GIRO DE NOTICIAS



















Papa condena rejeição a ciganos, mas diz que eles devem respeitar leis





O papa Francisco repudiou a xenofobia e a discriminação contra os ciganos da Europa nesta segunda-feira (26), mas disse que eles também precisam fazer a sua parte respeitando a lei e mandando seus filhos para a escola.
O pontífice fez os comentários durante uma audiência com vários povos itinerantes, como os sinti, marcada por danças coloridas de estilo flamenco e música tradicional de violinos e violão espanhol.
O papa, que já visitou diversos campos de nômades nos arredores de Roma desde sua eleição em 2013, criticou a situação precária na qual muitos deles vivem.
“Não queremos mais ver tragédias familiares nas quais as crianças morrem de frio ou em incêndios”, disse.

Ao defender o direito de os ciganos manterem sua cultura, o papa afirmou: “Chegou a hora de extirpar os preconceitos, as concepções equivocadas e a desconfiança mútua que já duram séculos e que com frequência estão na raiz da discriminação, do racismo e da xenofobia.”
Mas ele também declarou que os ciganos cristãos precisam fazer o seu papel, “evitando tudo que não seja digno deste nome: falsidade, fraude, trapaças, lutas”.
Ele ainda mencionou o tráfico de drogas, o tráfico humano e o abuso de crianças ciganas, muitas das quais mendigam nas ruas das grandes cidades europeias.
Francisco disse que, embora o Estado tenha que garantir a educação, é “tarefa dos adultos fazer com que as crianças vão à escola”.









Britânicos morreram em embarcação que naufragou no Canadá





Cinco cidadãos britânicos morreram no naufrágio do barco de passeio para observação baleias que naufragou na costa da Columbia Britânica, no Canadá, segundo a Reuters, que citou a emissora pública "CBC". Um Vídeo mostra o momento em que embarcação com  27 pessoas naufragou.

Um helicóptero de resgate militar e um avião foram enviados para as águas ao largo da costa após o navio enviar um sinal de socorro em torno de 17h local (22h horário de Brasília), de acordo com o Centro de Coordenação de Resgate Conjunto.
Outras embarcações da guarda costeira estavam envolvidas no resgate.

O barco pertence à empresa Jamie's Whaling Station and Adventure Centres, que oferece, entre outras atividades, excursões para observar baleias.

Esta segunda-feira foi um dia ensolarado em Tofino e o mar não estava agitado, segundo informou a imprensa local.
Rami Touffaha, testemunha da operação de resgate entrevistado pela emissora CBC, comentou que o barco afundou longe da margem porque não se conseguia vê-lo.
A testemunha disse que três ambulâncias foram deslocadas para a região para atender os sobreviventes, resgatados em pequenos botes que iam e voltavam do navio acidentado para a costa.










Chewbacca' é preso por dirigir sem documentos




Um homem fantasiado de Chewbacca, personagem de “Guerra nas Estrelas” foi detido por dirigir sem documentos ao tentar levar um amigo, vestido como um stormtrooper, para votar nas eleições em Odessa, na Ucrânia. Foram necessários vários policiais para conter o homem, que resistiu à prisão.

Ainda caracterizado como o wookie da série de filmes, ele foi levado a um tribunal e condenado a pagar uma multa de 170 hryvnia (cerca de R$ 30) por uma “ofensa administrativa”.

Em seu perfil no Instagram, a polícia ucraniana publicou uma foto de Chewbacca sendo contido por vários policiais e brincou na legenda, confundindo o stormtrooper com um personagem bem mais poderoso: “Nada de extraordinário aqui, apenas Chewbacca detido por estar sem documentos ao conduzir Darth Vader para votar em Odessa, O Sith Lord já disse que a ação foi ilegal porque Chewbacca é seu animal de estimação e serviçal, e portanto não precisa de documentos”.




A polícia não divulgou os nomes dos homens e nem fotos de “Chewie” sem a fantasia.
Segundo o jornal britânico “The Guardian”, personagens de “Guerra nas Estrelas” são figuras comuns nas eleições ucranianas, com pelo menos 16 candidatos se registrando para concorrer como Darth Vader em eleições locais em 2014. Além de fazer campanha vestidos como o personagem, alguns chegaram a mudar seus nomes legalmente antes de se candidatarem.

Na semana passada, também em Odessa, uma estátua de Vladimir Lênin foi reinaugurada após uma reforma, que a transformou em uma escultura de Darth Vader.

A obra foi criada pelo artista Alexander Milov e tem um ponto de wi-fi em sua cabeça. A mudança faz parte da "descomunização" da Ucrânia, prevista em lei aprovada no parlamento do país em abril deste ano.








Policiais franceses usarão câmeras nos ombros para gravar ações



Os policiais que patrulham as ruas da França a pé usarão câmeras para gravar suas ações, evitando assim abusos e agressões, afirmou nesta segunda-feira (26) o primeiro-ministro do país, Manuel Valls, que anunciou uma série de medidas para melhorar a vida nos bairros mais inseguros e isolados.
O chefe do governo fez o anúncio um dia antes do décimo aniversário de morte de dois jovens nos arredores de Paris quando se esconderam em uma central de distribuição elétrica para não serem vistos pelos agentes, um caso que desencadeou uma onda de revoltas em grandes cidades do país e obrigou o governo a decretar toque de recolher.

Valls  fez uma visita a Les Mureaux, um dos bairros mais problemáticos dos arredores da capital, e reconheceu que apesar das iniciativas tomadas pelo governo "os resultados não estão à altura do esperado".
Ele diz que, por esse motivo, o governo definiu medidas para "reconquistar" esses locais. Entre elas está o uso das câmeras nos ombros dos uniformes dos policiais, com as quais o governo pretende evitar que eles abusem de suas funções. As imagens também poderão servir como prova para justificar as ações.

O governo afirma que promoverá as mudanças legislativas necessárias para regular essas câmeras assim como para o tratamento das imagens gravadas por eles nas operações.
Um total de 961 policiais e 573 "gendarmes" (polícia militarizada) usaram essas câmeras, que estão sendo testadas desde abril de 2013, com um resultado que Valls considerou como um "sucesso".
As medidas respondem a uma promessa de campanha do presidente da França, François Hollande, de lutar contra as discriminações na ação policial, alvo de queixas constantes de grupos de jovens, em particular os de origem imigrante. Eles protestam porque os negros e os árabes são vistoriados de forma mais frequente pelos agentes.









Polícia de NY pede boicote aos filmes de Quentin Tarantino




O sindicato da polícia de Nova York está pedindo boicote aos filmes de Quentin Tarantino após o diretor ter participado de um protesto contra a brutalidade policial no sábado (24). As informações são do site da "Entertainment Weekly".

"Não é nenhuma surpresa que alguém que ganha a vida glorificando o crime e a violência seja um odiador da polícia", disse Patrick J. Lynch, presidente do sindicato, em comunicado divulgado no domingo.
"Os policiais que Quentin Tarantino chama de 'assassinos' não estão vivendo em uma de suas fantasias depravadas do cinema - eles estão arriscando e, por vezes, sacrificando suas vidas para proteger as comunidades do crime real e do caos. Nova-iorquinos precisam enviar uma mensagem a este fornecedor de degeneração", diz o comunicado.

A manifestação aconteceu após uma série de mortes de cidadãos afro-americanos pela polícia. "Se estivessem se ocupando, esses policiais assassinos estariam na prisão, ou, pelo menos, sendo acusados na Justiça", disse Tarantino, que já havia participado de um ato em protesto pelo mesmo tema, quinta-feira, na Times Square.
Organizados pelo grupo "RiseUpOctober", os eventos em Nova York buscam chamar a atenção da opinião púbica para a violência policial e pedem uma reforma do sistema de Justiça criminal.
Segundo as agências internacionais, os manifestantes criticam a militarização e a discriminação da polícia, pedindo justiça para as vítimas – membros, sobretudo, das comunidades afro-americanas e latinas – e investigações independentes dos homicídios cometidos por oficiais.










Bancários decidem pelo fim da greve em vários estados



Após 21 dias de paralisação, bancários de vários estados decidem na noite desta segunda-feira (26) se encerram a greve da categoria, iniciada no dia 6 de outubro. Em vários estados, a paralisação chegou ao fim e os bancários vão retornar ao trabalho nesta terça-feira (27).
Assembleias acontecem nesta segunda-feira em todas as bases sindicais da categoria no país. Embora a tendência seja de fim da greve em todo o país, a decisão de cada assembleia regional é soberana.


Veja abaixo as cidades ou estados que decidiram manter a greve (em ordem alfabética):



MATO GROSSO

Os bancários do estado rejeitaram a proposta feita pelos bancos e decidiram dar continuidade à greve. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia geral realizada na tarde desta segunda-feira (26), quando foi recusado o reajuste salarial de 10% proposto pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).


RORAIMA

Em assembleia geral na tarde desta segunda em Boa Vista, os bancários rejeitaram a proposta de reajuste de 10% e decidiram permanecer em greve por tempo indeterminado.
A informação é do presidente do Sindicato dos Bancários de Roraima, Adalton Andrade, que disse ter tido maioria dos votos na escolha de continuar com o movimento.




Veja abaixo as cidades ou estados que decidiram pelo fim da greve (em ordem alfabética):


MATO GROSSO DO SUL

Bancários de Mato Grosso do Sul aceitaram a proposta de 10% de reajuste e decidiram encerrar a greve em assembleia realizada nesta segunda.


MINAS GERAIS

Bancários de Uberlândia encerraram nesta segunda-feira (26) a greve da categoria, que estava em seu 21º dia. Durante assembleia os trabalhadores definiram a retomada das atividades para esta terça-feira (27). A partir das 18h30, a categoria também irá se reunir em Uberaba para deliberar sobre o encerramento da greve. Os bancários de Uberaba também aceitaram a proposta e terminaram a paralisação.


RIO GRANDE DO SUL

Uma assembleia realizada determinou o fim da greve em bancos privados em todo o Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada após a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) aceitar uma proposta da categoria. Os serviços nas serão retomados a partir desta terça. Em relação aos bancos estatais, ainda não foi divulgada a decisão da categoria.


SANTA CATARINA

Bancários de bancos privados, da Caixa e do Banco do Brasil na Grande Florianópolis e todos da região de Criciúma, no Sul do estado, decidiram encerrar a greve em assembleias realizadas nesta segunda-feira (26). Os trabalhadores voltam ao trabalho na terça (27).Outras regiões do estado faziam assembleias


SÃO PAULO

O sindicato do estado de São Paulo decidiu pelo fim da greve nesta segunda. Os bancários de Limeira (SP) aceitaram a proposta de reajuste salarial de 10% feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e encerraram a greve que durava 21 dias, após realizarem uma assembleia. Segundo o sindicato da categoria, que engloba também a cidade de Iracemápolis (SP), as 34 agências públicas e privadas dos dois municípios já foram abertas nesta segunda-feira (26).
Os bancários de Sorocaba e região aprovaram na tarde desta segunda-feira (26) fim da greve em assembleia realizada na sede do sindicato. Segundo os representantes da categoria, foram 217 votos a favor do encerramento da paralisação contra 49 contrários à proposta. As agências voltarão a funcionar a partir desta terça-feira (27). Ao todo, foram 20 dias sem atendimento.



Reajuste salarial de 10%


A última proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenabam) ofereceu reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.
Inicialmente, os bancos ofereceram um reajuste de 5,5%, enquanto os bancários reinvindicavam uma correção de 16% nos salários.
"A nova proposta da Fenaban, apresentada no 19º dia da greve, significa a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados", informou a Contraf, em nota.
Em 12 meses, até setembro, a inflação acumulada chegou a 9,77%, segundo o IPCA-15, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A greve da categoria entou nesta segunda-feira em seu 21º dia. Durante a paralisação, mais de 12 mil das 22.975 agências instaladas no país chegaram a fechar as portas para o público.








Polícia investiga morte de estudante atingido por apagador em Ibitinga




A Polícia Civil de Ibitinga (SP) investiga a morte do adolescente Fernando Fragali de 15 anos que morreu após ser atingido por um apagador de lousa na Escola Estadual Ariovaldo da Fonseca.  De acordo com o delegado Márcio Moretto, a brincadeira de arremessar o apagador aconteceu quando o professor não estava na sala de aula.
“Um colega teria arremessado o apagador e o adolescente acabou sendo atingido na cabeça. Ao chegar em sua casa, ele começou a passar mal, vomitar e foi encaminhado para o pronto-socorro. Devido à gravidade, ele foi transferido para a Santa Casa de Araraquara, onde ficou internado por dois dias, mas morreu na noite de sábado”, afirmou o delegado nesta segunda-feira (26).
O caso aconteceu na última quinta-feira (22). Fernando chegou a ficar internado na Santa Casa de Araraquara, mas não resistiu. Ele foi enterrado neste domingo (25), em Ibitinga.
Segundo o Moretto, informações coletadas em redes sociais apontam que o jovem seria usuário de drogas e uma das hipóteses da morte é overdose. Mas a causa só será confirmada com o laudo do Instituto Médico Legal (IML), que deve ficar pronto em torno de 15 dias.
“O corpo do jovem foi encaminhado para o IML para saber qual foi a causa da morte. Há suspeita de que o adolescente possa ter morrido por causa da agressão do apagador, por uso de drogas ou outra problema que ele poderia estar sofrendo. Então, precisamos do laudo do IML para saber qual o motivo da morte. Por isso, a ocorrência foi registrada como morte suspeita”, explica.
Ainda segundo o delegado, estudantes e professores da escola serão ouvidos. “Abrimos inquérito policial para saber quem lançou o apagador e quem foi o culpado pela agressão. Sabemos que na sala estavam apenas adolescentes e que não havia ninguém maior de idade”, ressalta.
Após a morte, a família registrou boletim de ocorrência na delegacia de Araraquara, que encaminhou o caso para a delegacia de Ibitinga, responsável pela investigação.
De acordo com Moretto, a mãe do estudante relatou para a Polícia Civil de Araraquara que
houve atraso no atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “A mãe não chegou a depor aqui na delegacia, mas o que foi nos passado é que ela alegou que a ambulância responsável pela transferência do jovem teria quebrado, atrasando o atendimento em duas horas. Vamos investigar esse fato para saber se houve atraso e se interferiu no óbito da vítima”, diz.
Em nota, a direção da escola lamenta profundamente a morte de um de seus alunos. Todo apoio e solidariedade estão sendo prestados aos familiares e o caso é investigado pela polícia. A Diretoria Regional de Ensino de Taquaritinga também instaurou uma apuração preliminar. A administração regional e a direção da unidade permanecem à disposição da família.




Reintegração deixa centenas de cães e gatos abandonados no ABC




Centenas de cães e gatos foram abandonados na região do lixão do bairro Cidade São Jorge, em Santo André, no ABC Paulista, depois da reintegração de posse de uma área invadida ilegalmente.
Moradores da região disseram que as autoridades viraram as costas para a situação. A prefeitura afirmou que as famílias assinaram um termo se comprometendo a não abandonar os animais, garantiu ter vacinado e castrado 102 animais e prometeu que fará uma vistoria na área nesta terça-feira (27).
"Isso aqui é um setor de guerra, um descaso total dos animais, nós não estamos dando conta de tantos animais abandonados nesse local, tanto com ajuda financeiras de ração, medicação, castração, pra nós q somos protetoras independentes tá muito difícil, muito difícil mesmo", disse a protetora voluntária de animais Sheila Maia Matovani ao SPTV.
Junto de outros voluntários, Sheila encontra, todos os dias, cães e gatos entocados, machucados ou tentando se alimentar pela área. A proximidade entre animais e protetores é tanta, que os bichos já respondem ao som das vozes das pessoas.
"É só eu chamar que eles vêm comer, porque eles passam muita fome, né? Eu pego alguns pra mandar castrar, quem tem tumor vai pra cirurugias também", comentou Gisélia Gomes Bonfim, protetora há 12 anos.
Para a Médica Veterinária Ana Lúcia Oliveira Meira, a questão implica mais problemas do que o simples abandono dos bichos. "Também é uma questão de saúde pública porque os animais transmitem doenças para população, que são as zoonoses. Esses animais estão migrando em busca de comidas e eles transmitem doenças pra outras regiões", afirmou.
No total, os voluntários já resgataram mais de 70 animais. Número pequeno, perto dos quase duzentos que permaneceram na área.
"Não damos conta. É muito animal. Eles vão brotando nos escombros. Cada vez que a gente vem aqui a gente leva uns dez ou quinze mas o custo disso é muito alto. As ONGs não têm como bancar tudo isso e a prefeitura, infelizmente, não faz a parte dela", disse a protetora Roseli Denaldi.
O problema chegou até à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já que existe uma lei municipal que prevê o acolhimento de animais que estão em locais públicos. "A obrigação mínima que a gente quer que a prefeitura assuma é fazer o recolhimento desses animais e que ela disponibilize um local onde eles possam ser acomodados", afirmou Fernando Torres de Almeida, integrante da Comissão de Proteção ao Animal da OAB de Santo André.










Justiça afasta diretoria de presídio após detenta parir em cela solitária




A Vara de Execuções Penais determinou nesta segunda-feira (26) o afastamento temporário da diretora da penitenciária feminina Talavera Bruce, Andreia Oliveira, e da sub diretora Ana Paula, como mostrou a GloboNews. De acordo com nota na coluna de Ancelmo Gois, no jornal "O Globo", uma detenta da penitenciária foi deixada de castigo no isolamento, mesmo com nove meses de gravidez, e acabou tendo o neném sozinha.
A presa, identificada como Barbara Oliveira de Souza, teria ficado dentro da cela mesmo depois do parto, segundo informações da Justiça. O juiz titular da Vara de Execuções Penais, Eduardo Oberg, determinou ainda a abertura do inquérito policial na 34ª delegacia (Bangu) para apurar os fatos ocorridos dentro do presídio.
Segundo ele, houve gravidade nos fatos relatados após a visita do juiz Richard Robert Fairclough, responsável por fiscalizar o local. O magistrado disse ainda que vai encaminhar ao Ministério Público as peças processuais do caso. A presa deve ser transferida para um hospital psiquiátrico.

"É razoável e ponderável determinar o afastamento da diretora e da subdiretora até a apuração total do procedimento adminstrativo que vai ser aberto na Secretaria de Administração Penitenciária [Seap]", disse o magistrado, em entrevista à GloboNews.
O juiz destacou ainda que houve omissão no relato da diretora do presídio para o juiz que esteve na unidade após receber a denúncia.  " Ela negou a ocorrência do fato, mas foi desmentida pelas presas, que relataram ao juiz Richard tudo que aconteceu no dia do parto. Após ter o bebê e ser atendida no hospital, a detenta ainda retornou ao isolamento. Isso é um absurdo, enfatizou o juiz. 
Em nota, a Seap disse que ela estava "muito agressiva" e, por isso, foi para a solitária, "para sua segurança das demais gestantes". A secretaria diz ainda que a mãe foi separada do bebê por que tentou agredi-lo e o neném foi levado para um abrigo municipal. Uma sindicância foi aberta para apurar o fato e a presa foi levada para um hospital psiquátrico 


Veja a íntegra da nota da Seap:

"A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que a referida interna estava em uma unidade individual porque estava  muito agressiva e, para sua segurança e das demais gestantes, foi mantida separada. A acautelada,em nenhum momento foi submetida a isolamento disciplinar.   Ela foi atendida pela unidade psiquiátrica e reconheceu diante do médico  que era usuária de crack antes de ser presa por tráfico de drogas em abril desse ano. A interna foi levada para o Penitenciária Talavera Bruce por ter descoberto a gravidez e, nessa unidade, há duas celas separada para detentas que estão em período de gestação.
A Seap informa, também que a interna, que tem crises de abstinência de drogas e  sem consciência de que estava em trabalho de parto, acabou dando a luz dentro da cela. Imediatamente inspetores de segurança ao perceberem o fato chamaram o atendimento com prioridade e ela foi levada para o Hospital Albert Schwaitzer.
A Seap informa, também, que o desligamento da criança com a interna foi feito no Hospital Estadual Albert Schweitzer por determinação do juiz da 4ª Vara da Infância e Juventude e do Conselho Tutelar porque  a mãe tentou agredir o bebê. A criança foi encaminhada para um abrigo municipal.
A Seap já instaurou uma sindicância interna para apurar tal fato. A presa, depois que teve alta do hospital retornou para a Penitenciária Talavera Bruce mas será encaminhada para o Hospital Psiquiátrico Roberto Medeiros para tratamento."





Criminosos ameaçaram queimar namorada de dono de academia no RJ





Os homens envolvidos na morte de Felipe Lavina, dono de uma rede de academias na Baixada Fluminense, ameaçaram queimar o carro com a namorada dele, Elen Cury, viva dentro dele. De acordo investigações da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), existe a hipótese de os criminosos conhecerem a vítima, inclusive chamando Felipe pelo nome.

O empresário foi rendido no domingo (25) junto com a namorada em casa e teve R$ 10 mil roubados de um cofre, além de roupas e eletrônicos. Após ser levado para a favela K-11, foi morto com três tiros na cabeça, na frente de Elen.
"Todo o cenário é de latrocínio, mas estamos investigando todas as possibilidades, incluindo homicídio e execução. Estamos trabalhando muito e bem otimistas com os rumos da investigação", disse o delegado Fabio Cardoso, titular da DHBF.





Felipe foi levado para o lado de fora do carro do irmão, um Fiat Punto, juntamente com a namorada. Com a cabeça coberta pelos bandidos, ela ouviu os disparos.
Depois das ameaças,  os criminosos deixaram Elen na rua Serra, em Mesquita, e fugiram com o carro. Em depoimento, ela afirmou ter sido agredida pelos homens. Elen afirmou não ter certeza se eram três ou quatro criminosos.

Nessa segunda-feira, o veículo foi encontrado abandonado em uma favela da região. Após a perícia, o Fiat Punto foi devolvido à família de Felipe.




O corpo do empresário de 27 anos foi enterrado na manhã desta segunda, no Cemitério Jardim de Mesquita, na Baixada Fluminense.
Parentes e amigos estavam muito abalados. O pai da vítima lamentou o crime. "O meu filho entrou para mais uma estatística. Um garoto bom que só sabia trabalhar e estudar", disse Wilson Machado Filho.
Por causa do assassinato, a academia que ele era dono ficará três dias fechada em luto. A polícia acredita que o crime foi mandado.
"Esse fato foi mandado por alguém que conhecia o casal, porque eles [os criminosos] estavam preocupados em tampar o rosto. Dois deles estavam encapuzados, apenas um estava com o rosto destampado. Eles chamaram o Felipe pelo nome e sabiam da existência de um cofre no quarto dele. Eles também se dirigiram diretamente para o quarto e estavam preocupados em mudar a voz", explicou o delegado da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, Luiz Otávio Franco.







Bebê tem pés queimados ao ser levado de UTI para quarto de hospital



A Polícia Civil do Distrito Federal investiga as circunstâncias em que um bebê de 1 ano sofreu queimaduras de segundo grau nos dois pés dentro do Hospital Brasília, no Lago Sul. Segundo a mãe, a publicitária Fernanda Aguiar, de 34 anos, o incidente aconteceu quando Miguel era transferido da UTI para o quarto, após 18 dias de internação por causa de uma otite. O menino foi levado em pé em um berço junto com uma garrafa térmica, que vazou água quente. O líquido atingiu o menino. A unidade de saúde instalou comitê interno para apurar os fatos.

A mãe afirma que uma série de erros aconteceu nos dias em que Miguel esteve internado, desde alimentação errada até má prestação de serviços. "Ele tem alergia à proteína do leite e era sempre oferecido mingau com lactose, por exemplo. Eu trazia a mamadeira de casa e não deixavam a gente esterilizar lá. Pedia todos os dias um raio X e nada era feito. Nos últimos dias, fomos descobrir que ele estava com pneumonia e que a otite tinha se agravado. Só não transferimos ele de lá porque não havia outras vagas."
O garoto foi levado para o quarto na última quinta-feira (22). Ele tomaria os últimos antibióticos e seria liberado para tratamento em casa, na véspera da festa de aniversário do 1 ano. Fernanda e o marido, deixaram o garoto aos cuidados da avó materna para poder limpar a casa.



"A medicação foi feita e tudo estava correndo como previsto. Às 23h17, a minha mãe me liga, desesperada ao telefone com o nosso menino aos berros, informando que Miguel estava com os pés queimados. Eu fiquei desesperada, só pensava coisas ruins. Quando cheguei até o hospital e vi o jeito que as queimaduras estavam, entrei em choque. Ele estava desfalecido, todo molinho e suado de tanto  chorar", conta Fernanda.

Segundo a publicitária, o transporte do paciente dentro do berço é um procedimento do Hospital de Brasília. A medida ocorre porque carregar a criança no colo pode colocá-la em risco de queda. A mãe diz que Miguel foi transportado em pé, com todos os objetos pessoais – mala, sacola de brinquedos e caixa de fraldas – e a garrafa térmica.
"O berço virou um caminhão de mudanças. As coisas dele estavam há 18 dias no chão, porque não havia lugar para colocar. A garrafa térmica, que era o único jeito de esterilizar as mamadeiras, estava fervendo. A enfermeira responsável pela UTI Pediátrica autorizou e acompanhou a transferência nessas condições. Foi uma sessão de terror, erros primários que ocasionaram em queimaduras de 2° grau."
Após o episódio, um cirurgião plástico conversou com os pais e fez curativos. Porém, segundo Fernanda, o Hospital Brasília não se pronunciou e nem pediu desculpas pelo erro. Ela registrou um boletim de ocorrência e pretende entrar na Justiça contra a empresa.



"Ele [o hospital] me disse que as queimaduras não afetaram nenhum tecido, nenhuma articulação e que não irá comprometer os movimentos dele. Eu só queria um pedido de desculpas, um telegrama. Eles não entraram em contato comigo para nada", lamentou.

Por nota, o Hospital de Brasília informou que está prestando todo o atendimento para tornar a recuperação de Miguel mais breve possível. Segundo a empresa, a criança está sendo acompanhada por equipe de cirurgia plástica e permanecerá com estes cuidados até recuperação total.
"Sobre o episódio ocorrido no dia 22 de outubro nas dependências do Hospital Brasília, informamos que a criança estava internada para tratamento de uma síndrome infecciosa. No dia da alta da UTI para o apartamento ocorreu um incidente, e desde então o hospital está prestando todo o atendimento. O Hospital Brasília informa que instaurou um comitê interno para apuração dos fatos."
A mãe de Miguel diz que a única coisa que resta é rezar para que o filho se recupere rapidamente e possa voltar a andar normalmente, sem problemas físicos. Segundo ela, mantê-lo tranquilo tem sido uma missão difícil. Ela diz que a  criança está assustada, com medo até de pessoas conhecidas e extremamente sensível.
"Meu filho está de volta em casa, mas em condições que jamais pensei trazê-lo de um hospital, ainda mais sendo particular e renomado. Olho para ele e não consigo não pensar na dor que sentiu. Fico imaginando como seria bom tê-lo de volta andando e brincando. Tenho fé que suas feridas vão curar e que Deus vai derramar suas bênçãos para que ele não fique com nenhuma cicatriz nem sequela.”




No DF, motorista do Uber é agredido por taxistas e leva 8 pontos na cabeça




Um motorista do Uber levou oito pontos na cabeça depois de ser agredido com cassetete por taxistas no centro de Brasília neste domingo (25). A confusão aconteceu no Setor Hoteleiro Norte e foi gravada com celular. Policiais militares levaram cinco suspeitos para 5ª Delegacia de Polícia, onde assinaram termo circunstanciado e foram liberados.
Um dos registros mostra um motorista do Uber, dentro do carro, sendo hostilizado por um taxista que se aproximava. “Isso não é trabalho, não. Arruma um emprego para você. Compra um táxi para você, aí é trabalho”, diz.
Motoristas do Uber que estavam nas imediações receberam o vídeo do colega e afirmam terem sido fechados por dez taxistas ao passarem pela rua em que ele estava, perto da entrada de um hotel. Em outro vídeo, um taxista se incomoda por estar sendo gravado.

Motorista: Esse aqui puxou uma faca, ó. Esse aqui, ó. Esse aqui tem um canivete.
Taxista: Tira esse celular daí, velho. Tira esse celular daqui. Tira esse celular daqui.
Taxista: Bora, larga o celular no chão, você não é o valentão? Larga aí. 
Outro registro mostra o motorista do Uber Alexandre Rodrigues Rocha com a roupa toda suja de sangue. Depois de levar pontos no hospital e ir para casa, ele se disse horrorizado com as agressões.
“Eles querem voltar ao tempo. Sou trabalhador como eles, nosso serviço é bom, de qualidade, o cliente gosta”, afirma.
O motorista diz que os golpes só pararam com a chegada da Polícia Militar. A vítima registrou ocorrência por lesão corporal, ameaça e dano, mas diz que teme voltar ao trabalho.
“A gente é digno, a gente faz um serviço de qualidade, a gente trabalha, a gente é trabalhador, o sol nasceu pra todos”, diz. “O sol nasceu pra todos, ninguém impediu eles de trabalhar, ninguém está fazendo nada com eles, mas agora como que eu saio com uma tranquilidade sendo ameaçado por 10, 15 taxistas?”



A presidente do Sindicato dos Taxistas, Maria do Bomfim, disse que não aprova o comportamento dos colegas e que vai se reunir com os diretores da entidade nesta segunda para discutir a respeito.
Em nota, o Uber lamentou a situação. “É inaceitável ver violência sendo usada contra gente que respeita as leis. Isto serve tanto para os motoristas parceiros, que querem trabalhar honestamente, como para os usuários, que estão exercendo seu direito de decidir como se mover pela cidade. Acreditamos que qualquer conflito deve ser administrado pelo debate de ideias entre todas as partes, incluindo especialmente o usuário. Mais do que isso, acreditamos que ideias são à prova de violência."  
Rocha afirmou ainda que as ameaças são constantes e disse esperar que o governo intervenha na situação. No dia 6 de agosto, o governador Rodrigo Rollemberg vetou integralmente o projeto que proibia o uso de aplicativos de transporte individual pagos no DF, como o Uber. O serviço é defendido por passageiros e condutores sem licença, mas foi alvo de protestos de taxistas em todo o mundo.
Rollemberg disse na ocasião entender que o projeto tinha vários vícios de inconstitucionalidade e anunciou que abriria prazo de 90 dias para discutir a possível regulação. Com o veto, ficou valendo a legislação de trânsito atual. O artigo 231do Código Nacional de Trânsito diz que qualquer meio de transporte individual remunerado de passageiros precisa de autorização estatal para funcionar.








Mãe é presa em flagrante ao tentar trocar filho de 1 ano por drogas 



Uma mulher de 38 anos foi presa em flagrante por suspeita de tentar trocar o filho de 1 ano e 5 meses por drogas em Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, informou a Polícia Militar nesta segunda-feira (26). Moradores chamaram a PM e cuidaram da criança até o socorro chegar.
Segundo a polícia, o caso ocorreu por volta das 20h35 de sábado (24) no pátio do prédio onde a mulher morava, no bairro Monte Alegre. Os moradores disseram à PM que ela deixou o filho no carrinho em um canto e começou a abordar vizinhos.
Ela pedia pedras de crack e disse que, em troca, daria o filho como forma de pagamento. Os vizinhos chamaram a polícia e ficaram com a criança até que o socorro chegasse.
A suspeita foi presa em flagrante. De acordo com a PM, ela estava com forte cheiro de álcool e muito alterada. Os policiais ficaram com o bebê até a chegada do Conselho Tutelar. A mulher foi levada para a Polícia Civil.

Na delegacia, a suspeita ficou em silêncio na hora do depoimento. Depois do flagrante, ela foi levada para o presídio. A mulher não tinha passagens pela polícia.
O Conselho Tutelar informou que o bebê está em um abrigo. A entidade aguarda a Justiça definir se algum parente ficará com a guarda da criança ou se o menino continuará no abrigo.



Grávida em abrigo entra em trabalho de parto e é removida de barco 




Uma mulher em trabalho de parto precisou ser resgatada de barco, na madrugada desta segunda-feira (26), em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí. Ela estava em um abrigo montado na cidade com outras famílias que tiveram as casas atingidas por alagamentos. Como abrigo também estava ilhado, foi preciso uma operação especial para levá-la até o hospital mais próximo.

A gestante chegou a receber no abrigo o atendimento de um médico, que constatou que o trabalho de parto estava avançado. A Defesa Civil local foi acionada, e o motorista Edson Manieski, de 49 anos,  que também atua como voluntário, foi designado para buscá-la de barco. Ele estava dormindo quando recebeu o chamado pelo rádio.

“Tinha médico e enfermeira junto. Foi meio nervoso, mas deu tudo certo. Tinha bombeiro aguardando do outro lado da cidade, está tudo ilhado.”

Ao chegar ao lado de seco, a mulher foi levada para o Hospital Regional de Rio do Sul. De acordo com a unidade de saúde, a mulher deu à luz um menino, de parto normal. Mãe e bebê passam bem. “Deu tudo certo no final. É uma alegria, fico emocionado”, disse o voluntário.



Apesar da aparente melhora no tempo, Rio do Oeste e Rio do Sul são dois dos municípios mais prejudicados pelas chuvas de outubro. Ruas e casas continuam alagadas.

Em Rio do Oeste, a Rua Sete de Setembro, que atravessa a cidade, seguia tomada pela água nesta segunda (26), assim como as casas de mais de 800 pessoas, abrigadas em pavilhões da prefeitura e residências de parentes. Das 15 comunidades rurais, 13 estão ilhadas.
O Rio Itajaí do Oeste começa a baixar cerca de dois centímetros por hora, segundo a Defesa Civil. A medição das 7h de segunda-feira registrou 9,30m, uma melhoria na comparação com os 9,97 da manhã de domingo (25).
Na cidade de Rio do Sul, o Rio Itajaí-Açu também começa a baixar. Dos 10,71m registrados sexta-feira (23), passou para 8,61 na manhã desta segunda-feira. Ao todo, 20 mil moradores precisaram sair de casa, devido a alagamentos. Segundo a Defesa Civil, 900 pessoas estão alojadas nos 13 abrigos montados pela prefeitura.

As unidades básicas de saúde nos bairros precisaram ser fechadas, também foram tomadas pela água. No caso de uma emergência, o atendimento está sendo dado na Policlínica Regional ou no Hospital Regional do Alto Vale, localizados fora da área de inundação. A rede de ensino municipal e estadual está funcionando parcialmente.

Desde sábado, a prefeitura trabalha na limpeza e remoção de entulhos das ruas, praças e casas da cidade.
Em Rio do Oeste, as aulas estão suspensas desde quinta-feira (22). Como as escolas estão alagadas, os professores dão ajuda nos abrigos, atendendo vítimas, auxiliando na cozinha e limpeza.

No principal abrigo da cidade, instalado na igreja católica, um ônibus com médicos e enfermeiros atende à população. O município não dispõe de hospital. No fim de semana, o único posto de saúde  da cidade atendeu em regime de plantão. Na tarde desta segunda-feira, uma creche voltará a funcionar.

Moradores perderam móveis, agricultores perderam plantações, o comércio e a indústria também tiveram prejuízos com a chuva na região. O levantamento dos gastos ainda está sendo elaborado pela Defesa Civil e a prefeitura.
O único acesso a Rio do Oeste, o município de Laurentino está alagado, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina. A equipe da RBS TV embarcou na tarde de sábado (24) numa caminhonete do Corpo de Bombeiros para chegar até os moradores atingidos pela chuva, mas teve que abandonar a viatura, pois o veículo ficou inundado pela água.
“Só em 1983 e 1984, fora isso, nunca não tinha visto enchente com esse volume de água”, diz Luís Carlos Müller, secretário de saúde de Rio do Oeste.
Com 7 mil habitantes, o município tem 850 pessoas desabrigadas, 70% da cidade está submersa. Das 15 comunidades rurais, 13 estão ilhadas.

“Isso tudo vai influenciar na economia do município, porque é essencialmente agrícola. Consequentemente, a indústria parou e o comércio também. Sem dinheiro, não há como gastar”, preocupa-se Humberto Pessati, prefeito de Rio do Oeste.







Padre de 80 anos morre de infarto após bênção em igreja de Porto Alegre





Um padre morreu na noite de domingo (25) ao final de um missa da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Tristeza, Zona Sul de Porto Alegre. José Werle, de 80 anos, estava na paróquia desde a sua inauguração, há 33 anos. Conforme a Cúria Metropolitana, a morte ocorreu após a distribuição da hóstia, quando ele levantou as mãos e disse "oremos". Em seguida, caiu ao chão devido a um infarto fulminante. Havia cerca de 130 pessoas assistindo à missa. 

A jornalista e revisora de textos Vanessa Reis Fernandes, 29 anos, estava ajoelhada quando o padre caiu, mas sua sogra estava de pé e viu o ocorreu. "Ela me contou que ele começou a olhar para cima, inclinando cada vez mais a cabeça para trás. Depois caiu para o chão", conta Vanessa.
Três médicos e uma enfermeira correram até o altar para prestar socorro ao padre. Entre eles estava a sogra de Vanessa, que é enfermeira. Já a jornalista saiu da igreja para acionar o Samu. "O grupo que foi até o altar fez massagem cardíaca nele por cerca de 10 minutos, até a chegada do Samu." Neste meio tempo, quem estava com crianças deixou a paróquia.

Os médicos do Samu aplicaram soro e medicação específica para infarto. Também fizeram cerca de 30 minutos de massagem cardíaca. Entretanto, o padre não respondeu. Logo depois de  constatada a morte, os fiéis começaram a fazer o velório do padre, após ter sido colocado em cima de um colchão. 

O marido da jornalista, o engenheiro de suporte de TI Rodrigo Scalon Fernandes, 30 anos, também estava na missa. Ele lembra que o padre já tinha passado mal no mesmo local, há 21 anos. "A cena meio que se repetiu. Lembro dele ser atendido no mesmo local", conta. 
Desde lá a saúde de Werle vinha se agravando, afirma Rodrigo. Nos últimos anos, o religioso deixou de rezar todas as missas durante o final de semana devido a saúde debilitada. "A gente tentou fazer nosso casamento com ele, mas o padre disse que não aguentaria fazer tantas celebrações ao mesmo tempo".
Rodrigo tem boas lembranças do padre, com o qual fez a primeira comunhão, em 1995. "Foi sempre um padre muito querido, brincava com as crianças. Quando eu era criança, me lembro dele distribuindo santinhos, o que fazia até hoje". Já Vanessa lembra que gostava de confessar com Werle, já que o padre também era psicólogo. 

Mesmo com a morte do pároco, ele diz que o sentimento não é de tristeza. "Foi uma morte santa. Deus não chamou ele no começo da missa, mas no final. Depois de ter celebrado". A professora Lúcia Soldera estava na missa e relatou que a cena foi muito impactante. "Durante a missa, ele falou que estava feliz. Convidou para rezar a oração após a comunhão e simplesmente desabou." 

Há dois anos, o padre se tratava de um câncer na região do peito, próximo ao coração. Ele era padre há 53 anos. Werle está sendo velado nesta segunda-feira (26) na igreja onde ocorreu o incidente. No final da tarde, ocorrerá a cremação no Crematório Metropolitano.







Empresário é morto após ser baleado quando chegava ao trabalho



Um empresário foi morto nesta segunda-feira (26) após ser baleado quando chegava em sua empresa para trabalhar, no Bairro Ipiranga, em Goiânia. Rildo José Brasão, de 41 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o suspeito passa pelo local em um carro, efetua os disparos e foge. 

O crime ocorreu pouco depois das 7h, quando Rildo chega ao local e estaciona seu Toyota Corolla branco na calçada da empresa de esquadrias de alumínio.
Em seguida, um VW Fox branco aparece no vídeo e o condutor atira contra o empresário.
Ferido, Rildo abre a porta do carro e cai no chão. Ele também estava armado e atirou contra o veículo, mas o atirador consegue fugir.
O empresário senta no chão e se apoia na porta de trás, mas logo se deita segurando a arma. Ele foi socorrido e conduzido ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A Polícia Civil investiga o caso.













Mercúrio de garimpo ilegal ameaça água em Pontes e Lacerda





A atividade de extração de ouro no garimpo ilegal explorado há cerca de dois meses na Serra da Borda pode estar contaminando a água da rede de abastecimento do município de Pontes e Lacerda, localizado a 18 km do local e a 483 km de Cuiabá. O alerta partiu da secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luisa Peterlini, na última sexta-feira (23). De acordo com a secretária, os garimpeiros que estão explorando a área da Serra da Borda têm levado a terra das jazidas para lavagem em suas casas no município com utilização de mercúrio, metal que, em sua forma líquida, auxilia no processo de separação do ouro.
A prática é recorrente em garimpos, mas, no caso de Pontes e Lacerda, tem acontecido também no interior das casas – de modo que a água desprezada na lavagem da terra, contendo traços de mercúrio, está escoando para a rede de abastecimento da cidade, o que pode contaminar a água consumida pelas famílias.

Essa água está indo para a rede de abastecimento de água porque as pessoas estão lavando em casa essa terra. Então, a Sema vai atuar para reprimir, para impedir que isso aconteça”, anunciou a secretária após reunião entre o governo estadual e parte das forças de segurança que deverão participar da operação de retirada dos garimpeiros da Serra da Borda, onde a extração de ouro foi apontada como ilegal pela Justiça Federal.
Segundo Peterlini, a Sema deverá orientar a população para não usar o mercúrio e para não descartar a água da lavagem no ralo das casas ou nos rios e córregos da região. Amostras de água já foram colhidas no município para averiguar o nível de contaminação da água por mercúrio.

O garimpo na Serra da Borda vem sendo explorado há cerca de dois meses por garimpeiros profissionais e ocasionais, atraídos por notícias de grande volume de ouro na região. O local chegou a ter um pico de sete mil pessoas em atividade.
Entrentanto, no último dia 16, a Justiça Federal acolheu denúncia do Ministério Público Federal de que a atividade na área é ilegal por não ter autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que controla a extração de minério em todo o subsolo do território brasileiro (que é de jurisdição da União).
Logo, a Justiça Federal determinou a evacuação da área e o fim da atividade ilegal. Para isso, decretou que, caso necessário, forças de segurança fossem usadas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já informou os garimpeiros da decisão, apelando para que eles saiam voluntariamente. Até a última sexta-feira, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) estimou a presença de 350 a mil pessoas no garimpo.
Por enquanto, a Polícia Federal (PF) ainda planeja a operação de cumprimento da decisão judicial junto à PRF e às forças estaduais de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, que deverão dar suporte à operação. O governador Pedro Taques (PSDB) também solicitou a presença da Força Nacional de Segurança para a operação, cuja data de início ainda não foi divulgada.







Avião encontrado no PR com marcas de tiros foi interceptado pela FAB





A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o avião monomotor encontrado no aeroporto de Paranavaí, no noroeste do Paraná, nesta segunda-feira (26), é a mesma aeronave que foi interceptada por um caça no sábado (24), em Japorã, Mato Grosso do Sul.
Por meio de nota, a Aeronáutica informou que a interceptação da aeronave Neiva EMB-721C, matrícula PT-EXP, ocorreu durante uma operação rotineira de policiamento do espaço aéreo. “As ações foram adotadas por se tratar de uma aeronave suspeita de tráfico de drogas que desobedeceu todas as orientações feitas pela defesa aeroespacial”, diz ainda o documento.
O avião foi encontrado abandonado pela Polícia Civil na manhã desta segunda. O delegado Carlos Henrique Rossato Gomes já suspeitava que a aeronave fosse a mesma por causa dos tiros na asa esquerda. A polícia não soube informar desde quando o avião estava parado no aeroporto municipal e quem é o dono do monomotor.
"No interior da aeronave havia apenas um banco, levantando ainda mais a suspeita de que o monomotor é utilizado para o tráfico de drogas ou contrabando”, detalha o delegado.




No sábado, moradores de Japorã presenciaram a perseguição de aviões no céu do município. Um rapaz que fez um vídeo da perseguição que durante a gravação um dos aviões atirou diversas vezes.
No domingo (25), a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que um avião sem plano de voo e que fazia uma rota “conhecida por ser utilizada para atividades ilícitas” foi interceptado no sábado. A Aeronáutica disse ainda que atirou na aeronave durante a interceptação. No entanto, o avião “evadiu-se pela fronteira com o Paraguai” e não foi localizado.
O avião apreendido foi levado para o pátio da Delegacia da Polícia Civil de Paranavaí.


Documentos encontrados dentro do avião serão encaminhados à Polícia Federal que vai investigar o caso. O órgão adiantou que em 2012 o monomotor foi apreendido pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai carregada com mercadorias eletrônicas e medicamentos. Na época, cinco pessoas foram presas, entre elas um piloto brasileiro.
Nenhum tripulante foi encontrado pela polícia até as 20h desta segunda-feira (26).


















Comentários

Postagens mais visitadas