GIRO DE NOTICIAS
Ucrânia tem tensão e confrontos antes de reunião em Berlim
A Ucrânia voltou a ter confrontos na manhã deste domingo (17), quando os ministros de relações exteriores da Rússia e Ucrânia se encontrarão em uma reunião de emergência, em Berlim.
Conflitos intensos foram registrados na região de Lugansk, onde uma caça ucraniano foi derrubado pelos separatistas. Por outro lado, o exército ucraniano disse ter retomado um posto policial na fronteira, que estava há meses na mão dos pró-russos.
Kiev ainda denunciou a incursão de um comboio com lança-foguetes a partir da Rússia, horas antes de uma reunião de emergência entre os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia e da Rússia em Berlim.
A ajuda humanitária russa destinada às populações atingidas pelo conflito no leste da Ucrânia segue bloqueada na fronteira neste domingo.
Capital Caracas e costa caribenha foram afetadas por tremores.
Danos não foram relatados nas primeiras análises.
Um terremoto de magnitude 4,6 atingiu a capital e a costa caribenha da Venezuela neste sábado (16), sem danos preliminares ou vítimas.
O epicentro foi 25 quilômetros a nordeste da cidade de El Limón, no estado de Aragua, e 67 quilômetros a oeste de Caracas, disse o United States Geological Survey (USGS, na sigla em inglês).
"Até agora não vimos quaisquer danos pessoais ou feridos como resultado do tremor", disse o governador de Aragua, Tarek El Aissami, a um canal de televisão local.
A imprensa local disse que até agora não foram relatados danos. O terremoto também foi sentido no estado de Carabobo, vizinho a Aragua, e a Defesa Civil não relatou afetados. Lá está localizada a refinaria El Palito, uma das principais da Venezuela, mas não ficou claro se o terremoto afetou suas operações.
Em Seul, Papa critica hipocrisia de religiosos que vivem 'como ricos'
O Papa Francisco criticou neste sábado (16) o que chamou de "hipocrisia" dos religiosos que "vivem como ricos" e pediu que a comunidade eclesiástica mantenha o voto de pobreza durante sua visita a um centro católico de atendimento a incapacitados na Coreia do Sul.
"A hipocrisia dos homens e mulheres consagrados que professam o voto de pobreza e, no entanto, vivem como ricos, prejudica a alma dos fiéis e prejudica à Igreja", declarou Francisco perante quatro mil membros das comunidades religiosas sul-coreanas no complexo de Kkottongnae, 100 quilômetros ao sul de Seul.
O pontífice também defendeu a castidade que "expressa a entrega exclusiva ao amor de Deus", em um momento em que se propõe o desaparecimento do celibato na Igreja Católica.
"Todos sabemos o exigente que é (a castidade) e o compromisso pessoal que comporta. As tentações neste campo requerem humilde confiança em Deus, vigilância e perseverança", disse o papa aos religiosos sul-coreanos.
Posteriormente Francisco se encontrou com 150 representantes dos laicos da Igreja Católica sul-coreana, a quem pediu auxílio para ajudar aos pobres e esforços para que todos os cidadãos desfrutem da "dignidade de ganhar o pão e manter suas famílias".
Também lhes instou em seu discurso a "promover os casamentos" nos tempos atuais, que qualificou como "uma época de grande crise para a vida familiar".
O líder do Vaticano, que iniciou na quinta-feira uma viagem de cinco dias a Coreia do Sul, conheceu no terceiro dia de sua visita o complexo católico Kkottongnae, onde são atendidas milhares de pessoas com incapacidade.
Antes deste encontro com os incapacitados, o pontífice beatificou 124 mártires do país na praça de Gwanghwamun de Seul, em cerimônia assistida por centenas de milhares de pessoas.
Francisco encerrará na segunda-feira uma visita histórica por ser a primeira de um Papa em 25 anos à Coreia do Sul, que abriga 5,4 milhões de católicos, mais de 10 % da população.
Espanha tem primeiro caso suspeito de ebola
Uma pessoa suspeita de ter contraído o vírus ebola foi colocada em isolamento em Alicante, na Espanha. O anúncio foi feito neste sábado (16) por autoridades sanitárias. É o primeiro caso suspeito da doença em território espanhol após a morte do missionário Miguel Pajares, que trabalhava na Libéria, onde contraiu o vírus.
De acordo com comunicado divulgado por autoridades sanitárias, o paciente apresenta sintomas da doença, mas o quadro clínico é estável. A confirmação da presença do vírus será feita por meio de exames, que serão divulgados na próxima semana.
Na noite de sábado (16), em Monrovia, capital da Libéria, homens armados atacaram uma ala de um centro de isolamento de pacientes portadores do vírus. Dos 29 pacientes internados 17 foram libertados. O fato pode ter sido motivado pela rejeição de moradores da região, que são contra a instalação do hospital.
Em cinco meses, a epidemia de ebola declarada na África Ocidental, a mais grave desde a descoberta da doença em 1976, causou 1.145 mortos, de acordo com o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os países mais afetados são Libéria, Serra Leoa e Nigéria.
A doença é transmitida por meio do contacto direto com o sangue e fluídos corporais de pessoas ou animais infetados. Ainda não foi descoberta vacina contra a doença.
Admiradores expressam em lágrimas dor pela morte de Eduardo Campos
Milhares de pessoas e um sentimento em comum: tristeza. Família, amigos, políticos e admiradores expressavam em lágrimas e perplexidade a dor pela morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que está sendo velado neste domingo (17) no Palácio Campo das Princesas, sede do governo.
Durante a missa de corpo presente, de quase duas horas, celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido, muitos presentes à cerimônia foram às lágrimas.
O corpo de bombeiros precisou socorrer algumas pessoas que passaram mal próximo ao caixão do ex-governador pernambucano. Ao lado do caixão, a viúva Renata Campos permaneceu serena, próximo aos filhos.
No meio da cerimônia, Miguel, de seis meses, foi levado para dentro do palácio por uma tia. Ana Arraes, mãe de Eduardo Campos, parecia a mais inconformada com a tragédia da última quarta-feira, no litoral de São Paulo, quando avião da comitiva de Campos caiu em Santos.
Mesmo estando como adversário de Campos na disputa pela Presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aos prantos ao fim da missa campal. O deputado gaúcho Beto Albuquerque, a deputada Luiza Erundina, do mesmo partido de Eduardo, não se contiveram.
A presidenta Dilma Rousseff, que concorre à reeleição, o presidenciável pelo PSDB, Aécio Neves, o do PV, Eduardo Jorge é a companheira de chapa de Campos, Marina Silva, acompanharam a celebração.
Também estiveram presentes os governadora de Pernambuco, José Lyra, de São Paulo, Geraldo Alckmim, de Alagoas, Teotônio Vilela, do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entre outras autoridades, como ministros, prefeitos, embaixadores e empresários.
Os restos mortais de Eduardo Campos serão velados na sede do governo até as 17h, quando o caixão será levado em carro aberto do Corpo de Bombeiros para o Cemitério de Santo Amaro.
Também estão sendo velados na sede do governo pernambucano, o jornalista Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre severo e o cinegrafista Marcelo Lyra.
"Vou enterrar o que me derem", diz pai de Geovane depois de descobrir destino do filho
"A gente nunca imagina que uma pessoa vai fazer uma crueldade dessa com o filho da gente. Vamos à luta. Meu pai enterrou os filhos lá (em Serra Preta), lá tem a carneira da família. Não vou querer enterrar meu filho aqui. Muita dor, muita crueldade...”.
O comerciante Jurandy Silva de Santana, 40 anos, estava na sede do Grupo Tortura Nunca Mais Bahia, nos Barris, no fim da tarde de ontem , quando recebeu a confirmação de que uma mão encontrada carbonizada num terreno em Campinas de Pirajá era de fato do filho Geovane Mascarenhas de Santana, 22 anos. Depois de 13 dias de busca pelo rapaz desaparecido, Jurandy finalmente descobriu o destino do filho.
Como na quarta-feira (13), Geovane desapareceu no dia 2 de agosto, após uma abordagem policial no bairro da Calçada. Imagens mostram ele sendo colocado no porta-malas de uma viatura da Rondesp, por volta de 17h. Depois disso, nunca mais foi visto.
Jurandy ainda aguarda confirmação com relação ao corpo de Geovane, mas o resultado de um exame de papiloscopia revelado, nesta sexta-feira (15), confirmou que a impressão digital do polegar esquerdo de uma das mãos encontradas junto com uma cabeça em Campinas de Pirajá, no dia 4 de agosto - dois dias após o desaparecimento -, correspondia às digitais do rapaz. “Pelo menos essa dor vai passar. Vou enterrar dedo, pé, o que me derem. O secretário (da Segurança Pública, Maurício Barbosa) confirmou. Todos eles sabem. Se ele falou, é porque ele tem indícios de que é meu filho, então vamos enterrar o dedo, a mão, o que encontrar”, desabafou Jurandy.
Corpo de atleta morto em atropelamento na USP é velado em SP
O corpo do atleta Álvaro Teno, de 67 anos, que morreu após ser atropelado na manhã deste sábado (16), é velado desde as 12h deste domingo(17), no Cemitério do Araçá, na Zona Oeste de São Paulo. O sepultamento está marcado para as 17h.
Álvaro e outras cinco pessoas foram atropeladas no campus Butantã da USP (Universidade de São Paulo). A médica Eloisa Pires do Prado, 43, foi operada no Hospital Samaritano e se recupera no quarto, segundo a assessoria de imprensa do hospital. Amigos de Eloisa revelam que ela sofreu fraturas múltiplas nas pernas, fratura na face e ferimentos na região do quadril.
Amiga de Eloisa, Anelive Torres, recebeu alta do Hospital Albert Einstein no sábado (16) à noite. As outras duas pessoas que foram atropeladas foram levados ao hospitais Metropolitano e Albert Einstein e já tiveram alta.O motorista foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção).
Álvaro e as demais vítimas corriam na Cidade Universitária durante a manhã. Por volta das 9h, ele e os outros corredores foram atingidos por um Corolla, que, após o atropelamento, bateu em uma árvore.
O motorista, Luiz Antonio Conceição Machado, de 43 anos, foi preso em flagrante e levado para o 91º Distrito Policial. Segundo policiais militares, ele apresentava sinais de embriaguez, como fala pastosa e olhos avermelhados. Exame de bafômetro constatou que o homem estava bêbado.
Comentários
Postar um comentário