BASTIDORES DA TV
"Fim", Original Globoplay que estreia dia 25 de outubro, é uma série sobre a vida e a certeza da finitude. Mesclando momentos solares com outros mais soturnos, a obra é uma tragicomédia que acompanha a jornada de nove protagonistas, um grupo de amigos do Rio de Janeiro que faz parte de uma geração que acreditava em um “felizes para sempre”, mas foi atropelada pela revolução de costumes dos anos 1970. Baseada no livro de Fernanda Torres, a trama se passa num período entre 1968 e 2012 e é dividida em quatro fases que abrangem a juventude, a maturidade e a velhice dos personagens. Ao longo das décadas, eles compartilham amores, traições, mágoas, alegrias, manias, loucuras e frustrações.
A história começa com a partida de Ciro (Fabio Assunção), o mais admirado do grupo, que morre sozinho na cama de um hospital. Nos tempos dourados, se apaixonou perdidamente por Ruth (Marjorie Estiano), com quem se casou. Seu jeito agregador conquistou a moça igualmente encantadora, que também era o centro das atenções nas rodas que frequentava. Juntos, os dois formavam um casal de causar inveja, não fosse o passar do tempo e os percalços da vida a roubarem o brilho dessa união. O solteirão mais atlético do grupo, Ribeiro (Emilio Dantas), também cai de amores por Ruth. Acostumado a se envolver com meninas bem mais novas, passa a vida à sombra de Ciro, servindo de plateia para o relacionamento do amigo.
O humor afiado que faz parte do DNA de Bruno Mazzeo vai ganhar novos tons em seu personagem na série. Ele dá vida ao funcionário público Silvio, que leva uma vida hedonista e sem responsabilidades. Silvio se casa com Norma (Laila Garin), uma moça do interior de São Paulo. Prestativa e amigável, Norma se deixa levar pela ideia de sair da roça e aceita a união com Silvio mesmo sabendo que ele não pretende abandonar seus vícios e prazeres da juventude ao longo da vida. Cheio de irreverência, Silvio protagoniza cenas icônicas, sendo gatilho para reflexões de seu grupo de amigos.
Enquanto isso, o atrapalhado Álvaro (Thelmo Fernandes) se casa com Irene (Débora Falabella), formando um par no mínimo inusitado. Ele, sem jeito com mulheres, consegue fazer a moderna e ambiciosa Irene (Débora Falabella) entrar num relacionamento do qual ela se arrepende. Já Neto (David Júnior) e Célia (Heloisa Jorge), têm uma realidade bem diferente dos demais. Trabalhadores desde cedo, se apaixonam e consolidam um casamento tradicional, do qual muito se orgulham. Juntos, eles selam um pacto de fidelidade e se protegem de um mundo de permissividade, para o qual não foram convidados a participar.
As gravações de "Fim" aconteceram em 2022 ao longo de 14 semanas, em cerca de 290 locações. Para retratar quatro décadas de transformação houve um minucioso trabalho coletivo da equipe e do elenco para o rejuvenescimento e envelhecimento críveis dos personagens. Apesar de ser baseada no romance literário, a série apresenta diferenças, tanto na estrutura, quanto no perfil de alguns personagens. Em uma discussão sobre o próprio sentido da vida, passado e presente avançam em paralelo, marcados de forma clara graças às diferenças pontuais na cinematografia, atuação, direção de arte e caracterização dos personagens.
Com 10 episódios, disponibilizados de dois em dois às quartas-feiras, "Fim" estreia no dia 25 de outubro e é criada e escrita por Fernanda Torres, com supervisão de adaptação de Maria Camargo. A direção artística é de Andrucha Waddington e a direção de Daniela Thomas. A produção executiva é de Isabela Bellenzani (Estúdios Globo), Mariana Vianna (Conspiração) e Renata Brandão (Conspiração). A direção de gênero é de José Luiz Villamarim.
Jovens sonhadores, rebeldes e um universo sobrenatural fazem parte de “Malhação 2011”, que estreia dia 11 de dezembro no VIVA. Escrita por Ingrid Zavarezzi, Lúcio Manfredi e Ana Maria Moretzohn, a edição ficou marcada pelo tema “conexão” com tablets, laptops e celulares de última geração. Na trama, Gabriel (Caio Paduan) tem um blog famoso, o 'Além da Intuição', onde publica suas análises e conclusões sobre supostos casos paranormais. Com o tempo, o site começa a receber casos misteriosos enviados por internautas e Gabriel decide investigá-los.
Com direção geral de Mário Márcio Bandarra, o elenco da temporada é formado por Alejandro Claveaux, Bia Arantes, Caio Paduan, Carla Salle, Douglas Sampaio, Edvana Carvalho, Felipe Haiut, Jonathan azevedo, Lucas Cordeiro, Marcella Rica, Pedro Bernardo, Pierre Baitelli, Regina Sampaio e Thaís Melchior. A versão original será exibida no VIVA de segunda a sexta, a partir das 16h15.
Autores: Ingrid Zavarezzi, Lúcio Manfredi, Ana Maria Moretzohn | Colaboração: Vinicius Vianna, Laura Rissin, Guilherme Vasconcelos, Cristiane Dantas, Renata Dias Gomes | Supervisão de Texto: Ricardo Linhares | Direção: Mário Márcio Bandarra, Ajax Camacho, Roberto Vaz | Direção-geral: Mário Márcio Bandarra | Direção Núcleo: José Alvarenga Jr | Período de exibição: 29/08/2011 – 10/08/2012 | Nº de capítulos: 249
A internet ganha destaque na trama, ao aproximar e intensificar os laços entre os personagens, unindo e complementando suas relações. O ponto de partida é a história do protagonista, Gabriel (Caio Paduan), um jovem sensível, que compartilha com outros personagens o fascínio pelo desconhecido.
Gabriel tem um blog famoso, o 'Além da Intuição', onde publica suas análises e conclusões sobre supostos casos paranormais. Quando o diário virtual se torna interativo e passa a receber casos misteriosos enviados por internautas, Gabriel começa a investigá-los. A consequência é que, quanto mais ele se dedica aos assuntos dessa natureza, mais aguçados ficam seu pressentimento e sua intuição. O jovem passa a vivenciar diversas coincidências e situações incompreensíveis. Em muitas delas, está o enigmático número 1046.
De mudança para o Rio de Janeiro, onde vai estudar história, Gabriel encontra vaga no apartamento de Babi (Marcella Rica) e Cristal (Thaís Melchior). Coincidentemente, ele se instala no mesmo quarto em que morou Alexia (Bia Arantes), uma estudante de Belas Artes. A menina abandonou o apartamento em uma das crises pela morte do antigo namorado, Douglas (Pierre Baitelli), em um acidente de carro. A jovem encontra uma nova motivação ao se dedicar a um trabalho voluntário em uma ONG na Comunidade dos Anjos, onde passa a dar aulas de desenho e fotografia.
Autora, roteirista e publicitária, Ingrid Zavarezzi assumiu o roteiro de 'Malhação' pela primeira vez, já tendo colaborado em 'Malhação ID', e assinado o especial de fim de ano da Globo 'Tal Filho, Tal Pai', além da série 'Beijo Me Liga', do Multishow. As três tramas retrataram o universo jovem. Seus primeiros trabalhos na Globo foram como colaboradora, em 'Você Decide' e 'Histórias da Noite' (do 'Altas Horas'). Segundo Ingrid Zavarezzi, o personagem Filipe, interpretado por Pedro Tergolina, foi inspirado na história do filho de um grande amigo, que perdeu a visão após um câncer nos olhos.
Os blogs 'Além da Intuição' e 'Nós Online' existiram na vida real. Os internautas podiam acessá-los para acompanhar, respectivamente, os casos paranormais aos quais Gabriel (Caio Paduan) se dedicava e as notícias da Comunidade Dos Anjos. Além disso, 13 personagens da história tinham perfis publicados em uma rede social. Sempre que um deles publicasse algo em sua página durante a série, os telespectadores podiam ver as atualizações em tempo real na internet.
Mário Márcio Bandarra, diretor-geral desta temporada de 'Malhação', entrou na Globo em 1976 e, em 1980, dirigiu sua primeira novela, 'Plumas & Paetês'. Em 1985, foi diretor-geral da série 'Armação Ilimitada'. Alguns dos principais trabalhos de Bandarra na emissora foram o especial de fim de ano 'Tal Filho, Tal Pai', os programas 'Malhação ID', 'Caldeirão do Huck' e 'Encontro com Fátima Bernardes', e as novelas 'O Clone' e 'O Cravo e a Rosa', entre outros.
Para mostrar a conexão entre as diferentes tribos e personalidades desta nova temporada de 'Malhação', o produtor musical Rogério Vaz explorou todos os estilos musicais, desde samba e pagode até blues, hip-hop e orquestrais. Para a abertura, foi escolhida a música 'Todos', gravada por Marcelo D2 em parceria com o artista espanhol Macaco.
Estreia: 11 de dezembro
Exibição: segunda a sexta, a partir das 16h15
Horários alternativos: segunda a sexta, a partir das 3h45 da manhã e 10h30.
Além do BBB24, Tadeu Schmidt comandará outra atração noturna na TV Globo. O jornalista estará à frente de um programa diário e ao vivo sobre os Jogos Olímpicos de Paris. A atração contará com a participação de Fernanda Garay, jogadora de vôlei e campeã olímpica.
"Entre um BBB e outro, eu tenho uma missão olímpica. Vou ter a honra de comandar um programa na Globo sobre os Jogos Olímpicos de Paris. Vai ser diário, à noite e ao vivo. Vou ter ao meu lado a campeã olímpica Fernanda Garay. Craque do vôlei, super carismática. Esse programa virá junto com a maior cobertura de todos os tempos na Globo. Serão 200 horas de transmissão nos melhores horários", explicou Schmidt durante o UpFront, evento em que a Globo apresenta suas principais novidades para o próximo ano para o mercado publicitário.
Em 2024, serão 19 dias de cobertura dos Olimpíadas de Paris, em todos os canais e plataformas da Globo com mais de 100 comentaristas. Na TV Globo, 200 horas de transmissão, nas faixas da manhã e da tarde. No Sportv, 24 horas de transmissão em quatro canais, com transmissões em 4k e um programa diário, "Ça Va Paris", comandado por André Rizek. No Globoplay, 45 sinais ao vivo para maratonar e acompanhar tudo que quiser.
“Rainha da Pérsia” será a grande aposta da Record TV para o primeiro trimestre de 2024. A obra escrita por Cristiane Cardoso entrou pré-produção. A protagonista ainda não foi escolhida. No entanto, sabe-se que Carlo Porto, alguém com presença em várias produções da casa, irá integrar o elenco. A ideia é já disparar as primeiras gravações em janeiro.
A princípio, a próxima obra bíblica será produzida em um total de 30 capítulos. A produção vai contar a história já bem conhecida de Ester, que se casou com o rei Xerxes, da Pérsia - na Bíblia, ele tem o nome de Assuero, porque era chamado assim pelos judeus.
"Rainha de Pérsia" terá a direção geral de Léo Miranda. Aline Munhoz, Carolina Viel, Edna Pacheco, Jaqueline Corrêa, Meuri Luiza, Nicole Garcez, Raphaela Castro, Stephanie Mendes compõe o time de roteiristas.
Uma série especial sobre os Mamonas Assassinas e “Estranho Amor”, que discute a violência contra a mulher, serão outras apostas da emissora para o ínicio do próximo ano. Ambas já inteiramente gravadas e finalizadas.
Com informações do jornalista Flávio Ricco, do Portal R7.
Comentários
Postar um comentário