CAMPEONATO BRASILEIRO
O Morumbi terminou com festa em dobro nesta quinta-feira, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo venceu por 2 a 1, garantiu sua vaga na fase de grupos da Libertadores, mas a comemoração no gramado ficou por conta do Flamengo, campeão brasileiro de 2020, repetindo a conquista de 2019, mas desta vez com muito mais sufoco. Os jogadores do clube carioca acompanharam por telefones celulares os minutos finais do empate entre Internacional e Corinthians em 0 a 0 em Porto Alegre e explodiram ao serem informados do fim do jogo.
Com as conquistas de 2019 e 2020, o Flamengo atual igualou o feito do Flamengo dos anos 80, campeão em 1982 e 1983, quando contou o atacante Nunes em seu elenco. O ex-jogador foi o responsável por entregar a taça de campeão nesta quinta-feira.
Na era dos pontos corridos, desde 2003, apenas São Paulo (2006, 2007 e 2008) e Cruzeiro (2013 e 2014) haviam sido campeões em anos seguidos.
Agora, os times voltam as suas atenções para os campeonatos estaduais. O Flamengo estreia no Carioca na terça-feira, contra o Nova Iguaçu, no Maracanã. Domingo, o São Paulo enfrenta o Botafogo, de Ribeirão Preto, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.
O Internacional teve dois gols bem anulados por impedimento, um pênalti desmarcado após consulta ao VAR, não saiu do zero contra o Corinthians e perdeu a chance de voltar a conquistar o Campeonato Brasileiro após 41 anos. O 0 x 0 da noite desta quinta-feira, no Beira-Rio, teve gosto amargo e fez os jogadores desabarem logo após o apito final – ainda mais porque o São Paulo venceu o Flamengo no Morumbi, resultado que fazia o Colorado depender apenas de suas próprias forças para ser campeão. O gol de Edenílson, principalmente, aos 51 do segundo tempo, fez o Beira-Rio explodir mesmo (quase) vazio – membros da diretoria e jogadores não relacionados foram os responsáveis pela festa momentânea. A anulação derrubou de vez o elenco, que agora começa a temporada 2021 tentando superar a decepção na reta final do Brasileirão.
Com ares de melancolia, Vasco e Goiás fizeram jogo de emoções na última rodada do Brasileiro. Rebaixados - com a diferença que os vascaínos, com com um ponto a mais, ainda tinham chances irrisórias (dependiam de tirar saldo de gols de 12 contra) -, os times se soltaram mais. No fim, deu Vasco: 3 a 2.
No início da partida, o argentino Germano Cano tentou uma, duas, três vezes. Na terceira, pegou rebote de Tadeu, depois de boa jogada de Carlinhos, e colocou para dentro. O argentino chegou a 14 gols no Brasileiro.
O Vasco termina a competição em 17º lugar, no quarto rebaixamento de sua história. O time de São Januário somou 41 pontos, igual ao Fortaleza, que perdeu para o Fluminense - mas os cearenses terminaram com saldo de nove gols na frente do Vasco.
Com um golaço de voleio de Rossi e um de Alesson, o Bahia venceu o Santos por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor abriu o placar ainda no primeiro tempo, depois segurou o Peixe, que criou chances para empatar, mas pecou na falta de pontaria, e ainda fez o segundo na reta final do jogo. O resultado assegurou ao Bahia uma vaga na Copa Sul-Americana. O Santos já tinha conquistado com antecedência o direito de disputar a Libertadores nesta temporada.
O Bahia termina o Brasileirão com 44 pontos, na 14ª colocação. E o Santos, com 54, encerra a competição na oitava colocação.
Athletico e Sport entraram em campo com metas distintas, mas a equipe mandante terminou com a melhor ao vencer por 2 a 0 - com gols de Nikão e Léo Citaddini. O Rubro-negro pernambucano ainda chegou a marcar com Thiago Neves, mas o lance estava impedido e terminou sendo anulado após checagem no VAR. Na despedida do Brasileirão 2020, o Furacão manteve a posição e ficou com a vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil, enquanto o Leão perde a classificação para a Sul-Americana, mas tem a permanência confirmada para a Série A 2021.
O Athletico termina o Brasileiro na 9ª posição, com 53 pontos, e garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil. O Sport, por outro lado, fica em 15º lugar - com 42 pontos - porque foi ultrapassado pelo Bahia, que venceu o Santos na rodada final. Com isso, o Leão fica sem a vaga da Sul-Americana - mas está garantido na Série A 2021.
O Campeonato Brasileiro 2020, enfim, terminou. Na rodada de encerramento, totalmente realizada na noite desta quinta-feira, o Atlético-MG venceu o Palmeiras por 2 a 0, no Mineirão, com gols de Jair e Sasha, no segundo tempo. Com a vitória em casa, o Galo encerrou a competição em terceiro lugar, com 68 pontos. O Palmeiras, garantido na Libertadores justamente por ter vencido a competição de 2020 e focado na final da Copa do Brasil, terminou em 7º, com 58 pontos.
Em função das adaptações feitas no calendário do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus, não haverá (oficialmente) tempo para pré-temporada 2021, que já começa nos próximos dias, com a disputa dos estaduais. O Atlético inicia domingo a sua jornada no Mineiro, contra a URT, às 18h15 (de Brasília). Em função da primeira partida da final da Copa do Brasil, o Palmeiras disputará a primeira partida do Paulista na próxima quarta-feira, contra o Corinthians, em compromisso válido pela segunda rodada da fase classificatória.
O Bragantino fechou o Brasileirão 2020 com vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, na noite desta quinta-feira, 26, no estádio Nabi Abi Chedid. O gol do Massa Bruta saiu dos pés de Claudinho. Foi o 18º gol dele, que terminou como um dos artilheiros do campeonato ao lado de Luciano, do São Paulo. O Tricolor, com o foco na final da Copa do Brasil, atuou com a equipe reserva.
O Bragantino fecha o campeonato na décima colocação, com 53 pontos e 13 vitórias. O Grêmio termina em sexto, com 59 pontos e 14 vitórias.
O Bragantino agora vai para a disputa do Campeonato Paulista. No domingo, 28, o time estreia contra o Corinthians, no Nabi Abi Chedid, às 18h. O Grêmio tem no fim de semana a disputa do primeiro jogo da final da Copa do Brasil. No domingo, 28, encara o Palmeiras, às 16h, em Porto Alegre.
Com direito ao Castelão "roxo", o Ceará venceu o Botafogo por 2 a 1 nesta quinta-feira, na rodada final da Série A do Brasileiro. O clima no Vozão é de festa, com classificação para a Sul-Americana. No Fogão, é de resiliência, pois está rebaixado para a Série B do Brasileiro. Os gols do Ceará foram feitos por Pedro Naressi e Saulo. Matheus Babi marcou para Botafogo.
O goleiro Fernando Prass, que encerra vínculo com o Ceará no fim do mês, recebeu homenagem do presidente Robinson de Castro pelo título invicto da Copa do Nordeste. Prass fez a última partida como profissional em Ceará x Botafogo.
Com 52 pontos, o Ceará está na Sul-Americana. Com 27 pontos, o Botafogo está rebaixado.
Já classificado à Copa Sul-Americana e mesmo usando um time alternativo, o Atlético-GO venceu o Coritiba por 3 a 1 na noite desta quinta-feira e encerrou o Brasileirão 2020 em grande estilo. Gilvan, Wellington Rato e Guilherem Biro, contra, fizeram os gols que garantiram ao Dragão a vitória no estádio Antônio Accioly e também sua melhor campanha em pontos na história da Série A. Ricardo Oliveira descontou para o Coxa, que já entrou em campo rebaixado.
O Atlético-GO termina a Séria A 2020 com 50 pontos, dois a mais do que os 48 de 2011. Desta forma, o Dragão conseguiu seu melhor desempenho em pontuação na história do Brasileirão. A posição foi a mesma: 13º lugar. Já o Coritiba encerra sua participação na 19ª colocação, com 31 pontos, e vai disputar a Série B na próxima temporada.
Comentários
Postar um comentário