50 FATOS SOBRE BRUNO MARS














Peter Gene Hernandez (Honolulu, 8 de outubro de 1985), mais conhecido pelo nome artístico Bruno Mars, é um cantor, compositor, produtor musical, e multi-instrumentista americano, nascido e criado no Havaí. Vindo de uma família com uma grande tradição musical, Mars começou a cantar e a se apresentar como um artista amador durante a infância. Depois de se formar no Ensino Médio, decidiu mudar-se para Los Angeles, na Califórnia, com o objetivo de investir cada vez mais em sua carreira musical. Em Los Angeles, ele formou a equipe de produtores The Smeezingtons, ao lado de Philip Lawrence e Ari Levine, trabalhando para a Motown Records.

Depois do seu fracasso com a gravadora Motown Records, Mars assinou com a Atlantic Records em 2009. Durante os primeiros meses como artista da editora, ele co-escreveu os arranjos e fez participações em músicas como "Nothin' on You" (2010), do rapper B.o.B, e "Billionaire" (2010), do cantor americano Travie McCoy. Também participou da composição dos êxitos mundiais "Right Round" (2009), do rapper Flo Rida com participação de Kesha, "Wavin' Flag" (2010), do cantor somali K'naan, e "Fuck You!" (2010), de Cee Lo Green. Em Outubro de 2010, lançou o seu álbum de estúdio de estreia, Doo-Wops & Hooligans. O álbum atingiu o seu pico na terceira colocação da tabela musical Billboard 200 nos EUA, e recebeu o certificado de disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) após vender mais de um milhão de cópias no país.

Seu primeiro single como artista principal, "Just The Way You Are" (2010), ocupou a primeira posição da tabela de singles americana Billboard Hot 100 por quatro semanas consecutivas."Grenade" (2010), ocupou a mesma posição por oito semanas não consecutivas. O sucesso dos dois singles nos Estados Unidos fazem de Mars um dos seis artistas masculinos na história que alcançaram o topo da Billboard com os dois primeiros singles do mesmo álbum, e o primeiro a fazê-lo em treze anos. Inspirado por lendários artistas como Michael Jackson e Elvis Presley, o intérprete é considerado um dos mais "versáteis e completos artistas de música pop da atualidade", segundo um crítico do prestigiado jornal The New York Times.

Seu segundo álbum de estúdio, intitulado Unorthodox Jukebox, foi lançado em 11 de dezembro de 2012, do qual o primeiro single, a música "Locked Out of Heaven", foi lançado em 1 de outubro. No dia 13 de dezembro de 2012, "Locked Out of Heaven" assumiu a 1ª posição da Billboard Hot 100 e da Hot Digital Songs, graças a seu crescimento nas vendas digitais de 46% em relação a semana anterior. "Locked Out of Heaven" tornou Mars o artista masculino com o maior número de singles número um no menor período de tempo na parada desde 1964, quando Bobby Vinton registrou o mesmo recorde.

O segundo single do álbum, a música When I Was Your Man também chegou a primeira posição na Billboard Hot 100 e foi nomeada ao 56º Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Pop Solo. O terceiro single do álbum foi a canção Treasure que chegou ao top 5 da Billboard Hot 100 e o quarto e último single foi Gorilla.

Ao longo de sua carreira, Mars ganhou quatro prêmios Grammy e vendeu mais de 90 milhões de álbuns e 115 milhões de singles em todo o mundo. Quatro dos seus singles estão entre os singles mais vendidos de todos os tempos. 








Peter Gene nasceu e foi criado no bairro de Waikiki, na cidade de Honolulu, no estado americano do Havaí. Seu pai, Pete Hernandez, tem nacionalidade porto-riquenha, e a sua mãe, Bernadette "Bernie" Hernandez (falecida em 1 de junho de 2013) era filipina. Sua mãe emigrou para o Havaí ainda criança, e o seu pai mudou-se inicialmente de Porto Rico para o Brooklyn, em Nova York, na adolescência, antes de fixar residencia no Havaí e posteriormente conhecer Bernie. Com seis anos de idade, Peter foi apelidado de "Bruno" pelo seu pai, devido a sua semelhança com o jogador de wrestling profissional ítalo-americano Bruno Sammartino. Os pais de Mars se conheceram durante um concerto, onde a sua mãe era uma dançarina de hula-hula (dança típica do Havaí), e o seu pai tocava percussão. Mars é um dos seis filhos do casal, sendo o terceiro mais velho, tendo vindo de uma família musical, que o expôs a uma mistura diversificada dos gêneros reggae, rock, hip hop e rhythm and blues (R&B). Além de dançarina, sua mãe era cantora, e o seu pai era multi-instrumentista e constantemente usava a sua habilidade musical para interpretar canções de rock'n'roll de Little Richard. O tio materno de Peter era cover de Elvis Presley. Com de três anos de idade, o seu tio o tinha levado a um espectáculo, onde este cantou músicas de Michael Jackson, The Isley Brothers, e The Temptations. Aos quatro anos, Peter começou a se apresentar por cinco dias por semana com a banda da sua família, The Love Notes, na qual ele ficou conhecido na ilha por sua personificação de Miní Elvis Presley.

"Crescer no Havai fez-me o homem que sou. Eu costumava fazer um monte de shows no Havai com a banda do meu pai. Todo mundo na minha família canta, todo mundo toca instrumentos. Meu tio é um guitarrista incrível, meu pai é um percussionista incrível, meu irmão é um grande baterista, na verdade ele actua na nossa banda."

- Mars falando sobre a influência musical da sua família em 2010.
Em 1990, Mars apareceu na revista MidWeek como "Little Elvis", passando a ter uma participação especial no filme Honeymoon in Vegas de 1992. Mais tarde, ele refletiu sobre a influência que Elvis tinha em sua música: "Eu vejo o melhor. Eu sou um grande fã de Elvis. Eu sou um grande fã do Elvis dos anos 50, quando ele sobe no palco e assusta as pessoas, porque ele era uma força e as meninas enlouqueciam! Você pode dizer a mesma coisa sobre Michael Jackson, Prince ou sobre a banda The Police. São apenas rapazes que sabem que as pessoas estão lá para ver um concerto, assim, eu assisto esses rapazes e adoro estudá-los porque eu sou um fã". Em 2003, pouco depois de se formar na Escola Secundária Presidente Theodore Roosevelt, com a idade de dezessete anos, Peter se mudou para Los Angeles, Califórnia, para prosseguir uma carreira musical.









A música de Mars tem sido notada por dispôr uma grande variedade de estilos e influências, incluindo o pop, rock, reggae, rhytm and blues, soul, e hip hop. O seu co-produtor, Phillip Lawrence, disse: "O que as pessoas não sabem é que existe um lado fraco de Bruno Mars." O próprio Mars diz: "Eu culpo isso em mim cantando para meninas na secundária." Jon Caramanica, do The New York Times, chamou-o de "um dos mais versáteis e acessíveis cantores na [música] pop, com uma voz leve e influenciada pela [música] soul que é um encaixe simples na variedade de estilos, um dador universal." Mars foi inicialmente influenciado por artistas de R&B como Keith Sweat, Jodeci, e R. Kelly, bem como rock 'n' roll dos anos 50 e Motown. Na escola secundária, ele começou a ouvir grupos de rock clássico, tais como The Police, Led Zeppelin, e os The Beatles. Todos estes géneros musicais influenciaram o estilo musical de Mars; ele observou que "não é facil [criar] canções com essa mistura de rock e soul e hip hop, e há apenas um punhado deles." O cantor tambem afirmou que é fã de Alicia Keys, Jessie J, Jack White, e The Saturdays.

Além disso, o cantor alega que este trabalho com outros artistas influenciou o seu estilo musical, dizendo que "'Nothin' on You' tinha uma vibração de Motown, 'Billionaire' era uma canção dirigida por uma guitarra acústica de reggae, conquanto, uma das minhas favoritas é a canção do Cee-Lo [Green]. Eu não acho que ningém poderia ter cantado aquela canção. E depois há 'Just the Way You Are'. Se você conhece a minha história, você sabe que eu amo todos os géneros musicais diferentes." Ele cita doo-wop como a influência principal da sua música, referindo-se ao género como "somente canções de amor sinceras - tão encantadoras e simples e românticas". Além disso, o intérprete afirma que crescer no Havai influenciou a sua música, dando às suas canções um som reggae. "No Havai, algumas das maiores estações de rádio são de reggae. As bandas locais são fortemente influenciadas por Bob Marley. Essa música une as pessoas. Não é música urbana ou música pop. São simplesmente canções. Isso é o que a faz cruzar tão bem. A canção vem em primeiro lugar."

Liricamente, muitas das obras musicais de Mars foram descritas como "sem preocupações", "para sentir-se bem" e optimistas, todavia, assuntos mais obscuros são endereçados para faixas como "Grenade", "Liquor Store Blues", e "Talking to the Moon", sendo que todas detalham relacionamentos que falharam e comportamentos auto-destrutivos.






A discografia de Bruno Mars consiste em um álbum de estúdio, dois extended plays (EP), quatorze singles (incluindo cinco como artista convidado, e dois promocionais), e doze vídeos musicais.

Antes da sua carreira como artista solo, Mars co-escreveu e produziu músicas para muitos artistas, tais como Brandy, K'naan, Sean Kingston, Mike Posner, Shontelle, e as Sugababes. Mars viu o sucesso em 2009, co-escrevendo o êxito internacional de Flo Rida com participação de Kesha, "Right Round". No início de 2010, Mars apareceu em "Nothin' on You", o single de estreia do rapper B.o.B, que veio a alcançar o número um nos Estados Unidos e no Reino Unido. Mais tarde naquele ano, ele foi apresentado no single de estreia de Travie McCoy, "Billionaire", que alcançou o número quatro na Billboard Hot 100. Estes dois singles receberam o certificado de disco de platina por duas vezes nos EUA pela Recording Industry Association of America (RIAA).

O EP de estreia de Mars, It's Better If You Don't Understand, foi lançado em Maio de 2010 como um prelúdio para o seu álbum de estreia, e gerou o single "The Other Side", com participação de B.o.B e Cee Lo Green. "Just the Way You Are", lançado como o seu segundo single em julho de 2010, viu o sucesso internacional, permanecendo no topo da Billboard Hot 100 por quatro semanas consecutivas, e atingindo o número um em vários outros países. A canção foi o primeiro single de seu primeiro álbum de estúdio, Doo-Wops & Hooligans, que foi lançado em outubro de 2010, alcançando o número três na Billboard 200. O segundo single do álbum, "Grenade", chegou a número um na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido, e Estados Unidos. "Just the Way You Are", "Grenade", "Nothin 'on You", e "Billionaire" já venderam um total combinado de mais de onze milhões de cópias nos EUA. O terceiro single do álbum, "The Lazy Song", também teve um grande sucesso nas tabelas musicais, atingindo a primeira posição na Dinamarca, Nova Zelândia e Reino Unido. O quarto single de Doo-Wops, "Marry You", teve um sucesso menor a nível gráfico, tendo se posicionado na posição 85 nos Estados Unidos. No entanto, a canção chegou ao topo na Polónia e na Eslováquia. Ainda em 2011, Mars gravou a canção "It Will Rain" para a banda sonora do filme The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1. Se posicionou nas dez melhores em sete países, incluindo os EUA. O quinto e último single de Doo-Wops & Hooligans, "Count on Me", foi lançado em novembro de 2011. Após ter atingido a décima terceira posição na Nova Zelândia, recebeu o certificado de platina tripla pelo embarque de mais de cinquenta mil exemplares.



























Comentários

Postagens mais visitadas