CAMPEONATO BRASILEIRO
DESFECHO.....
SÃO PAULO GARANTE A PRÉ-LIBERTADORES E REBAIXA O GOIÁS
O São Paulo não foi brilhante, assim como durante toda a temporada, mas mostrou toda a força que uma camisa acostumada a títulos pode ter. Diante de um péssimo Goiás e de um estádio que, apesar de cheio, praticamente não ofereceu pressão, o time cozinhou o jogo a todo momento e, já nos acréscimos, assegurou sua presença na Libertadores com um belo gol de Rogério.
O resultado levou a equipe a 62 pontos conquistados, dois mais do que o Inter, quinto colocado. Com isso, o time confirmou sua participação na pré-Libertadores do ano que vem, que será disputada no início de 2016, contra um adversário ainda a definir. Os goianos, por sua vez, mostraram por que estiveram na zona de rebaixamento durante boa parte do torneio e terão de encarar a Série B na temporada seguinte.
Vale ressaltar que todos os jogadores que estavam em campo são praticamente o elenco-base são-paulino do próximo ano. Já sem Luis Fabiano e Rogério Ceni, machucados, Milton Cruz preferiu deixar Pato no banco, já que o camisa 11 tem de voltar ao Corinthians em janeiro. Mesmo que sem brilho, a formação se mostrou competitiva e, inegavelmente, capaz de ficar entre as quatro melhores do país.
VASCO EMPATA COM O COXA E PELA 3° VEZ CAI PARA SERIE B 2016
O sonho vascaíno de escapar do rebaixamento teve fim neste domingo. O time não conseguiu sair de um empate sem gols com o Coritiba, no Couto Pereira, e teve decretada a terceira queda de sua história à Série B. A equipe, que já havia ido para a segunda divisão em 2008 e 2013, não escaparia da degola nem se tivesse vencido o jogo. Isso porque o Figueirense derrotou o Fluminense por 1 a 0, no Orlando Scarpelli, e escapou da queda nesta 38ª rodada do Brasileirão. Além do Cruz-Maltino, foram rebaixados Avaí, Goiás e Joinville.
Dentro de campo, o Vasco não produziu o suficiente para ameaçar a defesa do Coritiba e facilitou a vida do rival. O time carioca abusou dos erros de passe e conclusão e não soube se adaptar ao gramado do Couto Pereira após a forte chuva que caiu em Curitiba. Com 41 pontos, na 18ª colocação, o time se despede da primeira divisão com dez vitórias, 11 empates e 17 derrotas. O saldo de gols final da equipe foi de -26.
Já o Coritiba, que passou boa parte do campeonato brigando contra o rebaixamento, conseguiu se salvar graças ao ponto conquistado neste domingo. O time terminou a competição nacional na 15ª posição, com 44 pontos.
INTER FAZ DEVER DE CASA, MAS NÃO ALCANÇA O OBJETIVO DA LIBERTADORES
Fechando as participações no Campeonato Brasileiro em 2015, Internacional e Cruzeiro duelaram no Beira-Rio, neste domingo, e os donos da casa conseguiram buscar o triunfo pelo placar de 2 a 0, graças a dois gols marcados por Vitinho, aos 25 minutos do primeiro tempo e aos 15 da etapa complementar.
Exercendo o domínio da partida nos dois tempos, os anfitriões não encontraram problemas para superar a equipe mineira, que jogando apenas para cumprir tabela na competição, não conseguiram desempenhar uma atuação satisfatória na despedida de Mano Menezes do time, já que o treinador irá para o futebol chinês.
Apesar da vitória, a equipe comandada por Argel Fucks não conseguiu a desejada classificação para a Copa Libertadores do próximo ano, já que necessitava de uma derrota do São Paulo para o Goiás, no Serra Dourada, e o Tricolor paulista conseguiu vencer o Esmeraldino.
GALO GLOEIA E GARANTE O VICE E A FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES
O Atlético-MG deixou para a última partida o objetivo de garantir a segunda colocação do Brasileirão, mas, ao contrário das rodadas passadas, a equipe mineira não decepcionou neste domingo. Diante da Chapecoense, no Mineirão, o Galo, que havia conquistado apenas uma vitórias nos últimos cinco jogos pela competição, mandou a má fase para longe e confirmou o vice-campeonato nacional ao bater, com autoridade, a equipe catarinense por 3 a 0, com gols de Thiago Ribeiro, Leonardo Silva e Patric.
Com mais posse de bola durante toda a partida, o Galo demorou a engrenar no jogo, mas quando o fez, não deu chance alguma para a Chapecoense. Com uma bela atuação, especialmente no segundo tempo, o Atlético-MG retomou o brilho apresentado em grande parte do Brasileirão e não teve dificuldade para superar uma Chapecoense que não tinha mais grandes ambições na competição.
Com o resultado, o Galo, além de confirmar aa segunda colocação, com 69 pontos, garantiu também a premiação de R$ 6,3 milhões destinada ao vice-campeão brasileiro. Já a Chapecoense termina o Brasileirão na 14ª posição, com 47 pontos, e cumpre seu objetivo de se manter na elite do futebol brasileiro.
GRÊMIO VENCE JÁ REBAIXADO JOINVILLE, MAS VAI DISPUTAR A PRÉ-LIBERTADORES
A chuva torrencial que se abateu sobre Santa Catarina nos últimos dias deu os contornos de um jogo que, se não fosse as poças d’água intensificando as disputas pela bola, seria frio. O Grêmio, já garantido na Copa Libertadores, venceu por 2 a 0 e fechou bem o ano diante do já rebaixado Joinville, que segue há mais de um mês sem vencer, mas não conseguiu assegurar a vice-liderança.
Classificado a maior competição das Américas de forma direta, esperando apenas o sorteio do final do mês para saber os adversários do grupo, o Grêmio só não pôde festejar a segunda melhor campanha por conta da vitória do Atlético-MG. No entanto, os gols de Marcelo Oliveira e Bobô garantiram uma despedida com vitória.
No primeiro ano de Roger Machado no comando, o Tricolor voltou à Libertadores e terminou a campanha na Série A com 68 pontos, um a menos que o vice-líder Atlético-MG e a cinco do campeão Corinthians. Já o Joinville, que ocupou a zona de rebaixamento durante a maior parte do ano, se despediu da Série A com mais uma derrota, a 21ª em 38 jogos.
A nota preocupante do jogo ficou por conta de Luan, que saiu de campo ainda no primeiro tempo. O atacante sentiu uma torsão no tornozelo e não conseguiu se manter em campo, dando lugar a Pedro Rocha. Com contrato longo, o jogador deve ser tratado para voltar ao time na pré-temporada.
CORINTHIANS ARRANCA EMPATE E REBAIXA O AVAÍ
O Corinthians encerrou a campanha do seu hexacampeonato brasileiro com um empate. Apesar de ter pressionado bastante o Avaí, o time comandado por Tite foi vazado por uma cabeçada de Claudinei aos 11 minutos do segundo tempo do jogo disputado na tarde deste domingo, em Itaquera. Mas, com gol de Vagner Love, reagiu e alcançou igualdade por 1 a 1, que rebaixou o adversário para a Série B.
Uma segunda derrota consecutiva – caiu diante do Sport no fim de semana passado – impediria o Corinthians de registrar um novo recorde na tabela de classificação. Com mais um ponto, contudo, a equipe paulista passou a computar 81 e superou os 80 do Cruzeiro de 2014, até então o maior pontuador do Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes.
Já o Avaí, que se despediu da Série A com 42 pontos, reencontrará Vasco (41), Goiás (38) e Joinville (31) na segunda divisão da próxima temporada. O time que se safou foi o rival Figueirense, com 43 depois de bater Fluminense por 1 a 0, no Orlando Scarpelli.
1 GOL GARANTE A PERMANÊNCIA DO FIGUEIRA NA SERIE A 2016
Com um gol de Marcão aos três minutos do segundo tempo, o Figueirense derrotou o Fluminense por 1 a 0 e se manteve na série A do Campeonato Brasileiro. A equipe catarinense chegou aos 43 pontos na 16 ª posição. O Fluminense ficou na 13ª posição com 47 pontos.
Escalado com um time reserva, o Fluminense deu trabalho no primeiro tempo, mas não teve forças para se impor diante da maior determinação do adversário.
Como era de se esperar, o Figueirense partiu para o ataque, assim que o árbitro determinou o início da partida. O experiente meia Carlos Alberto centralizava as ações, distribuindo o jogo e tentando jogadas inidividuais para se aproximar da defesa carioca. Os torcedores da equipe carioca se juntaram aos catarinenses, no estádio, e até reclamavam da arbitragem quando o Figueirense era penalizado pela arbitragem.
NA RESSACA O PALMEIRAS VENCE O FLAMENGO NO MARACA
A torcida do Palmeiras foi ao Maracanã preparada para gritar “é campeão”, ainda animada pelo título da Copa do Brasil na quarta-feira. E os poucos titulares que estiveram em campo neste domingo garantindo a vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, quebrando jejuns na despedida do Campeonato Brasileiro em ano de festa para o Verdão.
O Palmeiras não ganhava na competição há seis rodadas, desde que bateu o Avaí por 3 a 1 em 17 de outubro. O clube também não vencia na última rodada do Campeonato Brasileiro há dez anos. Mas graças a dois dos quatro titulares que estavam em campo os números mudaram.
Autor de dois gols na final da Copa do Brasil sobre o Santos, Dudu abriu o placar aos 26 minutos do segundo tempo e Vitor Hugo, aos 44, definiram o triunfo – o volante Matheus Sales e o veterano Zé Roberto foram os outros titulares que atuaram neste domingo. O Flamengo chegou a empatar com Pará, aos 31, aproveitando falha do goleiro Fábio, e sua torcida só pôde comemorar o terceiro rebaixamento do arquirrival Vasco.
O Palmeiras termina o Campeonato Brasileiro na nona posição, com 53 pontos, e volta a atuar em partida oficial em 31 de janeiro, estreando no Campeonato Paulista diante do Botafogo, em Ribeirão Preto. O Flamengo acaba a liga nacional em 12º, com 49 pontos, e atua também no último fim de semana de janeiro pelo Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, recebendo o Boavista.
APÓS O VICE O SANTOS ENCERRA O CAMPEONATO GOLEANDO O FURACÃO
Em seu 12º jogo seguido debaixo de chuva e novamente com o gramado da Vila Belmiro em péssimas condições, o Santos encerrou o ano com uma goleada arrasadora diante de seu torcedor, depois de ter os sonhos de alcançar o G4 no Campeonato Brasileiro e conquistar a Copa do Brasil frustrados. Com dois gols de Geuvânio, dois de Gabriel (o primeiro deles em posição de impedimento) e um de Vitor Bueno, o Peixe fez 5 a 1, de virada, em cima do Atlético-PR, que chegou a abrir o placar com o zagueiro Cleberson.
O resultado fez com que Dorival Júnior terminasse a temporada com 17 vitórias e apenas um empate no estádio Urbano Caldeira, desde que assumiu a equipe. Já o Furacão vê quebrada a sua série de seis partidas sem perder. Assim, o alvinegro praiano fecha o Brasileirão na 7ª posição, com 58 pontos. Enquanto o rubro-negro paranaense termina em 10º lugar, com 51 pontos.
Agora, as duas equipes entram definitivamente de férias. No Santos, a apresentação está marcada para o dia 6 de janeiro, uma quarta-feira, e a expectativa é saber quantos jogadores deixarão o clube até lá. Muitos devem ser devolvidos de empréstimo ou apenas dispensados com o fim de seus contratos, casos de Werley, Nilson, Marquinhos, Marquinhos Gabriel, Leandro e Chiquinho. Outros, como Gabriel, Geuvânio e Lucas Lima, podem acabar negociados nesta janela de transferências.
SPORT VENCE PONTE FORA DE CASA E TERMINA A COMPETIÇÃO EM 6°
Ponte Preta e Sport fizeram um dos duelos com poucas pretensões na rodada final do Campeonato Brasileiro. Jogando no Moisés Lucarelli, em Campinas, o Leão derrotou a Macaca por um placar magro, de 1 a 0, na tarde deste domingo.
A partida foi tranquila em sua maior parte. No primeiro tempo, o arqueiro Danilo Fernandes precisou trabalhar, salvando o Sport aos sete minutos do primeiro tempo, em antecipação de Leandrinho, e aos dez, quando o meia novamente estava sozinho, dentro da área.
Aos poucos, o Sport entrou no jogo, mas ainda sofreu com algumas boas chegadas da Ponte. Foi apenas no segundo tempo que os rubro-negros conseguiram estabelecer o resultado.
Classificação FINAL
ARTILHEIROS
CAMPEÃO
CLASSIFICADOS PARA A LIBERTADORES
SERIE B 2016
CONTEMPLADOS
SELEÇÃO ESCOLHIDA PELO SITE
ATÉ 2016....
Comentários
Postar um comentário