UEFA EUROPA LEAGUE
O Atlético de Madrid conquistou, pela terceira vez em sua história, a Liga Europa. A equipe espanhola foi extremamente oportunista e venceu o Olympique de Marselha por 3 a 0 na grande decisão da competição europeia, no Parc Olympique Lyonnais, em Lyon. Antoine Grizmann foi o autor dos dois primeiros gols da partida desta quarta-feira e Gabi completou o placar. Ele se tornou o segundo francês a marcar dois gols em uma final europeia, se juntando a Djibril Cissé, do Liverpool, na Supercopa da Europa em 2005 contra o CSKA.
Com o resultado, o Olympique chega ao seu terceiro vice-campeonato neste torneio e as equipes francesas seguem sem conquistar a Europa League. Este foi o sexto título na carreira de Diego Simeone – que não estava em campo porque cumpria suspensão por expulsão na semifinal – com o clube colchonero.
A Espanha venceu seis das últimas nove edições da Liga Europa, sendo três vezes o Atlético de Madrid (2009/10 e 2011/12) e três vezes o Sevilha (tricampeonato entre 2013/14 e 2015/16). Os outros campeões neste período foram Porto (2010/11), Chelsea (2012/13) e Manchester United (2016/17).
O título dá o direito à equipe colchonera de disputar a Supercopa da Europa no começo da temporada de 2018/19 contra o vencedor da Liga dos Campeões, que terá a sua final disputada entre Real Madrid e Liverpool, no dia 26 maio, às 15h45 (de Brasília).
Como a equipe de Madrid já está garantida na próxima edição da Champions League, a vaga para a fase de grupos da principal competição europeia que é dada ao campeão da Liga Europa passará para o terceiro colocado da França, que será o Lyon ou o Olympique.
O Olympique de Marselha começou bem a partida, dominou as ações nos primeiros minutos e logo de cara assustou. Aos três minutos, Payet tabelou, enfiou a bola para Germain, que entrou na área e mandou para fora, desperdiçando uma grande oportunidade. Já aos seis, Rami ficou com a bola na sobra, mas arrematou para fora.
O Atlético de Madrid foi fatal. Mesmo não chegando ao ataque, conseguiu abrir o placar aos 20 minutos. O time colchonero pressionou a saída de jogo, a bola foi recuada para o goleiro e Anguissa errou o domínio. Gabi ficou com a bola e já tocou de primeira para Griezmann, que saiu na cara de Mandanda e guardou.
A equipe francesa sofreu o baque ao levar o gol da equipe de Diego Simeone e as coisas ficaram ainda pior aos 32 minutos. O capitão Payet, que havia entrada no sacrifício, sentiu e deixou a partida. O final da primeira etapa foi bastante morna e sem chances de gol.
O segundo tempo mal começou e os espanhóis conseguiram voltar a balançar as redes adversárias. Koke recebeu a bola na intermediária e passou para Griezmann, que passava entrando na área. O jogador francês dominou com categoria e bateu sem chances para o goleiro.
Logo após o gol, a equipe de Diego Simeone voltou a assustar o goleiro adversário. Aos seis, Griezmann arricou de fora, mas a bola foi para fora. Em seguida, aos sete, Godín desviou a bola que veio do escanteio e quase fez o terceiro.
Com o placar amplamente favorável, o Atlético de Madrid passou a dominar o jogo, impedindo do Olympique de Marselha de chegar ao ataque e segurando a bola. Aos 19 minutos, Germain até chutou, mas o arremate foi longe e ele estava pressionado pela defesa.
A melhor oportunidade da equipe de Rudi Garcia veio aos 36 minutos. Após cruzamento da direita, Mitroglou subiu mais alto, cabeceou e a bola bateu na trave, levantando a torcida francesa, que começou a empurrar a sua equipe para uma pressão no final.
Aos 38 minutos, a bola sobrou na entrada da área para Amavi após o cruzamento ser cortado e o lateral pegou de primeira. Apesar do grande arremate, Oblak fez a defesa.
Os colchoneros fecharam o placar aos 43 minutos. Diego Costa foi lançado no contra-ataque, entrou na área e tocou para Koke. O meio-campista abriu a jogada com Gabi, que foi preciso e fez o 3 a 0.
Comentários
Postar um comentário