UEFA EURO 2012


MESMO APAGADA A ESPANHA BATE A CROÁCIA E AVANÇA

Os torcedores que foram à Arena Gdansk, em Gdansk (Polônia), na tarde desta segunda-feira, decepcionaram-se ao ver uma fraca atuação da Espanha, que venceu, no sufoco, a Croácia, por 1 a 0, pela terceira e última rodada do Grupo C da Eurocopa. Com o triunfo, a Fúria se classificou à próxima fase da competição continental, diferentemente dos croatas.
No primeiro tempo, a Croácia dominou a Espanha taticamente, pressionando muito a saída de bola adversária. Com isto, a Fúria teve pouco espaço para trocar os seus costumeiros passes no meio-campo, fazendo com que arriscasse muitos chutes de fora da área, que levavam perigo, mas não o suficiente para balançar as redes.


Já na etapa complementar, a Croácia, que já tinha conhecimento da vitória parcial dos italianos, seus rivais diretos pela vaga nas quartas, resolveu sair um pouco mais para o ataque. Com Modric e Mandzukic inspirados, os croatas levavam muito perigo. Aos 12 minutos, Rakitic apareceu livre na grande área espanhola e cabeceou, mas contou com linda defesa de Casillas, que espalmou e evitou o gol da Croácia.



Após este lance, o melhor do jogo até o momento, os croatas se animaram na partida e partiram mais ainda para o ataque. As entradas do meia Perisic e do atacante Jelavic deram uma renovação no ataque croata, que passou a ser responsável pelas melhores jogadas do embate. Enquanto isto, a Espanha não sabia se ficava na defesa, ou se arriscava no ataque.
Com a entrada de Fàbregas no lugar de Fernando Torres nos 15 minutos finais, o técnico Vicente Del Bosque deu uma maior criação no meio-campo. Quando o relógio marcava 42 minutos, o meia do Barcelona deu um lindo lançamento para Iniesta, que saiu na cara do gol. O jogador rolou para Jesús Navas, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.


A Espanha volta a campo no próximo sábado, às 15h45 (de Brasília), na Arena Donbass, em Donetsk (Ucrânia), onde terá pela frente o segundo colocado do Grupo D, que terá a sua definição nesta terça-feira. No atual momento, a Fúria vai enfrentando a Inglaterra. França e Ucrânia ainda lutam pela classificação e podem ser a adversária dos espanhóis nas quartas de final.




ITÁLIA VENCE A IRLANDA E SE JUNTA A ESPANHA NAS QUARTAS

A Itália encarou a República da Irlanda nesta segunda-feira precisando vencer para se classificar às quartas de final da Eurocopa 2012. A seleção não bobeou e conseguiu a vitória por 2 a 0 com gols de Cassano e Balotelli, que começou nos bancos de reserva e marcou um golaço. A Irlanda ainda teve Andrews expulso no segundo tempo.
A partida foi morna durante a primeira meia hora, ao final da qual a Itália começou uma blitz em busca do gol. Aos 33, Cassano acertou belo passe para encontrar Di Natale sozinho pela direita. Shay Given saiu do gol para tentar roubar a bola do atacante, que finalizou com pouco ângulo para St Ledger tirar a bola em cima da linha do gol.
Logo no lance seguinte, aos 34, Cassano arriscou de fora da área e complicou a vida de Given, que não conseguiu segurar a bola e a tocou pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, o gol: a cobrança de Pirlo terminou em cabeçada de Cassano, que superou Given e foi retirada por Duff, mas só após ter cruzado a linha do gol.


A Itália voltou do intervalo mantendo o ritmo do final do primeiro tempo e levando perigo logo aos três minutos, quando Balzaretti tabelou com Cassano, cortou o marcador na linha de fundo e devolveu para o camisa 10 finalizar com perigo. Dunne, porém, rebateu e trouxe tranquilidade à defesa irlandesa.
Dois minutos depois, De Rossi recebeu na entrada da área, ajeitou e bateu colocado, levando perigo ao ângulo esquerdo de Given. Aos oito, uma bela jogada coletiva da Itália terminou em Di Natale recebendo com espaço pelo lado esquerdo e chutando sem muito ângulo para defesa de Given.
Em cobrança de falta de posição semelhante à que gerou o gol marcado contra a Croácia, Pirlo levou perigo em chute direto aos 24 minutos, fazendo a bola passar por cima do gol irlandês. Em mais uma cobrança de falta, Andrews acertou um foguete após a bola ser ajeitada e obrigou que Buffon fizesse boa defesa aos 33 minutos.


Aos 42 minutos, Andrews recebeu o segundo amarelo e diminuiu as chances da Irlanda reagir em campo. Se o cartão vermelho já facilitou a vida da Itália, Balotelli ainda garantiu tranquilidade aos 43 minutos, quando marcou um golaço ao acertar um voleio de costas após cobrança de escanteio de Pirlo.
Dessa forma, com a vitória da Espanha por 1 a 0 sobre a Croácia também nesta segunda-feira, a Itália se classificou no segundo lugar com cinco pontos, dois atrás da Espanha. Croácia, com quatro, e Irlanda foram eliminadas.




Comentários

Postagens mais visitadas