GIRO DE NOTICIAS



















Várias centenas de haitianos protestaram nesta segunda-feira (15) perto de Mar-a-Lago, propriedade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no sul da Flórida, para exigir-lhe que peça desculpas por seus supostos comentários insultantes sobre o Haiti.

Trump foi acusado pela mídia americana de usar a expressão "buracos de merda" ao se referir a Haiti, El Salvador e vários países africanos em uma reunião sobre imigração - o que ele nega.

A imprensa local cifrou entre 200 e 400 o número de participantes na manifestação desta segunda em Palm Beach, cidade que fica cerca de 100 quilômetros ao norte de Miami. Os manifestantes ficaram perto do perímetro de segurança que rodeia o clube Mar-a-Lago, onde Trump está passando o final de semana prolongado nos EUA.





A manifestação acontece significativamente no dia dedicado ao defensor dos direitos civis da população negra, Martin Luther King, nascido em 15 de janeiro de 1929.

No final de semana houve protestos em alguns países africanos.












A agência sismológica das Filipinas (PHIVOLCS) elevou nesta segunda-feira para “crítico” o nível de alerta perante a possibilidade de o vulcão Mayon, situado ao leste do arquipélago e a cerca de 350 quilômetros de Manila, expelir rios de lava sobre populações e campos.

Mayon teve uma primeira erupção na tarde de sábado, o que causou uma chuva de cinzas. Outras duas ocorreram depois, o que provocou 158 desprendimentos de rochas e a evacuação de mais de mil pessoas em um raio de seis quilômetros.

Hoje, o raio foi ampliado para 7 quilômetros, e o número de evacuados subiu para 12.044 pessoas, informou à Agência Efe a porta-voz do Escritório de Defesa Civil da província de Bicol, Rachel Ann Miranda.

“Tudo indica que vai haver uma erupção mais forte, por isso nos preparamos para diferentes cenários”, assegurou a porta-voz, após confirmar que já não restam civis na área de perigo.

A grande erupção pode ocorrer de forma iminente mas também pode demorar semanas. Por isso as autoridades locais buscam modos de facilitar uma “evacuação a longo prazo” dos residentes hospedados em refúgios temporários ou centros escolares, indicou Miranda.

O próximo passo, assegurou, será retirar os animais da zona de perigo para que os residentes não tenham que retornar às aldeias para resgatá-los.

Segundo o último comunicado da PHIVOLCS, o vulcão “mostra uma relativa alta instabilidade e tem magma na cratera, sendo assim é possível que ocorra uma erupção perigosa em questão de semanas ou inclusive dias”.

Além de decretar a evacuação de pessoas e animais da zona de perigo, as autoridades restringiram o voo de aviões nas imediações.

A atividade do Mayon foi notada por causa de fortes estrondos e um intenso cheiro de ácido sulfúrico, segundo os testemunhos oferecidos à imprensa pelos residentes das localidades divisórias.

A erupção mais potente na história das Filipinas — e a segunda maior do mundo no século XX — foi a do Pinatubo, em junho de 1991, que deixou cerca de 850 mortos e mais de um milhão de afetados, além de gerar uma capa global de ácido sulfúrico, que causou danos na atmosfera.

O arquipélago filipino, onde há 23 vulcões ativos, está localizado sobre uma zona de intensa atividade sísmica inscrita dentro do chamado Anel de Fogo do Pacífico, que se estende desde a costa oeste do continente americano até a Nova Zelândia, passando pelo Japão, Filipinas e Indonésia










Um terremoto atingiu várias regiões de Portugal na manhã desta segunda-feira. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo atingiu 4,9 pontos na escala Richter.

O tremor foi sentido às 11h51 (horário local, 9h51 em Brasília) e teve epicentro a 6 quilômetros da vila de Arraiolos, no distrito de Évora. Ainda de acordo com o IPMA, até o momento não foram registrados danos materiais ou pessoais.

O terremoto atingiu com maior intensidade a região de Elvas, onde, segundo o jornal português Diário de Notícias, algumas escolas tiveram de ser esvaziadas. Em Arraiolos, o comandante do Corpo de Bombeiros local relatou ter sentido fortes abalos.

Nas redes sociais, há relatos de que o sismo foi sentido também em Lisboa, Viseu, Faro, Coimbra e Porto, entre outras cidades.

Agitação marítima

Ainda segundo o IPMA, sete distritos de Portugal estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estarão sob aviso amarelo entre à 16h desta segunda e às 6h de amanhã, com previsão de ondas de 4 a 5 metros de altura.

O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para atividades que dependem da situação meteorológica.










Uma ponte em construção desabou na Colômbia na tarde desta segunda-feira (15) na estrada que liga Bogotá a Villavicencio. A construção fica numa localidade chamada Chirajara.

Segundo informaram a Defesa Civil e os Bombeiros a veículos da imprensa colombiana, nove pessoas morreram. As informações sobre demais feridos ou desparecidos são desencontradas.

Com 446 metros de extensão e 280 metros de altura, a ponte estaiada seria entregue em março.

















O ex-policial venezuelano Óscar Pérez, que em 2017 atacou prédios governamentais usando um helicóptero, está ferido e encurralado pelas forças especiais em seu esconderijo na periferia de Caracas, informou o piloto em redes sociais. Na operação, algumas pessoas foram mortas e outras detidas, segundo o governo.

"Estão disparando contra nós com lança-granadas e atiradores de elite. Dissemos que íamos nos entregar e não querem deixar que nos entreguemos, querem nos matar", disse Pérez em um vídeo em que aparece com o rosto ensanguentado e na companhia de outros homens armados.

Pérez, piloto e ator amador de 36 anos que deu toques de ficção à crise venezuelana, detalhou que foram cercados em uma estrada de El Junquito, a 25 quilômetros a noroeste de Caracas.





Jornalistas da AFP que tentavam chegar ao local, cujo acesso foi bloqueado pelas autoridades, viram passar um tanque do Exército, grupos de comandos especiais e ambulâncias.

Autoridades da Venezuela asseguraram ter abatido alguns homens e capturado outros cinco, enquanto dois policiais morreram.

"Os integrantes desta célula terrorista que fizeram resistência armada foram abatidos e cinco criminosos foram capturados e detidos", informou o ministério do Interior em comunicado, sem precisar se Pérez está entre os mortos ou detidos.

De acordo com a nota oficial, Pérez e seus homens "estavam fortemente equipados com armamento de alto calibre, abriram fogo contra os funcionários encarregados de sua captura".

O Ministério de Interior acrescentou que os homens "tentaram detonar um veículo carregado de explosivos". "Os policiais foram atacados quando estavam negociando as condições para sua entrega e resguardo", destacou.

O número dois do chavismo, Diosdado Cabello, com forte influência nos organismos de segurança e nas Forças Armadas do país, confirmou a operação em sua conta no Twitter.

"O terrorista Óscar Pérez atacou aqueles que o cercam, ferindo dois funcionários da FAES (Força de Ações Especiais da Polícia), os corpos de segurança responderam ao fogo", escreveu Cabello.

A ministra de Assuntos Penitenciários, Iris Varela, manifestou em sua conta do Twitter: "Que covarde, agora que está preso como um rato!". "Onde está a coragem que teve para atacar unidades militares, matar e ferir oficiais, e roubar armas?", lançou.










A autonomia da região da Catalunha, no norte da Espanha, continuará sob tutela de Madri se o ex-presidente separatista da região Carles Puigdemont tentar governar de Bruxelas, onde se encontra, alertou o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Os independentistas conseguiram a maioria absoluta do Parlamento regional nas eleições de 21 de dezembro (70 das 135 cadeiras), mas Puigdemont, seu principal candidato, é investigado por rebelião e sedição, e pode ser detido ser voltar à Espanha.

Os dois principais partidos, Juntos pela Catalunha (centro direita), liderado por Puigdemont, e a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) concordaram em tentar empossá-lo, mas não sabem como.

Em um evento com membros de seu partido, a formação conservadora Partido Popular (PP), Rajoy alertou que o futuro presidente catalão tem de tomar posse do cargo e deve fazer isso fisicamente.

"Não se pode tomar posse de Bruxelas e, se o fizer, o artículo 155 seguirá em vigor", declarou o dirigente conservador referindo-se ao artigo da Constituição que permite que Madri controle diretamente a região.

Na semana passada, o governo espanhol já afirmara que recorreria ao Tribunal Constitucional se Puigdemont, atualmente na Bélgica e perseguido pela Justiça na Espanha, tentar ser empossado presidente da Catalunha à distância.











Dolores O'Riordan, a vocalista da banda The Cranberries, um das mais importantes grupos de rock da década de 90, morreu nesta segunda-feira, 15 de janeiro, em Londres, aos 46 anos. De acordo com a TV estatal da Irlanda, a morte da cantora foi repentina e as causas ainda não foram esclarecidas.

"Os membros da família estão devastados pelas últimas notícias e pediram privacidade neste momento muito difícil", informou um assessor da cantora.




A banda The Cranberries foi formada na cidade de Limerick, na Irlanda, entre 1989 e 1990, ano em que Dolores O'Riordan se tornou a vocalista. O grupo irlandês, que também era formado pelo guitarrista Noel Hogan, o baixista Mike Hogan e o baterista Fegal Lawler  começou com a gravação de algumas músicas e com shows em locais pequenos. Depois de algumas turnês, o grupo abriu shows de Mike Oldfield no Reino Unidos e nos Estados Unidos, até se tornar um dos principais grupos musicais do mundo. A morte da cantora foi lamentada pelos colegas e por outras bandas do país, como a irlandesa Kodaline.






O primeiro álbum da banda, Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?, foi a mais tocada no Reino Unido no início dos anos 90, com Linger. O segundo álbum, No need to argue, saiu em 1994 e tornou-se um fenômeno mundial de vendas, com músicas como Zombie e Ode to My Family.

Ao longo da carreira, o Cranberries vendeu mais de 40 milhões de discos. A cantora também gravou dois discos solo: Are You Listening? e No Baggage. Dolores O'Riordan deixa três filhos.











Um morador de Taboão da Serra (SP), de 49 anos, morreu, neste domingo (14), depois de contrair o vírus da febre amarela. O paciente O.M.S sofreu uma parada cardíaca e faleceu depois de cinco dias internado no hospital Couto Maia, em Salvador.

De acordo com informações da prefeitura de Itaberaba (BA) -a 290 km da capital baiana- a vítima estava na cidade desde o início do ano em visita à família. No dia 5, deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município com os sintomas da doença, onde permaneceu até o dia 9.

"O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central, em Salvador (Lacem)", diz a nota.


VACINAÇÃO

Após a confirmação do caso importado, ou seja, que não teve origem na Bahia, a Prefeitura de Itaberaba intensificou as ações no fim de semana com a aplicação de 3.500 vacinas.

Na Bahia, o período oficial de vacinação será entre 19 de fevereiro e 9 de março em oito cidades, incluindo Salvador. O chamado dia D, quando há maior mobilização nos postos de saúde, está marcado para 24 de fevereiro no Estado nordestino e, também, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com informações da Folhapress.









Um coronel da Polícia Militar foi preso em operação realizada nesta segunda-feira (15) pelo Ministério Público (MP) de São Paulo e pela Corregedoria da corporação contra cassinos clandestinos. Outras duas pessoas e mais três oficiais também foram detidos na operação, intitulada Cabaré.

O coronel é Luiz Flaviano Furtado, que está na reserva. Contra ele havia um mandado de busca e apreensão. Na casa dele foi encontrada uma arma irregular e, por isso, o oficial foi preso em flagrante. Na audiência de custódia o juiz decidiu liberá-lo. Ele irá responder ao processo em liberade.

Os demais detidos tiveram prisão temporária (de cinco dias) decretada.






Quatro pessoas são procuradas pela Justiça, dentre elas dois donos de bingos. Os nomes destes envolvidos não foram divulgados.

Vinte promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e 208 policiais militares foram destacados para cumprir 35 mandados de busca e apreensão e nove de prisão expedidos tanto pela Justiça Comum como pela Justiça Militar. A Polícia Técnica e servidores da Prefeitura deram apoio à operação.

Também foram apreendidas cinco armas de fogo, munições e mais de mil máquinas caça-níqueis.












A mulher grávida de oito meses que foi baleada em tentativa de assalto na manhã do último sábado (13), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, segue internada, em estado de saúde grave, mas apresentou sinais de melhora nesta segunda-feira (15). Ela está em coma induzido, internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Geral de Nova Iguaçu, também na Baixada.

Segundo a equipe de neurocirurgia, ela apresentou uma pequena melhora, e a previsão é que nas próximas 24 horas a sedação do coma induzido seja reduzida. O estado de saúde do bebê ainda é muito grave, mas estável, segundo o hospital. Ele está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal da Maternidade Municipal Mariana Bulhões, também na Baixada.

Michelle Ramos da Silva Nascimento, 33, passou por cirurgia craniana enquanto equipes da obstetrícia faziam uma cesariana para tentar salvar o bebê. O diretor-geral do hospital, Joé Sestello, disse à imprensa local que ele provavelmente terá sequelas, se sobreviver.


Na manhã deste domingo (14), o marido de Michelle, Wallissom Araújo, falou com a imprensa após visitar a mulher e o filho. Ele pediu que orem por eles e disse que acredita que a mulher e o filho sobreviverão.

"A única coisa que eu peço a vocês é que possam estar orando, pedindo a Deus, rezando. A gente acredita muito em milagre, a gente acredita muito na vida. Eu creio que os dois vão sair dessa, tanto minha esposa quanto meu bebê, vão sair dessa e vão sair bem, sem sequelas. É isso que eu peço a vocês, acreditem na vida. Vocês têm família, vocês têm filho, são pais de família todos vocês. Eu não desejo isso para ninguém", disse, na porta do hospital. Com informações da Folhapress.

Ele contou que o casal estava dentro do carro, por volta das 8h, quando aconteceu o assalto. Após atingir Michelle, os criminosos fugiram.










O Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) investiga supostas irregularidades na concessão de incentivos fiscais para a construção do Malai Manso Resort no Lago de Manso, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. O empreendimento tem como sócios três filhos do ministro da Agricultura Blairo Maggi e outros dois acionistas.

Por meio de assessoria, o Malai Manso Resort afirmou que ainda não tomou conhecimento de nenhum processo administrativo sobre ao assunto.

A portaria do órgão que instaura um inquérito civil para a apuração foi assinada pela promotora Ana Cristina Bardusco no dia 28 de dezembro.

Os benefícios foram concedidos ao empreendimento em dezembro de 2012, através do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodetur), durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

De acordo com o MP, há evidências de incompatibilidade do enquadramento da empresa no programa.

Segundo a portaria, o acordo firmado entre a empresa e o governo “apresenta contrapartidas ínfimas quando comparadas ao incentivo fiscal concedido, indicando que o empreendimento foi contemplado na verdade com a outorga de Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS)”.

O MP destaca ainda que, por se tratar de uma empresa prestadora de serviço, o empreendimento deveria recolher Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e não ICMS.


Para instaurar a portaria, o MP leva em consideração investigações anteriores que já comprovaram fraudes na concessão de outros incentivos.

As supostas irregularidades, se confirmadas, segundo o MP, podem caracterizar enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e violação dos princípios da administração.












Duas pessoas morreram em um incêndio na Vila Madre Gertrudes II, na Região Oeste de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (15), segundo o Corpo de Bombeiros. O fogo atingiu uma casa no aglomerado.

Por volta das 8h40, os militares se deslocam para atender ocorrência no Beco D, número 20. As chamas se concentraram no segundo andar do imóvel e foram controladas pouco depois.

Uma fumaça densa tomou conta do local e, segundo os bombeiros, o trabalho para entrar no imóvel e a localização das vítimas foram dificultados pelo risco de explosão. Somente no início da tarde, os dois óbitos foram divulgados.

Havia grande quantidade de materiais inflamáveis no local. Populares disseram aos bombeiros que duas mulheres moravam na casa e eram acumuladoras. Contudo, ainda não há identificação das vítimas.

A perícia da Polícia Civil foi chamada. A causa do incêndio ainda não foi esclarecida.

















Comentários

Postagens mais visitadas