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Stella Artois conta história de sua criação em campanha de Natal
A campanha de Natal da Stella Artois este ano vem para contar a história da própria marca. O enredo gira em torno da criação da cerveja, quando o mestre-cervejeiro resolveu dar um presente de fim de ano para os moradores de Leuven, na Bélgica. O nome do produto, segundo a história, tem inspiração nas estrelas (Stella, em latim).
O filme ‘Presentear é uma arte’ foi criado pela Mother NY e adaptado pela Crispin Porter + Bogusky Brasil e já está sendo veiculado nas emissoras brasileiras.
Nas redes sociais, a marca estimula seus seguidores a escolheres constelações marcando seus amigos como estrelas, possibilitando o compartilhamento de mensagens de Natal.
A ação também conta com a venda de um kit contendo uma embalagem exclusiva da cerveja e dois cálices.
Confira o filme da campanha:
Ford muda seu modelo de produção... E é por um bom motivo
Henry Ford, pai da mais tradicional montadora da história, criou um modelo de produção em massa, com inovações tecnológicas e organizacionais que se tornaram modelo para toda a indústria a partir do inicio da década passada. Mas a empresa decidiu mudar seu modelo para este Natal, pelo menos para a fábrica da Ford de Valência, na Espanha.
Dessa vez, entretanto, não se trata de orientação de ordem técnica voltada para a otimização dos negócios, mas sim uma brincadeira da empresa, que trocou a produção real por outra dedicada a montar carros de brinquedo, distribuídos como presentes de Natal para ONGs e abrigos infantis da cidade e também de Madrid.
O resultado dessa linha de produção natalina pode ser visto no filme abaixo:
Infográfico mostra quem você seria se o Star Wars fosse uma agência
Hoje é um grande dia para os fãs de Star Wars. A estreia do sétimo filme da saga "Star Wars – O Despertar da Força" está movimentando as redes sociais. Alguns minutos de navegação em plataformas como Facebook e Instagram são o suficiente para encontrar referencias do universo galáctico.
Um infográfico interessante foi criado pela Bossa, de Maceió. A equipe imaginou como os personagens de Star Wars se encaixariam dentro de uma agência de publicidade. A brincadeira lembra até do concorrente do mal, atrelado ao Imperador Palpatine.
Confira abaixo (para ver maior basta clicar na imagem)
Abraço é a temática para o novo filme do Bradesco
Com o mote: aBRAce 2016, o filme de 60" leva a trilha sonora de Jota Quest, com a música "Dentro de um abraço", e traz diversas cenas em que momentos importantes são marcados com o gesto universal do abraço. "É o encontro da emoção, da felicidade, do carinho e do apoio, enfim, um gesto que traduz o que há de melhor do sentimento de amizade e fraternidade", comenta Jorge Nasser, diretor de marketing do Bradesco.
Na peça publicitária se vê o abraço que comemora a chegada de alguém especial; o que celebra uma vitória; aquele que acompanha o beijo depois do "sim" em um casamento; ou o que acontece ao fim de uma competição. Enquanto as situações vão passando, ao fundo, a trilha de Jota Quest revela qual é "o melhor lugar do mundo" e traduz o que o Banco deseja que todos façam no próximo ano. A locução de Rogério Flausino finaliza: "aBRAce 2016. Bradesco. Tudo de BRA pra você".
Complementam a campanha além da versão de 30" do filme, mídia impressa, spot de rádio e mídia exterior.
O Bradesco é patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, do Revezamento da Tocha, do Time Brasil e de seis Confederações – basquete, esportes aquáticos, remo, vela, rugby e judô.
Quaker humaniza vending machine na Bélgica
Já publicamos aqui no Adnews milhares de ações que envolviam uma vending machine, inclusive com ideias bastante inusitadas, como geralmente são as da Coca-Cola para iniciativas do gênero.
Por mais criativas que sejam, entretanto, pouquíssimas conseguiram ter um toque humano tão grande como a ação da mais nova campanha para a aveia Quaker.
A estrutura out of home parece muito mais um quiosque, e conta com dois homens dentro (vestidos de robô), que atendem aos "cliques" nos "botões" da "máquina" para preparar um reforçado café da manhã para quem passa numa das estações de metrô da Bélgica.
A campanha foi criada pela agência Friendship, da Antuérpia.
O poder da publicidade: transformando o conceito de uma marca
A construção de uma marca tal como vemos hoje é bastante diferente de como era feito há anos. Porém, de maneira geral, ela continua tendo o mesmo objetivo: se posicionar na mente dos consumidores. A publicidade é a peça chave de estratégias e táticas para criar esse conceito de posicionamento e tornar a marca relevante no mercado.
Você pode nem perceber, mas muitas vezes, escolhe uma marca específica pela ideia que ela transmite para você. O slogan do Santander "o banco dos juntos", por exemplo, demonstra o quanto a empresa valoriza e está próxima dos seus clientes. E no caso da Coca-Cola seu histórico de mais de 50 slogans como "Sempre Coca-Cola" da década de 90, "Gostoso é Viver" em 2000, "O Lado Coca-Cola da Vida" e "Abra a Felicidade" nos anos sucessores, demonstram que a marca quer ser reconhecida por estar presente nos seus momentos mais felizes, além de conseguir proporcionar essa alegria.
Mas nós sabemos que novos cenários e contextos surgem a medida que os anos passam e, junto com eles, a relação dos consumidores com os produtos e serviços muda constantemente e de forma acelerada. E aí surge a questão: Como fazer com uma mentalidade que muda com o passar do tempo? Tanto os empresários como os publicitários já perceberam que, na maioria dos casos, com o passar do tempo, existe uma necessidade de reposicionamento de conceito, com ações de adaptação das marcas aos cenários atuais.
Para você entender melhor, vamos pensar em alguns exemplos fortes de marcas que conseguiram mudar seu posicionamento em nome do consumidor. A marca de calçados Havaianas era, até a metade da década de 90, considerada coisa sem valor, de gente pobre e sem muita opção do que comprar para calçar. Chegou um momento em que a empresa não conseguiria crescer sem agregar valor de marca a seus produtos. Assim, nasceu o "Todo mundo usa", que é o conceito da marca desde então e, se tornou inclusive, uma referência por mostrar famosos usando os calçados. O resultado é claro: Havaianas é hoje uma das maiores empresas do Brasil.
O contrário também acontece. Em alguns casos, a estratégia publicitária da empresa não é, necessariamente, posicionar seu produto para agregar valor, e sim para popularizá-lo. Por exemplo, o caso da marca de veículos Mercedes Benz que, com a ascensão da classe C no Brasil, lançou a Mercedes Classe A. O objetivo era atrair um público que estava fora da Classe A+, que sempre foi o target da empresa. E dessa forma, a Mercedes não só criou um interesse maior pela marca, como construiu uma relação com os jovens, que inicialmente se interessavam pela Mercedes Classe A, mas quando adquiriam condições de comprar outros carros, optavam pela Mercedes como preferência de consumo.
Isso é o que também fazemos aqui na agência. Atendemos uma multinacional norte-americana da área de TI. Por ser a principal empresa do seu segmento e oferecer uma solução que requer um investimento médio a alto, nosso cliente foi "rotulada" como uma "empresa cara" no mercado. Fomos contratados para mudar esse conceito e mostrar que ela oferece produtos e serviços para diferentes tipos de orçamentos e necessidades. Além disso, por mais que possa ser mais cara, preza por um serviço de extrema qualidade e possui produtos realmente condizentes com o que diz ser oferecido, diferente de várias outras empresas do segmento. Uma campanha com o slogan"Pode Acreditar" acaba sendo um sucesso e trazendo ótimos resultados para a marca.
A publicidade permite transformar a mensagem levada ao público, identificar as falhas entre como a marca deve ser vista e como é percebida e, finalmente, entender o que deve ser feito para levar o conceito desejado da forma mais correta ao público. E essa questão deve ser o principal desafio das empresas nos próximos anos.
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