GIRO DE NOTICIAS











Faxineiro se forma em faculdade onde trabalhou por 10 anos nos EUA



Michael Vaudreuil, de 54 anos, se formou no curso de engenharia na Worcester Polytechnic Institute (WPI), em Massachusetts , nos Estados Unidos, onde trabalhou por 10 anos como faxineiro, segundo a imprensa norte-americana.

Ele disse que nunca teve intenção de estudar quando começou o trabalho, apesar de, como funcionário, ter direito à bolsa de estudo. Mas após perder a mãe, de 66 anos, e a casa, por questões financeiras, resolveu estudar psicologia para lidar com a depressão.
"Eu me senti realmente bem (no final do primeiro ano). Foi a primeira coisa que aconteceu em muito tempo que era boa. Foi o primeiro passo para reabilitar a minha autoestima”, diz Vaudreuil.
Depois que o curso de psicologia lhe deu uma clareza, Vaudreuil disse que não tinha certeza se era esta carreira que gostaria de seguir a longo prazo. Migrou, então, para o curso de engenharia mecânica, mas não abandonou o a psicologia por completo. Se graduou em engenharia mecânica e fez especialização em psicologia.
Para chegar lá, ele conta que teve apoio da esposa, dos filhos e de toda comunidade de universidade. Apesar de ter, em média, 20 anos a mais do que os alunos, Vaudreuil conta que nunca foi tratado de modo diferente. Nem pelos professores, nem pelos alunos.
“Eu não parecia ser um problema para ninguém. O único constrangimento sobre isso foi o meu de pensar que poderia haver”, afirma.








Ministério Público chileno descarta ação contra Michelle Bachelet




O Ministério Público do Chile descartou uma ação judicial contra a presidente Michelle Bachelet, após sua declaração voluntária sobre o escândalo de corrupção no qual são investigados seu filho mais velho e sua nora.

A presidente testemunhou na terça-feira ante o promotor Sergio Moya pelo chamado caso Caval, envolvendo seu filho mais velho, Sebastian Davalos, e sua esposa, Natalia Compagnon, no caso de corrupção relacionado com a compra e venda de terrenos por 15 milhões de dólares no centro do Chile.
Nesta investigação, existem denúncias contra Davalos e Compagnon, mas no caso de Bachelet "descarto absolutamente, não há denúncias nem queixas contra ela", disse Moya, em declarações publicadas neste domingo pelo jornal El Mercurio.
Moya disse que após o testemunho de Bachelet decidiu realizar novas diligências no caso, declarando assim um recesso de 40 dias.
O governo declarou na sexta-feira que Bachelet havia testemunhado após a revista Qué Pasa publicar em seu site na quinta-feira à noite uma alegada conversa telefônica de um dos envolvidos no caso Caval envolvendo diretamente a presidente no escândalo.
A publicação foi apagada da internet pouco depois com um pedido de desculpas do veículo.
O caso começou em fevereiro do ano passado e a presidente não foi envolvida até então, mas sua nora foi acusada por infrações tributárias no final de janeiro, enquanto seu filho ainda está sob investigação.







Protesto ocorre em Barcelona contra suspensão de direitos na Catalunha





Milhares de pessoas protestavam neste domingo (29) em Barcelona a favor dos direitos sociais aprovados pelo Parlamento catalão de maioria independentista, mas suspensos pelo Tribunal Constitucional a pedido do governo conservador espanhol de Mariano Rajoy.
O Tribunal Constitucional suspendeu no início de maio a aplicação, até analisar sua conformidade com a Carta Magna, de alguns artigos de leis votadas pelo legislativo regional, que buscam facilitar o acesso à habitação ou instaurar uma igualdade efetiva entre homens e mulheres.
"Os direitos não se suspendem: trabalho digno, direitos sociais e democracia real", proclamava um cartaz na marcha, na qual se destacavam muitas bandeiras independentistas.
"Naturalmente quero lutar pelas leis da língua, da cultura, sociais e por uma democracia real", disse à AFP Elena Masdevall, decoradora de interiores, de 50 anos.
"Toda vez que há uma lei a favor do povo, o Tribunal Constitucional a cancela", acrescentou a mulher, que costuma participar dos atos independentistas.
Muitas personalidades, principalmente dirigentes dos partidos separatistas, participam do protesto, no centro da capital catalã, indicou um fotógrafo da AFP.






Empresa chinesa pede desculpas por anúncio racista




Uma empresa chinesa acusada de racismo por um anúncio polêmico no qual um ator negro sai de uma máquina de lavar como um atraente jovem asiático pediu desculpas neste domingo (29) pelo dano causado aos africanos.
"Pedimos desculpas pelos danos causados aos africanos com a divulgação da publicidade e a exposição exagerada do assunto nos meios de comunicação", afirmou a companhia em um comunicado divulgado pela rede social oficial chinesa.
"Lamentamos que a publicidade tenha causado tanta controvérsia", acrescentou.

A empresa informou no comunicado enviado na noite de sábado que parou de transmitir este anúncio. Ela havia rejeitado as críticas na sexta-feira, argumentando que os meios de comunicação estrangeiros são "muito suscetíveis".
"Nós só queríamos promover nosso produto. Os meios de comunicação estrangeiros talvez sejam bastante suscetíveis", declarou um porta-voz do grupo de cosméticos Shanghai Leishang, citado pelo jornal oficial Global Times.
Este anúncio para a marca de detergente Qiaobi, divulgado nos últimos dias na internet, mostra um homem negro musculoso com uma camiseta branca manchada de tinta que se aproxima de uma jovem chinesa que está lavando roupas. A menina põe na boca do homem uma dose de detergente, antes de colocá-lo à força na máquina de lavar.
Instantes depois, um jovem asiático com uma camiseta branca imaculada sai da lavadora e deixa a garota fascinada.
A publicidade, que viralizou rapidamente, desencadeou uma onda de protestos nos sites de informação americanos, que criticaram os preconceitos e discriminações que as pessoas negras sofrem na China.
Leishang, que comercializa o detergente, não quis responder à AFP.
O anúncio foi gravado no início de 2016, mas acabou sendo utilizada uma versão reduzida "onde o (ator) negro não aparecia. Não entendemos como a versão completa foi repentinamente divulgada na internet", disse o porta-voz, segundo o Global Times.
As imagens não provocaram a mesma indignação na China, embora depois da polêmica internacional alguns internautas tenham expressado seu mal-estar na plataforma de microblogs Weibo.
A preferência tradicional na China pelas pessoas de pele branca, que constitui um critério de beleza tradicional, junto à pequena diversidade étnica nos meios de comunicação, contribuem para uma certa rejeição em relação às pessoas negras.
O aumento das relações comerciais com a África contribuiu para uma maior presença da população expatriada de origem africana na China, sobretudo em Cantão (sul).








Estado Islâmico executou 81 pessoas em abril na Síria, aponta ONG




Pelo menos 81 pessoas, entre eles 28 civis, foram executadas no último mês pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em várias províncias da Síria, informou neste domingo (29) o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Entre as vítimas civis há uma criança e três jovens menores de 20 anos, enquanto entre os combatentes executados figuram 14 membros do EI e 15 combatentes da Frente al Nusra (filial síria da Al Qaeda) e de outras facções rebeldes armadas.
Além disso, o EI assassinou pelo menos 19 soldados das forças do regime do presidente Bashar al-Assad e milicianos que lutam junto às tropas regulares.

Segundo o Observatório, os executados foram acusados de diversos crimes, entre eles "tomar imagens de dirigentes do EI", "praticar a sodomia" (termo com o qual o grupo radical se refere ao homossexualismo), assim como a "apostasia", e "espionar a favor da coalizão internacional (liderada pelos EUA)".
No total, 4.225 pessoas foram executadas na Síria pelo grupo jihadista desde que declarou um califado em junho de 2014 nos territórios sírios e iraquianos que controla.
Nestas zonas, o grupo impõe um versão estrita da lei islâmica ou "sharia" e aplica duros castigos àqueles que a transgridem ou a qualquer considerado "inimigo" do EI, incluídos os membros do grupo que desobedecem suas normas ou hierarquia.
Já o Observatório informou que o EI degolou quatro jovens em um lugar não identificado na Síria.
As vítimas foram assassinadas com uma faca, em um edifício abandonado, após ter sido acusadas de tirar fotos de sedes e veículos do EI, supostamente para que fossem atacados pela coalizão internacional que bombardeia os jihadistas na Síria e Iraque.







Incêndio mata 17 pessoas em asilo; dono do prédio é detido



Dezessete pessoas morreram neste domingo (29) no incêndio de uma residência para idosos em um vilarejo próximo a Kiev, na Ucrânia, informou o serviço de emergência do país.
O incêndio começou por volta das 4h em Litochky, a 37 km a nordeste de Kiev, em um prédio de dois andares no qual ficava uma residência temporária de idosos.
Havia 35 pessoas no prédio, e os serviços de resgate conseguiram salvar 18 pessoas. Cinco delas foram hospitalizadas com queimaduras de diferentes graus de severidade, segundo o serviço de emergência.
Em nota, o primeiro-ministro ucraniano, Volodymyr Groysman, afirmou que o fogo foi uma terrível tragédia que causou perdas irreparáveis e pediu imediata investigação do motivo.
O proprietário do edifício foi detido. Segundo a polícia, ele usava o local como um asilo para idosos e cobrava o equivalente a US$ 238 por mês dos residentes (cerca de R$ 850).
A polícia de Kiev abriu inquérito para apurar o incêndio e disse que há suspeita de violação da lei de segurança contra incêndios.







Transexual desfila com fantasia crítica à bancada evangélica na Parada Gay






Viviany Beleboni, de 27 anos, cumpriu a promessa e subiu em um dos 17 trios elétricos da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) em São Paulo com uma fantasia que fazia referência a mais um símbolo religioso, uma representação da Bíblia. A fantasia também trazia as palavras "bancada evangélica" e "retrocesso", na crítica de Viviany aos deputados que no ano passado criticaram a atitude da transexual em desfilar 'crucificada'.






A transexual manteve-se concentrada em sua apresentação sobre o trio. A representação da Bíblia abria e fechava, mostrando notas de dólares na parte de trás. No chão, o público aplaudia e acenava para Viviany. O trio elétrico que ela desfilava trazia uma faixa "Fora Temer bem à frente".
Os organizadores da Parada estimam um público de 2 milhões de pessoas este ano. A Polícia Militar ainda não divulgou estimativa do número de pessoas.



Manifestação contra a homofobia na 19ª Parada do Orgulho LGBT na Avenida Paulista, em 2015











Mulher é presa suspeita de racismo em supermercado na Zona Sul




Uma mulher de 58 anos foi presa neste sábado (28) suspeita de injúria racial no Leblon, Zona Sul do Rio. Segundo testemunhas, Maria Francisca Alves de Souza, de 58 anos, teria insultado, com palavras de cunho racista, um funcionário negro da rede de supermercados Zona Sul. O caso ocorreu por volta das 20h, em um dos endereços mais nobres do Leblon, Zona Sul do Rio: a Rua Dias Ferreira, conhecida pela grande movimentação de bares e restaurantes, sobretudo à noite.
Testemunhas contaram que a suspeita insultou o funcionário com frases como "Volta para sua senzala' e 'quilombo'. De acordo com um dos funcionários, a mulher fez as ofensas depois que o colega que teria sido vítima de racismo se negou a lhe prestar um favor — buscar um produto enquanto ela aguardava na fila do caixa — o que motivou a discussão.  Ela também teria achado que foi tratada com deboche por uma caixa.
O funcionário que denuncia ter sido ofendido é um gerente, identificado como Paulo Roberto Gonçalves Navaro, 45 anos. Ele se disse indignado com as ofensas e chamou a polícia. "Infelizmente é muito triste que hoje em dia aconteça isso", afirmou Paulo. 
No local, a mulher se defendeu dizendo que "senzala" e "quilombo" são, na visão dela, exaltações à raça negra. "Olhem as senzalas das telas de Debret", em referência ao pintor francês Jean-Baptiste Debret, conhecido por suas pinturas sobre o período escravocrata brasileiro no século 19. Sobre o "quilombo", a mulher diz se referir a Zumbi dos Palmares, líder negro e, segundo ela, "ícone da resistência negra".
Houve um princípio de confusão e gritos de "racista" até policiais do Batalhão do Leblon chegarem ao local. A mulher, o funcionário e outras testemunhas prestaram depoimento na delegacia do bairro.
A Polícia Civil classificou o crime como injúria racial e prendeu a agressora. Ela vai ser encaminhada para o Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio, na tarde deste domingo (29). "Infelizmente esse tipo de crime é comum, mas muita gente não vem à delegacia para relatar. É importante o relato de testemunhas para que as medidas sejam tomadas. Estamos voltando ao discurso do ódio. E racismo é crime", disse a delegada-titular da 14ª DP (Leblon), Monique Vidal. 
Em depoimento a polícia, segundo a delegada, Maria confirmou que usou as palavras "senzala" e "quilombo", mas afirmou que não tinha intenção de ofender. 




Decisão de afastamento de delegado do caso de estupro no Rio é adiada




A juíza Ângela Costa, do plantão do Tribunal de Justiça do Rio, adiou neste domingo (29), uma decisão sobre o pedido das advogadas da menor de 16 anos - que denunciou ter sido vítima de um estupro coletivo há uma semana - para que a investigação fosse desmembrada e o delegado Alessandro Thiers, da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) cuidasse apenas dos delitos que envolvem a divulgação de vídeos e fotos nas redes sociais. Com isso o processo será remetido nesta segunda-feira (30) para uma vara criminal.
As advogadas querem que caiba somente à Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente Vítima (Dcav) a apuração do crime de estupro.
No Facebook, Eloisa Samy, uma das advogadas da adolescente, afirmou que Thiers já saiu da investigação sobre o estupro coletivo e que o inquérito foi desmembrado. "Vitória das mulheres!!!! O Delegado Alessandro Thiers da DRCI não é mais o encarregado pela investigação do estupro coletivo! A medida foi determinada pela juíza do plantão noturno do Tribunal de Justiça, a qual determinou o desmembramento do inquérito para que as investigações sejam, daqui por diante, conduzidas pela Delegacia da Criança Vítima - DCAV", comemorou.

A magistrada do plantão judiciário disse não ter condições de julgar o caso, uma vez que teve apenas o termo da declaração das advogadas. A juíza não teve acesso ao inquérito e não poderia dar qualquer decisão baseada apenas no documento apresentado pelas advogadas. 
Na decisão, a juíza diz que sem acesso ao inquérito para melhor avaliação do caso “não vislumbro a presença de elementos hábeis para permitir, a de forma segura, o deferimento das medidas pautadas, ao menos por ora”.


Sindicato de delegados repudia declarações da advogada

O Sindicato de Delegados de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sindepol-RJ), com o apoio do Sindicato de Delegados Federais do Rio de Janeiro (SINDPF-RJ), em nota, repudiou de forma veemente “as declarações impertinentes e oportunistas da advogada Eloísa Samy, assim como qualquer tipo de ingerência nas investigações do caso”.
Na nota, o Sindepol-RJ diz que as delegacias especializadas se notabilizaram por ser uma “verdadeira trincheira cidadã”, na luta contra qualquer tipo de violência. Em especial a crianças, adolescentes e mulheres.
E que em casos de repercussão e apelo popular é ainda mais importante que a autoridade se mostre imparcial, técnica e com autonomia para presidir as investigações da forma que considerar mais adequada na apuração dos fatos.


MP opinou favoravelmente ao pedido

O Ministério Público divulgou neste domingo (29), que os promotores opinaram favoravelmente a três dos pedidos feitos pelas advogadas da menor de 16 anos, vítima de estupro numa comunidade da Zona Oeste, há uma semana. Mas não vai pedir o afastamento do delegado Alessandro Thiers, da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) do caso como pedido, por entender que isso é uma atribuição da própria Polícia Civil.
O MP é favorável que se averigue se o delegado infringiu, durante o depoimento, o artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento. As advogadas da adolescente alegam, por exemplo, que Thiers fez perguntas que não têm relação com o crime, como, por exemplo, se a menor já tinha feito sexo grupal.
O MP também acredita que a investigação do estupro deve ser desmembrada, com o caso passando às mãos da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima (Dcav). Com isso ficaria a cargo da DRCI a investigação do delito de divulgação do vídeo.
Outro pedido das advogadas que mereceu opinião favorável do MP diz respeito a uma medida cautelar assecuratória em favor da vítima, semelhante às medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. Segundo elas, a vítima estaria sendo intimidada por um dos autores do crime, que tem buscado se aproximar dela. Ou seja, elas pediram para que o suspeito seja impedido de se aproximar da vítima.
No sábado, o MP tinha informado que ia analisar o pedido feito pela defesa da adolescente para que seja feita a troca do delegado responsável pelas investigações. As advogadas Eloisa Samy e Caroline Bispo, que representam a menor, classificaram o comportamento que Alessandro Thiers, delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), como "machista" e "misógino".
Na ocasião, as advogadas foram recebidas no MP pelo coordenador de Direitos Humanos do órgão, procurador de Justiça Márcio Mothé, e pela coordenadora de Violência Doméstica contra a Mulher, promotora de Justiça Lúcia Iloízio.
"Eu vim relatar o comportamento do delegado Alessandro Thiers durante o depoimento da adolescente vítima de estupro coletivo. A maior preocupação da DRCI parece não investigar o estupro. Thiers disse que não via materialidade que configurasse estupro. Incomodam a misoginia e o machismo do delegado", disse Eloisa Samy.
Segundo Caroline, as perguntas feitas por Thiers no depoimento prestado pela jovem, sexta-feira (27), não tinham relação direta com o crime de que ela foi vítima. "Ele quis saber o que ela fez um ano atrás, se ela já fez sexo grupal, se já foi abusada antes. Isso é pergunta que se faça a quem acabou se sofrer abuso?", questionou a advogada.
Segundo o procurador Márcio Mothé, o pedido das advogadas será analisado e encaminhado ao promotor natural do caso, Marcio Nobre, que atua na Promotoria de Investigações Penais.
"Se o promotor entender que a conduta do delegado foi inadequada, pode pedir que o inquérito seja desmembrado e a investigação do estupro fique com a DCAV", explicou o procurador.
A presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputada estadual Martha Rocha (PDT), também criticou o delegado Alessandro Thiers. Ex-chefe da Polícia Civil do estado, a parlamentar defendeu que o inquérito seja conduzido pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) com participação da Delegacia da Mulher (DEAM).
"Quando estamos diante de uma barbárie dessas e o delegado diz que 'está investigando se houve consentimento e que a polícia não pode ser leviana', entendemos porque tantas mulheres deixam de ir às delegacias denunciar casos de abuso sexual e violência", declarou Martha Rocha, que repudiou, por meio de nota, as declarações do delegado titular da DRCI, Alessandro Thiers.







Morre vocalista do grupo Fundo de Quintal



O vocalista do grupo de samba Fundo de Quintal, Mario Sérgio Ferreira Brochado, de 58 anos, morreu na madrugada deste domingo (29). A morte foi anunciada nesta manhã pelo site da banda e suas páginas nas redes sociais.

Segundo a produção da banda, ele estava internado havia uma semana em um hospital em Nilópolis, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, para fazer exames e estaria tratando um linfoma. Ainda não há informações sobre o velório.
O grupo era formado por Bira Presidente, Sereno, Ubirany, Ademir Batera, Mário Sérgio e Ronaldinho. Já gravou 32 álbuns, com 15 discos de ouro e quatro de platina. Nasceu do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro, e é berço de artistas como Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Walter Sete Cordas, Cléber Augusto e Neoci.
 Mário Sérgio era compositor, cantor e cavaquinista, de acordo com o site Dicionário Cravo Albin da Música Brasileira. Ainda segundo a página, o músico era considerado um dos principais compositores Fundo de Quintal, sendo o autor de diversas composições como: "Alem dos Sonhos da Ilusão"; "Brasil Nagô"; "Menina da Colina"; "Ira de Hortelã", entre outras.
Em toda a carreira, Mário Sérgio participou, ao menos, da produção de 11 discos. Entre eles, "Fundo de Quinta - Cacique de Ramos", de 2002; no mesmo ano do CD "Jorge Aragão Ao Vivo"; "Papo de Sambe", de 2001; e "Simplicidade", do Fundo de Quinta, em 2000.







Suspeito de estupro é preso em carro com outra vítima amarrada, diz PM





O segundo homem suspeito de envolvimento no sequestro e roubo a duas mulheres, sendo uma delas de 31 anos estuprada, na cidade de Barreiras, localizada na região oeste da Bahia, foi preso, segundo informou, neste domingo (29), a Polícia Militar.
O homem foi localizado horas após o crime, na noite de sábado (28), enquanto dirigia um carro pela Avenida Jardim da Saudade, principal rua do bairro Vila Nova, com uma terceira mulher amarrada dentro do veículo.
De acordo com o 10º Batalhao da Policia Militar, esta outra vítima também foi alvo de roubo e estaria sendo levada pelo suspeito para ser estuprada. O nome e idade da mulher não foram divulgados. A polícia também não informou se ela estava ferida e nem para onde foi levada após ser resgatada.
O suspeito foi preso em flagrante e levado para a delegacia da cidade. O carro que ele dirigia, segundo a PM, tem restrição de roubo. Com ele, a polícia também disse ter apreendido uma arma de brinquedo.





O crime contra as duas primeiras mulheres ocorreu na madrugada de sábado. Segundo a polícia, as vítimas foram abordadas no centro da cidade por homens armados, que as obrigaram a dirigir o carro onde estavam até a zona rural.
As mulheres foram levadas para debaixo de uma ponte, na BR-135, onde o estupro foi consumado contra uma delas. Depois do crime, as duas foram liberadas e procuraram a Polícia Militar. Os criminosos levaram o carro, dinheiro e cartão de crédito das vítimas.
As vítimas foram levadas pela PM para a delegacia, onde foram ouvidas. A mulher que foi estuprada foi encaminhada para fazer exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras.
O primeiro suspeito de envolvimento no caso, que teria participado apenas do sequestro e roubo das vítimas, foi preso logo após o crime, segundo informou a Polícia Civil.






Avião de pequeno porte cai às margens de rodovia, em Goiás




Um avião de pequeno porte caiu neste domingo (29) às margens da GO-139, em Corumbaíba, no sul de Goiás. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram no acidente.
A Polícia Rodoviária Estadual informou que a aeronave caiu no km 23, a 200 metros da rodovia e próximo a uma pista de pouso da região. Com o impacto, um incêndio carbonizou o avião e também os corpos dos ocupantes.
Após a queda, a polícia isolou o local e o Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o incêndio e retirar os corpos dos destroços. "Está confirmado que era um piloto e três passageiros. Testemunhas disseram que ele fazia voos panorâmicos na região e, durante um desses passeios, aconteceu o acidente", explicou o subtenente da corporação, Fábio Mesquita.
Por telefone, a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma equipe do Cenipa já foi avisada e vai se deslocar para o local do acidente ainda nesta tarde para começar as investigações.



Polícia prende grupo suspeito de dezenas homicídios




Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar prendeu na madrugada deste domingo (29) um grupo suspeito cometer dezenas de homicídios em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. De acordo com a PM, eles estavam em uma festa no Jardim Dom Bosco I e se preparavam para matar um homem. Alguns dos detidos já tinham mandado de prisão por assassinato.
Os policiais chegaram ao local após um trabalho de investigação e monitoramento. No local, a polícia encontrou grande quantidade de droga, além de vários veículos roubados. 12 pessoas foram presas.

“Eram todos de uma quadrilha que disputavam o comando do tráfico e acabavam matando os rivais e também usuários de drogas, mas tudo isso ainda vai ser investigado com detalhes”, disse o tenente da PM, Márcio Nogueira.
O delegado responsável pelo caso, Fabrício Flávio Rodrigues, explicou que dos detidos, 11 são suspeitos de homicídios. Além deles, uma mulher, esposa de um dos homens, foi encaminhada para a delegacia por estar com munições na bolsa.
“Essa investigação já ocorre há três meses. São grupos rivais que estão se matando desde 2012. Já temos mais de 15 inquéritos por homicídios. Em alguns deles são duas, as vezes três mortes, então o número de assassinatos ainda não pode ser precisado, mas são dezenas”, disse.
A polícia ainda busca outros integrantes da quadrilha. “Quando chegamos ao local, fomos recebidos com rajadas de tiros. Alguns dos nossos alvos conseguiram fugir por uma mata próxima da região, então ainda estamos buscando outros integrantes da quadilha”, explicou o delegado.
O suspeitos foi levado para o Grupo de Investigações de Homicídios de Aparecida de Goiânia. Dos 12, seis foram autuados em flagrante por receptação, associação criminosa, tráfico de drogas e porte de munição.
Os demais ainda estão sendo identificados e a polícia ainda trabalha para identificar todos os crimes pelos quais serão indiciados.









PM embriagado invade ciclofaixa e atropela dois ciclistas em Teresina






Um motorista invadiu a ciclovia e atropelou dois ciclistas na Avenida Raul Lopes, Zona Leste de Teresina, por volta das 20h desse sábado (28). Segundo o coronel Costa Lima, do 5º Batalhão, o condutor foi identificado como um policial militar, que estava dirigindo embriagado e teria perdido o controle do veículo.
"Apesar do susto, as vítimas tiveram ferimentos leves, foram socorridas pelo Samu e em seguida levadas para o Hospital de Urgência de Teresina. Elas passam bem e conseguiram transferência para um hospital particular da capital. Já o PM foi detido no local do acidente e encaminhado para a Central de Flagrantes", informou.

O coronel revelou que ao ser conduzido para o distrito, o motorista fez teste de alcoolemia e o exame deu positivo, comprovado a embriaguez do policial. Após autuação, ele foi levado para o presídio militar, onde responderá pelo atropelamento e processo administrativo.
O condutor foi identificado como Jerry Wendel Santana Silva, soldado lotado no batalhão de Esperantina e que estava de folga em Teresina. Em contato com a Corregedoria da Polícia Militar, mas não teve retorno das ligações.







Presídio no Ceará tem fugas após reforço da Força Nacional



Mesmo com a presença da Força Nacional reforçando a segurança nos presídios do Ceará, presidiários do Centro de Triagem de Caucaia, na Grande Fortaleza, realizaram uma fuga na madrugada deste domingo (29).

A unidade, conhecida como Carrapicho, recebeu reforço da Força Nacional de Segurança neste sábado (28), após uma série de rebeliões nos presídios do Ceará que resultaram na morte de pelo menos 18 pessoas.
Durante a fuga nesta madrugada, policiais militares presentes em guaritas do Centro de Triagem chegaram a disparar tiros de alerta, mas não impediram a ação dos presidiários. Ainda de acordo com agentes penitenciários, os presos cavaram um buraco nos fundos do presídio e fugiram por um matagal. Segundo a Secretaria da Justiça, dois internos fugiram.
A Polícia Militar afirma que faz buscas pelos foragidos com apoio de um helicóptero. Até a manhã deste domingo, ninguém havia sido recapturado.
Esta foi a terceira fuga neste fim de semana de presídios, delegacias e centros socioedutativos da Grande Fortaleza. Na madrugada de sábado (28), 64 adolescentes fugiram do Centro Socioedutativo Passaré, em Fortaleza; cinco deles foram recapturados.
Em Maracanaú, na Grande Fortaleza, 11 presos fugiram do 20º Distrito Policial. Segundo a polícia civil, os presos quebraram os cadeados das celas e fugiram por um muro que fica na parte de trás da delegacia. Na ocasião, apenas um inspetor fazia a segurança do lugar.








Grupo é preso por tentar fraudar concurso da Polícia Militar



A Polícia Civil de Pernambuco desarticulou um grupo suspeito de tentar fraudar o concurso da Polícia Militar (PM), que ocorreu na manhã deste domingo (29) em várias cidades de Pernambuco. De acordo com a corporação, a quadrilha tentou burlar o certame com a utilização de pontos eletrônicos para repassar gabaritos a uma pessoa que estava do lado de fora do prédio onde a prova era realizada. O grupo planejava atuar tanto na capital como no interior do estado. Ao todo, 13 pessoas foram presas, incluindo professores, candidatos e o líder do esquema.




De acordo com o diretor metropolitano da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Amaral, os professores fizeram as provas relativas às suas matérias e, faltando 15 minutos para o fim do tempo estipulado, saíram e entregaram os gabaritos para o líder, que estava dentro de um carro, em local não divulgado, no Recife.
Segundo o policial, o concurso não foi prejudicado, pois os agentes prenderam o cabeça da operação antes que pudesse repassar os gabaritos aos candidatos que seriam beneficiados com a fraude. Amaral acrescentou que a regra que estipula que os candidatos só podem deixar os locais de prova faltando 15 minutos para o fim, foi criada, justamente, para pegar esse grupo que já vinha sendo investigado.
"As famílias [dos candidatos] têm muito a lamentar. Pais e mães que estiveram aqui e presenciaram seus filhos sendo presos por fraude, justamente em um concurso de pessoas que vão tentar combater a criminalidade", afirmou Joselito Amaral. Os suspeitos foram pegos em várias cidades do estado, mas a maioria deles na Região Metropolitana do Recife.

A polícia informou que as investigações continuam e outras pessoas podem estar envolvidas. Além dos presos, os agentes apreenderam modernos pontos eletrônicos e um Honda Civic prata, onde estava o líder do esquema. Todos os presos serão ouvidos e, na segunda-feira pela manhã, serão encaminhados para audiência de custódia. Todos responderão pelo crime de fraude.
Coordenada pela Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, as investigações tiveram início há pouco mais de um mês. O material apreendido foi encaminhado para a sede do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Mais informações da 'Operação Ponto Eletrônico' serão divulgadas nesta segunda-feira (30) na sede da Secretaria de Defesa Social. Ao todo, 50 policias civis e 162 PMs trabalharam na operação.


Com mais de 121 mil inscritos - cerca de 80 candidatos concorrendo a uma única vaga – este concurso da Polícia Militar é tido como um dos maiores já vistos no estado. Eles vão disputar as 1.500 vagas disponíveis. A relação de candidatos por vaga é quase o triplo do número de concorrentes a uma vaga do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2014. Na época, havia 30,2 candidatos disputando uma das vagas no curso da universidade.











Comentários

Postagens mais visitadas