GIRO DE NOTICIAS
Homem-bomba explode em mesquita xiita na Arábia Saudita
Um homem-bomba matou duas pessoas nesta sexta-feira ao tentar entrar em uma mesquita muçulmana xiita no leste da Arábia Saudita, de acordo com testemunhas, no segundo ataque do tipo em uma semana. O Estado Islâmico reivindicou o atentado.
Uma testemunha identificada somente como Ahmed disse que estava com sua família perto da mesquita al-Anoud quando "uma rápida explosão" aconteceu. Ele não sabia a causa da explosão. Ele disse que um homem foi morto ao tentar impedir o homem-bomba de chegar à mesquita. Outra testemunha disse que um pedestre também foi morto pela explosão.
Moradores publicaram fotos do corpo do homem suposto de ser o autor do ataque, assim como fotos de grandes nuvens de fumaça preta acima da mesquita.
Perfis em redes sociais mostraram um vídeo com objetivo de mostrar a congregação dentro da mesquita reagindo com choque e alarme ao som da explosão fora do prédio.
Um atentado suicida em 22 de maio matou 21 adoradores em uma mesquita xiita no vilarejo de al-Qadeeh em um ataque de autoria reivindicada pelo Estado Islâmico.
EUA tiram Cuba da lista de terrorismo
Os Estados Unidos tiraram formalmente Cuba de sua lista de Estados que financiam e apoiam o terrorismo, informou o Departamento de Estado americano nesta sexta-feira (29). A retirada elimina um obstáculo na volta das relações diplomáticas entre os países.
"Embora os Estados Unidos tenham significativas preocupações e discordâncias em relação a um amplo leque de políticas e ações de Cuba, elas não incorrem nos critérios relevantes para a rescisão da designação de um Estado patrocinador de terrorismo", afirmou o porta-voz da chancelaria americana, Jeff Rathke, em uma nota oficial.
Em dezembro de 2014, os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram a decisão de avançar para o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, rompidas desde 1961, dois anos após a Revolução Cubana, em meio a tensão da Guerra Fria. Os dois países negociam os detalhes desta reaproximação.
Em abril, o presidente americano anunciou a intenção de retirar Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo e enviou um informe ao Congresso ressaltando a proposta. Cuba exigia que a medida ocorresse antes de se avançar no diálogo da reaproximação diplomática entre os dois países.
Cuba era um dos quatro países que os EUA acusam de apoiar o terrorismo globlal. Os outros países na lista são Irã, Sudão e Síria.
Queda de guindaste deixa sete feridos em Nova York
Pelo menos sete pessoas ficaram feridas neste domingo em Nova York após a queda de um guindaste móvel que carregava grande carga e estava sendo erguido, informaram fontes oficiais.
O acidente ocorreu na Madison Avenue, no centro de Manhattan, quando o guindaste transportava até o 30° andar de um edifício equipamentos de grande tamanho.
"Pareceu como se um vagão de trem caíssem ao lado do edifício", disse à emissora "NBC" Meredith Kelly, que presenciou o acidente.
A polícia de Nova York informou que o acidente ocorreu por volta das 10h45 local (11h45, em Brasília).
A queda do equipamento afetou edifícios próximos e veículos que se encontravam na via, segundo os testemunhos recolhidos por meios de comunicação locais.
O departamento de operações especiais da Polícia confirmou que sete pessoas ficaram feridas, mas nenhuma delas em estado grave.
Malásia contabiliza número de corpos que estão em fossas de imigrantes
A Malásia acredita que 139 corpos estão sepultados nas fossas encontradas em acampamentos na fronteira com a Tailândia e utilizados por traficantes de seres humanos.
"Levando em consideração o tamanho das fossas e depois de ter trabalhado na região temos uma imagem mais clara, segundo a qual cada fossa corresponde a uma pessoa", disse o vice-ministro do Interior, Wan Junaidi Tuanku Jaafar.
Ao ser questionado pela AFP se acredita que 139 cadáveres estão sepultados, já que foram encontradas 139 fossas, o vice-ministro respondeu de maneira afirmativa.
Segundo a investigação preliminar, os corpos estavam envolvidos em um lençol branco, seguindo a tradição islâmica.
Na segunda-feira, a polícia anunciou ter encontrado em uma zona remota do norte do país 139 fossas e 28 acampamentos, que pareciam ter sido abandonados pouco tempo antes.
As autoridades acreditam que os acampamentos foram utilizados por traficantes de imigrantes, bengaleses e integrantes da minoria rohingya, residente em Mianmar.
A atual crise dos migrantes explodiu no início de maio, quando a Tailândia descobriu no sul de seu território, no meio da selva, campos de imigrantes e fossas.
Após a descoberta, Bangcoc decidiu atuar de maneira mais rígida contra o tráfico de imigrantes.
Pressionados, os traficantes passaram a abandonar milhares de imigrantes em alto-mar.
Depois de rejeitar, em um primeiro momento, a entrada dos imigrantes, Malásia e Indonésia aceitaram dar abrigo temporário às pessoas afetadas.
A polícia malaia anunciou a detenção desde o início do ano de 37 suspeitos de tráfico de seres humanos.
Líder do Parlamento da Venezuela diz que vai processar jornais estrangeiros
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, disse em entrevista neste domingo (31) que planeja entrar com ações judiciais contra jornais da Espanha e Estados Unidos que o ligaram ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
O "Wall Street Journal" noticiou há duas semanas que promotores federais norte-americanos estariam juntando provas e interrogando ex-traficantes de drogas e desertores das forças armadas para denunciar o líder do Parlamento venuzuelano. Ele é o político número 2 do Partido Socialista.
O jornal espanhol "ABC" publicou em janeiro uma reportagem que dizia que o ex-chefe de segurança de Cabello havia fugido para os Estados Unidos com provas de que o presidente do parlamento estaria envolvido no tráfico de drogas.
Cabello nega as duas acusações, e já processou três meios de comunicação venezuelanos por terem republicado a matéria do ABC.
"Eu já processei aqui na Venezuela, mas também vou entrar com ações na Espanha, eu também vou entrar com ações nos Estados Unidos", disse Cabello em entrevista transmitida por uma rede de televisão neste domingo.
"Não pode ser que na Espanha a imprensa possa fazer isso - sujar o nome de alguém sem qualquer tipo de prova. Nos Estados Unidos, isso não pode acontecer."
Cabello não mencionou o "Wall Street Journal" ou o "New York Times", que também realizou reportagem dizendo que o político estaria sendo investigado pelas autoridades norte-americanas.
Mas disse também que "este cara do 'ABC'...se meteu em uma grande confusão, pois eu vou processá-lo lá na Espanha."
Até a conclusão desta matéria o "Wall Street Journal" ainda não havia respondido um e-mail pedindo esclarecimentos sobre o caso. A Reuters também não conseguiu obter declarações do "New York Times" ou do "ABC", que neste domingo (31) publicou uma nota em seu site repercutindo as declarações de Cabello.
O governo do presidente Nicolas Maduro saiu em defesa de Cabello, chamando as acusações de propaganda patrocinada por Washington para enfraquecer a atual administração.
Autoridades norte-americanas há anos dizem que a Venezuela se tornou o principal ponto de transbordo para as drogas produzidas nas vizinha Colômbia, e acusaram um número de membros do alto escalão do governo de envolvimento no tráfico. As autoridades venezuelanas negam as acusações.
Opep deve manter meta de produção de petróleo na reunião de 5 de junho
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manter sua meta de produção de petróleo na reunião da próxima sexta-feira, pois o mercado global parece estar em boa forma e os preços dos barris devem se estabilizar nos níveis atuais, disse um delegado sênior da Opep no Golfo Pérsico à Reuters.
Dois outros delegados da Opep disseram que não esperam mudanças na política da organização no dia 5 de junho, dia em que os países membros se reúnem em Viena.
Os preços do petróleo voltaram a subir depois de caírem para cerca de 45 dólares o barril em janeiro, valor mais baixo em seis anos, devido a um excesso de oferta global. O petróleo tipo Brent fechou a 65,56 dólares o barril na sexta-feira, alta de 2,9 dólares, ou 4,8 por cento, no dia.
"É improvável que a Opep tome uma decisão a respeito do seu teto de produção por dois motivos: o primeiro é que a Rússia e outros produtores não-membros da Opep já expressaram que não devem cooperar com políticas de corte de produção", disse o delegado da Opep neste domingo.
"E o segundo motivo é que o mercado está se estabilizando. Os preços devem continuar nos níveis atuais e o mais provável é que subam. A demanda também é forte e os estoques estão equilibrados. O mercado parece estar em boa forma", afirmou o delegado.
Os estoques de petróleo cru estão acima da média dos últimos cinco anos, mas os estoques de derivados estão dentro da média, acrescentou.
"É claro que, no final das contas, a decisão final será tomada pelos ministros assim que eles se reunirem", acrescentou.
'Houve um grande engano', diz mãe de piloto brasileiro preso no Peru
"Eu acho que houve um grande engano. Meu filho é um piloto. Ele não fez nada de errado" afirmou Vera Lúcia de Moura, de 71 anos, antes de embarcar ao Peru no fim da manhã deste domingo (31). Vera é mãe de Asteclínio da Silva Ramos, 28 anos, que está preso na cidade de Satipo desde abril.
Ele teve o avião derrubado pelo exército peruano por suspeita de tráfico de drogas, de acordo com o advogado Rodrigo Faucz, que foi contratado pela família para cuidar do caso.
Vera estava bastante emocionada e chorou ao falar do filho, que ainda se recupera de um ferimento após ser atingido por um tiro. A bala está alojada no abdômen dele, segundo o advogado.
"Eu estou indo com o doutor Rodrigo [Faucz, o advogado], que a gente possa trazer ele de volta. Ele precisa de assistência médica. Ele precisa de assistência psicológica. Ele precisa retomar a vida dele. Lá não é o lugar dele", disse.
A mãe de Asteclínio e o advogado voaram de Curitiba a Lima, capital do Peru, para se reunir com autoridades e também para tentar visitar o piloto na cadeia, conforme Faucz já havia dito ao G1 pela manhã.
O piloto curitibano ficou ferido e foi preso ao fazer um voo particular na cidade de Satipo. Ele foi contratado por um conhecido de um amigo que mora na Bolívia para fazer o transporte particular.
Segundo o advogado, que é especializado em direito penal internacional, equipes do exército que faziam ronda na região de helicóptero suspeitaram de tráfico de drogas e abriram fogo contra a aeronave que Asteclínio pilotava.
"A gente vai se reunir com diversas autoridades, sejam do Peru ou da Embaixada Brasileira, para tentar resolver essa situação. Também quero ter acesso completo ao processo para analisar como estão colocando essa situação contra o Asteclínio", afirmou o advogado.
Os dois seguem para Lima, capital do Peru, e para Satipo, onde o piloto está preso.
O advogado afirmou que Asteclínio está "absolutamente angustiado". O contato que Faucz tem tido com o cliente é feito via Embaixada ou por meio do defensor designado para o caso, conforme o advogado explicou.
"Eu espero, se Deus quiser, que a gente resolva (...) Não tem prova contra ele. Meu filho é inocente. Não existe nada", disse Vera. "Que meu filho possa voltar com o nome limpo, honrado porque ele é um homem honrado, um homem digno. Ele é um homem de caráter, ele é uma pessoa idônea".
Vera e o advogado devem voltar à capital paranaense na quinta-feira (4). Ela mora nos Estados Unidos, mas veio ao Brasil por causa da situação envolvendo o filho.
Jovem esfaqueado em trem no Rio pode ficar com sequelas, diz tia
O estudante Pedro Arthur Britto Santa Cruz, de 18 anos, esfaqueado no sábado (30) dentro de um trem no Rio, quando ia para o colégio, pode ficar com sequelas, segundo sua tia Vanessa Monteiro. De acordo com Vanessa, o sobrinho levou três facadas no ombro e no braço esquerdos, que atingiram músculo, veia, artéria e nervo. O rapaz está sem sensibilidade tátil em três dedos da mão esquerda.
Vanessa contou que Pedro, atingido entre as estações Quintino e Piedade, ainda está assustado. Ele contou que quando o suspeito puxou o celular das mãos dele o jovem pensou se tratar da brincadeira de um amigo.
"Ele disse que de imediato não percebeu que estava sendo roubado, pensou que se tratava de um amigo. Ele disse que foi tudo muito rápido e que acha que só levou as facadas porque puxou o braço e o assaltante deve ter pensado que ele estava reagindo", disse a tia.
Pedro, que mora com a avó, um tio e uma irmã de 7 anos em Marechal Hermes, no Subúrbio, faz a viagem de trem diariamente para ir ao Colégio Pedro II, em São Cristóvão, na Zona Norte, onde cursa o segundo ano do ensino médio. Segundo a tia, ele já foi assaltado outras duas vezes em menos de dois anos, num ponto de ônibus e na rua. Nas duas vezes perdeu o celular.
O tio Christiano Britto Monteiro, que é professor de história, contou que os médicos disseram que por questão de milímetros um dos golpes poderia ter atingido uma artéria que levaria Pedro à morte em questão de minutos. E há a possibilidade de o jovem ter de fazer uma outra cirurgia.
"Ele conta que só se lembra de já estar no chão esfaqueado. O ladrão não deu nenhum ultimato, não falou nada. E o Pedro, um nerd do jeito que é, jamais reagiria. Ele se assustou. Ele é um menino pacífico, do bem, que só pensa em estudar. Ele contou que,quando ficou com metade do corpo do lado de fora do trem, teve medo de ser arrastado", disse o tio.
Christiano fez questão de ressaltar que o sobrinho foi socorrido por um passageiro, que foi junto com ele até o hospital.
"Gostaria de agradecer o empenho dessa pessoa, que nem sei quem é, mas que salvou meu sobrinho com seu estado de espírito. Foi essa pessoa que fez um torniquete para tentar conter o sangramento no braço do Pedro, que seguiu no trem com ele até o Méier e de lá foi andando da estação até o hospital. Ninguém da Supervia apareceu para ajudá-lo", disse Christiano.
Em nota na tarde de domingo, a SuperVia lamentou o caso e informou que "está mobilizada para prestar o auxílio necessário à polícia nas investigações, fornecendo as imagens registradas pelo circuito interno de segurança para identificar o infrator". Ainda de acordo com a nota, "a equipe de assistentes sociais da SuperVia está em contato com o Hospital Salgado Filho acompanhando o estado do passageiro".
A concessionária diz na nota que "a segurança pública no sistema ferroviário é atividade típica e exclusiva do governo do estado, que atua nas estações e trens por meio do Grupamento de Policiamento Ferroviário, que recentemente teve seu efetivo reforçado de 50 para 90 homens". Segundo a SuperVia, essa é uma das determinações do contrato de concessão.
A concessionária informou ainda que a Secretaria de Segurança Pública tem auxiliado no reforço das rondas ao longo do sistema ferroviário. "Em todas as estações, a SuperVia opera com agentes de controle com o principal objetivo de informar, orientar e garantir o bem-estar e a integridade dos passageiros. Por se tratarem de agentes de controle, os mesmos não têm poder de polícia", diz a nota.
Polícia busca suspeito de esfaquear jovem em trem no Rio
A Polícia Civil busca o suspeito de esfaquear o estudante Pedro Arthur Britto Santa Cruz na manhã de sábado (30) dentro de um trem entre as estações Quintino e Piedade, no Suburbio do Rio.
Imagens feitas pelo circuito de câmeras de vigilância da Estação Piedade mostram um homem com uma camisa verde com o emblema da Seleção Brasileira correndo com o que parece ser uma faca na mão esquerda.
Investigadores da 24ª DP (Piedade) afirmaram que agentes já estão fazendo diligências para levantar informações sobre o suspeito. O registro de ocorrência foi feito na 23ª DP (Méier).
De acordo com o comandante do Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer), major Luiz Arthur Viana Castro e informações do 3º BPM (Méier), Pedro Arthur Britto Santa Cruz foi ferido no braço e levado para o Hospital Salgado Filho, no Méier. Um vídeo exibido pelo RJTV mostrou o socorro ao jovem esfaqueado. As cenas são fortes.
De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente precisou passar por uma cirurgia. Às 18h ele estava no pós-operatório, com quadro estável e em observação, segundo a secretaria.
Em nota, a Supervia, concessionária responsável pelo transporte, informou que o crime aconteceu por volta das 11h30. Ainda segundo a concessionária, agentes da empresa acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros para prestar o auxílio necessário.
O tio de Pedro Arthur, Cristiano Brito Monteiro, disse ao RJTV que o sobrinho foi socorrido por outro passageiro. Ele contou que o jovem vai ter que fazer fisioterapia. Pedro Arthur, aluno do Colégio Pedro II, foi assaltado dentro do trem quando ia para o colégio.
“Foi um dia de horror”, disse o tio.
Policiais estiveram no início da noite no hospital para tentar colher o depoimento do jovem, mas ele não estava em condições por causa da anestesia.
A polícia já apreendeu a faca usada para ferir Pedro Arthur e pediu à Supervia imagens das câmeras de segurança para tentar identificar o agressor.
Motociclista 'voa' após bater em traseira de carro na BR-060
Um motociclista ficou ferido após bater na traseira de um carro neste domingo (31), na BR-060, em Alexânia, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) obteve um vídeo, feito por outro motociclista que seguia viagem logo atrás, que mostra o momento em que o piloto e a moto são lançados para o ar após a colisão.
De acordo com a PRF, o motociclista, que não foi identificado, foi resgatado e levado para um hospital em Taguatinga, no DF. A corporação informou que ele sofreu uma fratura no braço, mas não corre risco de morte.
Ainda segundo a PRF, a colisão foi tão violenta que a motocicleta se partiu ao meio depois do acidente. Algumas peças se soltaram e atingiram outro piloto que trafegava pelo local. Ele teve apenas ferimentos leves.
As imagens mostram ainda que o motociclista que estava registrando a viagem chega a atingir 209 km/h. Após o acidente, ele desce e vai tirar satisfações com o motorista do carro, que parou no acostamento. "Eu filmei, viu? Trocando de faixa sem sinalizar. Eu filmei, cala a boca. Cala a boca, eu vi. Está gravado", disse o homem, exaltado.
A assessoria de imprensa da PRF do Distrito Federal, responsável por fiscalizar a rodovia, não soube informar se o condutor do carro teve culpa pelo acidente.
Jovem morta em shopping pediu socorro a funcionários, diz polícia
Juliana Paiva Martins, de 25 anos, morta pelo namorado no Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia, teria pedido socorro a funcionários de uma das lojas do centro comercial momentos antes de ser morta, segundo o delegado responsável pelo caso, André Fernandes. “Um atendente disse que ela pediu para chamar a polícia, que ela estava sendo ameaçada pelo namorado e que tinha sido estuprada por ele”.
A jovem morreu na sexta-feira (29). Ela estava com o namorado o guarda civil metropolitano, Ewerton Duarte Caldas, de 38 anos. O casal estava na praça de alimentação do shopping quando, segundo a Polícia Civil, tiveram um desentendimento e o homem atirou na cabeça de Juliana. Em seguida, disparou contra a própria. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu horas depois, no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).
O delegado disse que essas informações ainda são preliminares e que as testemunhas começarão a ser ouvidas na segunda-feira (1º). “Essas foram informações obtidas no local do crime, durante o trabalho de perícia, mas precisam ser confirmadas. Temos que ouvir essas pessoas e investigar se procede o que elas relatam. Também foi recolhido material análise, para comprovar ou não esse estupro”, esclareceu Fernandes.
A família de Ewerton, no entanto, diz que desconhecia qualquer desavença ou ameaça entre o casal. “Nunca soubemos que ele tivesse ameaçado ela ou que já tivessem brigado alguma vez. Ele não era violento”, disse o tio de Ewerton, o porteiro Orlando de Jesus dos Santos.
O parente contou que o sobrinho já foi casado, mas se separou há cerca de sete anos. Depois do divórcio, Ewerton passou a morar com a mãe e os dois filhos, uma menina de 11 anos e um garoto, de 9. “Ele era filho único, então a mãe está em choque até agora. Ela que cuidava dos meninos quando ele ia trabalhar”, afirma o tio. O guarda apresentou Juliana à família como namorada há três meses.
A família de Ewerton disse que ainda não teve contato com a família da jovem morta. “Não temos palavras para confortar a outra família ou pedir desculpas pelo ato do meu sobrinho. Ainda não sabemos o que provocou esse ato dele, então não temos nem o que falar”, lamentou Orlando.
Indignado com o crime, o cantor Darwin Rocha, primo de Juliana, publicou em uma rede social que a jovem foi vítima de uma “violência insana”. Ainda na internet, o familiar desabafou pedindo paz: “Basta de tanta violência! Basta de tanto machismo! Basta de tantos rancores! Basta de violência na TV, nas ruas, nas casas! Basta dessa cultura da violência!”.
Ponte desaba e derruba carro e parte de caminhão em rio de Jaguari
Uma ponte centenária despencou na tarde deste domingo (31) em Jaguari, na Região Central do Rio Grande do Sul. Segundo informações da Brigada Militar, a estrutura antiga não resistiu após um caminhão bitrem passar pelo local.
Após a queda, ocorrida por volta das 16h20, a carreta ficou pendurada na ponte, tendo parte do semi-reboque caído na água. Um veículo Saveiro também foi jogado no rio e ficou com as rodas para cima, mas o único ocupante conseguiu escapar.
O motorista do carro teve ferimentos leves e, até as 19h, seguia em observação no Hospital de Caridade de Jaguari. Segundo a Brigada Militar, ele passa bem. Já o condutor do caminhão chegou a ser levado à instituição, mas foi liberado em seguida do local.
A ponte fica no centro do município e liga as duas partes da cidade, que é separada pelo Rio Jaguari. O caminhão deve permanecer pendurado no local durante a noite. A previsão é que a retirada ocorra nesta segunda-feira (1).
Foragido é flagrado com tornozeleira eletrônica coberta com papel-alumínio
Após fugir de uma abordagem e se esconder dentro do Shopping Rua da Praia, um foragido da Justiça foi flagrado usando uma técnica para burlar o monitoramento com tornozeleira eletrônica, em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar (BM) , ele revestiu o equipamento com papel-alumínio, o que impedia o controle de sua localização com o sistema GPS da tecnologia.
O flagrante ocorreu na tarde de sábado (30), quando PMs que circulavam em bicicletas precisaram persegui-lo. O homem acabou sendo capturado dentro do shopping e foi encaminhado para uma casa prisional do regime fechado. Conforme a polícia, a identificação do foragido ocorreu com apoio de câmeras de segurança instaladas na região.
Passageiro reage a assalto a coletivo e mata um dos ladrões em São Luís
Uma tentativa de assalto a ônibus terminou com a morte de um dos suspeitos, na tarde deste sábado (30), em frente ao Condomínio Alto dos Franceses, na Radional, em São Luís. Ele foi baleado por um dos passageiros. O comparsa conseguiu fugir.
Outro passageiro, que preferiu não se identificar, disse que dois assaltantes armados com facas entraram no ônibus na Rodoviária e anunciaram o assalto. Quando os suspeitos estavam retirando pertences das pessoas houve a reação de um homem.
“Foi muito rápido. Eles anunciaram o roubo e um passageiro levantou e acertou (com um tiro) a cabeça de um dos assaltantes. O outro conseguiu correr e fugir”, contou.
O Instituto Médico Legal (IML) esteve no local para fazer a remoção do corpo do suspeito. A identidade dele ainda não foi divulgada pelos órgãos de segurança do Maranhão.
Em menos de cinco meses, São Luís já soma 186 assaltos a ônibus. Os números de 2015 já representam mais de 50,8% do total de assaltos a coletivos de todo o ano passado.
'Lagoa Azul' se forma após escavação e faz sucesso no sertão do Piauí
A cidade de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, é conhecida por atrair visitantes que se deslumbram com as belas paisagens do Parque Nacional da Serra da Capivara, mas nos últimos dias, a campeã de selfies e postagens nas redes sociais na cidade tem sido a "Lagoa Azul". Uma paisagem exuberante provocada por escavações para extração de brita no local.
A coloração azulada da água e a bela paisagem chamam atenção dos moradores. A cratera aberta a 6 km da zona urbana acumulou bastante água durante o período chuvoso, e logo o líquido ganhou tom azul. Encantados com a beleza da paisagem, os moradores passaram a chamar o local de "Lagoa Azul".
De acordo com a fotógrafa Kalyssa Macêdo, que possui um sítio próximo ao local, a empresa iniciou as escavações há alguns meses e quando começou a chover nos primeiros meses do ano o buraco encheu. Segundo ela, as visitas ao local tem sido constantes todos os dias da semana.
"O pessoal está indo lá direto e toda hora eu vejo foto na internet. Realmente ficou bonito e interessante, principalmente para tirar fotos", disse.
Mas o sucesso da paisagem bonita tem despertado a preocupação das autoridades de São Raimundo Nonato. É que além de tirar fotos no local, alguns visitantes têm tomado banho nas águas. A preocupação é que a coloração azul possa representar contaminação do local, provocada pela extração mineral.
Procurada , a Secretaria de Saúde de São Raimundo Nonato disse que já está adotando medidas com relação à lagoa. O secretário Robson Aguiar Barreto informou que uma equipe da prefeitura visitou o local para coletar uma amostra da água para realização de exames.
"Enviamos uma equipe lá para coletar o material e mandar para o Laboratório Central do Piauí (Lacen) em Teresina. Vamos fazer o encaminhamento dessa amostra em caráter de urgência para ser analisada, pois provavelmente essa água seja contaminada", disse o secretário. Segundo ele, o resultado da análise deve sair até a próxima semana.
Robson Barreto afirmou que enquanto o resultado não for divulgado, a prefeitura vai orientar a população a evitar entrar na lagoa. "Nós vamos fazer uma orientação na cidade para que as pessoas não utilizem a água até que se chegue a um resultado, pois não sabemos o que ela pode conter", concluiu.
Segundo o professor doutor do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Edmilson Miranda, apenas com uma amostra é possível dar um parecer seguro sobre a água. No entanto, ele destaca que é arriscado ter contato com o líquido sem saber sua composição.
"Essa coloração pode ser decorrência de algum metal pesado. É uma água que está visivelmente alterada e ninguém sabe a composição química e biológica dela", falou.
A reportagem não conseguiu contato com a empresa responsável pelas escavações no local.
Comentários
Postar um comentário