GIRO DE NOTICIAS






Três ônibus são incendiados durante reintegração de posse ao lado da USP


Três ônibus foram incendiados na manhã desta terça-feira (23) durante a reintegração de posse em um terreno invadido por sem-teto que pertence à Universidade de São Paulo (USP), segundo a Polícia Militar. A área, que fica perto do Hospital Universitário, no Butantã, na Zona Oeste da capital, foi invadida por um grupo de sem-teto no sábado (20). Houve confronto entre policiais e manifestantes que tentavam bloquear a Avenida Corifeu de Azevedo Marques. Uma guarita da universidade também foi atacada por vândalos. Ao menos 50 pessoas participaram de todo o quebra-quebra. Eles foram contidos por 115 policiais militares.


A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que, os ônibus foram queimados por volta das 9h dentro da Cidade Universitária. Os veículos circulavam na Rua Professor Almeida Prado quando houve o vandalismo. Os ônibus pertencem às viações Gato Preto e Sambaíba e faziam as linhas 701U (Butantã USP/Santana) e 702U (Butantã USP/Parque Dom Pedro).
A PM informou que a reintegração de posse começou por volta das 6h50 no terreno que fica na Rua Baltazar Rabelo, ao lado do Hospital Universitário. Perto das 11h, a reintegração terminou com a retirada de 40 pessoas que haviam invadido o terreno.
Entre os invasores, havia moradores da favela São Remo. Segundo testemunhas, por volta das 8h, manifestantes foram até a Avenida Corifeu de Azevedo Marques com colchões e entulhos para tentar bloquear a via.
Eles foram impedidos pela PM e houve confronto. A corporação informou que os manifestantes passaram a atirar pedras e rojões contra os policiais, que revidaram com bombas de efeito moral. Segundo a polícia, algumas pessoas portavam armas de fogo, mas não houve disparos. Os policiais não confirmaram se usaram balas de borracha para conter o grupo.
Depois disso, os manifestantes entraram na universidade por uma passagem entre a favela e o campus e os três ônibus foram incendiados, segundo testemunhas. Policiais do Batalhão de Choque, então, entraram na São Remo em busca dos responsáveis pelo vandalismo. Até as 11h30, ninguém havia sido preso.

A situação continuava tensa na região por volta das 11h50. Era possível ouvir explosões perto de uma porta que liga o campus da USP à favela. Segundo testemunhas, um grupo tentou atacar com rojões uma guarita com seguranças da universidade que fica nesta passagem. A PM foi chamada e usou bombas de efeito moral contra os manifestantes.
O grupo teria usado álcool para tentar queimar a guarita, mas não chegou a colocar fogo. Um guarda universitário diz que os manifestantes chegaram a jogar o líquido nos pés dele.
Segundo a PM, 115 policiais, incluindo 91 integrantes do Choque, foram para a região. O comandante da operação, tenente-coronel Érico Hammer Schmidt Júnior, disse que cerca de os adolescentes e adultos que praticaram os atos de vandalismo estão sendo procurados. O comandante afirmou que os policiais irão continuar na região durante esta terça-feira.
A USP informou, em nota, que entrou com o pedido de reintegração de posse “com a responsabilidade de manter a integridade dos espaços que compõem o patrimônio da universidade, incluindo a área desocupada necessária para as suas atividades”. A universidade “reconhece a gravidade dos problemas sociais e habitacionais da população” da favela São Remo. E que “participa do desenvolvimento de ações de reurbanização", em parceria com os governos municipal e estadual.
A Rua Professor Almeida Prado, onde os ônibus foram queimados, ficou bloqueada durante toda a manhã e os coletivos que circulavam pela região precisavam fazer o retorno na Rua Afrânio Peixoto. Não há previsão para a via ser liberada.


Esloveno é preso ao desembarcar em aeroporto de SP com ecstasy


Um esloveno, de 34 anos, foi preso em flagrante por suspeita de tráfico internacional de drogas ao desembarcar nesta terça-feira (23) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, de acordo com informações da Polícia Federal. Com ele, foram apreendidos cerca de 20 mil comprimidos de ecstasy.

Ao chegar de voo procedente de Madri, na Espanha, o turista estrangeiro foi selecionado para passar por revista por agentes da Receita Federal. Uma de suas malas, após ser esvaziada, apresentou peso incompatível e foi submetida ao raio-x, revelando a existência de conteúdo oculto em fundo falso. Escondido na lateral da mala, foi encontrado um pacote lacrado com os comprimidos da droga.

O esloveno foi preso e em seguida levado para presídio estadual onde permanecerá à disposição da Justiça, de acordo com a PF.

Instituto diz que chuva em Santos foi a maior desde o início dos registros


A chuva que atingiu a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, nas últimas 24 horas, já é considerada a maior da história, desde que os dados começaram a ser medidos, em 1978. De acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, que há mais de 20 anos acompanha o índice pluviométrico na Baixada Santista, choveu cerca de 240 milímetros entre às 16h15 de segunda-feira (22) e às 16h15 desta terça-feira (23). O recorde anterior, de janeiro de 1978, era de 194 milímetros.

De acordo com Bonafim, que é diretor do instituto 'Amigos da Água', na história de Santos nunca choveu tanto quanto nas últimas 24 horas. "De forma alguma estava prevista uma chuva histórica como essa. Nós, climatologistas, acreditamos que, por causa das mudanças climáticas, essas chuvas tendem a ficar mais frequentes. Foi uma chuva extremamente forte. É o maior volume de chuva da história de Santos desde que as medições são feitas", explica.


A Defesa Civil de Santos não tem um acompanhamento histórico diário do índice de chuvas. De acordo com dados obtidos junto ao órgão, apenas nesta segunda-feira choveu quase o triplo de dezembro do ano passado inteiro. No ano de 2013, apenas 99 milímetros de chuva foram computados pela Defesa Civil em Santos. Os números levantados pela Defesa Civil equivalem aos dos medidos por Bonafim.

Segundo a Defesa Civil de Santos, centenas de chamados foram feitos relatando pontos de alagamento na cidade. Por causa do grande volume de chuva, a Defesa Civil diz que não havia muito a ser feito com relação às inundações, já que o sistema de drenagem da cidade ficou completamente sobrecarregado. Por volta das 16h desta terça-feira, a Baixada Santista ainda registrava dezenas de pontos de alagamentos e alguns bairros permaneciam ilhados.

Em São Vicente, cidade vizinha a Santos, um homem de 58 anos morreu após passar mal e não conseguir ser resgatado pelo SAMU por causa das enchetes nas proximidades da sua residência. De acordo com familiares, ele teria se engasgado com um pedaço de pão durante o lanche do fim da tarde. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência chegou a ser acionado, mas as inundações fizeram com que o resgate chegasse ao local 13 horas após o chamado. A informação foi confirmada pelo tenente Rodrigo Caçador, do Batalhão da Polícia Militar de São Vicente, que explicou que uma maca precisou ser improvisada para retirar o corpo do local.





Caminhão cai de viaduto em Benfica, na Zona Norte do Rio


Um caminhão caiu do Viaduto de Benfica, Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (23). Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, o acidente aconteceu no sentido Jacaré. Uma faixa foi ocupada pelos bombeiros para o resgate. O acidente, segundo a corporação, deixou uma pessoa morta e duas feridas.

Até às 18h, os bombeiros não informaram as identidades da vítima. Neste horário, a interdição continuava no local . O veículo caiu de cabeça para baixo num terreno na Avenida Dom Hélder Câmara, perto do local onde funcionou uma fábrica, depois de bater na mureta de proteção da via. Nenhum outro veículo foi atingido antes da queda. 
O acidente atraiu curiosos que tentaram se aproximar do veículo envolvido no acidente. O trânsito no viaduto seguia lento às 18h — além da interdição, motoristas diminuiam a velocidade para tentar ver o acidente.



Traficante que teria ordenado ataque às UPPs do Rio é preso no Paraguai


O traficante foragido Luíz Cláudio Machado, conhecido como "Marreta", foi preso na manhã desta terça-feira (23) no Paraguai por agentes da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Seseg), Polícia Federal e Secretaria Nacional Anti Drogas Paraguaia (Senad/PY).
"Marreta" coordenaria, mesmo do país vizinho, a atuação da organização criminosa e a distribuição de armas e drogas de comunidades dominadas pela facção. Ele teria ordenado confrontos com policiais e ataque às sedes de Unidades de Polícia Pacificadora (Upps).

Foragido, ele estava numa casa de luxo no bairro de Ykua Sati, em Assunção. Luís Cláudio tentou fugir e foi encontrado em uma casa vizinha, com os pés feridos.
Na casa onde ele morava, estavam também duas mulheres e uma criança que vão ser identificadas no Setor de Imigração Paraguaio. Um cofre escondia dólares, reais e guaranis.




Agricultor morre após ficar preso em toca de tatu no interior do RS


Um agricultor de 37 anos foi encontrado morto nesta terça-feira (23) em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Civil, ele ficou preso em uma toca de tatu enquanto caçava. O incidente ocorreu na localidade de Bom Recreio, área rural do município.
Segundo a família, Mário Luis dos Santos saiu para caçar na noite de segunda-feira (22), como fazia com frequência, mas não voltou mais pra casa. Dos três cachorros que foram levados por ele, dois voltaram sozinhos para casa durante a manhã. Depois disso, vizinhos e familiares se mobilizaram para tentar localizá-lo.


O corpo do agricultor foi encontrado em uma propriedade a cerca de dois quilômetros da residência onde ele morava. Ele estava com a cabeça e um dos braços presos dentro de um buraco. A Polícia Civil acredita que o agricultor tenha morrido por asfixia depois de não conseguir se desprender da toca.



Homem derruba cercas e faz barreira em frente ao Palácio do Planalto


Um homem "atacou" e derrubou parte da cerca de proteção em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde desta terça-feira (23).

Em seguida, o protesto solitário ganhou as faixas do Eixo Monumental, via que passa entre o Planalto e o Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios. O homem se arriscou entre os carros que passavam em alta velocidade e usou peças da cerca derrubada para interditar quatro das seis faixas.

Os motoristas foram obrigados a desviar para seguir caminho. Alguns se irritaram e passaram por cima das cercas, danificando o patrimônio público.
As imagens mostram que uma viatura da Polícia Militar passa pelo rapaz, contorna a barreira no asfalto e segue caminho normalmente.
Nenhum segurança do Palácio do Planalto tentou conter a ação. Após 10 minutos de "protesto", uma equipe de policiais militares chegou ao local e encaminhou o homem ao Hospital de Base. A identidade e o estado de saúde dele não foram divulgados.



Veículo trava as portas e bebê fica preso por 20 minutos


Uma mulher ficou desesperada na segunda-feira (22) após seu filho, de 4 meses, ficar trancado dentro do próprio carro, no Setor Negrão de Lima, em Goiânia. Segundo o Corpo de Bombeiros, após estacionar, ela desceu do veículo, um Honda Civic, mas esqueceu a chave na ignição e o automóvel travou as portas. Segundo a corporação, o menino ficou cerca de 20 minutos dentro do automóvel até ser resgatado 

Assim que percebeu o que havia ocorrido, a mulher entrou em contato com um chaveiro para que destrancasse a porta. Porém, quando o profissional chegou ao local, ele disse que não era possível abrir a porta sem quebrar o vidro. Como a criança começou a chorar e já estava dentro do carro há cerca de 15 minutos, ela resolver acionar os bombeiros.
Os socorristas quebraram o vidro e resgataram o bebê. Segundo a corporação, o menino foi retirado sem nenhum ferimento e entregue à mãe.




Suspeito de matar ex-mulher no RN, empresário já responde por ameaças


O empresário preso na Paraíba suspeito de ter matado a ex-mulher com um tiro na cabeça na noite desta segunda-feira (22) na cidade de Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, já responde na Justiça a um processo por ameaças à vítima. Fernanda Irassoara Borges de Araújo, de 27 anos, foi assassinada na frente da casa onde morava. De acordo com a Polícia Civil, Paulo Diógenes de Vasconcelos, de 35 anos, estava separado há seis meses e estava descumprindo uma medida protetiva, que o proibia de se aproximar da ex-mulher. Ele é dono de uma empresa de segurança de eventos.
O crime aconteceu por volta das 21h40 na Rua do Molibidênio, bairro JK. De acordo com o soldado da PM Jaime Júnior, que trabalha em Currais Novos, o suspeito chamou a vítima na porta de casa e quando ela saiu ele disparou. O homem fugiu, mas foi preso em um motel na cidade de Pombal, na Paraíba.
O delegado de Currais Novos, Antônio Pinto, confirmou que Fernanda já havia prestado várias queixas de ameaças contra o ex-marido. "Ela fez alguns boletins de ocorrência e nós encaminhamos o caso para a Justiça. Ela estava com uma medida protetiva, mas ele sempre desrespeitava", afirmou.


No site do Tribunal de Justiça consta que Paulo Diógenes foi denunciado pelo Ministério Público em outubro deste ano "pela prática suposta do crime de ameaça, em circunstâncias que configuram, em tese, crime de violência doméstica contra a mulher". A Justiça acatou a denúncia e aguardava uma data na pauta para a realização de uma audiência de instrução e julgamento.

Fernanda deixa dois filhos, uma menina de 3 anos e um garoto de 5 anos. Os filhos estavam na casa de parentes quando aconteceu o crime.
Ainda segundo informações do delegado, uma testemunha disse ter visto o momento em que o ex-marido atirou e fugiu correndo.
No motel em que o empresário foi preso, os policiais encontraram revólver com quatro munições, sendo que uma delas estava deflagrada. Paulo foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. "Depois de todos os procedimentos na Paraíba, ele será trazido para Currais Novos e nós daremos prosseguimento ao inquérito pelo crime de homicídio", acrescentou o delegado Antônio Pinto.






Comentários

Postagens mais visitadas