INFOMUSIC
O Fresno lançou, nesta semana, mais três músicas de sua nova mixtape, "INVentário". Neste projeto, a banda formada por Lucas Silveira (vocal e guitarra), Gustavo Mantovani (guitarra) e Thiago Guerra (bateria) explora novas sonoridades.
Das três faixas disponibilizadas, duas já eram conhecidas pelos fãs: "INV004: 6h34 (NEM LIGA GURIA)" e "INV005: ONTEM FOI DIFÍCIL", fazem parte da carreira solo de Lucas e ganharam uma nova roupagem em "INVentário".
Já "INV006: HEART IS KING" é a única "inédita" dessa nova leva. A mixtape teve suas primeiras músicas lançadas no dia 30 de agosto e terá mais canções em breve.
Ouça "INVentário" com as letras abaixo:
1. INV001: 12 WORDS 30000 STONES
2. INV002: O SONHO É A SENHA
3. INV003: SAFC REMIX (ft.TWIN PUMPKIN)
4. INV004: 6h34 (NEM LIGA GURIA)
5. INV005: ONTEM FOI DIFÍCIL
6. INV006: HEART IS KING
Ed Sheeran liberou mais uma amostra de "=", seu aguardado novo álbum. A pop "Shivers", com sua pegada dançante e pra cima, é daquelas músicas que têm todos os ingredientes para se tornar mais um megassucesso do inglês que já está há dez semanas no topo da parada de singles, tanto do Reino Unido quanto da Irlanda, com "Bad Habits".
"Shivers" também ganhou um divertido clipe onde o humor, e o romantismo, dão o tom. O vídeo traz o ruivo contracenando encarnando uma série de personagens, seja um cavaleiro medieval ou o seu bom amigo Elton John. A atriz AnnaSophia Robb, que, há 14 anos, despontou, ainda criança em "Ponte Para Terabitha", foi escolhida para ser a sua parceira de cena. "=" será lançado no dia 29 de outubro.
Veja:
Uma história bastante curiosa aconteceu nesta semana envolvendo a estrela britânica Adele e o compositor brasileiro, Toninho Geraes. O músico está processando a famosa cantora por plágio de uma de suas obras.
Toninho aponta diversas semelhanças entre o seu famoso sucesso, "Mulheres", eternizado na voz de Martinho da Vila, e a faixa "Million Years Ago", do mais recente álbum de Adele, "25". "Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada", disse o compositor em entrevista para a revista "Veja".
Na época do lançamento de "25", os próprios fãs brasileiros notaram a semelhança entre as duas músicas. Na internet isso fez tanto sucesso que até um mashup entre "Mulheres" e "Million Years Ago" foi criado.
Duas notificações extrajudiciais foram enviadas à Adele e Greg Kusrtin, também autor de "Million Years Ago". Com detalhes técnicos, Toninho acusa eles de se apropriarem das primeiras notas de introdução, refrão e final.
Foram contabilizados 88 compassos com a suposta cópia, somando o total de três minutos e três segundos da música. Isso corresponde a 87% de toda a canção.
O advogado responsável, Fredímio Biasotto Trotta, falou sobre a ação, que está nas mãos da gravadora inglesa de Adele, a XL Recordigns/Beggars Group. "Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorreremos à Justiça", concluiu.
Compare as duas músicas abaixo:
Os fãs do Metallica terão dias bastante cheios se quiserem ouvir TUDO que a banda acaba de lançar para celebrar o aniversário de 30 anos do mais que popular "Black Album", que na verdade leva apenas o nome do quarteto. Um dos discos mais populares da história do rock, o trabalho foi reeditado em diversos formatos, sendo que o pacote mais completo tem nada menos que 193 faixas e quase 12 horas de duração - isso na versão digital, porque o box set físico acrescenta ainda um bom número de material em vídeo.
Além das 12 faixas originais do trabalho, que tem os hits clássicos "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven", "Nothing Else Matters" e "Wherever I May Roam", há muito material ao vivo, gravações demo, o áudio dos cassetes onde Jame Hetfield e Kirk Hammet gravaram os riffs que, posteriormente, viraram as canções do disco, demos e as versões preliminares desse material. Ou seja, um prato cheio para fãs, e também para quem curte conhecer o processo de criação dos artistas.
Ouça:
Para quem ainda acha que 12 horas de Metallica não é o bastante, eles também lançaram o ambicioso projeto "The Metallica Blacklist", onde 53 artistas, das mais variadas tendências, fizeram covers de suas faixas.
Assim, é possível escutar seis variações de "Enter Sandman", por nomes que vão de Weezer a Juanes, sete de "The Unforgiven" ou nada menos que doze de "Nothing Else Matters".
Óbvio que a audição em sequência da mesma música pode se tornar cansativa, e vai ser difícil achar um fã que goste igualmente de todas as covers e talvez ele funcione melhor se escutado em forma de playlists, com tantas opções é possível criar vários "Black Albums", ainda que, no caso de, "Through The Never, "The God That Failed", "Of Wolf And Man" e "The Struggle Within", não seja possível inovar muito. As duas primeiras foram escolhidas só por dois artistas e as outras por apenas um - Goodnight Texas e Rodrigo Y Gabriela respectivamente.
Não deixem também de ler, durante essa verdadeira "maratona metálicas" o especial que fizemos em celebração aos 30 anos do "Black Album", com histórias e curiosidades do disco.
Comentários
Postar um comentário