BASTIDORES DA TV
TUDO SOBRE A NOVELA QUE VEM DEIXANDO A GLOBO PARA ATRÁS EM TERMOS DE CRESCIMENTO E REVOLUÇÃO NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA
O Sucesso!!!
Começo me desculpando pelo trocadilho infame no título. Mas é notável o feito da Record com sua novela “Os Dez Mandamentos”, que está incomodando a Globo nesta estreia da aguardada novela de João Emanuel Carneiro, “A Regra do Jogo”. Por causa do sucesso da trama bíblica, a concorrente vem empurrando sua nova atração para mais tarde, tentando minimizar o confronto direto. A novela das nove da Globo (que já foi das oito), está sendo jocosamente chamada de “novela das dez”.
“Os Dez Mandamentos”, escrita por Vívian de Oliveira, com direção geral de Alexandre Avancini, é a sexta produção bíblica da Record nesta década, a primeira no formato telenovela. As anteriores foram exibidas como histórias seriadas ou minisséries (“A História de Ester”, “Sansão e Dalila”, “Rei Davi”, “José do Egito” e “Milagres de Jesus”). De longe, é a produção de maior sucesso e repercussão.
Para transformar a saga de Moisés em novela, a autora Vívian de Oliveira apresenta a trama de forma folhetinesca, com entrechos que prendem o público de novelas. Mas sem fugir do ranço do texto bíblico, com muitas frases de doutrinação religiosa, que na maioria das vezes soam teatrais, principalmente quando empostadas por algum ator desavisado. O tom teatral é até de se esperar em uma produção do gênero – estranho seria se tudo fosse coloquial ou realista demais.
O elenco tem atores experientes em ótimas interpretações, como Denise Del Vecchio (Joquebede), Vera Zimmermann (Henutmire) e Adriana Garambone (Yunet). Guilherme Winter vive Moisés de forma correta. Sérgio Marone chama a atenção com seu Ramsés, assim como Zé Carlos Machado, que viveu o faraó Seti I.
A Record atingiu um bom patamar com sua experiência em minisséries bíblicas. A produção de “Os Dez Mandamentos” é caprichada, a direção (equipe de Alexandre Avancini), cuidadosa. Os cenários e figurinos estão mais coerentes após a correção na fotografia, que deixou a novela menos iluminada, com efeito, menos colorida e carnavalesca.
E a trama está em sua melhor fase – todos conhecem a incrível história das pragas do Egito -, justificando a boa repercussão. Por causa do sucesso que vem fazendo, “Os Dez Mandamentos” foi espichada para meados de novembro, ganhando, pelo menos, mais 20 capítulos além dos 150 inicialmente previstos. Sexta-feira, 04/09, foi ao ar o capítulo 120.
A novela estreou em março e já começou bem no Ibope: nos dois primeiros meses, marcou uma média de 12 a 13 pontos na Grande São Paulo (cada ponto equivale a 67 mil domicílios), desbancando o segundo lugar do SBT no horário. E a audiência foi crescendo. A média geral, até o momento, é de 14 pontos, que certamente será maior até o seu encerramento. Na semana passada, com o desenrolar da primeira praga do Egito (a água se transformou em sangue), “Os Dez Mandamentos” fechou com média semanal de 19 pontos.
Há muito tempo a Globo reconhece a repercussão da concorrência e se mobiliza para enfrentá-la. Já na época de “Pantanal” (da TV Manchete, em 1990), medidas foram tomadas para diminuir os efeitos da concorrente sobre sua programação. Na época, a Globo chegou a lançar uma novela (“Araponga”, de Dias Gomes) para concorrer diretamente com “Pantanal”. Sabemos que de nada adiantou.
A Record guardou a melhor fase de “Os Dez Mandamentos” para enfrentar a estreia de “A Regra de Jogo” – ainda que o confronto não seja direto, mas por alguns minutos. Assim, além do telespectador que já é fiel à novela, ela fisga ainda a parcela curiosa com as pragas do Egito, se aproveitando do fato da concorrente não ter tido tempo hábil para conquistar público com sua nova atração.
Lembrando que João Emanuel Carneiro enfrentou problema semelhante em 2008, com a estreia de “A Favorita”, que em seu início bateu de frente com a melhor fase de repercussão de “Os Mutantes”, da própria Record. O fato é que “A Regra do Jogo” herdou audiência em baixa de “Babilônia”. E “Os Dez Mandamentos” fica no ar por apenas mais dois meses. Esse jogo pode virar, quando estrear a nova produção da Record (“Escrava Mãe“, que não será uma trama bíblica).
O bom disso tudo é que são duas produções bem distintas em horários (quase) subsequentes, de canais diferentes. Representam diversidade para o público. As emissoras podem até impor suas regras. Cabe ao telespectador querer jogar ou não.
Personagens em Destaque!!!
Moisés
(Guilherme Winter)
Moisés é salvo ainda bebê por sua mãe Joquebede que o coloca num cesto e o entrega ao rio Nilo para livrá-lo da ira do Faraó, que havia decretado que todo menino hebreu deveria morrer. A princesa Henutmire, filha do Faraó, o encontra no rio e o acolhe por compaixão. Moisés cresce como um príncipe até que cai em desgraça e deixa o Egito para viver como pastor de ovelhas. Após seu encontro com Deus, Moisés retornará ao Egito para libertar seu povo da escravidão e enfrentará aquele que um dia teve como um irmão – Ramsés.
Nefertari
(Camila Rodrigues)
Nefertari é criada como filha do Sacerdote Paser, mas na verdade é fruto do relacionamento amoroso entre Yunet e Disebek, seu verdadeiro pai. Ela vive no harém do palácio tendo como companheiros de brincadeiras Moisés e Ramsés. Os três crescem e, o que era brincadeira, torna-se uma disputa romântica com consequências imprevisíveis. Acostumada a ter os dois amigos a seus pés, Nefertari fica dividida entre um e outro. Apesar de sua índole boa, Nefertari pensa como uma nobre egípcia e convive naturalmente nesse mundo, sem dar grandes importâncias ao drama dos hebreus.
Ramsés
(Sergio Marone)
Homem bonito, elegante e sedutor. Filho de Tuya e Seti I, Ramsés é criado para ser o futuro faraó do Egito. Ama Moisés como a um irmão, apesar de suas origens hebreias. Essa grande amizade sofrerá seu primeiro abalo quando eles disputarem o amor da bela Nefertari, companheira de infância dos dois. Quando se tornar Faraó, Ramsés dará vazão a toda sua megalomania, aumentando o sofrimento do povo hebreu. Sua amizade por Moisés se tornará ódio mortal quando ele retornar ao Egito pedindo a libertação dos hebreus em nome de Deus. Ramsés se considera o próprio deus na terra.
Joquebede
(Denise Del Vecchio)
Mulher doce e forte, com um olhar que transmite serenidade, sabedoria e fé. Joquebede é capaz de tudo para preservar sua família. Ela salva seu filho Moisés da morte ao colocá-lo dentro de um cesto no rio Nilo, confiando que Deus tomará conta de seu bebê. Apesar de todo sofrimento, ela nunca perde a fé e confia em Deus plenamente.
Yunet
(Adriana Garambone)
Dançarina e mulher de conveniência para soldados, aguarda sua chance de ascender socialmente. É apaixonada por Disebek, mas seu amado a deixa grávida para se casar com a princesa Henutmire. Levada para o palácio pelo próprio amante, Yunet resolve seduzir o Sacerdote Paser e se casa com ele, enganando-o com sua suposta virtude e escondendo a real paternidade da criança. Torna-se nobre e dama de companhia de Henutmire, a quem inveja e odeia em segredo. O grande sonho de Yunet é que sua filha, Nefertari, se case com Ramsés e se torne rainha do Egito. E ela fará o que for necessário para que isso aconteça.
Henutmire
(Vera Zimmermann)
Henutmire encontra o bebê Moisés nas águas do Nilo e o salva por compaixão. Ela o entrega a ama de leite Joquebede, sem saber que se trata da mãe biológica do menino. Henutmire não consegue levar uma gravidez a termo e, quando Moisés completa três anos, ela o retira de sua família hebreia e o cria como seu filho. Mulher de bom coração, sofre com as infidelidades do marido e mal sabe que sua dama de confiança, que se faz de grande amiga, na verdade a odeia.
Xuxa entra na Trama!!!
Um dos destaques da estreia da apresentadora Xuxa Meneghel na Record, foi a participação do elenco da novela Os Dez Mandamentos. Em clima de descontração, os atores Guilherme Winter, Gisele Itiê, Camila Rodrigues e Sérgio Marone revelaram detalhes dos bastidores da novela, e até brincaram sobre a coreografia das lutas de espada.
Em determinado momento, Xuxa revelou que tentou participar da novela, mas acabou sendo cortada. "Quando eu entrei, vi aquele castelo lindo, já quis tirar um monte de foto. Acho que a galera lá não gostou muito, não", brincou a loira. O programa então apresentou um VT que mostrava Xuxa em uma das cenas de Os Dez Mandamentos.
Uma edição especial possibilitou a interação de Xuxa com a novela. A cena em questão era o casamento de Ramsés (Sérgio Marone) e Nefertari (Camila Rodrigues). Com muito humor, Xuxa Meneghel comentou a relação dos dois, provocando até um barraco que abalou o casamento.
Dramaturgia da Globo torce pelo sucesso da Record
Há uma situação no mínimo inusitada acontecendo na Globo, de seus profissionais torcerem para que a Record possa voltar a fazer alguma ameaça à líder de audiência. E isso principalmente entre pessoas da área de dramaturgia.
Para esses profissionais --autores, diretores e técnicos– seria importante que a concorrente também exibisse produções de sucesso e provocasse uma sacudida no mercado para que eles pudessem ser ainda mais valorizados em casa.
O problema em questão é passar do desejo à prática, ou seja, acontecer essa forte reação da Record, porque nada indica para isso. Bem ao contrário, até porque o momento requer os pés no chão, economia mesmo, nada de "loucuras" nos próximos tempos.
Não se pode esperar, inclusive, que "Os Dez Mandamentos", que estreia no ano que vem, possa operar milagres. É pouco.
Assim sendo, a Globo, tudo indica o cenário atual, vai permanecer absoluta, ditando o ritmo, as regras. É bom, portanto, não alimentar falsas ilusões.
Por que o público assiste à novela "Os Dez Mandamentos" da Record?
A primeira novela bíblica brasileira, "Os Dez Mandamentos" tem batido recordes de audiência pela Record. O sucesso é tanto que a novela já foi vendida para a Angola, de acordo com a emissora.
A novela, que é transmitida no mesmo horário do "Jornal Nacional", da Globo, tem marcado entre 16 e 17 pontos de média na audiência, com picos de 18 pontos, assustando a concorrente. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.
Em Recife, na capital de Pernambuco, a novela conquistou o primeiro lugar isolado e os atores agradeceram aos telespectadores; veja na galeria e dê sua opinião na enquete abaixo.
FONTE DE PESQUISA IG
Por isso, o iG perguntou: por que você assiste à novela "Os Dez Mandamentos"? Foram 4.690 votos. O internauta, segundo pesquisa, "não gosta do que passa na concorrência". Foram 1.933 votos, que corresponde a 41.22% do total. Depois, "as histórias inspiradoras" tiveram 1.378 votos. Em terceiro lugar, a resposta "porque é uma novela bíblica e sou religioso (a)" teve 830, o que corresponde a 17.7% do total.
Os cenários e figurinos e os atores também contam: foram 460 e 89 votos, respectivamente.
Comentários
Postar um comentário