CONMEBOL LIBERTADORES



















Atual campeão brasileiro, o Palmeiras soube na noite desta segunda-feira o que terá pela frente na tentativa de conquistar seu segundo título da Copa Libertadores da América, em 2019. Colocado no Grupo F, o Verdão terá pela frente mais uma vez o Júnior de Barranquilla, rival na edição deste ano, e o San Lorenzo, da Argentina, além de um representante que sairá da fase preliminar. O evento também definiu que o campeão do torneio ganhará 12 milhões de dólares (R$ 46,8 milhões) pelo título, aproximadamente.

Um dos favoritos no torneio, o clube do Palestra Itália demorará certo tempo até saber qual é o quarto elemento da sua chave. A definição se dará entre o ganhador dos confrontos C2 e C7 da segunda fase. Compõem o C2 Melgar-PER e Universidad de Chile, enquanto o C7 opõe o Caracas-VEN ao vencedor do embate entre Delfín-EQU e Nacional-PAR.








O São Paulo, que conheceu pouco antes o caminho que terá de percorrer na Pré-Libertadores, também já ficou sabendo o que pode encarar na fase de grupos do torneio. Caso passe os obstáculos iniciais, os tricolores entrariam no Grupo A, o “Grupo da Morte”, contra River Plate-URU, Internacional e Alianza Lima-PER.

Além do Tricolor, outro brasileiro na disputa preliminar é o Atlético-MG, que terá pela frente a equipe do Danúbio, do Uruguai, também definindo como mandante o confronto. Outro campeão da Libertadores nesta fase é o Atlético Nacional, da Colômbia, que encara o vencedor de Deportivo La Guaira e Real Garcilaso-PER.

Caso avancem nos confrontos, tanto o São Paulo quanto o Galo já sabem o que poderão enfrentar. Os tricolores encarariam o vencedor da disputa entre Palestino-CHI e Independiente de Medellín, da Colômbia. Do outro lado, os mineiros teriam pela frente o vencedor do duelo entre Barcelona de Guayaquil e um adversário a definir entre o quarto representante da Bolívia e o Defensor-URU.








O Flamengo, que não conseguiu desbancar o Palmeiras no Brasileiro, ficou no Grupo D, onde terá pela frente o Peñarol-URU, a LDU-EQU e o segundo representante da Bolívia. A definição sairá nesta quarta-feira, podendo ser o San José e o Royal Pari.

Outros brasileiros na disputa são o Cruzeiro, cabeça-de-chave do Grupo B ao lado de Emelec-EQU, Huracán-AR e Deportivo Lara-VEN, o Atlético-PR, no Grupo G, frente a Boca Juniors, Jorge Wilstermann-BOL e Tolima-COL.

O último é o Grêmio, no Grupo H, contra Universidad Católica-CHI, Rosário Central e um representante da pré-Libertadores, a ser definido no vencedor do confronto entre Bolívar-BOL e Libertad encarando Atlético Nacional x Deportivo La Guaira-VEN/Real Garcilaso-PER.






































































O sorteio da Copa Sul-Americana de 2019 reservou uma pedreira logo de cara para o Corinthians, um dos brasileiros classificados para a competição. Diante de um pote que reservou nomes como River Plate-URU para o Santos e Antofagasta-CHI para o Fluminense, o Alvinegro vai encarar o Racing, da Argentina, reeditando o confronto que o eliminou do torneio em 2017. O primeiro jogo será na Arena Corinthians, ainda sem data definida.

O confronto foi um dos últimos a ser sorteado na noite de gala da Conmebol, que define as chaves iniciais tanto da Sul-Americana quanto da Libertadores do próximo ano. O embate entre o Timão e o clube de Avellaneda é o único que reúne dois campeões da Libertadores entre os 22 confrontos definidos nesta segunda. Enquanto o Timão venceu o principal torneio em 2012, o Racing triunfou em 1967.

Além da tradição, o Racing é o atual líder do Campeonato Argentino e foi, ao lado do Internacional, o único time a eliminar o Corinthians em um mata-mata sob o comando de Fábio Carille. Nas oitavas de final da edição de 2017, os argentinos empataram por 1 a 1 em Itaquera e, depois de uma igualdade sem gols na Argentina, passaram de fase por causa dos tentos marcados fora de casa.

Outro campeão continental, o Santos encara o River Plate-URU, definindo o classificado dentro da sua casa.  Os outros campeões de Libertadores presentes no torneio são o Independiente-ARG, que encara o Deportivo Binacional-PER, o Colo-Colo, que terá pela frente a Universidad Catolica, do Equador, e o Once Caldas, rival do Santaní-PAR. Vencedora da Sul-Americana em 2016, a Chapecoense enfrenta o Unión La Calera.

Ainda não há definição de dias dos jogos, mas as primeira fase tem datas reservadas de 5 de fevereiro a 2 de maio. Os 22 classificados nessa fase vão se juntar ás dez equipes vindas da Libertadores, dentre eliminados na Pré e terceiros colocados no grupos, quando haverá um outro sorteio para nova definição de confrontos. Depois disso, com 16 remanescentes, será feito um último sorteio, definindo o chaveamento final.

Houve também a divulgação da premiação destinada aos participantes nesta edição do torneio. Caso chegue ao título, o Alvinegro ganharia 8,575 milhões de dólares (cerca de R$ 33 milhões). A final está marcada para a cidade de Lima, em novembro.




































Comentários

Postagens mais visitadas