CAMPEONATO BRASILEIRO



MESMO VENCENDO O BAHIA O FLUMINENSE CAI PARA A SERIE B


O Fluminense entrou para a história do futebol brasileiro como o primeiro time efetivamente rebaixado no ano seguinte ao seu título nacional. Primeiro colocado na edição de 2012, o time do Rio de Janeiro teve um desempenho muito ruim nesta temporada e não escapou da queda. O Tricolor das Laranjeiras chegou à última rodada correndo bastante risco, já que precisava vencer o Bahia e ainda torcer por tropeços de Vasco e Coritiba. Apesar do triunfo em Salvador, o Fluminense não contou com a combinação e acabou rebaixado 393 dias depois de ter se sagrado campeão brasileiro.


Para sofrer uma queda tão brusca em pouco tempo, o clube perdeu peças importantes do título. O técnico Abel Braga foi demitido depois de mais de dois anos, justamente pelo mau início no Brasileirão de 2013. Antes disso, Wellington Nem já havia sido negociado com o exterior, assim como Thiago Neves.


A situação piorou ainda mais com a lesão na coxa direita sofrida por Fred no fim de agosto. O grave problema tirou o atacante do restante da competição. Neste momento, o clube já não tinha Deco como opção, pois o jogador se aposentou. Depois da saída de Abel, o clube contratou Vanderlei Luxemburgo, mas o técnico não conseguiu emplacar uma boa sequência de resultados e foi dispensado, abrindo espaço para Dorival Junior, que havia saído do Vasco pouco tempo antes e também não salvou o Fluminense.


Desta forma, pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro, um time disputará a segunda divisão dois anos depois de ter levantado a taça. Em outros casos, campeões passaram perto da vergonha, como aconteceu com o Coritiba, que levantou a taça em 1985 e terminou na zona de perigo em 1986. Porém, o polêmico torneio de 1987 incluiu o Coxa no módulo principal. Já em 2000, o então bicampeão Corinthians fez uma péssima campanha, encerrando a primeira fase da Copa João Havelange em penúltimo, mas já estava previsto que não haveria rebaixamento.


         


    FURACÃO REBAIXA O VASCO EM JOGO         MARCADO POR VIOLENCIA ENTRE                                     TORCEDORES

Em um dos capítulos mais lamentáveis dos últimos anos no futebol brasileiro, a partida entre Atlético Paranaense e Vasco da Gama, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, na Arena Joinville, foi tragicamente marcada pela violência. A expressiva vitória atleticana por 5 a 1, que garantiu a vaga na Copa Libertadores da América e confirmou o rebaixamento do adversário para a Série B, ficou marcada mais por suas cenas de selvageria do que por sua importância para a competição.



O Furacão vencia por 1 a 0 dentro das quatro linhas, mas fora delas o esporte foi trocado por uma verdadeira batalha campal a partir dos 14 minutos, com direito a helicóptero pousando no gramado para atendimento de feridos. Após mais de uma hora de paralisação e muita pressão, a bola voltou a rolar. Ainda no primeiro tempo, Edmílson, no susto, empatou para o Vasco aos 40 minutos. Quatro minutos depois, Ederson fez seu 19º gol no Brasileirão.




Depois do intervalo, Paulo Baier, que participou de três gols, lançou Ederson, com calma para servir Marcelo, que dominou e com categoria chutou para fazer o terceiro, aos 18 minutos. Aos 36 e aos 40, Ederson fechou a contagem, garantindo a terceira colocação, com 64 pontos e o 20º gol na artilharia.



BOTAFOGO FAZ SEU DEVER DE CASA E ESPERA DECISÃO NA QUARTA

O Botafogo garantiu a vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Criciúma por 3 a 0,em partida disputada na tarde deste domingo, no Maracanã. O resultado fez o time alvinegro garantir a quarta posição com 61 pontos ganhos. Para disputar a Taça Libertadores, o Botafogo terá que torcer contra a Ponte Preta que decidirá, nesta quarta-feira, a Copa Sul-americana com o Lanús, da Argentina. Se o time paulista conseguir o título, vai ficar com a vaga, frustrando os planos da equipe de General Severiano.


O Criciúma ficou com 46 pontos ganhos, na 16ª posição, e se manteve na primeira divisão, beneficiado pela derrota do Vasco e por ter maior número de vitórias do que o Fluminense. Os gols do Botafogo foram marcados por Lodeiro, Elias e Seedorf.




SANTOS GOLEIA E TIRA AS CHANCES DO GOIÁS DE ENTRAR NA LIBERTADORES

Em partida disputada neste domingo no Estádio Serra Dourada, válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Goiás foi derrotado pelo Santos, por 3 a 0 (um de Cícero e dois de Montillo) e perdeu, além da quarta colocação na tabela de classificação, a oportunidade de disputar a Copa Libertadores em 2014.


O Esmeraldino, que só precisava da vitória para se garantir na quarta colocação, foi prejudicado pelo resultado do Botafogo, que venceu o Criciúma e entrou no G-4. A equipe comandada por Enderson Moreira permaneceu com 59 pontos e terminou a competição na sexta posição.


Por sua vez, o Santos, que não brigava por mais nada, ganhou uma posição e terminou o Brasileirão na sétima colocação, com 57 pontos. Esta é a melhor campanha da equipe paulista desde 2007, quando o time comandado por Vanderlei Luxemburgo ficou com o vice-campeonato, atrás apenas do campeão e arquirrival São Paulo.




GALO SE DESPEDE DA SUA TORCIDA COM EMPATE DIANTE DO VITÓRIA

Independência lotado para ver o retorno do craque Ronaldinho Gaúchos aos gramados e se despedir do time do Atlético-MG, que vai representar o Brasil no Mundial de Clubes do Marrocos. O cenário não poderia ser melhor para os atleticanos, mas o Vitória assustou no começo do jogo abrindo 2 a 0 no placar, os mineiros, porém, reagiram e chegaram ao empate 2 a 2 com direito a dois gols de R10.


Marquinhos e Maxi Biancucchi foram os autores dos gols do Vitória, enquanto Ronaldinho descontou com bela cobrança de falta no fim do primeiro tempo e em batida de pênalti já aos 44 minutos da etapa final garantiu a igualdade. Com o resultado, os baianos terminam o Brasileiro com 59 pontos, contra 57 do Atlético-MG.


Com o fim do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG passa a focar exclusivamente no Mundial de Clubes. Nesta segunda-feira, o Galo segue para o Marrocos para tentar ser a melhor equipe do mundo. Já o Vitória, entra em férias projetando um 2014 ainda melhor.




COXA VENCE O SÃO PAULO E SE LIVRA DA SEGUNDONA

O Coritiba disputará a Série A do Campeonato Brasileiro em 2014. Na tarde deste domingo, a equipe dirigida por Tcheco foi até Itu, no interior paulista, e derrotou o São Paulo por 1 a 0 para selar a sua fuga da zona de rebaixamento. O gol do alívio foi marcado pelo zagueiro Luccas Claro, aos 29 minutos do primeiro tempo. Com o resultado, o Coritiba encerrou a sua campanha no Brasileiro com 48 pontos, sem nem sequer ter dependido dos resultados dos cariocas Vasco e Fluminense, que dividiam a zona da degola com os previamente rebaixados Ponte Preta e Náutico e de lá não saíram.


Já o São Paulo permaneceu com 50 pontos, fechando com uma nova derrota um ano para ser esquecido (com eliminação para o rival Corinthians no Campeonato Paulista, mesmo algoz da Recopa Sul-americana, e quedas diante dos também alvinegros Atlético-MG na Copa Libertadores da América e Ponte na Copa Sul-americana). Ao menos a possibilidade de rebaixamento no Brasileiro deixou de ser um problema para o São Paulo nas últimas rodadas. Com os contratos do técnico Muricy Ramalho e do goleiro Rogério Ceni já renovados, o clube do Morumbi agora se planeja para fazer um 2014 melhor do que foi o seu 2013.



PORTUGUESA E GREMIO EMPATAM SEM GOLS

Finalmente, Portuguesa e Grêmio conquistaram os seus objetivos neste Campeonato Brasileiro. Após um fraco empate sem gols na tarde deste domingo, no Canindé, o time paulista confirmou a permanência na Série A, enquanto o gaúcho garantiu classificação direta para a Libertadores. A Lusa encerrou a sua participação na competição nacional com 48 pontos, mas ainda sem saber se participará da Copa Sul-americana da próxima temporada. De positivo, a reação da equipe depois da chegada do técnico Guto Ferreira, chegando até mesmo em sonhar com Libertadores.


Do outro lado, o Tricolor gaúcho termina na vice-liderança, com 65 pontos, mas ainda se frustra com o título do Cruzeiro e a queda para o Atlético-PR nas semifinais da Copa do Brasil. Agora, o mistério fica por conta da renovação contratual do treinador Renato Gaúcho, ídolo gremista.




INTER E PONTE TAMBÉM NÃO SAIRAM DO ZERO

Neste domingo, em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Internacional recebeu a Ponte Preta, no estádio Centenário, em Caxias do Sul-RS, e empatou sem gols. Com o resultado, o Colorado chega aos 48 pontos, terminando a elite nacional no 15º posto. Por sua vez, a Macaca campineira, já rebaixada, terminou a sua participação na Série A amargando a vice-lanterna, com 37 somados.






OS MELHORES DO BRASILEIRÃO




























Classificação final







Comentários

Postagens mais visitadas