GIRO DE NOTICIAS
Vídeo em time-lapse mostra protesto contra violência policial em NY
Milhares de pessoas de reuniram neste fim de semana para protestar contra a violência policial em diversas cidades dos Estados Unidos. Um vídeo em time-lapse postado no canal Yout Tube mostrou a intensa movimentação dos manifestantes em Nova York neste sábado (13).
O movimento foi motivado pelas recentes mortes de negros desarmados por policiais norte-americanos.
Também ontem, a mãe do jovem Michael Brown, Lesley McSpadden, morto por um policial em Ferguson, e o diretor de cinema Spike Lee participaram de uma manifestação em Washington. Em Nova York, a agência Reuters disse que a marcha teve o objetivo de reanimar os manifestantes que arrefeceram após o grande júri ter se negado a indiciar o policial que matou Eric Garner com um golpe conhecido como “mata-leão”, segundo os organizadores.
Interrogadores da CIA são heróis, não torturadores, diz Dick Cheney
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney defendeu neste domingo (14) o programa da CIA de torturas a suspeitos de pertencer à Al-Qaeda, saudando os agentes como heróis e criticando que eles sejam chamados de torturadores.
"Deveriam ser felicitados, deveriam ser condecorados", disse Cheney, que foi o braço direito do presidente George W. Bush, durante um programa exibido pela rede de televisão NBC.
Cheney fez tais declarações após a publicação nesta semana de um informe sobre as práticas de prisão e tortura praticadas pela CIA após os atentados de 11 de setembro de 2001.
Segundo o relatório, os detidos permaneciam amarrados durante dias na escuridão, eram submetidos a banhos gelados, privados de sono durante uma semana, espancados e ameaçados psicologicamente.
O documento questionava a eficácia destas técnicas para obter informações. As técnicas empregadas para forçar os detidos a divulgar informações sobre tramas e células terroristas excediam e muito as técnicas autorizadas pela Casa Branca, pela CIA e pelos advogados do Departamento de Justiça do então presidente Bush, segundo o documento.
Cheney disse discordar da Comissão de Inteligência do Senado norte-americano. O programa "funcionava. É claro que funcionava", disse o ex-vice-presidente à NBC sobre as práticas denominadas de forma eufemística como "técnicas de interrogatório reforçadas".
Quando o informe foi lançado, na última terça-feira, Cheney o classificou de "terrível" e "cheio de merda".
Leia abaixo os principais pontos do relatório, segundo análise da France Presse:
1. O uso feito pela CIA de suas técnicas reforças de interrogatório não foi um meio eficaz de aquisição de informações sensíveis ou obter a cooperação dos detentos.
2. A justificativa da CIA para o uso de suas técnicas reforçadas de interrogatório se baseou em informações imprecisas sobre sua eficácia.
3. Os interrogatórios dos detidos pela CIA eram brutais e muito piores do que a agência descrevia aos políticos e outros tomadores de decisão.
4. As condições de confinamento dos detentos da CIA eram mais duras do que a agência descrevia aos políticis e outros tomadores de decisão.
5. A CIA forneceu, repetidamente, informações imprecisas para o Departamento de Justiça, impedindo uma análise jurídica adequada do Programa de Detenção e Interrogatório da agência.
6. A CIA evitou ou impediu ativamente a supervisão do programa pelo Congresso.
7. A CIA impediu efetivamente a Casa Branca de supervisionar e tomar decisões.
8. A operação e gestão do programa da CIA dificultou e, em alguns casos, impediu as missões de segurança nacional de outras agências do Poder Executivo.
9. A agência impediu a supervisão do Escritório do Inspetor-geral da CIA.
10. A CIA coordenou a liberação de informações secretas para a imprensa, inclusive de informações imprecisas sobre a eficácia das técnicas reforçadas de interrogatório da CIA.
11. A CIA não estava preparada quando iniciou a operação do Programa de Detenção e Interrogatório, mais de seis meses depois de terem sido concedidas as prisões.
12. A operação e gestão da CIA do seu Programa de Detenção e Interrogatório foi profundamente falha em toda a sua duração, particularmente em 2002 e 2003.
13. Dois psicólogos contratados conceberam técnicas reforçadas de interrogatório à CIA e desempenharam um papel central na operação, avaliação e gestão do Programa de Detenção e Interrogatório da CIA. Em 2005, a CIA terceirizou predominantemente as operações relacionadas ao programa.
14. Presos da CIA foram submetidos a técnicas de interrogatório coercitivas que não haviam sido aprovadas pelo Departamento de Justiça, nem autorizadas pela sede da agência.
15. A CIA não realizou uma contabilidade abrangente e exata do número de indivíduos que prendeu e manteve presos indivíduos que não cumpriam os padrões legais para a detenção. As alegações da CIA sobre o número de prisioneiros detidos e submetidos a suas técnicas reforçadas de interrogatório eram imprecisas.
16. A CIA não conseguiu avaliar adequadamente a eficácia de suas técnicas reforçadas de interrogatório.
17. A CIA raramente repreendeu ou deteve o pessoal responsável por violações graves e significantes, atividades inadequadas e falhas de gestão sistêmicas e individuais.
18. A CIA marginalizou e ignorou numerosas críticas, objeções e acusações internas relativas ao funcionamento e gestão do seu Programa de Detenção e Interrogatório.
19. O Programa de Detenção e Interrogatório da CIA era insustentável e tinha efetivamente terminado em 2006 devido a divulgações não autorizadas pela imprensa, à redução da cooperação de outras nações e a preocupações legais e de supervisão.
20. O Programa de Detenção e Interrogatório da CIA prejudicou a imagem dos Estados Unidos perante o mundo e resultou em custos financeiros e não financeiros significativos.
Chavistas marcharão nesta segunda contra sanções à Venezuela
Simpatizantes do chavismo, convocados pelo presidente Nicolás Maduro, marcharão nesta segunda-feira (15) por Caracas em repúdio às sanções impostas pelos Estados Unidos na última quarta-feira a funcionários do governo venezuelano acusados de violação dos direitos humanos envolvendo manifestantes da oposição.
Maduro convocou, na noite de sexta-feira, os partidários do governo a saírem em passeata sob o lema 'A Venezuela se respeita', para 'repudiar o intervencionismo e a ameaça dos Estados Unidos' ao país sul-americano.
A mobilização está prevista para as 8h locais, e começará em quatro pontos do centro e oeste da cidade, de onde os manifestantes se dirigirão à central avenida Bolívar.
A convocação coincide com os 15 anos de promulgação da Constituição promovida pelo ex-presidente Hugo Chávez (1999-2013), que impulsionou um modelo socialista na Venezuela.
Embora o chavismo costumasse convocar manifestações, depois dos protestos contra o governo de fevereiro a maio passados, que deixaram 43 mortos, as mobilizações de rua diminuíram, em meio à queda da popularidade de Maduro para menos de 30%.
Presidente venezuelano diz pensar em romper relações com os EUA
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse neste domingo (14) que, às vezes, pensa em romper as relações diplomáticas com os Estados Unidos, diante do que considera agressões políticas procedentes de Washington.
"Às vezes, penso, se fosse movido apenas pelo sentimento de dignidade, em romper as relações diplomáticas e políticas com o governo americano. Todas, fechar a embaixada em Washington e todos os consulados e ponto final, acabou", confessou, numa entrevista exibida neste domingo pela TV local.
Mas o presidente assinalou que recorre "à sabedoria chavista" para ponderar sobre o que seria uma ruptura mais profunda na relação diplomática acidentada entre Caracas e Washington, que, atualmente, não contam com embaixadores.
Maduro também citou as sanções aprovadas pelo Congresso norte-americano contra funcionários do governo venezuelano acusados por Washington de terem violado os direitos humanos nos protestos opositores que sacudiram o país entre fevereiro e maio e deixaram 43 mortos.
Essa decisão "é muito perigosa, porque o caminho das sanções você sabe como começa, mas não como termina. Termina em venezuelanos inocentes vítimas, termina em um bloqueio ou, quem sabe, afetando milhares de famílias venezuelanas que vivem nos Estados Unidos", acrescentou.
Maduro também criticou "a direita", acusando-a de orquestrar "a guerra econômica" que, segundo ele, levou a uma inflação superior a 63% no último ano, altos níveis de escassez e problemas de abastecimento envolvendo um em cada quatro itens básicos, como leite, farinha de milho e remédios.
Apesar da crise econômica e da queda dos preços do petróleo, responsável por 96% da receita da Venezuela, Maduro descartou uma explosão social, "a não ser que esta direita apátrida faça algo contra mim", assinalando ser ele mesmo "a maior garantia de paz neste país".
A vida no 'pior hospital do mundo'
Um hospital na Guatemala foi descrito por ativistas como a instituição médica mais perigosa do mundo. Ex-pacientes dizem que eles foram abusados sexualmente enquanto sedados, e o próprio diretor admite – filmado por uma câmera escondida da BBC – que seus pacientes ainda são abusados.
Por todo o lado, corpos imóveis deitados no chão de concreto do pátio sob o sol ardente. Os pacientes parecem estar altamente sedados. Os cabelos foram raspados e eles usam trapos como roupas e nada nos pés.
Outros estão totalmente nus, expondo a sujeira, causada às vezes pelas próprias fezes e urina. Eles se parecem mais com prisioneiros de campos de concentração do que com pacientes.
O Hospital Federico Mora tem cerca de 340 pacientes, incluindo 50 criminosos violentos e mentalmente perturbados. Mas, segundo o diretor do hospital, Romeo Minera, apenas uma minoria tem sérios problemas mentais – impressionantes 74% chegaram precisando apenas de um pouco de atenção e cuidados e deveriam ter ficado na comunidade.
Minera acredita que a equipe da BBC pertence a um grupo de caridade, oferecendo ajuda para a instituição. Jornalistas não são bem-vindos – o disfarce foi a única maneira de ter acesso ao hospital, condenado por grupos de direitos humanos.
Caos em tráfego aéreo britânico foi causado por falha em computador
Uma falha no sistema que afetou estações de controle do tráfego aéreo foi a culpada por atrapalhar milhares de passageiros que entram e saem dos maiores aeroportos da Grã-Bretanha, afirmaram autoridades, conforme os serviços voltaram ao normal neste sábado (13).
Um pequeno número de voos continua atrasado ou foi cancelado em Heathrow, em Londres, que se autodenomina o aeroporto internacional mais movimentado no mundo, de acordo com seu website.
Funcionários de tráfego aéreo disseram na sexta-feira que a falha no sistema aconteceu durante a troca dos controladores de voo, cujas estações de trabalho são colocadas em operação ou em espera, conforme a necessidade.
“Neste caso, a transição entre dois estados causou a falha do sistema, que não havia sido notada anteriormente”, afirmou o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo em um comunicado.
“A falha significa que os controladores não conseguiram acessar todas as informações sobre os planos de voo individuais, o que aumenta o volume de trabalho significativamente”, disse a entidade, acrescentando que o tráfego foi então reduzido.
O secretário de Transportes, Patrick McLoughlin exigiu, na sexta-feira, uma explicação completa para o problema que obrigou as autoridades a limitar o acesso ao espaço aéreo britânico em um dos períodos mais movimentados do ano.
Esta falha foi o segundo incidente em pouco mais de um ano a afetar o centro de controle do SNTA em Swanwick, no sudeste da Inglaterra, um dos dois principais centros.
Polícia diz que suposto serial killer teria tentado matar mais 3 pessoas
Policiais da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, em Belford Roxo, confirmaram que Sailson José das Graças – suposto serial killer – teria tentado matar mais três pessoas: duas mulheres e uma criança. As informações são do delegado assistente da DHBF, Marcelo Machado. Uma das vítimas já foi localizada e prestou depoimento sobre a tentativa de homicídio. O criminoso teria tentado sufocar a jovem, que é de Nova Iguaçu, por três vezes, mas ela não morreu. Depois disso, Sailson desistiu de matá-la.
O outro caso seria a tentativa de assassinato de uma outra mulher e um bebê. Sailson teria tentado atacá-los com uma faca, mas um vizinho tentou ajudá-los, e o criminoso fugiu.
A polícia encontrou, no sábado (13), provas que confirmam alguns dos crimes que Sailson José das Graças confessou ter cometido. Ele diz ter matado 43 pessoas em nove anos. Pelo menos sete foram confirmados. Por causa disso, ele, que estava preso na Polinter, na Cidade da Polícia, foi conduzido novamente à Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), em Belford Roxo, para ajudar nas investigações.
Não é justo enterrar meu bebê', diz mãe de menino morto em carro no Rio
Inconsolável, Carla Martins de Oliveira repetiu várias vezes, durante enterro do filho de 2 anos, a mesma frase: "Não é justo enterrar o meu bebê". A dor da mãe diante da perda precoce do menino Gabriel Martins de Oliveira Alves da Silva comoveu amigos e familiares que acompanhavam o enterro da criança no Cemitério de Irajá, no Subúrbio, na tarde deste domingo (14). O menino morreu na sexta-feira (12) depois de ficar quase 2 horas dentro de um carro.
Minutos antes do sepultamento, Carla contou como foi seu último momento com Gabriel. "Antes de entrar naquele carro meu filho disse: 'Mamãe!' e me deu um beijo, o último beijo", disse, emocionada.
Junto com o corpo do menino, foram enterradas pipas com os personagens Peppa e George, do desenho infantil "Peppa Pig" – favorito do menino.
No final da cerimônia, Carla prometeu ao filho que buscaria por justiça. "Mamãe te ama meu filho, sua morte não vai ficar impune. Deus vai mostrar a verdade".
Gabriel foi achado desacordado em um Gol preto em Vicente de Carvalho, no Subúrbio. Ele foi socorrido, mas já teria chegado morto ao hospital. A polícia suspeita que a mulher responsável pelo transporte da criança, identificada como Cláudia Vidal da Silva, de 33 anos, tenha esquecido o menino dentro do carro.
Jovem baleado em tiroteio no Alemão, Rio, continua internado
O jovem baleado no sábado (13) após uma troca de tiros entre policiais e um criminoso no Conjunto de Favelas do Alemão permanece internado no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, Subúrbio do Rio. Segundo informou a unidade hospitalar neste domingo (14), o estado de saúde da vítima é estável.
Policiais da UPP realizavam patrulhamento na localidade Campo do Seu Zé, na favela da Fazendinha, no Alemão, quando se depararam com um homem armado. Houve troca de tiros, mas o traficante conseguiu fugir. O adolescente, de 14 anos, foi atingido no tiroteio. Nenhum policial se feriu.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o jovem passou por exames e está em observação. Seu estado de saúde é estável.
Policiais fazem protesto na Praia da Copacabana contra a violência
Policiais civis e militares fizeram uma manifestação na manhã deste domingo (14) na orla da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, contra a violência. Além disso, eles fizeram uma homenagem aos colegas mortos por criminosos. Como mostrou a GloboNews, somente no ano de 2014, mais de 80 agentes foram mortos em serviço ou de folga e 280 foram baleados.
O ato também contava com a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal e integrantes do movimento “Rio de Paz”. A Associação de Mães de Policiais, que também participou do ato, propôs um abaixo-assinado para tornar hediondo crime contra a integridade física dos policiais e de seus familiares quando for comprovado que a motivação foi represália.
Nas areias de Copacabana, foram fincadas cruzes com fotos dos agentes mortos. Muitos familiares destes policiais estavam no local e o clima era de comoção.
Sistema Alto Tietê vai captar mais água de represa, informa Sabesp
O Sistema Alto Tietê, que abastece a capital paulista e a Grande São Paulo, vai poder captar mais água da represa Ponte Nova, em Salesópolis, região metropolitana, informou neste domingo (14) a assessoria de imprensa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
No dia 12 deste mês, e publicou em nota na qual o governo de São Paulo estudava utilizar 40 bilhões de litros do volume morto do Sistema Alto Tietê. Procurada pela equipe de reportagem, a assessoria de imprensa da Sabesp informou neste domingo que a quantidade de água retirada a mais da Ponte Nova não se trata de reserva técnica (volume morto). Segundo o órgão, "essa água é do volume adicional porque já estava na represa e não precisa de bombeamento para ser retirada".
Antes, por meio de nota, a Sabesp havia informado que obteve autorização do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para captar mais 39,46 milhões de metros cúbicos dessa represa, representando mais 6,6% ao volume útil. De sábado (13) para domingo, o sistema caiu de 4,2% para 4,1% do volume.
"Com o volume adicional, está em 10,7%. Esse acréscimo de volume não necessita de bombeamento, sendo possível a retirada através da descarga normal", informa nota da Sabesp.
Ainda de acordo com a Sabesp, o pedido para se captar mais água da Ponte Nova foi feito na semana passada ao DAEE. E o motivo para ter feito a solicitação é uma "decisão técnica", informou o órgão sem dar detalhes.
O Sistema Alto Tietê é composto por cinco represas: Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Paiaçupeba.
Poste cai sobre micro-ônibus após colisão e deixa vítimas em São Paulo
Um micro-ônibus derrubou um poste e acabou atingido por ele na Avenida Interlagos, Zona Sul de São Paulo, região de Santo Amaro, no começo da tarde deste domingo (15). De acordo com o Corpo de Bombeiros, três vítimas, sendo o motorista e dois passageiros, foram socorridas pelo Resgate e pelo Samu a pronto-socorros da região. O estado de saúde de cada uma delas não foi informado.
O acidente ocorreu na altura do número 2.500, próximo ao Shopping Interlagos, no sentido Centro. O poste permaneceu energizado após o acidente, registrado às 13h55 pela CET, e a Eletropaulo desligou a luz na região para que os bombeiros pudessem resgatar o motorista, tirado das ferragens por volta das 16h.
Segundo a Eletropaulo, o corte de energia foi feito às 15h e a eletricidade está sendo reestabelecida aos poucos nas proximidades do acidente. A concessionária informa que aguarda o fim da perícia no local para instalar um novo poste e normalizar a distribuição.
PM terá blindados com jatos d'água, gás e até tinta em manifestações
Os 14 blindados israelenses que eram previstos para conter atos violentos durante a Copa do Mundo só devem chegar a São Paulo em meados de março de 2015, segundo estimativa da Polícia Militar (PM), e sair às ruas a partir de junho. Adaptações exigidas pela corporação nos veículos foram algumas das razões do atraso na entrega. A Defensoria Pública criticou a aquisição dos veículos (leia mais abaixo).
Estão sendo feitos três modelos diferentes de blindados. Quatro veículos serão munidos com canhões de jatos de água, tinta e gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes violentos. Outros quatro serão exclusivos para transporte de policiais, e mais seis vão ser usados pelos batalhões e outras tropas de elite para enfrentar criminosos, entrar em locais de difícil acesso e áreas de risco, como favelas.
Pela frota, a PM pagará um total de R$ 35,2 milhões a duas empresas de Israel. Elas ganharam licitação internacional e fabricam os carros para serem usados pelo Comando de Policiamento de Choque.
Segundo a polícia, os blindados que lançarão água e armas químicas serão usados pelo 2º e 3º batalhões de choque da PM contra ativistas violentos, black blocs – mascarados adeptos da depredação do patrimônio público e privado como forma de protesto – e vândalos durante eventuais protestos no estado.
De acordo com a PM, os jatos de água e gases serão usados para reprimir manifestantes que partam para o 'quebra-quebra'. A água ainda terá a função de apagar incêndios. A tinta será lançada contra suspeitos de vandalismo para facilitar a identificação deles numa posterior detenção. Esses quatro veículos ainda possuem uma espécie de pá, na frente, para eliminar obstáculos e desobstruir vias
Apesar de ser considerada uma necessidade antiga, a compra foi agilizada por causa das manifestações populares de junho de 2013. Segundo a PM, ocorreram 679 protestos na capital em 2013, contra 243 até novembro deste ano. A licitação foi no fim do ano passado.
De lá para cá, policiais e ativistas ficaram feridos durante confrontos nas manifestações, gerando críticas de órgãos de direitos humanos. Pelos números da PM, 54 policiais foram machucados nesses últimos dois anos. Procurada para comentar o assunto, a Defensoria Pública não soube informar quantos manifestantes foram feridos, mas questionou a atuação da PM nos atos.
A defensoria é contrária principalmente ao uso de balas de borracha pela polícia. O órgão luta na Justiça pelo fim do uso do artefato nos protestos. Por enquanto, a decisão judicial é favorável à PM. A Assembleia Legislativa de São Paulo, no entanto, aprovou no início deste mês uma lei que proíbe o uso do armamento. O projeto seguiu para sanção, ou veto, do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Segundo a corporação, a bala de borracha poderá ser usada nas manifestações, caso elas se tornem violentas, mas somente como último recurso. Com a vinda dos novos blindados, a PM está desenvolvendo procedimento para que os veículos sejam empregados antes que qualquer disparo seja feito pelos policiais. Para os oficiais, os carros serão mais uma alternativa não letal para evitar agentes e manifestantes feridos nos protestos.
"O uso dos blindados vai colocar mais uma ‘fase menos letal’ antes do contato físico da tropa com vândalos", disse o capitão Valdinei Arcanjo, comandante da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento de Choque da PM.
No AM, corpo de aluno de Medicina é encontrado em caixa d'água da UEA
Um corpo de um estudante do curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi encontrado, no fim da noite deste sábado (13), dentro de uma caixa d'água da unidade, situada no bairro da Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus. Segundo a Polícia Civil, o caso deve ser investigado pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
O corpo do universitário, de 23 anos, foi localizado por vigilantes da instituição por volta das 21h, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA). Os bombeiros foram chamados e realizaram o resgate.
A assessoria da Polícia Civil informou que a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) também foi acionada.
O Boletim de Ocorrência (BO) do caso foi registrado a 1h19 da madrugada deste domingo (14), por um irmão da vítima. No documento, consta que o estudante teria sido vítima de afogamento.
Por meio de nota, a Universidade do Estado do Amazonas lamentou a morte do universitário. A instituição comunicou ainda que está à disposição para prestar esclarecimentos para que as causas relacionadas ao fato sejam investigadas.
Turista alemão é baleado em assalto na Praia do Futuro, em Fortaleza
Um turista alemão de 56 anos foi baleado na tarde deste domingo (14) durante um assalto na Praia do Futuro, em Fortaleza, segundo o Batalhão de Policiamento do Turismo (BPtur). Os suspeitos são procurados.
Conforme a polícia, Helmit Frank caminhava pela praia quando foi abordado por três homens que anunciaram assalto. Testemunhas afirmaram que a vítima reagiu e acabou sendo baleada no abdomen.
Ainda de acordo com policiais, os assaltantes fugiram com uma bolsa contendo roupas e livros da vítima.
Helmit Frank foi socorrido inicialmente por visitantes da Praia do Futuro e levado, ainda consciente, por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.
Conforme os policiais, o turista estava sozinho em Fortaleza, hospedado em um hotel na Beira Mar.
Carreta cai em ribanceira e pega fogo após batida; três morreram na hora
Três pessoas morreram em um acidente ocorrido na BR-116, região de Teofilândia, cidade a 194 km de Salvador, na madrugada deste domingo (14).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a ocorrência envolveu uma carreta e um carro de passeio por volta das 4h.
Após a colisão, a carreta caiu em uma ribanceira e pegou fogo. O motorista morreu carbonizado e ainda não foi identificado, o que depende de exames de DNA.
Dois homens, de 20 e 27 anos, que estavam no carro de passeio também morreram no local. Outro ocupante do veículo, um rapaz de 16 anos, foi levado para o hospital na cidade de Araci. Segundo informações passadas pela família, ele está consciente e fora de perigo. A polícia vai investigar as causas da batida.
Sargento da Polícia Militar é assassinado com tiro na cabeça
O sargento da Polícia Militar (PM) Wanderley do Socorro foi morto com um tiro na cabeça na noite de sábado (13), em Santana, a 17 quilômetros de Macapá. A vítima estava em um bar na área portuária do município quando um dos três suspeitos de participar do crime disparou contra o militar. Um deles foi preso em Macapá horas depois do assassinato. Ele chegou a ser reconhecido por testemunhas, segundo o 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
O militar estava em dia de folga no momento do assassinato. O 4º BPM informou que os três suspeitos do homicídio estavam jogando sinuca no estabelecimento comercial antes de cometerem o crime. Eles teriam saído do bar e retornado com uma arma de fogo, conforme relatos de testemunhas à polícia. Antes de disparar contra o sargento, um deles ainda teria dado uma paulada na cabeça da vítima. Não houve discussão entre os envolvidos.
"Os suspeitos jogavam sinuca no bar e depois de saírem do estabelecimento, retornaram para matar o sargento. As testemunhas não relataram nenhuma desavença entre o trio e o militar", contou o tenente Herinaldo Nascimento, do 4º BPM.
A PM descarta inicialmente a possibilidade de acerto de contas porque a vítima desempenhava funções administrativas no 4º Batalhão de Polícia Militar, em Santana. Ele estava desde 1989 na corporação.
"Não trabalhamos com a possibilidade de acerto de contas. O sargento Wanderley não trabalhava na rua. Ele desempenhou apenas serviços internos, com pouco envolvimento em ocorrências", avaliou o oficial do 4º BPM.
Nenhuma quantia em dinheiro ou eletroeletrônico carregado com a vítima foram levados. Apenas uma arma de fogo em posse do sargento foi roubada pelos suspeitos. O trio apontado com autor do crime fugiu do local do assassinato em um carro cinza, abandonado no bairro Provedor, em Santana.
Um dos suspeitos, de 25 anos, foi preso pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), em Macapá, e encaminhado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no bairro Pacoval, Zona Norte da capital. Até a manhã deste domingo (14) os outros dois não haviam sido presos pela Polícia Militar.
Jovem morre e 4 ficam feridos após colisão entre dois carros, em Goiânia
Uma jovem de 24 anos morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente entre dois carros, no cruzamento das avenidas Anhanguera e Paranaíba, no Setor Central, em Goiânia. Segundo a Polícia Civil, a auxiliar administrativo Suzane Pereira Campos estava em VW Gol vermelho quando a lateral dele foi atingida por outro veículo do mesmo modelo, de cor branca. Ela morreu na hora.
O namorado dela, que dirigia o veículo, além de sua prima e os dois ocupantes do outro carro ficaram feridos na colisão. Todos eles foram levados para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). A unidade não soube informar qual o estado de saúde deles.
Agentes da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito de Goiânia (Dict) estiveram no local da batida para colher as informações sobre o acidente. Segundo testemunhas disseram aos policiais, o Gol branco estava em alta velocidade e teria desrespeitado o sinal vermelho.
Presos acessam pátio e polícia adia visitas em presídio de Porto Alegre
A Brigada Militar (BM) adiou o horário de visitas no Presídio Central, em Porto Alegre, após dois detentos romperem um cadeado e acessarem um dos pátios na madrugada deste domingo (14). Conforme a polícia, agentes perceberam a ação e impediram que a dupla conseguisse fugir. A ocorrência também levou à recontagem dos detentos no local.
O diretor da prisão, major Dagoberto Albuquerque, relata que um policial viu a movimentação quando a dupla acessou o Pavilhão C, que está parcialmente demolido. Apesar disso, Albuquerque afirma que a ação não é considerada uma tentativa de fuga. A BM precisou tomar medidas para fazer a checagem dos apenados. O trânsito no entorno da penitenciária foi interrompido, além das visitas serem suspensas temporariamente a partir das 6h. A situação foi normalizada por volta de 10h.
“Eles estavam em um local reservado, justamente para esperar o horário de visitas. Um policial que estava na guarita percebeu a movimentação. Por estar sendo demolido, é uma área vulnerável. Eles não poderiam estar ali. Então os dois presos foram levados de volta e nós fizemos a recontagem geral nos pavilhões”.
Os policiais chegaram a vasculhar a rede de esgotos para se certificar de que não houve fuga. Segundo a Brigada Militar, ninguém ficou ferido.
Comentários
Postar um comentário