PUBLICIDADES
Recentemente, o Instagram divulgou uma mudança em seu modo de organizar o feed dos usuários. Com a novidade, as publicações deixariam de aparecer em ordem cronológica na linha de tempo para serem organizadas por algoritmos de interação, assim como o Facebook, que decidem o que você deve ver primeiro de acordo com seu comportamento na plataforma.
A novidade, no entanto, parece não ter agradado muito quem utiliza a rede social como forma de divulgação ou outros heavy users do Instagram. O incômodo foi tanto que os internautas criaram uma petição online para pedir que a empresa do Facebook desista da nova organização.
Além do abaixo-assinado, outra medida relacionada à mudança já é comum entre os perfis de pessoas públicas, influenciadores e marcas: o pedido para que seus seguidores ativem o recurso de notificações para que o app avise toda vez que aquele usuário publicar algo novo.
Depois de tanto barulho, o Instagram decidiu se posicionar a respeito das reclamações através de um comunicado no Twitter. Nele, a rede social garantiu que não haverá mudanças no momento e que os usuários serão avisados previamente caso elas venham a ocorrer.
Pode parecer pouco provável que um programa lançado há mais de vinte anos gere alguma novidade, mas a Ogilvy Paris provou que se o produto em questão é a série Friends, é sim possível criar muita coisa nova.
Com o objetivo de anunciar a chegada de novas temporadas ao Netflix, a agência resolveu explorar o recurso de pre-roll do YouTube aproveitando a infinidade de assuntos já abordados durante as 10 temporadas da série.
Para tornar possível esse casamento entre uma nova tecnologia e um sucesso de mais de duas décadas, a Ogilvy usou imagens diversas de Friends e as exibiu em forma de anúncio pre-roll com um diferencial: as cenas que se via na propaganda estavam diretamente relacionadas com o assunto pesquisado.
Como o exemplo usado no video case, ao pesquisar pelas palavras "cute cats" no YouTube, a plataforma oferecia resultados de vídeos de gatinhos fofos, como ocorre normalmente, com a diferença de que, antes de assistir ao vídeo escolhido, o usuário se deparava com uma cena de Rachel, uma das personagens de Friends, segurando um gatinho com o seguinte anúncio: "Se você gosta de gatinhos fofos, vai gostar de Friends".
Confira o video case:
O Itaú Unibanco estreou na última segunda-feira (27) sua nova iniciativa na área de Educação Financeira. A websérie "Vida Real" será veiculada nos canais da marca no YouTube, Facebook e Medium e tem episódios com pessoas de diferentes perfis e como elas lidam com seu dinheiro. A ideia é mostrar como a orientação financeira pode ajudar as pessoas a conquistarem seus objetivos.
Criada pela DPZ&T e apresentada pela repórter Rafa Brites, a série tem quatro episódios de aproximadamente cinco minutos cada. Neles, os protagonistas contam a sua história e como é sua relação com o dinheiro e o sonho que querem realizar. Para isso se concretizar, entram em cena os especialistas do Itaú, Denise Hills e Martin Iglesias, dando dicas sobre educação financeira e orientando os personagens a organizarem suas finanças para fazerem melhores escolhas sobre economizar, consumir ou investir.
"Falar sobre dinheiro é falar, de alguma forma, sobre o dia a dia e sobre a vida das pessoas. Mas esse assunto nem sempre é fácil. É preciso ser relevante e encontrar um jeito empático de construir essa conversa", esclarece Eduardo Tracanella, Superintendente de Marketing Institucional do Itaú. "Ao contarmos histórias verdadeiras, de gente como a gente, nos aproximamos e transformamos o que poderia ser um conteúdo autocentrado em algo inspirador que dialoga com as pessoas", pontua.
Com o objetivo de fazer com que o público se identifique e reflita sobre sua vida financeira, a série abordará as histórias de pessoas com diferentes perfis, desde uma jovem que acaba de sair da casa dos pais até um casal que acaba de ter um filho.
"As histórias mostram que educação financeira é uma questão de organização e não de privação. E que começar a investir, usar bem o dinheiro, é uma possibilidade para todos, ao contrário do que se pensa. Essas são impressões que o brasileiro tem a respeito do dinheiro e que identificamos com nossa pesquisa ‘Escolhas e Dinheiro’, lançada em novembro do ano passado. Com a série, queremos desmitificar essas ideias", afirma Denise Hills, Superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú.
Segundo Rafael Urenha, Diretor de Criação da DPZ&T, "O grande desafio desse projeto era encontrar um formato novo para falar sobre educação financeira. Com a websérie, encontramos um jeito de passar informações úteis para as pessoas e, ao mesmo tempo, contar histórias interessantes e emocionantes".
A troca de fraldas é um dos momentos mais importantes na construção de vínculo entre mamães e papais com seus bebês. Pensando nisso, a Huggies lançou sua primeira canção infantil para divulgar seu creme preventivo de assaduras, a fralda Supreme Care e toalhas umedecidas. Criada pela agência VML, a música explora as sonoridades dos produtos para destacar os diferenciais da marca de forma lúdica e divertida. O filme para internet, com linguagem de videoclipe com ativações no Facebook, Vevo, YouTube, Spotify e outras redes sociais.
Na voz da cantora Carla Casarim, uma das participantes da terceira edição do reality show The Voice Brasil (2014), a campanha ganha um tom diferente para estimular mamães e papais a cantar a música quando forem trocar seus bebês. "Huggies acredita que a hora da troca da fralda é muito importante para a criação de vínculo entre os pais e o bebê. Essa canção é uma maneira criativa de trazer os produtos da marca de forma inusitada estimulando os pais a aproveitarem esse momento para brincar, cantar e abraçar seus bebês", comenta Priya Patel, diretora de categoria de cuidados infantis da Kimberly-Clark.
Com arranjos da produtora Comando S Áudio, a canção traz produtos da linha Huggies sendo transformados em instrumentos musicais: fraldas são usadas como tambores, a tampinha da pomada vira percussão e até o ato de tirar uma toalha umedecida da embalagem se torna um elemento da música. No vídeo, produzido pela Spanda e dirigido por a_dupla, intervenções visuais com a mesma identidade gráfica que a marca já utiliza em suas redes sociais se sobrepõem ao processo de criação da música.
Para estimular ainda mais essa interação entre pais e filhos, a empresa convida os consumidores a participar ativamente da ação. Por meio do WhatsApp, os papais e as mamães podem enviar vídeos cantando a música da Hora da Troca.
Nas manifestações pró Impeachment que levaram milhões de pessoas às ruas de São Paulo, uma das figuras mais emblemáticas entre as pessoas era o gigante pato inflável amarelo, personagem principal da campanha "Impeachment já", liderada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Para a surpresa dos leitores, entretanto, nesta terça-feira (29) ele foi estampado em inúmeros anúncios em alguns dos principais jornais do País, incluindo Correio Braziliense, O Estado de S.Paulo, O Globo e a Folha de S.Paulo. A campanha consumiu 14 páginas do primeiro caderno desses veículos.
O texto de uma das peças diz: "Representamos famílias, homens, mulheres, jovens. Vemos que o país está à deriva. A hora de mudança é agora. Dizer sim ao impeachment, dentro dos parâmetros constitucionais, é dizer não ao descontrole econômico, ao descaso com as empresas, com o emprego e, principalmente, com você. Chega de pagar o pato. O Brasil tem jeito". A última página da campanha convoca o leitor a acessar o site naovoupagaropato.com.br e perguntar diretamente aos deputados que votarão o Impeachment de que lado eles estão.
Além de 14 páginas de anúncio no jornal, o Estadão veiculou também em seu site um BG (Background) com uma peça da mesma campanha. Confira abaixo.
A .R.E.F. Comunicação desenvolveu três novos filmes para Digeliv que apostam no bom humor e no duplo sentido para ir direto a um assunto nada confortável para a maioria das pessoas. Os comerciais brincam com o constrangimento que existe com relação aos gases gerados pelos alimentos. Como a proposta do produto é justamente prevenir a produção de gases, a campanha propõe desconstruir o "problema" com humor.
Produzida para veiculação na programação de canais pagos e abertos, a campanha de Foline Hair, outro produto para a marca, prioriza a relação de amor da mulher com os seus cabelos. Assim, a .R.E.F. produziu um filme que mostra um romance vivido pela atriz principal mas, ao final, revela que se tratava do amor entre ela e seus cabelos, impactado com o conceito "Foline Hair – A companhia perfeita para o seu cabelo".
Já a campanha para a DeSol traz uma mensagem "direto ao ponto", lembrando que o suplemento de vitamina D é essencial para quem tem deficiência de vitamina D – e para quem tem e nem sabe. As peças serão publicadas em revistas e, também, em meios online.
Comentários
Postar um comentário