima rodada, o Joinville volta a campo na sexta-feira, quando recebe o Paysandu, novamente na Arena. Já o Paraná Clube terá pela frente, no sábado, o Palmeiras, na Vila Capanema, em Curitiba.
Classificação
|
Comentários
Postar um comentário