50 FATOS SOBRE ADELE
Adele Laurie Blue Adkins MBE (Londres, 5 de maio de 1988), mais conhecida como Adele, é uma cantora, compositora e multi-instrumentista britânica. Nasceu em Tottenham, Londres e foi criada no sul da cidade. Começou a cantar aos quatro anos de idade e iniciou sua carreira no cenário artístico em 2006 ao assinar um contrato com a XL Recordings. Adele foi descoberta pela gravadora através de demos musicais postadas em seu perfil no MySpace. Entre os principais prêmios vencidos durante sua carreira estão quinze Grammy Awards, nove Brit Awards, um Golden Globe Award e um Oscar. Foi a primeira artista a receber o prêmio Critics Choice do Brit Awards e foi nomeada "Artista Revelação", em 2008, pelos críticos da BBC.
Em janeiro de 2008 lançou seu disco de estréia 19, o qual rendeu 4 singles e venceu 2 prêmios Grammys. Adele alcançou o auge da carreira ao lançar seu segundo álbum 21, com o qual bateu vários recordes e dominou as paradas de sucesso dos Estados Unidos e Reino Unido, com o single "Rolling In The Deep". 21 já vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo. O sucesso fez Adele receber várias menções no Guinness World Records. Por ser a primeira mulher a ter ao mesmo tempo, dois singles e dois álbuns simultaneamente no top 5 das paradas britânicas, fato esse, que só a banda The Beatles tinha alcançado em 1964, por ser a primeira artista a vender mais de 3 milhões de cópias de um álbum em um ano no Reino Unido e depois com o terceiro single do álbum, "Set Fire to the Rain", por se tornar a primeira artista da história a liderar a Billboard 200 consecutivamente três vezes no n.° 1. Ela também superou recordes de artistas como Michael Jackson, Oasis, 'N Sync, Whitney Houston, Madonna e Beyoncé.
Em 28 de outubro de 2011, a Columbia Records anunciou que Adele passaria por uma cirurgia nas cordas vocais e ficaria um longo período em repouso. Ela voltou a se apresentar somente em fevereiro de 2012, na cerimônia dos Grammys. Adele teve uma hemorragia nas cordas vocais durante uma apresentação em uma rádio francesa. Contudo, lançou seu álbum de vídeo Live at The Royal Albert Hall em 29 de novembro de 2011, cuja gravação ocorreu em 22 de setembro. Em fevereiro de 2012, em uma entrevista ao programa americano 60 Minutes, a cantora disse que a cirurgia foi um sucesso e que não poderia ser melhor.
A revista Billboard nomeou Adele a Artista do Ano de 2011. Em 2012, ela foi colocada na quinta posição da lista das "100 Grandes Mulheres da Música" pelo VH1. Já pela revista americana Time, ela foi eleita uma das pessoas mais influentes do mundo. A cantora foi listada na sexta posição da lista das celebridades com menos de trinta anos mais bem pagas e bem sucedidas de 2011, pela Forbes. Em 2013, Adele foi eleita a décima quinta artista mais sexy da VH1. No mesmo ano, de acordo com o Sunday Times, Adele é a cantora mais rica com menos de 30 anos no Reino Unido, com uma fortuna estimada em 30 milhões de libras esterlinas. Em junho de 2013, Adele foi condecorada no Palácio de Buckingham como Membro da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. No dia 3 de julho, foi exposta sua estátua de cera no Museu Madame Tussauds, em Londres.
Em maio de 2014, segundo o Sunday Times, Adele foi novamente apontada como a cantora britânica com menos de 30 anos mais rica do Reino Unido, com uma fortuna estimada em 45 milhões de libras. Em abril de 2015, pelo quarto ano consecutivo, foi apontada como o artista britânico com menos de 30 anos mais rico do Reino Unido, com uma fortuna estimada em 50 milhões de libras. Em 2016, sua fortuna foi estimada em 85 milhões de libras, cerca de 125 milhões de dólares. Em dezembro de 2015 foi estimado que, entre singles e álbuns, Adele tenha mais de 100 milhões de vendas, fazendo assim dela uma das artistas musicais recordistas de vendas no mundo.
Adele é muito privada com sua vida pessoal. Durante o verão europeu de 2008, ela começou uma relação com Slinky Sunbeam (que possivelmente inspirou a criação do álbum 21), mas em 2009 o namoro acabou. Em outubro de 2011, ela se submeteu a uma cirurgia nas cordas vocais.
Desde 2011, mantém um relacionamento com o empresário Simon Konecki, CEO da ONG de limpeza e distribuição de água Drop4Drop. Em fevereiro, ela se mudou para uma mansão avaliada em 6 milhões de libras no interior da Inglaterra. A casa já foi habitada por Paul McCartney. Em Junho de 2012, ela anunciou em seu site oficial à sua gravidez. A cantora deu à luz a Angelo James Konecki no dia 19 de outubro de 2012. Inicialmente, Adele não revelou o nome de seu filho em público, mas em entrevista disse que o apelida carinhosamente de "Little peanut", que em português significa "Pequeno amendoim". Pouco depois a imprensa descobriu o nome da criança. Adele e Konecki processaram uma agência de fotos britânica por publicar sem autorização imagens do rosto de seu filho tiradas por paparazzis durante passeios em família em 2013. Em 2014 Angelo ganhou o processo.
Em 2013, a cantora fez 3 tatuagens, Adele tatuou a letra "A" atrás da orelha, que provavelmente pode ser a inicial da letra do nome de seu filho Angelo, tatuou a palavra Paradise na mão esquerda e tatuou o número 1921 no pulso, que significa seus dois primeiros álbuns lançados. Anteriormente, Adele havia duas tatuagens no pulso esquerdo, na qual homenageia a mãe e a outra são três pontos seguidos "..." na qual indica que é amiga dos integrantes da banda The Civil Wars.
O estilista Karl Lagerfeld, em fevereiro de 2012, gerou polêmica e foi criticado dizendo sobre o peso de Adele em uma entrevista para um jornal: "Ela é um pouco gorda demais mas tem um rosto lindo e uma voz divina", logo depois Lagerfeld pediu desculpas à cantora e aos seus fãs. No início de 2013, a comediante americana Joan Rivers também criticou Adele fazendo uma piada sobre o peso da artista em um talk show americano. Questionada sobre seu corpo, Adele disse em entrevista em 2015.
Eu tenho problemas com a minha imagem corporal, claro, mas eu não deixo isso dominar a minha vida. Existem questões maiores acontecendo no mundo do que pensar em como eu me sinto sobre mim mesma e coisas deste tipo. Existe apenas um de você, então por que você quer parecer com outra pessoa? Por que você quer ter o mesmo cabelo que todo mundo e ter as mesmas opiniões que eles? ”
Em agosto de 2015, Adele declarou que por saúde mudou seu estilo de vida radicalmente. Emagreceu trinta quilos, depois de deixar de comer carne e alimentos processados e beber refrigerantes. Adele quer continuar a dedicar-se ao companheiro, Simon Konecki, e ao filho, Angelo e deixar a carreira para segundo plano. A artista teria recusado recentemente uma oferta milionária de 80 milhões de libras (cerca de 110 milhões de euros), para promover o seu novo álbum.
Em 2015, em entrevista para a Rolling Stone, declarou: "Sou uma feminista. Eu acredito que todos devem ser tratados da mesma forma, incluindo raça e sexualidade".
Adele já atuou em vários concertos e eventos filantrópicos durante a sua carreira. Em 2007 e 2008 ela se apresentou no Little Noise Sessions, realizado na London's Union Chapel e os rendimentos dos shows foram doados a organização Mencap, que trabalha com pessoas com dificuldades de aprendizagem. Em julho e novembro de 2008, ela se apresentou no Keep A Child Alive, instituição que faz tratamento com crianças e famílias afetadas pelo HIV, em Londres e Nova Iorque, respectivamente. Em 17 de setembro de 2009, se apresentou no Brooklyn Academy of Music, para o evento Divas do canal VH1, um concerto para arrecadar fundos para Save the Music Foundation. Em 2011 a cantora deu um concerto livre para a "London Pride", uma instituição de caridade da comunidade LGBT, que realizam eventos em Londres.
Adele foi uma das principais contribuintes para a fundação MusiCares, uma organização de caridade fundada pelo Grammy Awards para músicos necessitados. Em fevereiro de 2009, Adele actuou em um concerto benéfico do MusiCares, em Los Angeles. Em 2011 e 2012 doou itens autografados por ela para apoiar os MusiCares.
Quando Adele estava em turnê pela Europa e Reino Unido, pediu aos fãs que foram vê-la para fazerem uma doação de no mínimo $20 para o UK Charity Sands, uma instituição dedicada a "apoiar a qualquer pessoa afetada pela morte de um bebê e a promover investigações para reduzir a perda de vidas de recém-nascidos". Durante sua turnê por aquela região, foram arrecadados 13.000 dólares para a caridade.
A voz de Adele é classificada como contralto. A Rolling Stone relatou que após a cirurgia na garganta sua voz tornou-se "notavelmente maior e mais pura-tonificada", e que ela tinha adicionado quatro notas mais altas ao seu vocal. Ela define seu estilo musical como "A alma do coração partido". Inicialmente, os críticos sugeriram que seus vocais eram mais desenvolvidos e intrigantes do que suas composições, um sentimento que Adele concorda no seu álbum de estreia, onde fala de relacionamentos e corações partidos. Ela declarou: "Eu aprendi a cantar ouvindo Ella Fitzgerald para acrobacias e escalas, Etta James para a paixão e Roberta Flack para o controle". Seu sucesso ocorreu simultaneamente com vários outros cantores britânicos. A imprensa britânica a visualizava como uma nova Amy Winehouse. Por conta de seu grande sucesso nos Estados Unidos, Adele era descrita como "a terceira invasão musical britânica nos EUA". Amy foi uma grande influência para ela, assim como Etta James, Aretha Franklin, Dusty Springfield, Carole King, Roberta Flack, Ella Fitzgerald, Dolly Parton, Spice Girls e Beyoncé Knowles. Beyoncé inclusive também citou Adele como uma de suas influências para o seu quarto álbum 4.
Ela cita o extinto grupo pop britânico Spice Girls como uma grande influência em relação ao seu amor e paixão pela música dizendo: "elas me fizeram o que sou hoje". Em 2002, aos 14 anos, Adele descobriu Etta James e Ella Fitzgerald quando ela passou pelos álbuns das artistas na seção de jazz de sua loja de música local. Ela foi atraída pela aparência das capas dos álbuns. Adele afirma que, em seguida, começou a ouvir Etta James "cada noite por uma hora", e no processo estava começando a conhecer sua própria voz. O álbum Frank de Amy Winehouse a inspirou a começar a tocar violão, afirmando: "Se não fosse por Amy e Frank, uns 100 por cento que eu não teria pego num violão, eu não teria escrito "Daydreamer" ou "Hometown Glory" e eu escrevi "Someone Like You" com base no violão também." Ela também afirma que sua mãe, que é muito próxima a ela, expôs para ela a música de Aaliyah, Lauryn Hill, Mary J. Blige, e Alicia Keys, e tudo isso a inspirou também.
Em 2015, Adele disse que Alabama Shakes e Lana Del Rey também são uns de seus artistas favoritos. Madonna expressou o desejo de trabalhar com Adele comentando: "Eu acho que ela é brilhante, eu a amo". Céline Dion cantou músicas de Adele durante alguns concertos e disse: "Eu gosto tanto de Adele. Ela é fantástica". Dave Grohl, Slash, Stevie Nicks e Pharrell Williams também elogiaram Adele em entrevistas.
Adele citou o álbum Ray Of Light de Madonna como uma influência para seu álbum 25.
A discografia de Adele consiste em três álbuns de estúdio, dezesete singles (incluindo quatro como artista convidada), oito videoclipes, dois extended plays e um álbum de vídeo. Em janeiro de 2008 lançou o seu álbum de estreia, 19. O trabalho foi bem recebido pelos críticos e alcançou o topo do UK Albums Chart e a quarta posição da Billboard 200, recebendo o disco de platina sétuplo pela BPI e de platina duplo pela RIAA. O primeiro single foi "Hometown Glory", seguido por "Chasing Pavements" que alcançou a primeira colocação na VG-lista da Noruega, a segunda no UK Singles Chart e a vigésima primeira na Billboard Hot 100, recebendo disco de ouro pela BPI e de platina pela RIAA. A terceira canção de divulgação foi "Cold Shoulder" e a quarta "Make You Feel My Love", que alcançou a quarta posição no UK Singles Chart e foi certificada platina pela BPI e ouro pela RIAA. O álbum rendeu a Adele dois prêmios Grammy. Em fevereiro de 2009, Adele lançou seu primeiro extended play, iTunes Live from SoHo com performances ao vivo de canções do 19.
Em janeiro de 2011 foi lançado 21, seu segundo álbum de estúdio. O disco foi aclamado pela crítica e pelas vendas vendendo até então mais de 32 milhões de cópias ao redor do mundo. O disco rendeu os singles Rolling in the Deep, Someone Like You, Set Fire to the Rain, Rumour Has It e Turning Tables. Pouco depois, em julho foi lançado o segundo EP de Adele, Itunes Festival London 2011, com canções de 21. Adele venceu seis Grammy Awards em 2012 por seus trabalhos em 21. Em 2012, Adele escreveu e gravou o single Skyfall para ser a canção tema de 007 - Operação Skyfall. A canção rendeu a Adele um prêmio Globo de Ouro, um Oscar, um Brit Award e um Grammy. Em 20 de novembro de 2015, foi lançado o terceiro álbum de estúdio de Adele 25.
Comentários
Postar um comentário