GIRO DE NOTICIAS
Líderes se reunirão em Minsk para buscar solução ao conflito ucraniano
Os chefes de Estado da Rússia, França, Alemanha e Ucrânia devem se reunir em Minsk na quarta-feira (11) para concluir um acordo de paz e evitar que o conflito no leste da Ucrânia se transforme em uma "guerra total", anunciou Berlin neste domingo (8).
Vladimir Putin, François Hollande, Angela Merkel e Petro Poroshenko realizaram uma "longa reunião por telefone" na manhã deste domingo, de acordo com um comunicado do ministério das Relações Exteriores alemão.
Os líderes "seguem trabalhando em um pacote de medidas como parte dos esforços para alcançar um acordo total sobre o conflito", indica o texto.
Um comunicado do governo de Poroshenko informou que houve progresso com o telefonema. "Os participantes conseguiram progressos na discussão de uma série de medidas para a implementação dos acordos de Minsk", disse sobre o plano de cessar-fogo que entrou em vigor em setembro passado, mas nunca foi plenamente observado e, a certa altura, entrou em colapso.
Confirmando que os quatro líderes se reuniriam em Minsk na quarta-feira, Poroshenko disse: "Eles (os líderes) também esperam que os seus esforços durante a reunião de Minsk levem a um cessar-fogo rápido e incondicional".
Japão proíbe fotógrafo de ir à Síria para 'proteger sua vida'
O governo do Japão confiscou o passaporte de um fotógrafo que se dispunha a viajar para a Síria para cobrir o conflito civil, uma medida destinada segundo as autoridades a "proteger sua vida", informou neste domingo (8) a imprensa local.
Trata-se da primeira vez que Tóquio toma este tipo de medidas, sob o argumento de que deve proteger a vida do jornalista, indicaram os meios de comunicação.
As autoridades tomaram esta decisão após o sequestro e execução de dois cidadãos japoneses por parte do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que também ameaçou assassinar cidadãos japoneses "seja onde for que estiverem".
O jornalista Kenji Goto e o aventureiro Haruna Yukawa, ambos japoneses, foram executados nas últimas semanas pelo grupo jihadista EI na Síria. Centenas de pessoas se reuniram em Tóquio neste domingo em uma vigília em homenagem aos dois.
O ministério das Relações Exteriores confiscou no sábado (7) o passaporte de Yuichi Sugimoto, um fotógrafo independente que havia planejado viajar à Síria no dia 27 para cobrir a situação nos campos de refugiados, entre outros lugares.
Mas o japonês, de 58 anos, que trabalhou em zonas de conflito no Iraque e na Síria durante anos, disse que não tinha a intenção de entrar em zonas controladas pelo EI, segundo a "Kyodo News".
"Um funcionário do departamento de passaportes do ministério das Relações Exteriores veio e levou meu passaporte", declarou Sugimoto ao jornal "Asahi Shimbun". "O que acontece com a minha liberdade para viajar e com a liberdade de imprensa?", se perguntou.
O Ministério, por sua vez, assinalou que aplicou a legislação que contempla a retirada do passaporte de um cidadão "para impedir que viaje e com o objetivo de proteger sua vida".
As autoridades souberam da intenção de Sugimoto de viajar à Síria para cobrir o conflito ao ler uma entrevista que concedeu a um meio japonês, e decidiram confiscar seu passaporte depois que o fotógrafo se negou a cancelar seus planos, segundo a emissora estatal "NHK".
Após 7 anos presa, 'Rainha do Pacífico' fica livre no México
Uma figura lendária do narcotráfico mexicano, Sandra Ávila Beltrán, a "Rainha do Pacífico", deixou a cadeia no sábado (7), depois de ter permanecido por 7 anos presa acusada de lavagem de dinheiro, informou o Ministério Público federal do México.
Ávila Beltrán, de 57 anos, detida em 2007, deixou a prisão federal de Tepic, no estado de Nayarit (noroeste), na noite de sábado, confirmou à AFP um funcionário do Ministério Público que pediu o anonimato.
De acordo com informações da Milenio Televisión, a mulher deixou a prisão com o rosto coberto e não fez declarações. Em um carro de luxo com seus familiares se dirigiu à estrada que leva ao estado vizinho de Sinaloa, berço dos grandes líderes do narcotráfico mexicano.
A juíza de um tribunal federal em Jalisco (oeste) ordenou na sexta-feira "sua liberdade imediata, argumentando que Ávila Beltrán já havia sido julgada pelo mesmo crime, tanto no México quanto no exterior", disse o Ministério Público em um comunicado.
Esta decisão não admite nenhum recurso, disse a nota. A juíza revogou, assim, a condenação de cinco anos que pesava sobre Ávila desde setembro de 2014 por lavar dinheiro do narcotráfico, um crime pelo qual foi acusada duas vezes no México.
A Rainha do Pacífico, cujo apelido nasceu de uma canção composta em sua homenagem, foi detida em setembro de 2007 no sul da capital mexicana junto ao seu marido Juan Diego Espinosa, conhecido como "El Tigre", que fazia o elo entre o cartel mexicano de Sinaloa e o colombiano do Norte del Valle.
Em agosto de 2012, ela foi extraditada aos Estados Unidos, onde foi condenada por um tribunal federal de Miami a 70 meses de prisão por ter acobertado o ex-companheiro. Mas um outro juiz americano considerou que Ávila já cumpriu a pena durante os anos de detenção no México e ordenou o retorno dela ao país.
Ela ganhou fama ao ser detida no México e posar com um sorriso desafiador para as câmeras. A fama aumentou ainda mais quando passou a ser considerada a mulher que inspirou o livro "La reina del sur" do escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte, que virou uma popular telenovela.
Partido Socialista anuncia vitória em legislativas na França
Atual partido no poder na França, o Partido Socialista (PS) anunciou sua vitória, neste domingo (8), sobre a Frente Nacional (FN), de extrema-direita, no segundo turno das eleições legislativas parciais no leste do país.
Um representante do Partido Socialista disse à agência France Presse que seu candidato, Fréderic Barbier, obteve "entre 51% e 52%" dos votos no segundo turno da eleição no departamento de Doubs, superando a adversária da FN, Sophie Montel.
O pleito é considerado o primeiro desafio eleitoral para o presidente François Hollande desde os atentados cometidos em Paris em janeiro passado, que deixaram 3 terroristas e 17 vítimas mortos.
Estas eleições são consideradas uma antecipação do que poderia ocorrer nas eleições provinciais de março.
Múmias são encontradas no esgoto no Egito
Duas múmias egípcias foram encontradas flutuando no esgoto de um vilarejo ao sul do Cairo, informou a imprensa local.
As múmias, que estavam embrulhadas em vários lençóis e dentro de seus sarcófagos de madeira, foram encontradas pela polícia em um córrego poluído num vilarejo perto da cidade de Minya, 240km ao sul do Cairo, informou a revista online CairoScene.
Acredita-se que elas sejam do período greco-romano (332 aC a 395 dC), mas o Ministério de Antiguidades disse que pouco restava dos corpos.
"Apesar dos caixões estarem decorados com desenhos coloridos, eles não tinham nenhuma inscrição egípcia antiga ou hieróglifos", disse o ministério em comunicado. Um terceiro sarcófago também foi encontrado, mas vazio.
Não se sabe como as múmias chegaram ao córrego, mas Yusuf Khalifa, funcionário do ministério, disse ser provável que elas tenham sido descobertas por pessoas que realizam escavações ilegais.
Há fortes restrições a escavações no Egito - em outubro de 2014, sete pessoas foram presas em Giza, nos arredores do Cairo, após uma escavação ilegal ter descoberto os restos de um templo antigo.
Especialistas tentam, agora, restaurar os restos das duas múmias. Elas deverão ser expostas junto com seus sarcófagos no museu de Minya, disse o ministério.
Rapaz morre na Vila Cruzeiro, no Rio, e segurança é reforçada na região
Um jovem morreu depois de ser atingido por um tiro na manhã deste domingo (8) na Vila Cruzeiro, no Conjunto de Favelas da Penha, na Zona Norte do Rio. A vítima, identificada como Diego, tinha 22 anos. Ele foi baleado nas costas. As informações são da GloboNews.
Segundo relatos de vizinhos, o rapaz trabalhava como mototaxista na comunidade. Em redes sociais, moradores dizem que ele foi baleado por um policial militar da Unidade de Polícia Pacificadora, depois de ter desrespeitado uma ordem de parar a moto. Revoltados, moradores fizeram um protesto.
O policiamento na favela foi reforçado com a presença de PMs do Batalhão de Choque (BPChq). Peritos da Divisão de Homicídios da Polícia Civil estavam no local por volta das 12h30. A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) determinou a abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o caso.
Jovem é preso após deixar mochila com arma e drogas em ônibus no RS
Um jovem de 20 anos foi preso na madrugada deste domingo (8) após esquecer uma mochila com drogas e armas dentro de um ônibus que viajava de Porto Alegre a Frederico Westphalen, no Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Brigada Militar, o material foi encontrado pelo motorista do veículo, após o homem descer para ir ao banheiro de um restaurante em Soledade e ingressar no ônibus errado.
Segundo a Brigada Militar, o jovem disse ter sentido um mal estar durante a viagem. Quando desceu do veículo, ele deixou a mochila sobre o banco que ocupava. Na volta, entrou em outro ônibus da mesma empresa que estava estacionado no local, porém com destino a Panambi.
Ao perceber a ausência de um dos passageiros, o motorista conferiu a mochila que estava no banco e encontrou um revolver calibre 38, cerca de 100g de cocaína e um saco com 1.010 pedras de crack. A polícia de Panambi foi acionada e abordou o veículo onde estava o suspeito.
O jovem confessou que era o dono da mochila e que fazia o trajeto há cinco anos levando drogas da capital gaúcha para Frederico Westphalen. Ele foi preso e encaminhado para o Presídio
Horas após acidente, motorista de ônibus que capotou reaparece no RS
Depois de deixar o local onde o ônibus que dirigia capotou na ERS-343 entre as cidades de Cacique Doble e Sananduva, na Região Nordeste do Rio Grande do Sul, o motorista do veículo reapareceu neste domingo (8). O acidente deixou 40 pessoas feridas no sábado (7).
Ele disse à Brigada Militar que andou por cerca de 25 quilômetros por uma mata e que fugiu porque outros motoristas que passavam na rodovia lhe fizeram ameaças. O condutor de 49 anos chegou em casa, em São José Do Ouro, ainda durante a madrugada ferido e abalado, segundo a esposa. Ela que chamou a Brigada Militar. Após dar seu relato, ele foi encaminhado para o hospital da cidade, onde foi internado.
O ônibus capotou duas vezes na pista, por volta das 2h no km 48 da rodovia. O veículo da empresa Reunidas fazia a linha Santa Rosa-Joinville (SC) e estava com 42 passageiros a bordo.
Segundo a polícia, o coletivo trafegava acima da velocidade permitida. O último registro do tacógrafo apontou que o veículo estava a 85 km/h, enquanto o máximo no trecho é de 80 km/h.
Duas mulheres permanecem internadas no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. O estado de saúde delas é estável.
Em nota oficial emitida à imprensa, a empresa Reunidas informou que "prestou imediata assistência aos passageiros". As causas do acidente serão investigadas.
Homem é achado morto com cabeça presa em janela de igreja em Ribeirão
O corpo de um homem de 34 anos foi encontrado no sábado (7) preso na janela de uma igreja de Ribeirão Preto (SP). De acordo com o pastor do templo, a suspeita é de que o rapaz tentou furtar o local, mas, na hora de escapar, ficou com a cabeça presa na janela. Os peritos da polícia que compareceram ao local acreditam que a causa da morte tenha sido asfixia.
O caso aconteceu em uma igreja evangélica, do bairro Vila Virgínia, na zona oeste da cidade. O pastor Oscar de Barros conta que o corpo foi descoberto por um casal que faz a limpeza do templo aos sábados.
“Por volta da hora do almoço, eles chegaram para fazer a limpeza e sentiram um mau cheiro, foi quando viram o corpo pendurado na janela”.
Ainda segundo Barros, a igreja estava fechada desde quarta-feira (4). A suspeita é de que o rapaz estivesse lá desde então. “Provavelmente ele entrou sem a gente ver, ficou escondido em algum lugar, ou entrou pela casa do vizinho do lado. Mas não podemos acusar ele de nada. Presume-se que foi furto, porque ninguém entra na igreja pela janela”, afirmou.
Foi necessário serrar a janela para retirar o corpo da estrutura de metal.
Criança é flagrada em janela de prédio no centro de Belém
Uma criança foi flagrada na janela do oitavo andar de um edifício no bairro do Umarizal, no centro de Belém. A cena foi fotografada pelo corretor de imóveis Augusto Rodrigues, que trabalhava no prédio em frente no momento em que percebeu a criança pelo lado de fora da janela e registrou a cena.
"Eu pensei logo em como tentar me comunicar com a criança, mas eu fiquei assustado e poderia assustar a criança. Então imediatamente eu fiz a fotografia e corri para o elevador, para tentar chegar até o prédio e alertar", conta Augusto. "Se ela ver um universo desse que ela pode enxergar algo novo ela vai tentar e não tem o senso do perigo. Graças a Deus, foi um final feliz", diz o corretor.
A janela possuía uma rede de proteção que evitou a queda da criança, mas de acordo com o microempresário Natalino Lima, a família deve ficar atenta à validade da rede. "A família deve estar atenta à durabilidade da rede, porque ela também tem um prazo de validade. A empresa que nos cede a matéria prima da rede de proteção dá uma durabilidade de cinco a sete anos, isso se a rede for de polietileno. Se ela for de outro tipo de material, de rede, corda, ela dura no máximo dois anos. É importante que a família teste de vez em quando, para ver se a rede de proteção está cumprindo seu papel, que é de proteger sua família", diz o empresário.
Morre jovem ferido durante ação da PM no bairro Cosme de Farias, na BA
A família do jovem de 19 anos que foi baleado durante ação da polícia, que resultou em outras duas mortes na noite de sexta-feira (6), no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, informou que o rapaz não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã deste domingo (8). Ele estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE), na capital baiana, e agora é a terceira vítima da ação policial.
De acordo com relatos de familiares, Alexsandro Pinheiro dos Santos Lima, saía de casa, por volta das 19h de sexta-feira, para trabalhar como entregador na pizzaria da mãe dele, que fica no fim de linha de Cosme de Farias, e quando subia uma escadaria perto de casa, se deparou com policiais militares, que já estavam com os outros dois homens que foram mortos na ação.
Ainda segundo relatos de parentes, o rapaz foi agredido pelos PMs e baleado. A vítima morava em Cosme de Farias com a esposa e um enteado. Segundo a família, a criança acompanhava Alexsandro no momento da abordagem policial. Familiares afirmam que ele era trabalhador e não tinha envolvimento com crime.
Por meio de nota oficial, emitida na tarde deste domingo (8), a Polícia Militar informou que policiais militares da Rondesp - Atlântico faziam rondas de rotina na Rua Wenceslau Galo, no bairro de Cosme de Farias, onde foram recebidos a tiros por três indivíduos, incluindo Alexsandro.
Ainda de acordo com a polícia, no revide, os três foram atingidos e levados ao HGE com ferimentos de tiros. A PM afirma que foram encontrados com os homens um rádio amador, uma grande quantidade de drogas e três armas de calibre.38.
A ação em Cosme de Farias ocorreu cerca de 20 horas depois do confronto que deixou 12 mortos no bairro do Cabula, também em Salvador.
Três morrem em Roraima após picape ser atingida por árvore em chamas
Três pessoas morreram carbonizadas nesse sábado (7) em Rorainópolis, Sul de Roraima, após a picape em que elas estavam ser atingida por um tronco de árvore em chamas, de acordo com a Polícia Militar. O aposentado José Claudino, de 62 anos, o motorista Cícero Ferreira Viana, de 46, e uma terceira vítima ainda não identificada passavam pela Vicinal 44 em uma L- 200 próximo a uma roça incendiada.
"Um colono pôs fogo para preparar o terreno dele para plantação e o incêndio se espalhou, chegando à propriedade das vítimas. Havia muitas madeiras no terreno. Eles esperaram ainda por uns 30 minutos para ver se as chamas diminuíam e tentar passar pela estrada. Mas, justamente quando tentaram voltar pela vicinal, um tronco em chamas caiu e acertou o veículo em cheio na cabine", disse um soldado da PM em Rorainópolis.
Ainda conforme o policial, as vítimas não conseguiram sair do veículo porque as portas travaram. "A madeira atingiu as duas pessoas que estavam na parte da frente do veículo. A vítima que estava na parte de trás, embora não tenho sido atingida pela tora, ficou totalmente carbonizada", relatou, acrescentando que os corpos ficaram 'irreconhecíveis".
Vizinhos acionaram a Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros, mas as três pessoas já estavam mortas quando as equipes chegaram ao local. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) em Boa Vista. Até a publicação desta matéria, a terceira pessoa que estava no veículo não havia sido identificada.
Comentários
Postar um comentário